Notícias das Associadas

24/06/2024
 
20/06/2024
 

 

São Paulo, 20 de junho de 2024 – A EMBRASTEC, referência técnica em soluções de proteção contra surtos elétricos, tem o prazer de anunciar o lançamento oficial do “Choque Informativo” em seu canal no YouTube. Este canal é dedicado a fornecer informações valiosas para engenheiros e eletricistas sobre técnicas, aplicações e curiosidades relacionadas aos Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS’s).

O “Choque Informativo” foi criado com o objetivo de ser uma fonte confiável de conhecimento para profissionais do setor elétrico, oferecendo conteúdo técnico e educativo de alta qualidade. Os vídeos do canal abordarão temas como:

  • Técnicas de instalação e manutenção de DPS’s: Passo a passo detalhado para garantir a correta implementação e funcionamento dos dispositivos.
  • Aplicações práticas: Exemplos reais de uso dos DPS’s em diferentes ambientes e situações.
  • Curiosidades e inovações: Informações sobre as últimas tendências e avanços tecnológicos no campo da proteção contra surtos.
  • Dicas de segurança: Melhores práticas para garantir a segurança elétrica em instalações industriais, comerciais e residenciais.

“A criação do ‘Choque Informativo’ é uma extensão do nosso compromisso em fornecer soluções de alta qualidade e suporte técnico para nossos clientes,” diz Márcio Rosa, CEO da EMBRASTEC. “Queremos empoderar os profissionais do setor elétrico com o conhecimento necessário para maximizar a eficiência e segurança de suas instalações elétricas.”

Os primeiros vídeos já estão disponíveis no canal, com novos conteúdos sendo adicionados regularmente. Para não perder nenhuma atualização, inscreva-se no “Choque Informativo” e ative as notificações: www.youtube.com/@embrastec

 

17/06/2024
 

 O Brasil ocupa hoje o sexto lugar no ranking de Consumo Global de Energia, que é atualizado anualmente pela The World Factbook da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos), batendo recordes de crescimento com frequência. Somente no ano passado registramos um aumento de 3,7% no uso deste ativo em comparação a 2022, segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Estes dados elucidam um pouco o tamanho do papel que este bem representa em nossa sociedade e como ele está cada vez mais valorizado, além de apresentar ao mundo um perfil brasileiro altamente industrializado e inovador. 

Neste cenário, destaco a importância de ferramentas de proteção energética para manter toda esta engrenagem em funcionamento, principalmente em ambientes de missão crítica, que precisam operar com perfeição. Um hospital, por exemplo, necessita de suas máquinas funcionando corretamente para combater doenças e evitar que haja risco de vida a seus pacientes, e para que isso seja garantindo, se tornou um requisito legal a obrigatoriedade dos geradores, assegurado pela RDC nº D50/2002 da Anvisa.   

Os geradores fazem parte do mercado de Proteção Energética, que pode ser definido como um conjunto de soluções e serviços destinados a garantir a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia elétrica. Estes produtos são indispensáveis em ambientes de missão crítica, já que além de trazerem a disponibilidade energética independente da adversidade, também garantem maior eficiência para este ativo, o que é um fator fundamental em locais que demandam grandes quantidades de energia. 

O nobreak é mais uma opção deste mercado para ambientes de missão crítica. Ele é um produto menor, mais flexível, silencioso e sustentável que um gerador, porém seu principal diferencial está na sua imediatidade. Assim que ocorre uma queda de energia, este equipamento garante que não haja mudança nos picos energéticos. Essa característica faz com que ele seja o parceiro perfeito para um gerador, já que traz a estabilidade e o suporte que o gerador necessita enquanto está ligando.  

Seja para um hospital ou uma indústria, a energia é crucial e um milésimo de segundo sem ela já pode representar danos irreparáveis aos envolvidos. O mercado de proteção energética segue em expansão e está rompendo a barreira de indispensáveis não somente para ambientes de missão crítica, mas para a sociedade como um todo, principalmente devido aos problemas frequentes de quedas de energia que estamos vivenciando nas principais capitais do país desde o ano passado. Acredito que cada vez mais a população olhará para esse tipo de solução como forma de trazer maior eficiência energética e assegurar este bem independente da adversidade. 

 

Jamil Mouallem é diretor comercial e de marketing da TS Shara, indústria nacional fabricante de nobreaks, inversores e estabilizadores de tensão e protetores de rede inteligente. 

