
09 set Abertura da FIEE reforça compromisso com inovação
A abertura conjunta da FIEE 2025 e da Febrava, realizada no São Paulo Expo, nesta terça-feira (9), evidenciou o papel estratégico da inovação para o futuro da indústria brasileira. Reunindo profissionais, empresários, autoridades e especialistas, os dois eventos, promovidos pela RX, em parceria com a Abinee e Abrava, reforçam o protagonismo da indústria eletroeletrônica e de climatização na digitalização, na transição energética e na construção de um país mais competitivo e sustentável.
O presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, destacou que a feira se consolidou como espaço essencial de troca de experiências entre os diversos players do setor. “Mais do que um evento, a FIEE é um ponto de encontro estratégico da indústria para a indústria, conectando empresas, apresentando as últimas tecnologias e criando oportunidades de negócios”, afirmou. Ele destacou também que o setor eletroeletrônico investe em tecnologia o dobro da média da indústria de transformação, o que reforça seu compromisso com a inovação.
O presidente do Conselho de Administração da Abrava, Leonardo Cozac, ressaltou que a Febrava é um verdadeiro termômetro de inovação: “Nosso setor impacta diretamente a saúde, a segurança alimentar e a eficiência energética. Estamos empenhados em alinhar nossas ações aos compromissos ambientais globais, promovendo eficiência e sustentabilidade”.
Representando a Prefeitura de São Paulo, o secretário executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, representando o prefeito Ricardo Nunes, reforçou a urgência de parcerias com a indústria. “Este setor é parceiro estratégico nas políticas de eficiência energética e redução de emissões de gases de efeito estufa que São Paulo precisa implementar. A indústria reunida aqui é fundamental para transformar nossos equipamentos públicos, escolas e unidades de saúde em ambientes mais seguros e sustentáveis”.
Já a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Mariana Rodrigues, representando o governador Tarcísio de Freitas, salientou o papel das cadeias produtivas locais e da formação de capital humano. “Inovar é preciso, mas para inovar é fundamental ter repertório. Essa feira mostra a força produtiva do nosso Estado e o potencial das nossas cadeias industriais, conectando investimentos, conhecimento e pessoas”, afirmou.
Segundo Márcio Alves, diretor de Portfolio da RX, a edição de 2025 já nasce maior e mais conectada. São mais de 400 expositores na FIEE, 80 horas de conteúdo técnico e o lançamento do Congresso FIEE, com 48 painelistas discutindo temas de alto impacto para o futuro da indústria. A FIEE e a Febrava seguem até o dia 12 de setembro, no São Paulo Expo.