Notícias das Associadas

15/04/2025
 

Tramontina lança interruptores e tomadas da Linha Onne Smart

A Tramontina amplia seu portfólio de produtos para casas inteligentes com o lançamento da linha de interruptores e tomadas Onne Smart, que transforma qualquer ambiente em um espaço conectado.

Composta por interruptores com ou sem tomadas no tamanho 4×2 e interruptores no formato 4×4, a Linha Onne Smart Tramontina facilita a automação e o controle eficiente da iluminação residencial. Compatível com os assistentes de voz Amazon Alexa e Google Home, os dispositivos utilizam tecnologia IoT, permitindo acesso remoto de qualquer lugar com conexão à internet.

Os interruptores e tomadas Onne Smart Tramontina apresentam design elegante, com largura ajustada ao dimensionamento da caixa de embutir, evitando retrabalhos nas paredes e garantindo uma instalação prática e rápida — um diferencial exclusivo no mercado brasileiro.

Já as tomadas desta linha oferecem monitoramento de consumo de energia elétrica, armazenando dados por até 12 meses para acompanhamento detalhado da eficiência energética dos equipamentos conectados. Além disso, os interruptores contam com a tecnologia de chave hotel virtual (interruptor paralelo), permitindo acionamento das luzes de diferentes pontos sem necessidade de cabeamento tradicional. A linha também oferece conexão Bluetooth para um pareamento rápido e intuitivo.

24/03/2025
 

Tramontina anuncia integração ao DIALux para otimizar projetos de iluminação

A integração estratégica permite que profissionais acessem, de forma gratuita, arquivos fotométricos de produtos de iluminação da marca diretamente no software

A Tramontina anuncia a integração de suas linhas de produtos de iluminação ao DIALux, software de design gráfico e modelagem 3D para planejamento de iluminação. A iniciativa facilita o trabalho de arquitetos, engenheiros e designers de interiores, permitindo simulações realistas de cenários luminotécnicos e maior eficiência na especificação de produtos.

Ao integrar seus produtos ao DIALux, a Tramontina simplifica projetos luminotécnicos, oferecendo suporte para arquitetos, engenheiros e designers. (Foto: Tramontina/Divulgação)

A decisão de aderir ao DIALux como membro da categoria Bronze segue as novas diretrizes da plataforma, que priorizam fabricantes associados. Com isso, os profissionais podem acessar de forma gratuita os arquivos IES de luminárias, projetores, spots, refletores, plafons e lâmpadas LED da Tramontina, integrando-os facilmente a seus projetos.

A inclusão no DIALux reforça o compromisso da marca em oferecer ferramentas práticas e confiáveis aos seus clientes e parceiros. Essa integração impacta positivamente os segmentos residencial, comercial e industrial, fortalecendo a presença da Tramontina em projetos de iluminação de qualidade.

A Tramontina também disponibiliza suporte luminotécnico básico por meio de sua divisão IPEx, atendendo profissionais que precisam de soluções elétricas voltadas para os setores industriais e de construção civil, garantindo o uso eficiente dos arquivos fotométricos em suas especificações.

Mais informações sobre o DIALux estão disponíveis em: https://business.dialux.com. Para obter suporte da Tramontina, basta entrar em contato com a divisão IPEx pelo telefone (54) 99981-1022.

17/02/2025
 

Tramontina lança estação de recarga para veículos elétricos

A Tramontina, atenta às tendências em tecnologias construtivas que moldam o futuro dos imóveis, apresenta sua estação de recarga veicular. Desenvolvida para atender proprietários de veículos elétricos e estabelecimentos comerciais ou de hotelaria, a solução facilita o acesso a pontos de recarga com segurança e eficiência.

Com modelos Plug&Charge e Wi-Fi APP, as estações de recarga para veículos elétricos da Tramontina oferecem segurança e eficiência para uso residencial e comercial. (Foto: Tramontina/Divulgação)

Resistentes a chuvas e poeira (IP65), as estações possuem suporte de parede para o carregador e plugue, podendo ser instaladas em ambientes internos e externos. Contam com proteções integradas de sobrecarga, sobretensão, subtensão, surtos de tensão e choques elétricos (DR tipo A + 6 mA DC).

Disponíveis em quatro modelos, com potências de 7,4 kW e 22 kW, as estações de recarga veiculares da Tramontina podem ser encontradas nas versões Plug&Charge (início instantâneo da recarga ao conectar o plugue ao veículo elétrico) e Wi-Fi APP (permite pausar e reiniciar a recarga via aplicativo, além de configurar quantidade, tempo e limite de potência da recarga – caso em que a instalação elétrica não suportaria a potência máxima).

Para maior controle e monitoramento da estação de recarga, a Tramontina oferece o aplicativo T smart, que traz diversas funcionalidades, incluindo o fornecimento de um histórico configurado das ativações do sistema.

