Notícias das Associadas

Furukawa

09/11/2023

De fabricante de cabos de alumínio à desenvolvedora de fibra ótica 'invisível'


Veja mais

Mesmo sem qualquer experiência local e tampouco garantias de sustentabilidade econômica do país a longo prazo, a Furukawa Electric decidiu apostar num destino interessante, porém arriscado, chamado Brasil. Em 1974, quando a era do Milagre Brasileiro, marcada por um PIB que chegou a crescer acima de 10%, dava seus últimos suspiros, a empresa uniu-se à Mitsui & Co, também japonesa, para comprar a fábrica da americana Kaiser Aluminun. A planta ficava em Lorena, no interior de São Paulo. Foi ali, com participação majoritária na sociedade, que a Furukawa passou a operar em território brasileiro.

Começou como Furukawa Industrial S/A Produtos Elétricos (FISA), produzindo cabos de alumínio para linhas de transmissão. Agarrou a chance de fornecer seu produto para um sistema elétrico em transformação, com a entrada em operação da Usina Hidrelétrica de Itaipu, herança dos anos de glória do final da década de 60. Também se beneficiou de outra oportunidade conjuntural. Na época, havia forte incentivo ao uso de materiais de fabricação nacional. Assim, a equação estava fechada: Furukawa, uma empresa estabelecida no Brasil, com capacidade tecnológica e produtiva, estava pronta para atender à forte demanda que se anunciava. Seguiu firme, mesmo frente à concorrência que se intensificou no decorrer dos anos. E o que a trouxe a Lorena, tornou-se seu diferencial no mercado: Furukawa veio para produzir aqui.

Ainda hoje, às portas de seu ano 50 de Brasil e já como Furukawa Electric LatAm (FEL), a fórmula - desenvolvimento tecnológico inovador + produção local customizada - ainda explica muito do sucesso e da trajetória da companhia, que evoluiu de fabricante de cabos de alumínio à desenvolvedora do que há de mais moderno no mercado de fibra ótica e ferramentas para uma sociedade hiperconectada. Tudo baseado na força e espírito pioneiro de um time, que está sempre pronto a dar as respostas necessárias. Pode ser criando um produto para a expansão rápida da rede de Telecom em plena pandemia de Covid-19, a era do isolamento, sem que seja preciso aumentar a quantidade de pessoas em campo; ou uma solução capaz de driblar, de maneira quase invisível, os obstáculos físicos de uma casa, como paredes, escadas e vãos, levando internet do modem até bem pertinho do usuário, sem derrubar um só tijolo.

TS Shara

23/10/2023

TS Shara anuncia nova linha de autotransformadores


Veja mais

A TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de energia, lança a linha de autotransformadores AT-3E no mercado brasileiro. São cinco novos modelos, com capacidade para transformar a energia de 115V para 220V e de 220V para 115V, sendo ideal para aplicações de uso residencial, industrial e comercial que necessitam fazer a transformação da tensão energética com total segurança.

Segundo Pedro Al Shara, CEO da empresa, os autotransformadores são produtos com muito usos e aplicações essenciais no dia a dia de profissionais que trabalham com equipamentos elétricos e necessitam, por exemplo, regular a tensão de linhas de transmissão, transformar tensões e na partida de motores de indução.

“Queremos aumentar cada vez mais nosso portfólio de soluções em energia para garantir que conseguimos atender qualquer demanda do mercado. Quando anunciamos novos autotransformadores, temos sempre como objetivo entregar a maior capacidade de carga em comparação a equipamentos concorrentes que possuem a mesma potência, e, para isso, estamos sempre atentos e estudando as maiores novidades de nosso setor”, afirma o CEO da TS Shara.

De acordo com o executivo, com o lançamento da linha AT-3E é estimado um crescimento inicial de 6% no faturamento total da TS Shara, número que pode aumentar de acordo com a expectativa de futuras vendas dos produtos. “O último trimestre do ano é um período muito estratégico e fundamental para nosso balanço anual. Ainda pretendemos trazer mais novidades ao mercado até o final de 2023”, antecipa o CEO.

A nova linha de autotransformadores chega ao mercado a partir da segunda quinzena de outubro, e estará disponível nos canais de vendas da TS Shara, além de lojas de equipamento elétricos, mecânicos e de ferramentas.

 

Finder

01/06/2023

Finder Brasil celebra 25 anos de história em 2023 com muitos motivos para comemorar.


Veja mais

Finder

A Finder é uma empresa italiana fundada em 1954 que nasceu com a invenção do relé de impulso. Hoje a marca é referência mundial em relés, temporizadores e componentes eletro-eletrônicos. Desde sua fundação, a marca carrega originalidade e tecnologia em sua ampla gama, levando soluções inteligentes a diversos segmentos industriais, prediais e de energia.

Presente no Brasil desde 1998, a filial brasileira está estabelecida na cidade de São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, e em 2023 celebra 25 anos de presença nacional.

Esses 25 anos de Finder Brasil foram marcados pela construção de uma história peculiar de credibilidade, qualidade e inovação, pautada pela conexão única que tem com cada um de seus clientes, distribuidores, revendedores, parceiros e colaboradores.

"Jamais imaginei que sentado em um banco em frente a um aparelho de fax pudesse chegar tão longe", comenta Juarez Guerra, diretor comercial da empresa e profissional responsável pela fundação da filial brasileira, relembrando o início da trajetória.


