Abinee passa a integrar Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual

A Secretaria-Executiva do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI), presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), decidiu, no dia 25 de novembro, acolher a Abinee no processo seletivo de associações, entidades e organizações civis, para participar das reuniões e atividades do GIPI no mandato 2025-2026.

A Abinee, não só tem grande interesse em integrar o grupo pela importância de seus trabalhos e deliberações para os investimentos e a indústria de tecnologia de ponta de suas empresas associadas, como acredita que poderá prestar uma contribuição efetiva para a inovação no país, em conformidade com as metas e diretrizes da Nova Industria Brasil (NIB) desenvolvida pelo Governo Federal.

As indústrias representadas pela Abinee são as maiores usuárias do sistema de patentes brasileiro, com quase 4 mil patentes entre as pouco mais de 60.000 em vigor hoje no país. Por isso, a Associação tem conferido importância prioritária ao sistema brasileiro de patente e, em especial, à atuação e ao desempenho do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Só o processo de implantação das redes de tecnologia 5G deverá injetar US$ 1,2 trilhão na economia brasileira em 15 anos, o que significará o fomento da inovação e o desenvolvimento das diferentes tecnologias do setor de telecomunicações.

Em matéria de Pesquisa & Desenvolvimento, o IPD ELETRON, criado pela Abinee em 2005, tem 37 associados que possuem 56 unidades de pesquisa e inovação no Brasil.

Dessa forma, a Abinee possui plenas credenciais para integrar tão importante Grupo Interministerial como o GIPI/MDIC. Considera, por isso, um grande reconhecimento de que poderá ter um papel relevante a desempenhar no GIPI na promoção da propriedade intelectual, pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia e inovação.