11/06/2024
 

Exatron revoluciona o mercado com lançamentos inovadores

A Exatron, uma das líderes em soluções eletroeletrônicas no Brasil, acaba de anunciar uma série de lançamentos que prometem transformar a maneira como interagimos com nossos lares. Com uma gama de produtos que combina tecnologia avançada, eficiência energética e design sofisticado, a Exatron está redefinindo os padrões do mercado. Confira as últimas novidades:

Automação residencial com a linha myhouse X

 

Dê as boas-vindas à revolução tecnológica com a linha myhouse X da Exatron. Esta linha de automação residencial proporciona uma vida mais prática, conectada e segura, permitindo o controle total dos ambientes diretamente pelo aplicativo myhouse X. Com os produtos da linha, sua casa se torna mais inteligente e eficiente, oferecendo conveniência e inovação na palma da sua mão. Para mais informações, acesse: www.exatron.com.br

 

 

Elegância e versatilidade com a linha MyX Glass

 

Para aqueles que buscam sofisticação na instalação elétrica, a Exatron apresenta a linha MyX Glass. Com um design arrojado, essa linha permite composições únicas e personalizadas, combinando ergonomia e acabamento refinado com vidro frontal de alta resistência mecânica. Os produtos da linha MyX Glass são intercambiáveis entre si e com a linha elétrica MyX, oferecendo praticidade de instalação e um toque de elegância para qualquer ambiente.

Iluminação LED de alta eficiência

 

Ampliando sua oferta de produtos, a Exatron lança novas luminárias LED, incluindo arandelas e luminárias tubulares. As arandelas, disponíveis em 14 variações de modelos, cores e potências (8W e 15W), oferecem iluminação difusa e são ideais para diversos ambientes internos e externos, com uma instalação rápida e prática. Já as luminárias tubulares, disponíveis nas potências de 18W, 36W e 50W, destacam-se pela alta eficiência energética e design sofisticado, sendo perfeitas para uma iluminação indireta tanto em espaços internos quanto externos.

Inovação em Sensores de Presença

A mais recente inovação da Exatron no segmento de sensores, é o Sensor de Presença Frontal Externo Smart X-Control (LESF4001 XC), que oferece três opções de mapas de detecção graças ao seu Direcionador de Foco. Este sensor pode ser instalado em paredes e tetos, em ambientes internos e externos, e está disponível nas cores branco e preto. Sua configuração é simplificada através do aplicativo Smart X-Control, garantindo praticidade e eficiência na gestão da iluminação e segurança de diferentes ambientes.

Com esses lançamentos, a Exatron reafirma seu compromisso com a inovação, qualidade e design, oferecendo soluções que atendem às necessidades mais exigentes dos consumidores modernos. Prepare-se para uma nova era de automação residencial, iluminação eficiente e design sofisticado com a Exatron.

 

23/05/2024
 

Todo ano, em 29 de maio, se celebra o Dia Mundial da Energia. A data foi instituída pela Direção-Geral de Energia de Portugal em 1981 e tem por objetivo conscientizar a população e os governos sobre a importância do uso da energia, bem como sobre os impactos da sua geração e alternativas para minimizá-los. Prévia do Boletim Info Mercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) aponta que os consumidores brasileiros demandaram 71.200 megawatts médios em janeiro de 2024, 6,6% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado, já considerando que surgem a cada dia mais e novos equipamentos elétricos e eletrônicos conectados em rede.

Segundo Jamil Mouallem, engenheiro e diretor Comercial e de Marketing da TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de eletricidade, o aumento no consumo energético acende o alerta sobre a necessidade do uso racional da energia, com as melhores práticas recomendadas pelas autoridades globais do setor, bem como apostar nas fontes renováveis de geração como alternativa para reduzir o impacto negativo da geração tradicional e reduzir drasticamente as emissões de carbono.

Os modelos de geração de energia mais sustentáveis são uma preocupação global e no Brasil já são alvos de políticas de incentivo. Por exemplo, em junho de 2023, o Comitê dos Fundos de Investimento Climáticos aprovou o ‘Programa de Integração de Energia Renovável’, criado com o apoio do Ministério de Minas e Energia. A iniciativa visa injetar US$ 70 milhões em investimentos no país. Para Mouallem, é fundamental buscar soluções que não apenas atendam às nossas necessidades presentes, mas também protejam o meio ambiente e assegurem um futuro próspero para as gerações futuras.