Embora a certificação para estações de recarga ainda não seja obrigatória no Brasil, os modelos da Tramontina seguem as normas internacionais IEC 61851-1 (carregador), EN 50620 (cabo) e IEC 62196 (plugue).

07/02/2025
 

Altus lança a versão 3.70 do MasterTool IEC XE

A nova atualização 3.70 do MasterTool IEC XE já está disponível para download!

O MasterTool IEC XE é uma solução completa e integrada para programação, depuração, configuração e simulação de aplicações em sistemas de automação. Proporcionando flexibilidade e facilidade de uso, esse software permite que os usuários programem em seis linguagens: Texto Estruturado (ST), Sequenciamento Gráfico de Funções (SFC), Diagrama de Blocos Funcionais (FBD), Diagrama Ladder (LD) e Gráfico Contínuo de Funções (CFC) – podendo combiná-las dentro de um mesmo projeto. Essa funcionalidade oferece uma forma eficiente de organizar aplicações e reutilizar códigos desenvolvidos em soluções anteriores, otimizando tempo e recursos.

Outro diferencial desse software está na configuração simplificada das redes de campo. Com o MasterTool IEC XE, não é necessário utilizar ferramentas adicionais para essa tarefa, já que ele integra todas as funcionalidades necessárias em uma única plataforma. Essa abordagem torna a configuração das interfaces para redes de campo mais intuitiva, reduzindo o tempo de desenvolvimento e simplificando a implementação da aplicação.

E agora, essa que é a principal ferramenta de programação dos nossos CLPs Nexto e Nexto Xpress recebeu melhorias significativas e novas funcionalidades que tornam a sua experiência de uso ainda mais eficiente e prática. A nova versão do MasterTool expande as possibilidades de configuração e programação, ao mesmo tempo em que oferece recursos mais robustos de monitoramento e comunicação.

Principais melhorias da versão 3.70

  • Suporte para compatibilidade com a Série Hadron Xtorm;
  • Suporte ao PROFINET Controller na CPU HX3040 (modo não redundante);
  • Compatibilidade com “Codesys Control Win V3 x64”, possibilitando a simulação de drivers de comunicação como o ModbusTCP;
  • Suporte à biblioteca MQTT SparkPlugB que facilita a integração com sistemas de IoT e comunicação em tempo real por meio do protocolo MQTT;
  • Nova tela de monitoramento de consumo de memória: disponível para projetos com CPUs Nexto e Nexto Xpress, permitindo visualizar detalhadamente o uso de memória no caminho Device > MemoryConsumption.
  • Suporte ao OPC UA Server na CPU HX3040(modo não redundante);
  • Melhorias de segurança cibernética para a Série Hadron Xtorm;
  • Diversas melhorias que garantem maior escabilidade, precisão e confiabilidade no gerenciamento dos projetos.

Confira as melhorias implementadas em versões anteriores do software:

Versão 3.61

A versão 3.61 do MasterTool IEC XE trouxe importantes melhorias voltadas à segurança cibernética, à funcionalidade do editor Webserver e às bibliotecas Motion Control específicas para o CLP XP350. Junto à liberação dos novos firmwares para as CPUs, os drivers de comunicação dos protocolos PROFINET, EtherNet/IP, EtherCAT e OPC UA foram otimizados para oferecer um desempenho ainda mais robusto e eficiente. O driver MODBUS RTU, amplamente utilizado em redes com múltiplos dispositivos, também recebeu ajustes para melhorar a performance da comunicação em ambientes de rede com muitos dispositivos.

Uma novidade que marcou essa atualização foi o retorno da funcionalidade de login em múltiplas estações no mesmo CLP, recurso que já esteve presente em versões anteriores e foi reintroduzido a pedido de nossos clientes. Além disso, a plataforma começou a permitir acesso direto aos releases notes dentro do próprio software, através do menu de ajuda.

Essa atualização também foi projetada para acompanhar o compromisso da Altus com a internacionalização e entrega de soluções globais, por isso essa versão incluiu novos pacotes de idiomas, como mandarim, alemão, francês e italiano, entre outros, para permitir maior acessibilidade e usabilidade em diferentes mercados.

Outro destaque da atualização foi a inclusão do suporte para a instalação do CODESYS PDE (Professional Developer Edition), uma suíte de ferramentas avançadas fornecida pela CODESYS para desenvolvimento profissional de projetos. Com essa nova funcionalidade, os usuários puderam adquirir diretamente a licença do PDE com a CODESYS e integrá-la facilmente à licença existente do MasterTool IEC XE, garantindo uma experiência de desenvolvimento mais completa e eficiente.

Versão 3.52

A partir da versão 3.52 do Mastertool IEC XE, foram implementados reursos que aprimoram a funcionalidade e segurança dos CLPs Nexto Xpress. Entreas novidades, se destacou a inclusão de uma VPN embarcada, permitindo a criação de um túnel privado e seguro para acesso remoto direto ao CLP. Além disso, os dispositivos passaram a contar com um firewall integrado, garantindo um nível adicional de proteção para as redes de controle.

