
10 out Abinee se reúne com o secretário da Fazenda do Paraná
O presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, acompanhado do diretor executivo, Anderson Jorge de Souza Filho, e do diretor regional da Abinee PR/SC, Celso Sertorio, reuniu-se com o secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, em seu gabinete, em Curitiba, no último dia 9, para tratar de temas estratégicos relacionados ao setor eletroeletrônico.
O encontro teve como foco os riscos econômicos e federativos decorrentes do Art. 450 da Lei Complementar nº 214/2025, que trata da manutenção dos incentivos da Zona Franca de Manaus no contexto da reforma tributária. A Abinee reforçou sua preocupação com os possíveis impactos desse dispositivo sobre a competitividade das indústrias paranaenses e sobre a economia regional.
Durante a reunião, o presidente da entidade destacou a importância da articulação política e institucional junto à Secretaria da Fazenda e ao Governo do Estado, com o objetivo de adotar medidas que protejam o setor produtivo paranaense. O tema exige coordenação entre as secretarias da Fazenda, do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico para a construção de uma posição conjunta dos estados antes do início da transição do ICMS para o IBS, prevista para 2029.
O secretário Ortigara comprometeu-se a incluir o tema na pauta de discussões com as demais secretarias e com o governador do Estado, além de levá-lo ao conhecimento do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal), fortalecendo a articulação necessária para proteger o setor produtivo.
A Abinee reafirmou seu compromisso de atuar de forma proativa, promovendo o diálogo com os órgãos públicos e defendendo os interesses do setor eletroeletrônico, contribuindo para um ambiente de negócios estável e competitivo no Paraná.