Cartão BNDES

Com o objetivo de desburocratizar e agilizar o acesso das PMEs às linhas de crédito do BNDES, foi criado o Cartão BNDES que permite ao titular a utilização automática de uma linha de financiamento pré-aprovada, valorizando e estabelecendo o contato direto entre as PMEs e o BNDES.

Este cartão oferece um crédito rotativo, pré-aprovado, de até R$ 2 milhões por banco emissor, para aquisição de produtos credenciados no BNDES, para as Micros, Pequenas e Médias Empresas, através do Portal de Operações do Cartão BNDES.

O Cartão BNDES passou a financiar, também, partes e peças e componentes utilizados na industrialização, manutenção e modernização de bens de capital e equipamentos de informática e automação industrial.

Em se tratando de Componentes Eletrônicos para Bens de Informática e Automação, serão considerados para financiamentos as peças, partes e componentes de informática e automação novos, compreendidos pelas NCMs pertencentes à Lei de Informática. Serão passíveis de credenciamento apenas aqueles fornecedores que cumprirem o Processo Produtivo Básico (PPB) pertinente, definido mediante Portaria Interministerial.

As Peças, Partes e Componentes para Bens de Capital de Uso Industrial (exceto os bens de informática e automação citados acima), deverão apresentar índice de nacionalização mínimo de 60%.

O Cartão BNDES também financia alguns serviços, assim como os voltados para Avaliação de Conformidade, tais como: ensaios em laboratórios, adequação do processo produtivo, treinamento de pessoal, bem como aquisição de normas técnicas. O Cartão financia, ainda, serviços de inovação, propriedade intelectual e extensão tecnológica, contratados junto às Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) reconhecidas.

Veja no site do BNDES em Categorias de Produtos, os itens financiáveis pelo Cartão.

A operação sempre será realizada através do Portal do BNDES e pode ser realizada de forma direta ou indireta.

Se o produto cadastrado no Catálogo de Produtos do BNDES apresentar preço disponível, a PME poderá adquiri-lo de forma direta pela internet. Caso o preço não esteja disponível ou o cliente prefira entrar em contato com o fornecedor, a PME terá acesso ao contato da empresa através dos dados que constam neste Catálogo e fazer a sua negociação com o próprio fornecedor. (Neste caso, a finalização da operação também será realizada através do Portal BNDES, porém será o fornecedor o responsável pelo preenchimento dos dados).

Vantagens para as PMES: 

Limite de crédito de até R$ 2 milhões por Cartão BNDES, por banco emissor (o limite de crédito de cada cliente será atribuído pelo banco emissor do cartão, após a respectiva análise de crédito).

Financiamento automático com prazo de parcelamento de até 48 meses.

Taxas de juros atrativas.

Tabela com Preenchimento de Cor

Histórico das Taxas de Juros


MêsTaxa (% a.m.)
Março/20241,46
Fevereiro/20241,44
Janeiro/20241,44
Dezembro/20231,44
Novembro/20231,52
Outubro/20231,44
Setembro/20231,44
Agosto/20231,45
Julho/20231,47
Junho/20231,50
Maio/20231,57
Abril/20231,56
Março/20231,59
Fevereiro/20231,58
Janeiro/20231,66

Fonte: BNDES

O BNDES tem disponível um Simulador de Operações que calcula o valor das parcelas a ser pago nos prazos definidos, para que a empresa escolha a melhor alternativa para cada caso.

Para solicitar seu Cartão BNDES, clique aqui e siga as orientações fornecidas pelo Portal de Operações do BNDES.

As empresas fabricantes, inclusive as PMEs, podem se tornar fornecedoras de produtos, credenciando seus bens de fabricação nacional, ou que recebam agregação de valor econômico em território nacional, a critério do BNDES, e que estejam relacionados a investimentos.

Vantagens para o Fornecedor:


Prazo de recebimento de 30 dias;

Garantia de recebimento da venda;

Financiamento automático ao cliente.

Exposição gratuita de Catálogo de Produtos no Portal do BNDES.

O BNDES conta com duas bandeiras do Cartão, na qual o solicitante pode escolher entre a Visa e a Mastercard.

Para ser um Fornecedor Credenciado clique aqui e siga as orientações fornecidas pelo Portal de Operações do BNDES.