Outra funcionalidade introduzida foi o suporte a conexões FTP, permitindo a troca de dados com servidores compatíveis com esse protocolo. Com isso, pacotes de dados, como logs coletados por meio da função datalogger, puderam ser acessados remotamente, facilitando a análise e o monitoramento à distância.

A atualização também trouxe compatibilidade com um conversor USB/Ethernet nos dispositivos Nexto Xpress, representando um avanço notável. A partir dessa funcionalidade, começou a ser possível realizar comunicações via EtherCAT utilizando a interface Ethernet nativa, enquanto outras operações, como o uso do software de programação MasterTool IEC XE, conexão com sistemas supervisórios via OPC UA ou integração com aplicações em nuvem via MQTT, ocorressem através da porta USB com o auxílio do conversor de mídia.

Por fim, a versão 3.52 trouxe suporte às expansões de entradas e saídas XP201, XP600 e XP610, ampliando as possibilidades de integração e escalabilidade para os CLPs da linha Nexto Xpress.

Versão 3.40

Na versão 3.40, o MasterTool IEC XE recebeu atualizações voltadas ao suporte de novos produtos e melhorias na experiência do usuário. Ao realizar o download do instalador e atualizar o software, o usuário podia habilitar diversas funcionalidades, entre elas o suporte à CPU NX3008. Essa unidade de processamento avançada foi projetada para ser uma CPU global, capaz de integrar-se a diferentes dispositivos e sistemas disponíveis no mercado.

Além disso, a atualização incluiu suporte às expansões de entradas e saídas Nexto Xpress, com destaque para os modelos XP101 (16 entradas digitais) e XP106 (8 entradas digitais e 6 saídas a relé). Esses dispositivos já estão disponíveis no repositório do software como escravos CANopen.

Mais um avanço significativo foi a inclusão do protocolo EtherCAT Master nos modelos Nexto Xpress. Essa funcionalidade, amplamente utilizada em aplicações de controle de máquinas, torna-se uma opção nativa de comunicação no software, oferecendo maior flexibilidade e desempenho.

E para projetos que demandam maior capacidade de entradas analógicas, essa versão introduziu a biblioteca de funções LibIntegratedIoExt. Essa biblioteca permite habilitar simultaneamente os pinos das entradas analógicas de tensão e corrente, expandindo a capacidade do CLP para até 10 entradas analógicas. Dessa forma, o usuário pode conectar 05 sensores de corrente (0-20 mA ou 4-20 mA) e 05 dispositivos de tensão (0-10 Vdc), proporcionando maior versatilidade às aplicações.

Confira abaixo um tutorial com o passo a passo para configurar o recurso:

https://www.youtube.com/watch?v=K00QWlwkHTc&ab_channel=AltusSA

Você pode conferir todos os detalhes dessas melhorias no histórico de revisões do software acessando o link disponível aqui.

24/01/2025
 

Conheça a nova geração de rotuladores industriais da Brother!

 

Os novos rotuladores industriais da Brother acabam de ser lançados e prometem revolucionar a forma como você organiza e identifica cabos, painéis e muito mais. 

Com funcionalidades inovadoras e diferenciais que aumentam a produtividade, esses lançamentos são perfeitos para quem busca praticidade e eficiência no trabalho.

O que há de novo na nova linha de rotuladores industriais da Brother?

Os novos rotuladores industriais da Brother trazem inovações que tornam o trabalho mais eficiente, como:

  • Conectividade bluetooth: é um dos grandes destaques da nova linha, permitindo emparelhar os rotuladores diretamente com dispositivos móveis, como smartphones e tablets, ou com PCs;
  • Etiquetas duráveis:  resistem a condições extremas de calor, frio e umidade, graças aos materiais testados;
  • Teclas de aplicação rápida: programam e imprimem etiquetas personalizadas de forma ágil;
  • Maior eficiência: oferecem alta velocidade de impressão e cortadores automáticos que economizam tempo e esforço.

Essas novidades garantem que você tenha ferramentas práticas e tecnológicas ao seu alcance, aumentando sua produtividade e profissionalismo.

Quais são os novos modelos?

 

PTE310BTVP

O PTE310BTVP chega como a evolução do modelo PTE300VP, trazendo a conectividade Bluetooth como grande diferencial. 

Essa funcionalidade permite que o profissional imprima etiquetas diretamente do celular, tablet ou computador, eliminando a necessidade de ajustes manuais. 

Compacto e fácil de usar, o modelo é perfeito para tarefas básicas, como identificação de cabos e painéis elétricos, garantindo agilidade e resultados profissionais mesmo em ambientes desafiadores.

