Informe Abinee

infraestrutura e produção de um ecos- sistema de eletromobilidade. Ele citou também as novas opções de cursos de capacitação para formar profissionais que vão atuar nessas tecnologias. “A eletromobilidade já é uma rota tecno- lógica em curso no Brasil”, sustentou. “Tem muita coisa para se fazer, mas já temos um histórico, com alguns avanços e hoje o veículo elétrico está no centro das transformações digitais”. O gerente sênior de Electrification Bu- siness Powertrain Solutions da Robert Bosch, Alexandre Uchimura, lembrou que já há mais de 2,5 milhões de veícu- los com componentes de eletromobili- dade rodando no mundo. “Existe cada vez mais aceitação do consumidor e consciência ecológica para o uso dos veículos elétricos”, disse. O diretor geral da Divisão de Lítio do Grupo Moura, Fernando Pontual Cas- telão, apresentou projeções segundo as quais, em 2040, mais de 57% dos veícu- los no mundo serão elétricos. Hoje são quase 12 milhões. “Atualmente, mais de 50% dos ônibus vendidos no mundo já são elétricos, dado o impacto positivo na redução de emissões de gases”, ob- servou. China e Europa são os mercados que mais investem nessa tecnologia. O diretor de Sistemas Industriais e Mobilidade Eletrônica da WEG, Val- ter Luiz Knihs, afirmou que o planeta está passando por uma transforma- ção gigantesca, com ocorrência de “megatendëncias” disruptivas simul- tâneas que trarão mudanças secula- res que envolvem tecnologias susten- táveis e o país deve aproveitar essa oportunidade. O painel também abordou iniciativas de padronização de componentes para orientar o mercado brasileiro pro- porcionando segurança para desen- volvedores, importadores e usuários. Os debates nesse sentido ocorrem no âmbito da ABNT. Assista ao vídeo do Painel: Eletromobilidade - O Futuro dos Veículos https://youtu.be/cB6ObSAAzGQ painel eletromobilidade

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