12 set Modernização é essencial para garantir qualidade do sistema elétrico
Diante de um cenário de transição energética com expansão de fontes renováveis intermitentes e crescente demanda, a modernização do sistema elétrico é fundamental para garantir confiabilidade, continuidade e disponibilidade no fornecimento. A avaliação foi apresentada pelo diretor da Área de GTD da Abinee, Marcelo Machado, em sua palestra “Qualidade de Energia nas Redes de Transmissão e Distribuição”, no último dia do Congresso FIEE.
Machado salientou que a capacidade instalada de renováveis, como eólica e solar, vem aumentando significativamente, devendo chegar a mais da metade da matriz elétrica em 2045. Além da intermitência dessas fontes, os fenômenos climáticos aumentaram significativamente, o que demanda uma rede de transmissão e distribuição ainda mais resiliente e estável. “Temos hoje muitas soluções e tecnologias que são importantes para o sistema”.
Segundo ele, a modernização leva em consideração o armazenamento, a automação, a compensação dinâmica, a digitalização, o gerenciamento inteligente dos dados por meio da inteligência artificial e as redes inteligentes.
O diretor da Abinee trouxe exemplos de aplicações já adotadas pelas indústrias que possibilitam o controle de carga e consumo, sincronia do sistema, previsão de instabilidades, entre outros.
Em sua visão, a modernização e qualidade das redes também contribui para que o país possa atingir os 4Ds da transição energética: democratização, descarbonização, descentralização e digitalização.