Programa sobre Reforma Tributária completa ciclo de encontros

A Abinee realizou, na sexta-feira (31), evento de encerramento do Programa de Formação sobre Reforma Tributária, promovido pela Associação entre os meses de agosto e outubro. Composto por um total de 25 horas de conteúdo em dez encontros online com transmissão ao vivo, o programa teve procura acima das expectativas, com mais de 100 participantes e turmas completas ao longo de todo o ciclo.  A iniciativa, realizada em parceria com a Conexão Fiscal Educacional, teve o objetivo de preparar as indústrias do setor para a nova realidade do sistema tributário brasileiro.

O diretor executivo da Abinee, Anderson Jorge Filho, destacou que a grande adesão ao programa realizado pela entidade demonstra a preocupação sobre o tema por parte das associadas. “A Reforma terá um grande impacto no dia a dia das empresas”, afirmou. Segundo ele, a preparação para o novo cenário se faz necessária, uma vez que as mudanças exigem tempo de maturação para que as indústrias façam a transição do modelo antigo para o novo.

Na ocasião, o assessor jurídico da Abinee, Denis Angher, fez uma exposição sobre o processo de regulamentação. Em sua avaliação, a Reforma é positiva ao priorizar a simplificação, o que propiciará maior previsibilidade para investimentos produtivos. Ele ressaltou, entretanto, a necessidade de manutenção do equilíbrio competitivo e o respeito ao princípio de neutralidade tributária contido na Lei. Angher acrescentou que, além dos programas de formação e da atuação junto ao Legislativo, a Abinee também criará grupos específicos para discutir tecnicamente a regulamentação. “A Reforma chegou e é positiva, mas iremos corrigir potenciais distorções para que ela garanta maior competitividade para o setor produtivo”.

A especialista Claudia Marchetti, coordenadora científica do Programa, afirmou que a reforma traz uma mudança de mentalidade, que passa pela revisão estratégica das empresas. “Não vamos aprender todas as mudanças trazidas pela Reforma do dia para a noite. É uma capacitação gradual”, reforçou. Também presentes no evento, os especialistas Daniela Andrade e Mauro Negruni, que participaram do primeiro programa e estarão nos próximos, destacaram que os profissionais da área fiscal terão um novo papel dentro das empresas e devem estar preparados para o uso da tecnologia como ferramenta para sua atividade.

Durante o evento, foi lançado o curso Reforma Tributária Aplicada, que será realizado em dezembro. Composto por 6 Encontros, a iniciativa abordará implicações operacionais concretas trazidas pela Reforma, conectando as áreas fiscal, contábil, tecnológica e estratégica das empresas.  A Abinee também prepara novos cursos que serão divulgados oportunamente, voltados à aplicação de Inteligência Artificial na área fiscal.