Eficiência energética: ações em andamento e planejamento em debate

25/07/2019

Os investimentos previstos no Plano Decenal de Energia Elétrica e os aspectos regulatórios da eficiência energética de produtos foram os principais temas dos painéis desta terça-feira (23) na Ilha de Conhecimento “Eficiência Energética”, do Abinee TEC 2019 e da FIEE Smart Future, que acontecem até 26 de julho, no São Paulo Expo.

No primeiro painel, moderado pelo presidente da Cogen, Newton Duarte, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético de Minas e Energia, Reive Barros, apresentou o Plano Decenal de Energia, abordando os planos de investimentos para os próximos anos, com ênfase em fontes renováveis. Como forma de otimizar os recursos energéticos, o gerente do Projeto Nacional de Conservação de Energia (Procel/Eletrobras), Marcel da Costa Siqueira, destacou que, em 2020 deve ser publicado um Plano Decenal de Eficiência Energética, que vai trazer diretrizes de ação de longo prazo.

O assunto foi destaque no segundo painel “Aspectos Regulatórios da Eficiência Energética de produtos”. Siqueira enumerou os avanços e abrangência do Selo Procel, que conta como 3.627 produtos e 198 empresas envolvidas, de forma voluntária. “Em 2018, foram 33,6 milhões de equipamentos vendidos com o Selo Procel”, afirmou.

Segundo Marcos Borges, chefe de divisão Chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos do Inmetro, a Lei de Eficiência Energética, promulgada após a crise energética de 2001, trouxe uma nova realidade para a atuação do País, com a ampliação do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), iniciado em 1984 e que contou com a colaboração da Abinee. “O apagão nos custou R$ 45 bilhões, sendo a maior parte paga pelo próprio consumidor. Somente com o PBE de iluminação, conseguimos uma economia de R$ 23 bilhões, quase metade das perdas. Isso dá dimensão do impacto do programa”. Em sua opinião, com 29 regulamentações vigentes, 23 compulsórias, o atual desafio do PBE é atender o aumento de demanda e complexidade com avanço tecnológico.

Outro destaque no primeiro dia da Ilha de Eficiência Energética foi o painel sobre “Iniciativas internacionais para eficiência energética”, com a participação do diretor Regional da IEC, Amaury Santos; do assessor da Abinee e membro do Comitê Técnico Eficiência Energética e Energias Renováveis (Copant), Fabian Yaksic; e da consultora da Topten, Fernanda Coletti.