“A geração de energias limpas, como solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica, é essencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, nesse sentido, países ao redor do mundo estão investindo em infraestrutura e tecnologias que possibilitam uma maior integração dessas fontes de energia renovável em suas redes elétricas, tornando-as mais resilientes e sustentáveis”, ressalta.

O diretor da TS Shara ainda alerta que práticas eficientes e tecnologias inovadoras são determinantes, não apenas para diminuir o impacto ambiental, como na economia de recursos e na redução de custos operacionais. Nesse sentido, projetos de eficiência energética em residências, edifícios comerciais e industriais desempenham um papel crucial na transição para um futuro energético mais sustentável. “Se por um lado as geradoras e distribuidoras precisam investir em infraestruturas mais limpas e eficientes, cabe aos usuários adotarem medidas de otimização do consumo, como o uso de nobreaks para equacionar o fluxo de energia, mesmo frente à oscilações, e ainda aumentar a vida útil dos equipamentos elétricos, minimizando o descarte de lixo eletrônico”, aponta o executivo.

Outro aspecto essencial do Dia Mundial da Energia é garantir o acesso à energia a todos, pois, apesar da energia ser um catalisador para o desenvolvimento econômico e inclusão social, milhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem acesso a serviços energéticos modernos. Com esse olhar, Mouallem destaca que o Dia Mundial da Energia é uma oportunidade para reforçar a discussão sobre como construir um futuro energético mais sustentável, o que exigirá cooperação internacional, investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, políticas públicas sólidas e um compromisso renovado com a sustentabilidade em todos os níveis da sociedade.

09/11/2023

Mesmo sem qualquer experiência local e tampouco garantias de sustentabilidade econômica do país a longo prazo, a Furukawa Electric decidiu apostar num destino interessante, porém arriscado, chamado Brasil. Em 1974, quando a era do Milagre Brasileiro, marcada por um PIB que chegou a crescer acima de 10%, dava seus últimos suspiros, a empresa uniu-se à Mitsui & Co, também japonesa, para comprar a fábrica da americana Kaiser Aluminun. A planta ficava em Lorena, no interior de São Paulo. Foi ali, com participação majoritária na sociedade, que a Furukawa passou a operar em território brasileiro.

Começou como Furukawa Industrial S/A Produtos Elétricos (FISA), produzindo cabos de alumínio para linhas de transmissão. Agarrou a chance de fornecer seu produto para um sistema elétrico em transformação, com a entrada em operação da Usina Hidrelétrica de Itaipu, herança dos anos de glória do final da década de 60. Também se beneficiou de outra oportunidade conjuntural. Na época, havia forte incentivo ao uso de materiais de fabricação nacional. Assim, a equação estava fechada: Furukawa, uma empresa estabelecida no Brasil, com capacidade tecnológica e produtiva, estava pronta para atender à forte demanda que se anunciava. Seguiu firme, mesmo frente à concorrência que se intensificou no decorrer dos anos. E o que a trouxe a Lorena, tornou-se seu diferencial no mercado: Furukawa veio para produzir aqui.

Ainda hoje, às portas de seu ano 50 de Brasil e já como Furukawa Electric LatAm (FEL), a fórmula – desenvolvimento tecnológico inovador + produção local customizada – ainda explica muito do sucesso e da trajetória da companhia, que evoluiu de fabricante de cabos de alumínio à desenvolvedora do que há de mais moderno no mercado de fibra ótica e ferramentas para uma sociedade hiperconectada. Tudo baseado na força e espírito pioneiro de um time, que está sempre pronto a dar as respostas necessárias. Pode ser criando um produto para a expansão rápida da rede de Telecom em plena pandemia de Covid-19, a era do isolamento, sem que seja preciso aumentar a quantidade de pessoas em campo; ou uma solução capaz de driblar, de maneira quase invisível, os obstáculos físicos de uma casa, como paredes, escadas e vãos, levando internet do modem até bem pertinho do usuário, sem derrubar um só tijolo.

01/06/2023

A Finder é uma empresa italiana fundada em 1954 que nasceu com a invenção do relé de impulso. Hoje a marca é referência mundial em relés, temporizadores e componentes eletro-eletrônicos. Desde sua fundação, a marca carrega originalidade e tecnologia em sua ampla gama, levando soluções inteligentes a diversos segmentos industriais, prediais e de energia.

