

RELATÓRIO ANUAL 2016
19
Em 2016, o Departamento de Comunicação passou por uma
reestruturação, com a adoção de novos procedimentos internos
para tornar mais ágeis e produtivos o encaminhamento das de-
mandas de imprensa e o fluxo de informações entre as diversas
áreas da
Abinee
.
A Comunicação com as Regionais foi integrada, com o propó-
sito de criar e difundir mensagens unificadas veiculadas nos
diversos canais de comunicação da
Abinee
, tais como Site,
Re-
vista Abinee
,
Newsletter
,
, aplicativo de notícias, entre outros.
A
Revista Abinee
ganhou uma diagramação mais moderna e
seu conteúdo passou a priorizar os temas de mercado relevan-
tes para o setor, como Internet das Coisas,
Eficiência Energética, Sustentabilidade, en-
tre outros.
No que diz respeito ao relacionamento
com a imprensa, adotou-se uma postura
mais proativa, com o objetivo de estreitar os contatos, tornan-
do permanente a exposição na mídia das mensagens da
Abinee
e de seus porta-vozes. Neste sentido, além da
Newsletter
, cujo
público é diversificado, criaram-se canais específicos de divul-
gação de informações para a imprensa, como notas exclusivas,
press releases
, posicionamentos, artigos de opinião e pautas es-
pecializadas.
O contato com emissores de rádio de todo o Brasil permaneceu
intenso, por meio dos serviços da Radioweb, hoje a maior agên-
cia de notícias para rádios do Brasil, commais de 2 mil emissoras
afiliadas - 50% Comerciais, 44% Comunitárias e 6% Educativas.
As entrevistas com porta-vozes da
Abinee
veiculadas pela Ra-
dioweb foram distribuídas em 12 boletins, com 4.815 aproveita-
COMUNICAÇÃO