Abinee participa de reunião global da IEC de 2023

Cerca de 1.770 participantes representando 115 países participaram da Assembleia Geral da IEC. O evento, inicialmente programado para acontecer presencialmente na cidade do Cairo, Egito, foi realizado por teleconferência em 25 sessões entre 19 de outubro e 2 de novembro, acomodando diferenças de fusos horários.

“Estava ansioso para conhecê-los e ouvi-los pessoalmente”, disse o presidente do IEC, Jo Cops, aos participantes. “A evolução das circunstâncias (guerra do Oriente Médio), no entanto, forçou-nos a transformar a Assembleia Geral da IEC deste ano num evento virtual em escala reduzida”.

Cops lembrou aos delegados que a Reunião Geral destaca o alcance e o impacto globais da IEC. Ele disse que isso foi possível graças à diversidade de países e partes interessadas que contribuem e se beneficiam das Normas IEC e da avaliação de conformidade. Mesmo que totalmente virtual, serviu como uma plataforma para troca de ideias e aprendizagem com experiências mútuas.

“Ao longo da nossa história envolvemos ativamente um conjunto diversificado de partes interessadas no desenvolvimento de normas, garantindo que estas atendem às necessidades do mundo real”, afirmou. “A IEC é conduzida por uma comunidade global de especialistas e interage com um amplo espectro de partes interessadas da sociedade, indústria, academia e governo”.

Como pontos altos para atuação da indústria brasileira nos próximos meses, em colaboração com o COBEI, destacam-se: formação de grupos de estudos em “Governança para Inteligência Artificial” e em “Tecnologias para Sustentabilidade”, novo grupo conjunto ISO/IEC em “Tecnologias Quânticas”, novo comitê sistêmico em “Convergência Bio-Digital” e uma avaliação para avanço dos trabalhos de normalização no tema “Cidades Inteligentes”.

Também, a sessão aberta da Assembleia da IEC destacou a importância e a contribuição do trabalho da IEC para o desenvolvimento eficiente, seguro e sustentável dos países africanos e como base para a regulamentações que facilitam o comércio internacional.

Entre as atividades de maior destaque, a Abinee participou da Assembleia Geral, da reunião do CAB – Conformity Assessment Board, da reunião SMB – Standardization Management Board, do IEC Forum (com lideranças dos comitês nacionais dos países), da Reunião com Presidentes de Comitês Nacionais, do encontro virtual dos “Young Professiionals” e  painéis MSB (Market Strategy Board) sobre Semicondutores de Potência e “Digital session SMART myths bursting”.

Informações: https://gm2023.iec.ch/