Reunião de conjuntura aborda panorama econômico e desempenho do setor

A Abinee realizou nesta quinta-feira (13) reunião de Conjuntura Econômica, com o diretor de Economia da Abinee, Celso Martone. Na ocasião, o economista abordou o panorama econômico mundial e brasileiro, além de apresentar dados e projeções do setor eletroeletrônico.

Ao analisar o desempenho do setor eletroeletrônico, o economista salientou o crescimento de 8,7% na produção física e do emprego, com acréscimo de 10 mil postos de trabalho no 1º quadrimestre deste ano. “São dados consistentes e o prognóstico é de um ano bom, como há muito não víamos”.

Em relação ao cenário econômico interno, Martone alertou para o risco de armadilha fiscal, tendo em vista o crescimento de 16,1% da despesa real nos últimos 15 meses enquanto a receita cresceu apenas 4%. “Como resultado, a relação dívida-PIB retomou trajetória de aumento, criando crescente risco fiscal para o país”, afirmou. Segundo ele, os resultados positivos no curto prazo podem se tornar altamente negativos no médio prazo se essa tendência persistir.

A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho de Administração da Abinee, Claudio Lorenzetti, ao lado do presidente executivo, Humberto Barbato.

Acesse a apresentação