PTE510VP

Substituindo o PTE500VP, o PTE510VP é ideal para quem precisa de mais versatilidade. Com um banco de dados interno que facilita o armazenamento de layouts frequentes, ele oferece uma experiência mais prática e personalizável. 

Além disso, o teclado integrado e o display amplo tornam a configuração mais intuitiva, enquanto a alta resolução de impressão garante etiquetas nítidas e profissionais, prontas para atender aos padrões da indústria.

PTE560BTVP

 

O modelo premium da linha, o PTE560BTVP, veio para substituir o PTE550WVP e elevar ainda mais o padrão de etiquetagem. 

Com suporte a conexões com fio, sem fio e Bluetooth, ele permite criar etiquetas personalizadas de forma prática, tanto pelo software para PC quanto pelo aplicativo móvel. 

Além disso, sua capacidade de imprimir etiquetas mais largas e detalhadas é um grande avanço, atendendo às demandas mais complexas e exigentes dos profissionais da indústria e telecomunicações.

Quem pode se beneficiar dos novos rotuladores industriais Brother?

 

Se você trabalha com instalações elétricas, telecomunicações, ou em indústrias que exigem organização e segurança, os novos rotuladores Brother são ideais:

  • Eletricistas: garanta a identificação precisa de cabos, tomadas e painéis elétricos;
  • Técnicos de telecomunicações: organize cabos e racks de servidores com etiquetas duráveis e claras;
  • Engenheiros e profissionais da indústria: facilite a manutenção e identifique componentes com etiquetas que seguem os padrões da indústria;
  • Governo e infraestrutura: identifique equipamentos e conduítes em ambientes públicos e de alta circulação.

Com etiquetas resistentes e fáceis de produzir, você economiza tempo e reduz erros, aumentando a eficiência em qualquer projeto.

Em breve, os novos rotuladores industriais da Brother estarão disponíveis na Brother Store, prontos para atender às suas necessidades com tecnologia de ponta e máxima eficiência. Fique de olho e garanta o seu!

23/01/2025
 

Tramontina atualiza catálogo e site das soluções para ambientes com atmosferas explosivas

A Tramontina anuncia a atualização do Catálogo de Produtos e da página no site dedicada à família de produtos Ex, que integra a divisão IPEx. Essa linha reúne materiais elétricos desenvolvidos especialmente para instalações em ambientes com atmosferas explosivas.

 

Novo catálogo Ex da Tramontina traz soluções completas para instalações elétricas em ambientes com atmosferas explosivas. (Fotos: Tramontina/Divulgação)

Tanto o catálogo quanto o site foram organizados para facilitar a consulta e oferecem informações detalhadas sobre certificações dos produtos, normas de fabricação, infraestrutura da fábrica e iniciativas de sustentabilidade. As soluções foram projetadas para atender engenheiros que desenvolvem projetos elétricos, de instrumentação e de segurança em áreas classificadas — locais com potencial de formação de atmosferas explosivas devido à presença de substâncias inflamáveis ou poeiras combustíveis.

O catálogo está dividido em famílias de produtos: Caixas, Painéis e Botoeiras Ex; Luminárias Ex; Tomadas e Plugues Ex; e Acessórios e Conexões Ex. Cada item inclui uma descrição técnica detalhada e orientações para solicitação por referência ou descrição.

No site, além de explorar toda a linha Ex e o processo produtivo da fábrica, os clientes podem acessar serviços complementares, como soluções personalizadas desenvolvidas por especialistas, pedir orçamentos de forma prática e solicitar treinamentos voltados ao uso seguro e eficiente dos produtos em áreas classificadas.

11/12/2024
 

Tramontina informa os principais cuidados com a iluminação de Natal

Saiba como proteger sua casa e família com cuidados básicos para evitar acidentes com a decoração natalina

Para muitas famílias, decorar a casa com luzes e enfeites natalinos é um dos momentos mais aguardados do ano, trazendo encanto e espírito de celebração para os ambientes internos e externos. Contudo, além de proporcionar beleza, a iluminação de Natal exige cuidados importantes para evitar acidentes. Na pressa de ver tudo brilhando, detalhes básicos de segurança podem ser esquecidos, o que aumenta os riscos de curtos-circuitos, sobrecargas e choques elétricos, colocando em risco a segurança de pessoas, animais e bens.

Pensando nisso, a Tramontina destaca uma série de recomendações para garantir que a decoração seja segura e sem imprevistos. Desde a escolha dos produtos certos até a instalação adequada em áreas internas e externas, alguns cuidados preventivos fazem toda a diferença. Confira as orientações da empresa para preservar a segurança de todos e evitar acidentes.

1. Avalie a rede elétrica antes da instalação

A segurança começa com a verificação da rede elétrica. Antes de ligar luzes ou enfeites, é recomendável consultar um eletricista, que poderá avaliar a capacidade da instalação. Um profissional também poderá recomendar o uso de disjuntores e dispositivos DR (Diferencial Residual) para garantir a proteção de pessoas e animais em caso de falhas.

