Abinee debate na Câmara reposicionamento do Brasil nas cadeias globais de valor

O presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, participou nesta quarta-feira (29), do Seminário sobre Reposicionamento de Cadeias Globais de Valor e as Oportunidades para o Brasil, promovido pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico. Durante o painel moderado pelo deputado Vitor Lippi para discutir as perspectivas setoriais sobre o tema, Barbato ressaltou a necessidade de que a política industrial em discussão pelo governo ofereça condições para que o Brasil melhore sua posição nas cadeias globais.

Segundo ele, o setor eletroeletrônico já está integrado e possui grau de abertura comercial acima da média da indústria brasileira, porém, deve buscar diminuir a dependência tecnológica externa. “Precisamos de uma agenda de políticas voltadas para a promoção da inovação e, assim, de modernização do nosso parque fabril dinâmico e competitivo, incluindo investimentos em educação e qualificação profissional”.

Entre as oportunidades, o presidente da Abinee citou a nova política de semicondutores, que deverá facilitar o ambiente de atração de investimentos e a busca de mercados externos para viabilizar o elo da cadeia destes componentes que demanda mais investimentos, ou seja, o wafer – etapa de produção que hoje não é feita no País.

Barbato destacou também que o País deve aproveitar é o fato de ser o terceiro produtor mundial de silício metálico e o primeiro em exportação. “O silício é a matéria-prima para as células fotovoltaicas e para os chips. Com o posicionamento de muitos países que querem fugir da dependência da produção asiática, reabre-se a oportunidade de o Brasil ser um grande fornecedor para si, já que tem uma grande demanda interna e ser um exportador também”. O presidente da Abinee citou ainda oportunidades para nacionalizar os componentes da cadeia de geral de eletricidade de fonte eólica e o aproveitamento de reservas de lítio para desenvolver a cadeia de armazenamento de eletricidade em baterias.