Livro comemorativo - Abinee 45 anos

A previsão dos técnicos é de uma redução na chamada “elasticidade-renda” para os próximos anos, por conta de um conjunto de fatores que contribuíram para aumentar a eficiência energética dos produtos. Mesmo assim, o consumo de energia deve ficar sempre acima de 30% do crescimento do PIB. Se o País crescer 5% nos próximos anos, a oferta de energia terá de crescer 6,5%. Potencial de geração o Brasil possui de sobra. São 260 gigawatts (GW) de potencial estimado, dos quais 63% estão inventariados e 24% desenvolvidos. Ainda há, portanto, muito potencial a ser explorado no campo da energia hidrelétrica, principalmente quando se compara a realidade brasileira à de países desenvolvidos, como França (100% do potencial já desenvolvido), Alemanha (83%) e Estados Unidos (60%). O Brasil responde por 10,3% do potencial hidráulico do mundo, atrás apenas da China, que tem 13,4%, e da Rússia, com 11,6% do potencial. O grande desafio, nos próximos anos e décadas, é colocar a serviço do País, de sua população, de sua economia, esse enorme potencial de geração de energia. O “apagão elétrico” de 2001 e 2002 deixou marcas difíceis de esquecer. A mais evidente delas é quebra de um recorde. Pela primeira vez, em 50 anos, o consumo de energia caiu quase 8%. Outra marca é a desconfiança em relação à capacidade de transformar projetos em energia efetivamente gerada e distribuída. Marca positiva é o incremento dado às fontes alternativas (biomassa, eólica e pequenas centrais hidrelétricas) para diminuir a dependência da fonte hidráulica. The forecast of technicians is a reduction in the socalled “earnings-elasticity” for the coming years, due to a set of factors which contribute to increase the energy efficiency of products. Even so, energy consumption should remain above 30% of GNP growth. If the country can grow 5% in the next years, the supply will have to grow 6.5%. Brazil has more than enough potential generating capacity. There are 260 gigawatts (GW) of estimated power, of which 63% are inventoried and 24% developed. There is therefore still plenty of potential to be exploited in the field of hydroelectric power, mainly when the Brazilian reality is compared to developed countries such as France (100% of power already developed), Germany (83%) and the US (60%). Brazil has 10.3% of the world’s hydroelectric power, only behind China, which has 13.4%, and Russia, with11.6% of the potential. The greatest challenge over the coming years and decades is to place at the service of countries, their populations, their economies, and this enormous potential for generating power. The electrical blackouts of 2001 and 2002 left marks that are difficult to forget. The most evident of these is breaking a record. For the first time in 50 years the consumption of energy has fallen nearly 8%. Another sign is the distrust in relation to the capacity of transforming projects in power effectively generated and distributed. A positive sign is the increase given to alternative sources (biomass, wind power and small hydroelectric plants) to lessen the dependence on hydraulic sources. A partir do fracasso das mudanças apresentadas no modelo anterior, o governo federal implanta mais um modelo para o setor, mantendo o caráter privado das empresas de geração, transmissão e distribuição, mas, ao mesmo tempo, permitindo um efetivo controle por parte do estado do planejamento e compra e venda da energia elétrica utilizada no País. Neste cenário, surgem a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e a Empresa de Pesquisa Energética e ganham força a Eletrobrás, como investidor estatal, e a Aneel, como agência reguladora. Starting from the failures of the changes presented in the former model, the federal government introduces yet another model for the sector, maintaining the private nature of the generation, transmission and distribution companies but, at the same time, allowing effective control on behalf of the state of the planning and purchase and sale of the electricity used in the country. Into this scenario come the Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (Chamber for the Commercialization of Electrical Energy) and the Empresa de Pesquisa Energética (Company for Energy Research), where Eletrobrás is strengthened as a state investor and Aneel as a regulatory agency. 72 A b i n e e 45 a n o s - A Vo z d a I n d ú s t r i a E l é t r i c a e E l e t r ô n i c a d o B r a s i l

RkJQdWJsaXNoZXIy NTY5NTk=