Abinee participa do 28º Fórum de Certificação da Anatel

A Abinee participou como patrocinadora e palestrante do 28º Fórum de Certificação para Produtos de Telecomunicações da Anatel, realizado no CPQD nos dias 26 e 27 de novembro, em Campinas/SP. O evento reuniu a representantes da agência reguladora, indústria, organismos de certificação, laboratórios, universidades e demais entidades do ecossistema de conformidade, além de associações do setor de telecomunicações e tecnologia da informação.

Mercado irregular

O diretor da Área de Dispositivos Móveis de Comunicação e vice-presidente do Conselho, Luiz Carneiro, participou do painel com o tema “Mercado Irregular Celular e Produtos telecomunicações”. Na ocasião, ele abordou as diversas ações com foco no combate à pirataria, certificação e homologação, impactos do mercado irregular na concorrência e na arrecadação tributária, além dos desafios regulatórios trazidos pelas novas tecnologias.

A Anatel, representada pelo superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Vinícius Caram, e pela Superintendente de Fiscalização, Gesiléa Fonseca Teles, destacou a importância da atuação coordenada entre o órgão regulador e demais entidades de fiscalização do governo para fortalecer a conformidade, proteger o consumidor e combater a comercialização de produtos irregulares no país.

O Fórum reafirma o compromisso da Anatel com a excelência regulatória, reconhecida internacionalmente como referência, e com o aperfeiçoamento contínuo dos processos de certificação, a evolução regulatória e o enfrentamento à comercialização de produtos irregulares no mercado brasileiro. Trata-se de uma agenda estratégica para garantir um setor de telecomunicações mais justo, inovador e seguro para a sociedade brasileira.

Data Centers

No segundo painel, dedicado a Data Centers, foram tratadas as questões de avaliação da conformidade dos produtos e infraestruturas de telecomunicações que compõem esses ambientes, assegurando o atendimento aos requisitos técnicos e regulatórios da Anatel.

Representada pelo diretor da Área Setorial de Telecomunicações, Wilson Cardoso, a Abinee apresentou o tema “Data Centers e Redes – da Infraestrutura Física à Era da Virtualização: Impactos na Indústria”, abordando a transformação dos data centers (virtualização, SDN, multi-cloud, edge computing), a evolução das redes (2G ao 5G, fibra óptica, segurança cibernética) e seus impactos na indústria: alta disponibilidade dos serviços digitais, importância da certificação, sustentabilidade e compromisso ético e competitivo das organizações.

O painel contou ainda com apresentações da ABDC, que destacou o ecossistema e o potencial de expansão dos data centers no Brasil, e da DCCert, que detalhou os objetivos da Resolução 780/2025, o processo de certificação Anatel de data centers e a verificação de resiliência conforme a ISO/IEC 22237-31. Mediado por Maximiliano Martinhão, o painel reforçou que a atuação da Anatel em data centers, por meio da avaliação da conformidade e da Resolução 780, consolida-se como pilar estratégico para ambientes digitais mais seguros, resilientes e alinhados às exigências tecnológicas e regulatórias do país.

Logística reversa

No painel dedicado à logística reversa e boas práticas ESG e sustentabilidade, o gerente executivo da Green Eletron, Ademir Brescansin, apresentou as ações da gestora e da Abinee para apoiar fabricantes, importadores e distribuidores no cumprimento das exigências legais previstas na PNRS, no Decreto nº 10.240/2020, na Resolução Conama 401/2008, entre outras normas federais e estaduais. Ele destacou que, desde sua criação, a Green Eletron ampliou significativamente sua capilaridade, com mais de 2 mil pontos de coleta de eletroeletrônicos e mais de 11 mil pontos de coleta de pilhas e baterias portáteis, além de campanhas regionais permanentes em diferentes estados.

Também foram citadas iniciativas de educação ambiental e engajamento social, como as campanhas “Eletrônico Não é Lixo”, ações em parceria com o SENAI, Eletrolar Show, Virada Sustentável, Semana Lixo Zero entre outros. Durante sua participação, Brescansin também ressaltou que a Green Eletron e a Abinee seguem acompanhando discussões relevantes conduzidas pelo MMA e pelo GAP para aprimoramento das metas de logística reversa, e que a entidade continuará investindo em expansão, tecnologia e comunicação para fortalecer a economia circular no setor eletroeletrônico.