Comunicado sobre chuveiros elétricos e outros aquecedores elétricos instantâneos de água

13/07/2020

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), representando suas empresas associadas, em especial, as empresas fabricantes de aparelhos elétricos de aquecimento instantâneo de água, comunica a todos os lojistas e consumidores em geral que:

– O IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (CRL 0111) – é a instituição acreditada oficialmente no Brasil, desde 2000, para a realização de ensaios nos aparelhos elétricos fixos de aquecimento instantâneo de água;

– A avaliação pelo programa de controle da qualidade e conformidade de aparelhos elétricos fixos de aquecimento instantâneo de água, iniciada em 1984, continua. Os produtos são ensaiados de acordo com a norma “ABNT NBR 16305:2014 – Aparelhos elétricos fixos de aquecimento instantâneo de água – Requisitos de segurança e desempenho” e demais regulamentações aplicáveis. São avaliadas as seguintes famílias de produtos:

– Aquecedores de Hidromassagem;

– Aquecedores de Passagem;

– Chuveiros Elétricos;

– Duchas Higiênicas;

– Torneiras Elétricas.

– Todos os modelos desses produtos são avaliados e quando aprovados recebem a etiqueta abaixo, com os principais resultados dos ensaios:

– Esta etiqueta é a mesma utilizada nos últimos anos, com a inclusão, agora, do logotipo da instituição acreditada, IPT, que realiza os ensaios dos produtos.

Informações Adicionais

Roberto Barbieri