Informe Abinee

visão, é necessário entender a susten- tabilidade na essência do negócio, ou seja, como ela se encaixa na realidade de cada empresa, e ao mesmo tempo trabalhar a liderança para fazer com que uma nova cultura se estabeleça. “A cultura não vem do dia pra noite e ela é baseada em verdades. Com isso, só levamos esses conceitos para fora com consistência se vivemos isso internamen- te na organização”, afirmou. Sonia também destacou o papel do con- sumidor. Ela apresentou os resultados de pesquisa que descobriu que a grande maioria pensa em reduzir o consumo de produtos prejudiciais ao meio ambiente. Entretanto, o consumidor brasileiro ain- da está no plano da intenção, sobretu- do pela falta de condições econômicas para adquirir produtos que, normalmen- te, têm valor mais elevado. “Além disso, as empresas precisam divulgar mais essa agenda. Isso é fundamental para estimu- lar uma mudança de comportamento”. Também participou do painel, o vice- -presidente, jurídico, relações governa- mentais e sustentabilidade da Siemens, Luis Mosquera. O executivo destacou que a sustentabilidade é uma questão de sobre- vivência e hoje quem não investe nos con- ceitos de ESG não tem lugar no mundo. “A alta administração já percebeu que sem isso não há futuro e o papel da liderança é fazer se espelhar isso na organização”, pontuou. Para Mosquera, a ESG tem impacto direto em quatro dimensões da empresa: fatura- mento, elementos intangíveis, redução de custos e mitigação dos riscos. “De fato, você painel sustentabilidade

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