A Um passo à frente A step forward A Abinee e suas associadas deram um passo à frente em 2008 nas questões ligadas ao meio ambiente e às relações sociais, assumindo um claro protagonismo no debate e na apresentação de soluções nesses dois campos, hoje unidos dentro de um mesmo universo, de um mesmo sistema de gestão. A disposição da entidade em chamar para si a responsabilidade de discutir propostas e definir ações efetivas nessa área ganhou mais densidade com a criação, em 2008, da Diretoria de Responsabilidade Socioambiental. A iniciativa nasceu da percepção – presente hoje nas empresas e entidades mais atentas aos desafios da globalização e das transformações sociais que se processam em escala planetária – de que é necessário incorporar novos valores à gestão dos negócios, criando programas internos que levem em conta a preservação ambiental, desenvolvendo produtos e serviços que respeitem, do princípio ao fim, os limites ambientais e os direitos do consumidor, estabelecendo regras e valores éticos para o relacionamento com fornecedores, clientes, acionistas, colaboradores, representantes dos poderes públicos. Trata-se, sem dúvida, de uma opção de cunho estratégico, que guarda plena harmonia com os princípios que orientaram desde sempre a atuação da entidade. Na visão da Abinee, as ações corporativas nessa área não devem ser pontuais e sim vinculadas a um programa mais abrangente e a um sistema de gestão integrado ao plano de negócios de empresas e instituições. Abinee and its associates took a step forward in 2008 in those questions connected to the environment and social relations, assuming a clear protagonism in the debate and the presentation of solutions in these two fields, united today within the same universe, under the same system of administration. The entity’s goodwill in accepting the responsibility to discuss proposals and define effective action in this area gained more density with the creation in 2008 of the Directorship of Social Environmental Responsibility. The initiative was born from the perception – present today in companies and entities most attentive to the challenges of globalization and social transformations underway on a planetary scale – that it is necessary to incorporate new values to the administration of business, creating internal programs which take into consideration environmental conservation, developing goods and services that respect, from beginning to end, environmental limits and consumer rights, establishing ethical rules and values for relating with suppliers, clients, shareholders, collaborators, representatives of the public powers. Without doubt we are dealing with an option of a strategic type, which is in total harmony with the principles that have always guided the entity’s actions. In Abinee’s viewpoint corporate action in this area should be swift and connected to a more ample program and to an integrated administration system with the business plan of companies and institutions. Em 14 de fevereiro de 1989, é lançado o primeiro dos 24 satélites que formam o sistema de localização Global Positioning System (GPS). Criado com objetivos militares, passa a ser usado livremente por civis, aviões, veículos e embarcações. E também para mapeamento e levantamento de informações geológicas, entre outras aplicações. O GPS começa a operar em dezembro de 1993. On the 14th of february 1989, the first of 24 satellites is launched, making up the Global Positioning System (GPS). Created with military objectives, it is freely used by civilians, aircraft, vehicles and shipping. It is also for mapping and geological information surveys, among other applications. GPS begins to operate in december 1993. 95 Ab i n e e 45 ye a r s - Th e Vo i ce o f t h e E l e t r i ca l a n d E l e t r o n i c s I n d u s t r y o f B ra z i l
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