Green Eletron cumpre as metas de logística reversa mais um ano

A Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos responsável pela logística reversa coletiva de eletroeletrônicos, pilhas e baterias no Brasil, fundada pela Abinee em 2016, encerrou 2024 cumprindo novamente as metas estabelecidas pela legislação ambiental (Decreto Federal nº 10.240/2020). O Relatório de Resultados Anual foi entregue ao Ministério do Meio Ambiente em julho, por meio do Grupo de Acompanhamento de Performance (GAP). Com atuação nacional, a entidade fortalece seu papel como referência no setor, garantindo às empresas associadas conformidade legal e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Em 2024, a meta legal de recolhimento e destinação final ambientalmente adequada foi de 12% da massa, em toneladas, dos produtos colocados no mercado no ano-base 2018 — o equivalente a 8.066,17 toneladas. Com presença em 366 municípios brasileiros em 26 estados e no Distrito Federal, e 1.611 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) ativos, o sistema também investiu em campanhas itinerantes – junto a municípios, escolas e entidades setoriais – ações de comunicação, capacitação de cooperativas e ampliação da rede de coleta e destinação, fortalecendo a participação de todos os elos da cadeia.

“Cumprir a legislação e as metas por mais um ano reforça a importância do trabalho conjunto entre governo, fabricantes, importadores, distribuidores, varejistas e consumidores. Cada meta alcançada é fruto desse esforço coletivo, que se torna mais desafiador a cada ciclo”, afirma Humberto Barbato, Presidente da Abinee e da Green Eletron.

Para 2025, o desafio cresce: a meta sobe para 17% — o que representa cerca de 15 mil toneladas — e todos os municípios com mais de 80 mil habitantes deverão contar com PEVs, totalizando cerca 400 municípios e cobrindo 65% da população. “Os benefícios são de todos: geramos oportunidades econômicas no setor da reciclagem, evitamos impactos ambientais e reintegramos materiais na cadeia produtiva. É um modelo em que todos ganham”, explica Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.