05 nov Green Eletron e Mcom firmam Acordo para descarte correto de eletrônicos
O presidente executivo da Abinee e da Green Eletron, Humberto Barbato, reuniu-se no 4 de novembro com o ministro das Comunicações (Mcom), Frederico de Siqueira Filho, para abordar temas de interesse do setor de TICs que estão em andamento na pasta. Na ocasião, a Green Eletron, gestora de logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis, e o MCOM firmaram um acordo para fortalecer a divulgação da importância do descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos pela população em geral. A assinatura contou com a presença do ministro Frederico de Siqueira Filho e do presidente executivo da Abinee e da Green Eletron, Humberto Barbato.
A iniciativa fez parte das ações do Programa Nacional de Inclusão Digital, em especial do Programa “Computadores para Inclusão”, que tem como foco o recondicionamento de equipamentos e a capacitação de jovens em todo o país. Neste ano o Programa prevê formação de mais 11 mil jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social e a doação de ao menos 15 mil computadores recondicionados.
A colaboração entre o Ministério e a Green Eletron teve início em 2023, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica. “Desde então, a entidade passou a ser responsável pela destinação final ambientalmente adequada dos materiais dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) parceiros, arrecadados pelo Programa “Computadores para Inclusão”, que não podiam ser reaproveitados. Em 2025, a parceria ganhou novo foco: permitir que o MCOM divulgue à população a importância do descarte correto dos equipamentos eletrônicos de uso doméstico e que não são mais úteis, utilizando a infraestrutura e a capilaridade já consolidadas pela Green Eletron, que conta com cerca de 2 mil pontos exclusivos para a coleta de equipamentos eletrônicos em todo o país.
As ações de conscientização e educação relacionadas ao acordo serão conduzidas pelo próprio Ministério. Com isso, a iniciativa contribui para a conscientização ambiental e o fortalecimento da economia circular.