

RELATÓRIO ANUAL 2017
22
Estudo estratégico
A Abinee contratou o consultor Marcio Holland, ex-secretário de Política Econômica
do Ministério da Fazenda, para a produção do estudo “A Importância Estratégica da
Indústria Elétrica e Eletrônica para o Brasil”. O trabalho contempla reuniões com
principais lideranças do setor para mapear a agenda temática e oferecer recomen-
dações de políticas públicas a serem entregues aos candidatos às eleições de 2018.
Projeto Celular Legal
Em 2017, a Abinee man-
teve gestões com o cor-
po técnico e diretoria da
Anatel para tratar do as-
sunto. Em março, o presi-
dente executivo da Abi-
nee, Humberto Barbato, e
o presidente do Conselho
de Administração, Irineu
Govêa, reuniram-se, em
Brasília, com o presidente da Agência, Juarez Quadros.
Como consequência desse trabalho, o Conselho Diretor da Agência Nacional De
Telecomunicações (Anatel), aprovou, em novembro, o cronograma proposto pela
Superintendência de Planejamento e Regulamentação (SPR) para início do Projeto
Celular Legal, que prevê o bloqueio dos aparelhos irregulares, no decorrer de 2018.
Desde o início, a Associação apoiou o projeto, defendendo que os aparelhos não
homologados representam um problema global que deve ser enfrentado de forma
responsável.
Representando as indústrias de dispositivos móveis de
telecomunicações, a Associação tem promovido ações
para conscientização a respeito dos prejuízos decorrentes
da utilização de aparelhos não homologados pela Anatel.
Exemplo disso é a campanha publicitária nacional “Celular
Pirata Não”, realizada em 2016, com o objetivo de alertar a
população potencial usuária sobre os riscos e malefícios do
uso de celulares falsificados ou irregulares.
A campanha atingiu 65 milhões de pessoas impactadas por meio da campanha vin-
culada à TV, alcançou 26 milhões de visualizações e 36 mil compartilhamentos dos
vídeos nas mídias sociais, com 97% de comentários positivos, e 212 mil acessos ao
hotsite. Desenvolvida para a Abinee pela Ogilvy Brasil, a peça publicitária ganhou,
na categoria Institucional, o Prêmio Profissionais do Ano, que elegeu os melhores
anúncios veiculados na TV Globo de 2016 a 2017.