Plugue Tomada Smart Tramontina permite controlar e programar a iluminação de Natal à distância e com segurança. (Fotos: Tramontina/Divulgação)

2. Evite gambiarras

Distribua as conexões da iluminação natalina em diferentes tomadas ou utilize extensões com circuitos adequados para a quantidade de dispositivos. Em casos que exigem expansões elétricas, considere o uso de canaletas, conduletes e outras soluções que garantam o isolamento e a organização dos cabos.

3. Escolha produtos certificados

Na hora de adquirir lâmpadas, fitas LED e enfeites eletrônicos, escolha itens certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e de marcas reconhecidas. Produtos fora de padrão representam um risco significativo para a segurança das instalações e para a preservação do ambiente.

4. Cuidados com áreas externas

Ao decorar varandas, jardins ou outros ambientes externos, evite instalar “fios de luzes” (string lights), lâmpadas de filamento e outros itens diretamente expostos ao calor intenso ou à chuva. Priorize luminárias e soquetes com proteção IP (Índice de Proteção), adequadas para locais expostos à poeira e umidade.

5. Instale longe de materiais inflamáveis

Mantenha enfeites de papel, plástico ou papelão afastados das lâmpadas, especialmente aqueles posicionados próximos a cortinas, tapetes ou móveis. Prefira decorações feitas com materiais isolantes, que reduzem o risco de incêndio.

6. Segurança para crianças e animais

Mantenha extensões e fiações fora do alcance de crianças e animais. Certifique-se de instalar enfeites em locais seguros e bem fixados para evitar que toquem na fiação elétrica.

7. Desligue a decoração

É importante desligar a decoração quando não houver ninguém no ambiente. Uma solução prática para isso é o uso de dispositivos inteligentes, como o plugue tomada smart. Basta conectá-lo em uma tomada padrão brasileiro, fazer o pareamento e programar horários para ligar e desligar as luzes dos enfeites de Natal. Esse produto permite o controle remoto via smartphone, além de integração com assistentes de voz (Google Assistant, Alexa e Siri).

11/12/2024
 

Indústria alimentícia paranaense automatiza processos com tecnologia da Full Gauge Controls

Sabor e Sabor está presente em seis estados brasileiros e garante a qualidade de seus produtos através do software Sitrad PRO

A Sabor e Sabor, de Curitiba (Paraná), é a maior fabricante de salgados e alimentos congelados do sul do Brasil. Há mais de 30 anos no mercado, a panificadora conta com uma unidade industrial com mais de 3.300 m² de área construída e encontrou na tecnologia dos controladores da Full Gauge Controls junto ao software Sitrad PRO a garantia da temperatura ideal para manter a essência do preparo artesanal de suas receitas até os seus distribuidores locais.

A Sabor e Sabor utiliza os controladores RCK-862 para gerenciar os compressores alternativos, além dos modelos MT-512E Log e TC-900E Log para as câmaras de resfriados e congelados, respectivamente. “Possuímos oito compressores geridos pelo RCK-862; três túneis de congelamento; uma câmara de estocagem de congelados; três áreas de climatização; um chiller e três câmaras de resfriados”, detalha o supervisor de manutenção industrial, André Rui da Silva. E todos eles conectados ao Sitrad PRO, o que possibilita o gerenciamento a distância e traz mais agilidade à rotina do responsável pela manutenção. “A instalação do Sitrad PRO foi determinante para o gerenciamento remoto da operação da sala de máquinas. Isso economizou meu tempo e otimizou a tomada de decisões.” afirma. Segundo André, automatizar processos com o Sitrad PRO foi essencial para agir e reagir em tempo real e a distância, o que demonstra a capacidade da tecnologia, que foi desenvolvida em 1997 pela Full Gauge Controls e passa por atualizações constantes para estar sempre contribuindo para a rotina dos profissionais de refrigeração.

A relação da Sabor e Sabor com a Full Gauge Controls iniciou antes mesmo do supervisor fazer parte da equipe. André, que está na empresa há cinco anos, reitera que a panificadora já utilizava os controladores Full Gauge Controls, mas foi a partir da instalação do primeiro RCK-862 que foi possível automatizar processos mais avançados da instalação. “Utilizávamos CLP’s que foram repaginadas e passaram a custar muito mais caro, por isso fomos atrás de opções com a melhor relação custo-benefício.  Após uma extensa sondagem, o RCK-862 se mostrou a melhor alternativa, também por seu suporte pós-vendas, que nos ajudou muito no desenvolvimento das receitas uma vez que não existia histórico de utilização deste modelo de controlador em compressores de grande porte (30 e 40 CV), muito menos com a utilização da função Controle de Compressor de Velocidade Variável utilizando amônia anidra”, conta André.

