Indústria de Componentes debate Processos Produtivos Básicos da Lei de TICs

A área de componentes se reuniu para avaliar os resultados do adensamento da cadeia produtiva promovido pelos Processos Produtivos Básicos (PPBs) de produtos incentivados pela Lei de TICs. A reunião contou com a participação dos representantes do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta Complexidade Tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Leonardo Boselli da Mota e Fernando Cordeiro.

Na reunião, cada empresa fabricante de componente fez um breve relato dos impactos que as atuais regras estabelecidas nos PPBs têm ocasionado em suas atividades industriais, sendo que algumas delas citaram fechamento de operações e reduções no número de empregados.

Na visão de algumas dessas empresas, há um desequilíbrio na pontuação das etapas produtivas estabelecidas nos PPBs de bens finais, o que acaba privilegiando um segmento em detrimento de outro.

Com base nesse relato, os fabricantes de componentes solicitaram aos representantes do MDIC que seja realizada revisão das regras de produção definidas nos PPBs de forma a reestabelecer o equilíbrio na competitividade de todos os componentes fabricados no país.

Os representantes do MDIC agradeceram pelas contribuições apresentadas e mencionaram que já se encontra em avaliação no Grupo Técnico Interministerial de Análise de Processos Produtivos Básicos (GT-PPB) proposta de revisão das regras de produção estabelecidas nos PPBs de produtos de TIC.