A expansão das telecomunicações fez-se notar especialmente durante a década 70. De 1972, quando foi criada a Telebrás, até 1981 a rede de telefonia cresceu quatro vezes, passando de 1,3 milhão de telefones para 5,3 milhões. No período seguinte (1982 a 1991), a expansão foi bem menor, ficando em 77% ao longo desses 10 anos. O número de telefones passou de 5,7 milhões para 10,1 milhões. A despeito de todo o esforço realizado e dos avanços notáveis alcançados, especialmente depois da criação da Embratel e da Telebrás, o País chegou às vésperas da privatização do sistema com uma enorme demanda ainda não atendida. Em 1997, apenas 13 de cada 100 brasileiros tinham acesso a telefones. Com a privatização (1998) e a abertura do mercado à competição, o País quebrou barreiras e recordes sucessivos. Concessionárias privadas, competindo entre si, lançaram-se num movimento de investimentos na infra-estrutura de telecomunicações e na ampliação de serviços. A indústria participou ativamente desse processo, oferecendo produtos e serviços necessários tanto para a expansão da infra-estrutura quanto para utilização por parte do consumidor final. O número de telefones pulou de 27 milhões, em 1998, para 54 milhões em 2000, beneficiando 32 em cada 100 brasileiros, contra 16,8 em 1998. Em julho de 2008, celulares e telefones fixos somaram 173 milhões de linhas em utilização para uma população de 186 milhões. Segundo a Anatel, a densidade total atingiu o índice de 93 telefones (fixos e/ou móveis) para cada 100 brasileiros. The expansion of telecommunications is notable especially during the seventies. From 1972 when Telebrás was created, up to 1981 the telephone network grew four-fold, going from 1.3 million telephones to 5.3. In the following period (1982 to 1991) expansion was much less, remaining at 77% over these ten years. The number of telephones went from 5.7 million to 10.1. Despite all the efforts put in and the remarkable advances made, especially after the creation of Embratel and Telebrás, the country arrived on the eve of privatization of the system with an enormous unmet demand. In 1997 only 13 in each hundred Brazilians has access to the telephone. With privatization in 1998 and the opening up of the market to competition, the country breaks barriers and successive records. Private concessionaires, competing against each other, launch themselves into telecommunications infrastructure investments and amplifying services. The industry participates actively in this process, offering necessary goods and services needed both for expanding the infrastructure as well as use by the end consumer. The number of telephones jumps from 27 million in 1998, to 54, in 2000, benefiting 32 in each hundred Brazilians, against 18.8 in 1998. In July 2008, cell phones and land lines add up to173 million of lines in use for a population of 186 million. According to Anatel, total density reaches a rate of 93 telephones (fixed and/ or mobile) for each 100 brazilians. 84 A b i n e e 45 a n o s - A Vo z d a I n d ú s t r i a E l é t r i c a e E l e t r ô n i c a d o B r a s i l
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