Presente no Brasil desde 1998, a filial brasileira está estabelecida na cidade de São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, e em 2023 celebra 25 anos de presença nacional.

Esses 25 anos de Finder Brasil foram marcados pela construção de uma história peculiar de credibilidade, qualidade e inovação, pautada pela conexão única que tem com cada um de seus clientes, distribuidores, revendedores, parceiros e colaboradores.

“Jamais imaginei que sentado em um banco em frente a um aparelho de fax pudesse chegar tão longe”, comenta Juarez Guerra, diretor comercial da empresa e profissional responsável pela fundação da filial brasileira, relembrando o início da trajetória.

 

A sede da Finder Brasil é um verdadeiro showroom de tecnologia

Localizada em um edifício próprio na cidade de São Caetano do Sul – SP, inaugurado em 2005, com 1.500m² de área construída distribuída em 3 andares modernos, espaçosos e tecnológicos, a Finder Brasil conta com uma ampla área de estoque e logística que garante a entrega rápida e eficiente de seus produtos para todas as localidades brasileiras. Em cada um dos ambientes é possível conhecer as soluções para automação predial fornecidas pela empresa. No auditório Piero Giordanino, é possível conhecer toda a gama de produtos através de kits didáticos e paineis demonstrativos, mantendo ativo um dos princípios da Finder Brasil: disseminar a tecnologia, na prática.

A Finder Brasil conta com uma programação especial neste ano, afinal, são muitos os motivos para celebrar essa trajetória de sucesso e da Finder Brasil.

 

Crescer com controle e sempre

Com esse lema, Juarez Guerra trabalhou para que os negócios da Finder no Brasil crescessem sempre de maneira sustentável e consistente, garantindo assim, um crescimento equilibrado e organizado, expandindo o mercado de atuação também para outros países da América do Sul.

Após 10 anos de estabilidade em território brasileiro, foi fundada a Filial Argentina estabelecida na capital Buenos Aires, e em 2017 inaugurado o Centro Logístico de Distribuição estabelecido em Montevidéu e responsável pela distribuição dos produtos Finder para o Peru, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia, Paraguai e Uruguai,

 

Nada segura a tecnologia

Mais uma frase marcante do fundador da Finder Brasil, Juarez Guerra,”nada segura a tecnologia”, afinal, a tecnologia avança de forma muito veloz e está presente em todos os lugares influenciando em nosso dia a dia.

Durante sua trajetória, a Finder Brasil estabeleceu uma estreita relação com dezenas de escolas técnicas voltadas ao ensino profissional, levando soluções inovadoras e aportando as mais novas tecnologias em diversas áreas de atuação.

Com o lançamento do sistema Finder YESLY para automação residencial, em meados de 2019, a empresa intensificou ainda mais seus esforços em prol da capacitação técnica, especialmente junto às unidades do SENAI, onde mais de uma centena de conjuntos do sistema já foram distribuídos, alcançando mais de 60 escolas ao redor do Brasil, desde o Acre, passando pelo Ceará, Bahia, São Paulo até chegar no Rio Grande do Sul.

Treinamos mais de 200 docentes os quais levarão aos seus alunos o conhecimento adquirido, fazendo com que se aprenda na prática a instalação deste sistema, proporcionando aos futuros profissionais do mercado aprendizado e soluções inovadoras e aos clientes finais, conforto e modernidade.

 

A originalidade de uma marca italiana com a essência de uma equipe brasileira

A Finder Brasil é uma empresa que se orgulha em dizer que sua história foi construída por pessoas que acreditaram no potencial da marca e de seus produtos..

Para celebrar tantas conquistas, a empresa fez questão de realizar uma semana comemorativa e memorável com muitos eventos que marcaram as comemorações dos 25 anos da filial brasileira.

Lançamento oficial do OPTA, o primeiro relé lógico programável do mercado, que foi apresentado para clientes, parceiros, amigos, influenciadores e imprensa especializada. O OPTA é uma inovação da Finder que chegou para revolucionar o mercado da automação.

Comemoração com os colaboradores com direito a emocionante discurso e apresentação do novo vídeo manifesto que reforça os valores da empresa. A ocasião foi marcada também pela presença do Prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior e sua comitiva, que visitaram as instalações da empresa na cidade.

E como de costume, também aconteceu uma grande festa para colaboradores e familiares que tornaram as comemorações de 25 anos da Finder no Brasil ainda mais especial.