Além disso, André ressalta o potencial intuitivo das soluções da Full Gauge Controls, que visam a eficiência energética. “Tudo foi tão fácil e intuitivo que em apenas um dia eu instalei e parametrizei tudo, inclusive os macros de automatização de processos como degelo, setpoints e on/off. Com isso, otimizamos a instalação e economizamos energia elétrica”, diz.

Quer saber mais sobre as soluções da Full Gauge Controls? Acesse: www.fullgauge.com e www.sitrad.com.br

 

29/11/2024
 

Exatron celebra 40 anos de inovação e liderança em automação

Fundada em 1984 em Porto Alegre, a Exatron Indústria Eletrônica alcança em 2024 o marco de 40 anos de atuação, consolidando-se como referência em automação residencial e predial no Brasil e na América Latina. Genuinamente gaúcha, a empresa é pioneira no desenvolvimento de sensores de presença e relés fotoelétricos, promovendo eficiência energética e conforto em seus produtos.

Com uma moderna sede de 11 mil metros quadrados no Parque Canoas de Inovação, no Rio Grande do Sul, a Exatron fabrica mais de 6 milhões de itens anualmente, combinando tecnologia de ponta e sustentabilidade. Entre eles, estão sensores de presença, relés fotoelétricos, timers e temporizadores, entre outros. Recentemente, a empresa incorporou novas tecnologias para a sua linha de automação residencial, a myhouse X. A linha conta com mais de 20 produtos para uso doméstico que podem ser automatizados e controlados pelo aplicativo de mesmo nome disponível para celulares Android e iOS. Também permite a interação por comando de voz por meio de Alexa ou Google Assistente. Com a tecnologia, é possível criar agendamentos, rotinas e cenas para automatizar ações e criar uma casa inteligente.

Reconhecida pela qualidade de seus produtos, a empresa acumula prêmios como “Produto do Ano” em sensores de iluminação por 21 anos consecutivos pela revista Eletricidade Moderna, com base em uma pesquisa que identifica as marcas preferidas dos profissionais de eletricidade no Brasil. Em 2023, a empresa foi reconhecida como líder nos segmentos de sensores de presença, relés fotoelétricos, minuterias e dimmers. A premiação é realizada anualmente pela revista, que avalia a percepção de qualidade e preferência de mercado desde 1978.

A Exatron também foi reconhecida diversas vezes pela revista Amanhã, especialmente no ranking Campeãs da Inovação, que premia as 50 empresas mais inovadoras do Sul do Brasil. Essa lista é elaborada com base no Innovation Management Index, metodologia aplicada pelo Global Innovation Management Institute (GIMI), em parceria com o IXL-Center, de Cambridge, EUA. A Exatron destacou-se por investir aproximadamente 4% do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento, o que reflete seu compromisso com a inovação contínua em produtos e processos.

Atuação Internacional: além de ser uma das principais fornecedoras no mercado brasileiro, a Exatron exporta seus produtos para países da América Latina, reforçando sua presença no mercado global de automação.

Certificações de Qualidade: a empresa é certificada com padrões como ISO 9001, que atesta a excelência em gestão de qualidade em seus processos produtivos.

Parque Tecnológico: sua sede no Parque Canoas de Inovação é um exemplo de infraestrutura moderna e tecnológica, promovendo a integração entre pesquisa, desenvolvimento e produção em um ambiente que incentiva a criatividade e a eficiência.

Produtos Sustentáveis: além de implementar práticas de logística reversa, os produtos da Exatron são projetados com materiais duráveis e de menor impacto ambiental, ajudando a reduzir o consumo de energia e resíduos.

13/11/2024
 

Tramontina fornece painel de controle para plataforma de petróleo e reforça sua excelência em projetos complexos

Com uma trajetória marcada pela excelência em projetos desafiadores, a Tramontina, por meio da divisão IPEx (dedicada a fornecer soluções elétricas destinadas aos setores industriais e de construção civil), alcançou um marco significativo com a conclusão do projeto desenvolvido para a plataforma FPSO Valente, Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência de Petróleo e Gás Natural do Campo de Frade, operada pela PRIO (antiga PetroRio).

O painel da Tramontina faz parte de uma nova infraestrutura que apoiará a PRIO na exploração do Campo de Wahoo, situado a 35 km da FPSO Valente, interligando as unidades por uma “estrada submersa.” Com alta complexidade técnica, o objetivo é aprimorar a integração entre operações onshore e offshore, promovendo maior segurança e sustentabilidade no novo campo.

Este projeto pioneiro, centrado em um painel de comando para bombas de linhas e circulação de petróleo, representa uma conquista técnica importante e reflete o compromisso da Tramontina com a segurança, inovação e excelência.

