O Brasil na economia digital

O BRASIL NA ECONOMIA DIGITAL 45 6. MERCADO INTERNACIONAL (EXPORTAÇÃO) Medida: Elaboração de um plano estratégico e maior inserção dos produtos do setor no mercado internacional. Resultado: Ampliação das exportações do setor e redução do déficit da balança comercial do setor Diagnóstico: Nosso entendimento é de que a revisão da estratégia brasileira de crescimento econômico (com elevação na arrecadação tributária e com redução nas taxas de desemprego e com melhoria na distribuição da renda) passa, obrigatoriamente, pela presença do produto industrial brasileiro nos mercados externos. Portanto, a abertura de mercados – via acordos comerciais internacionais – é evidentemente uma prioridade. Nesse sentido, além de acordos com países ou blocos econômicos que nos permitam e incentivem a exportar, será mister a adoção de políticas industriais que visem a tornar o Brasil, e particularmente o setor eletroeletrônico, um polo exportador. O fortalecimento das cadeias produtivas internas é prioritário em face de uma futura melhoria na participação brasileira nas cadeias globais de valor, de existência duvidosa para alguns economistas internacionalistas. Desafortunadamente, as exportações de produtos elétricos e eletrônicos estão concentradas nos destinos latinoamericanos e caribenhos. Isso se deve à própria característica da composição das empresas do setor instaladas no Brasil: a maioria de capital estrangeiro. Por isso, as decisões sobre acesso a determinados mercados não estão nas mãos dos dirigentes nacionais, mas dependem, na maioria dos casos, de permissão de suas matrizes estrangeiras. É evidente a sobrevalência das exportações de produtos elétricos brasileiros – de tecnologia madura – sobre as de produtos eletrônicos – de maior valor agregado e de constante e permanente evolução tecnológica. Provavelmente, a dependência de insumos importados – semicondutores, especialmente, mas também de algumas partes e peças – seja parte importante da baixa participação das receitas de exportação no total do faturamento das empresas fabricantes de eletrônicos.

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