

RELATÓRIO ANUAL 2016
44
Missão Comercial México
A Missão Comercial ao México, realizada em junho, apresentou o mercado mexica-
no e suas oportunidades comerciais aos empresários brasileiros. A iniciativa contou
com um serviço customizado de matchmaking para elaborar uma agenda de reu-
niões para cada empresa brasileira com sua contraparte mexicana, seja distribuidor,
representante, indústria, varejista, potenciais parceiros, entre outros.
Também foi realizada visita à Feira ExpoElectrica para as empresas brasileiras conhe-
cerem o setor, o ambiente regulatório, os concorrentes, potenciais clientes, fornece-
dores, o mercado e as oportunidades de negócios.
Nome da Ação
Nº de
Empresas
Participantes
Valor total de
negócios gerados
na ação
Valor total de
negócios esperados
nos 12 meses
subsequentes
Missão Comercial
9
USD 30.000,00
USD 2.360.000,00
Feira Internacional de Bogotá (FIB) - Expo Energia
Outra ação do Programa Electro-Electronic Brasil foi a participação de empresas
brasileiras no pavilhão Expo Energia, no âmbito da Feira Internacional de Bogotá
(FIB), evento de visibilidade mundial para potencializar o desempenho exportador
neste importante mercado. A iniciativa foi importante para conhecer a realidade do
mercado colombiano, as certificações e exigências técnicas dos produtos e às opor-
tunidades de negócios.
Foi disponibilizada também uma base de dados com mais de 500 contatos de em-
presas do setor eletroeletrônico, potenciais compradores, representantes e distri-
buidores da Colômbia.
As perspectivas de fornecimento para o mercado colombiano (das 15 empresas) su-
peram US$ 4 milhões e incluem grandes projetos, principalmente da área de auto-
mação.
Nome da Ação
Nº de
Empresas
Participantes
Valor total de
negócios gerados
na ação
Valor total de
negócios esperados
nos 12 meses
subsequentes
Feira
Internacional de
Bogotá
15
USD 330.000,00
USD 4.463.000,00