Projeto desenvolvido para a FPSO Valente, operada pela PRIO, confirma a excelência da Tramontina em fornecer soluções confiáveis para atmosferas explosivas em diversas indústrias (Fotos: Tramontina/Divulgação)

O painel, composto por 42 caixas interligadas eletricamente com componentes de potência, comando e sinalização certificados conforme as normas vigentes para áreas potencialmente explosivas, apresenta dimensões impressionantes de 4,7 metros de largura, 0,6 metros de profundidade e 2,5 metros de altura. Para superar desafios logísticos complexos, a equipe da Tramontina desenvolveu um método engenhoso de desmontagem e remontagem no local, assegurando uma instalação perfeita na torre do navio de extração de petróleo da PRIO.

Além da complexidade técnica, a Tramontina priorizou a segurança do painel, utilizando mais de 90% de caixas de segurança aumentada (Ex e) fabricadas em poliéster, o que reduziu significativamente o peso e também aumentou a durabilidade em comparação com os métodos tradicionais. O projeto incluiu testes rigorosos de aceitação de fábrica (TAF) e acompanhamento técnico da equipe de engenharia da divisão IPEx durante o comissionamento.

Compromisso com inovação e segurança

A divisão IPEx da Tramontina possui experiência de mais de uma década na venda de produtos e soluções para ambientes com atmosferas explosivas, além de estrutura sólida para absorver projetos inovadores e desafiadores. A empresa mantém uma equipe técnica e comercial altamente capacitada, alinhada com as necessidades do cliente, bem como produtos certificados conforme as normas e regulamentos técnicos, para oferecer soluções engenheiradas seguras e ajustadas às demandas de um mercado dinâmico e em constante evolução. Entre os segmentos que podem ser atendidos pela empresa estão indústrias de biocombustíveis, refinarias, plataformas de petróleo, silos agrícolas, alimentos, bebidas, celulose, usinas, químicas, farmacêuticas, entre outros.

“O sucesso deste projeto comprova a excelência da Tramontina em fornecer soluções para atmosferas explosivas em diversas indústrias, reforçando nosso compromisso contínuo com inovação e segurança”, destaca André de Lima, diretor comercial da Tramontina. Segundo o executivo, a divisão IPEx está pronta para conduzir novos projetos e retrofit de equipamentos elétricos em empresas com áreas classificadas, onde existe a possibilidade da formação de atmosferas explosivas devido à presença de substâncias inflamáveis, como as companhias offshore, frequentemente sujeitas a desgastes devido às condições marítimas. “Estamos preparados para enfrentar desafios ainda mais complexos, tanto no Brasil quanto no exterior, consolidando nosso papel como especialistas em soluções seguras para atmosferas explosivas. Nossa prioridade continua sendo proteger vidas e bens patrimoniais”, conclui.

21/10/2024
 

Tramontina oferece treinamentos em elétrica para profissionais da indústria

A Cabine de Treinamento da Tramontina favorece a capacitação de profissionais que realizam projetos elétricos em ambientes industriais com áreas classificadas

A Tramontina apresenta sua Cabine de Treinamento para instalações em ambientes com atmosferas explosivas e áreas industriais. A iniciativa reafirma o compromisso da empresa com a excelência na formação e aprimoramento da capacitação de profissionais de engenharia que realizam projetos elétricos, de instrumentação e de segurança para áreas classificadas de indústrias, locais onde existe a possibilidade da formação de atmosferas explosivas devido à presença de substâncias inflamáveis ou poeiras combustíveis.

Na Cabine de Treinamento, os profissionais da área de elétrica aprendem sobre os diferentes tipos de instalações, equipamentos e proteções para ambientes industriais com atmosferas explosivas (Divulgação/Tramontina)

A Cabine de Treinamento da Tramontina está instalada dentro do Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPeD), local que reúne modernos laboratórios com tecnologia embarcada para atender às demandas da fábrica de materiais elétricos da empresa, em Carlos Barbosa (RS). O ambiente está equipado com painéis, luminárias, botoeiras, caixas de ligação, plugues e tomadas com proteções “Ex e” (segurança aumentada), “Ex d” (à prova de explosão) e “Ex t” (proteção contra ignição de poeiras), proporcionando uma experiência prática e teórica única aos participantes.

Nos treinamentos, além da possibilidade de visualizar diferentes tipos de instalações, equipamentos e proteções para atmosferas explosivas, são abordados tópicos como a identificação dos erros mais comuns nesse tipo de instalação, simulação de inspeções visuais, preenchimento de relatórios e sugestões de boas práticas para possíveis reduções de custos do projeto.

Com capacidade limitada a 22 participantes por sessão, os treinamentos práticos são realizados em equipes de 2 a 3 pessoas. A iniciativa é gratuita e os profissionais recebem um certificado de participação. Os interessados podem obter mais informações por meio do site https://global.tramontina.com/atmosferas-explosivas ou pelo telefone (54) 99981.1022.

10/10/2024
 

Eficiência Energética em projetos de Iluminação 

Cada projeto luminotécnico, seja em residência, condomínio ou iluminação pública, apresenta necessidades específicas de acordo com sua função. Além de cumprir o essencial, que é garantir a visibilidade, uma boa arquitetura de luz é capaz de harmonizar ambientes, valorizar fachadas e monumentos, e assegurar a segurança em vias públicas. E cada vez mais o setor tem se modernizado com equipamentos mais eficientes e duráveis, buscando não apenas atender a demandas estéticas e funcionais, mas também otimizar o consumo de energia. 

Essa modernização inclui o segmento de nobreaks e filtros de linha, que desempenham um papel relevante na proteção e eficiência dos sistemas de iluminação, inclusive em instalações de grandes voltagens, e ajudam a evitar que oscilações e picos de energia danifiquem componentes como lâmpadas, reatores e fiações. Dessa forma, aumentam a vida útil dos equipamentos e reduzem os custos com manutenções. 

Segundo Jamil Mouallem, engenheiro elétrico e diretor comercial e de marketing da TS Shara, líder nacional em fornecimento de nobreaks, estabilizadores de tensão, inversores e protetores de rede, um projeto de iluminação pode consumir até 20% da energia total de um edifício comercial ou industrial. “Com a utilização de filtros de linha, esse consumo pode ser reduzido em até 10%, além de aumentar a segurança contra falhas e sobrecargas, que podem causar danos significativos aos equipamentos”, aponta. Mouallem lembra que na iluminação pública os nobreaks asseguram mobilidade e segurança mesmo em caso de apagões. 

Na prática, a aplicação da tecnologia vai além da proteção imediata dos equipamentos. Ao reduzir picos de energia e estabilizar a tensão fornecida, nobreaks e filtros de linha prolongam a vida útil de lâmpadas, reatores e fiações, diminuindo a necessidade de substituições frequentes. “Estamos falando não só de economia de energia, mas de projetos mais sustentáveis, que reduzem o desperdício de recursos e aumentam a durabilidade dos sistemas”, complementa Mouallem. 

Com a crescente demanda por soluções que ofereçam eficiência e segurança, nobreaks e filtros de linha fazem toda a diferença em projetos de iluminação. “Para engenheiros e arquitetos, essas ferramentas garantem a entrega de projetos que trazem desempenho a longo prazo, otimização de custos e maior sustentabilidade, atendendo tanto às exigências técnicas quanto às expectativas dos clientes”, conclui o diretor da TS Shara. 

04/10/2024
 

KRJ leva nova tecnologia em conectores para o mercado peruano na exposição PERCIER-FISE 2024

A KRJ, líder no segmento de conexões para rede aérea de distribuição, participa de 16 a 18 de outubro, do maior evento do Peru de relacionamento e negócios para empresas do setor elétrico, a Expo Internacional do Setor Elétrico PECIER-FISE.  Esta edição será realizada no Centro de Exposiciones Jockey, em Lima, e terá um pavilhão inteiramente do setor elétrico brasileiro. A empresa irá apresentar seu portifólio de conectores perfurantes para baixa e média tensão, sendo o destaque a linha KPB de conectores perfurantes universais que foram desenvolvidos para atender as conexões em qualquer tipo de configuração, ou seja, com aplicação em ambos os lados do produto.

Para o gerente geral da KRJ, Marcelo Mendes, a participação em um evento tão significativo para o setor na América do Sul, reforça a expansão da empresa com produtos de qualidade. “O Peru passa por um grande momento de modernização. Estamos levando para a expo nossos conectores universais da linha KPB que acompanham essa evolução. Por meio dos produtos da KRJ e das certificações que possuímos para operar naquele país, queremos comprovar a força da indústria brasileira, competindo de igual para igual em outros países importantes. Nesse mercado também temos parceiros de longa data, como as grandes empresas de distribuição de energia elétrica Enel Perú e a Luz Del Sur. Participar desse evento consagra, portanto, nosso excelente momento no mercado peruano” reforçou Mendes. 

Os conectores da família KPB, que serão apresentados na PECIER-FISE, foram desenvolvidos para conexões de baixa tensão e atender as conexões do ramal de entrada do cliente entre condutores rígidos ou flexíveis (nus ou isolados) em qualquer tipo de configuração. “Desta forma, para realizar a aplicação, o funcionário operacional não necessita mais identificar a lateral do conector, porque ambos os lados do produto aplicam estes condutores, definindo o conceito universal do produto”, destacou Mendes.

Este conector perfurante universal para ligação com consumidores privados ou empresariais, é composto por componentes poliméricos com resistência aos raios ultravioleta e barramentos em liga de cobre estanhado. Entre as principais características da família KPB, destaca-se o balanço no barramento que realiza o efeito mola na conexão e a maior abrangência do alcance (range) de aplicação o que reduz a quantidade de itens a serem selecionados pelo funcionário operacional. Isso reduz significativamente o índice de falhas na rede por erro de seleção. A família KPB tem alcance (range) de cabos na faixa de 6mm² a 240mm².