A sede da Finder Brasil é um verdadeiro showroom de tecnologia

Localizada em um edifício próprio na cidade de São Caetano do Sul - SP, inaugurado em 2005, com 1.500m² de área construída distribuída em 3 andares modernos, espaçosos e tecnológicos, a Finder Brasil conta com uma ampla área de estoque e logística que garante a entrega rápida e eficiente de seus produtos para todas as localidades brasileiras. Em cada um dos ambientes é possível conhecer as soluções para automação predial fornecidas pela empresa. No auditório Piero Giordanino, é possível conhecer toda a gama de produtos através de kits didáticos e paineis demonstrativos, mantendo ativo um dos princípios da Finder Brasil: disseminar a tecnologia, na prática.

A Finder Brasil conta com uma programação especial neste ano, afinal, são muitos os motivos para celebrar essa trajetória de sucesso e da Finder Brasil.


Crescer com controle e sempre

Com esse lema, Juarez Guerra trabalhou para que os negócios da Finder no Brasil crescessem sempre de maneira sustentável e consistente, garantindo assim, um crescimento equilibrado e organizado, expandindo o mercado de atuação também para outros países da América do Sul.

Após 10 anos de estabilidade em território brasileiro, foi fundada a Filial Argentina estabelecida na capital Buenos Aires, e em 2017 inaugurado o Centro Logístico de Distribuição estabelecido em Montevidéu e responsável pela distribuição dos produtos Finder para o Peru, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia, Paraguai e Uruguai,


Nada segura a tecnologia

Mais uma frase marcante do fundador da Finder Brasil, Juarez Guerra,”nada segura a tecnologia”, afinal, a tecnologia avança de forma muito veloz e está presente em todos os lugares influenciando em nosso dia a dia.

Durante sua trajetória, a Finder Brasil estabeleceu uma estreita relação com dezenas de escolas técnicas voltadas ao ensino profissional, levando soluções inovadoras e aportando as mais novas tecnologias em diversas áreas de atuação.

Com o lançamento do sistema Finder YESLY para automação residencial, em meados de 2019, a empresa intensificou ainda mais seus esforços em prol da capacitação técnica, especialmente junto às unidades do SENAI, onde mais de uma centena de conjuntos do sistema já foram distribuídos, alcançando mais de 60 escolas ao redor do Brasil, desde o Acre, passando pelo Ceará, Bahia, São Paulo até chegar no Rio Grande do Sul.

Treinamos mais de 200 docentes os quais levarão aos seus alunos o conhecimento adquirido, fazendo com que se aprenda na prática a instalação deste sistema, proporcionando aos futuros profissionais do mercado aprendizado e soluções inovadoras e aos clientes finais, conforto e modernidade.


A originalidade de uma marca italiana com a essência de uma equipe brasileira

A Finder Brasil é uma empresa que se orgulha em dizer que sua história foi construída por pessoas que acreditaram no potencial da marca e de seus produtos..

Para celebrar tantas conquistas, a empresa fez questão de realizar uma semana comemorativa e memorável com muitos eventos que marcaram as comemorações dos 25 anos da filial brasileira.

Lançamento oficial do OPTA, o primeiro relé lógico programável do mercado, que foi apresentado para clientes, parceiros, amigos, influenciadores e imprensa especializada. O OPTA é uma inovação da Finder que chegou para revolucionar o mercado da automação.

Comemoração com os colaboradores com direito a emocionante discurso e apresentação do novo vídeo manifesto que reforça os valores da empresa. A ocasião foi marcada também pela presença do Prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior e sua comitiva, que visitaram as instalações da empresa na cidade.

E como de costume, também aconteceu uma grande festa para colaboradores e familiares que tornaram as comemorações de 25 anos da Finder no Brasil ainda mais especial.

Finder

01/06/2023

Finder Brasil celebra 25 anos de história com o lançamento de um produto que chegou para revolucionar o mercado de automação: o OPTA - Relé Lógico Programável.


Veja mais

Finder

A Finder é uma empresa italiana fundada em 1954 que nasceu com a invenção do relé de impulso. Hoje a marca é referência mundial em relés, temporizadores e componentes eletro-eletrônicos. Desde sua fundação, a marca carrega originalidade e tecnologia em sua ampla gama, levando soluções inteligentes a diversos segmentos industriais, prediais e de energia.

Presente no Brasil desde 1998, a filial brasileira está estabelecida na cidade de São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, e em 2023 celebra 25 anos de presença nacional.

Esses 25 anos de Finder Brasil foram marcados pela construção de uma história peculiar de credibilidade, qualidade e inovação, pautada pela conexão única que tem com cada um de seus clientes, distribuidores, revendedores, parceiros e colaboradores.

"Jamais imaginei que sentado em um banco em frente a um aparelho de fax pudesse chegar tão longe", comenta Juarez Guerra, diretor comercial da empresa e profissional responsável pela fundação da filial brasileira, relembrando o início da trajetória.


A sede da Finder Brasil é um verdadeiro showroom de tecnologia

Localizada em um edifício próprio na cidade de São Caetano do Sul - SP, inaugurado em 2005, com 1.500m² de área construída distribuída em 3 andares modernos, espaçosos e tecnológicos, a Finder Brasil conta com uma ampla área de estoque e logística que garante a entrega rápida e eficiente de seus produtos para todas as localidades brasileiras. Em cada um dos ambientes é possível conhecer as soluções para automação predial fornecidas pela empresa. No auditório Piero Giordanino, é possível conhecer toda a gama de produtos através de kits didáticos e painéis demonstrativos, mantendo ativo um dos princípios da Finder Brasil: disseminar a tecnologia, na prática.

A Finder Brasil conta com uma programação especial neste ano, afinal, são muitos os motivos para celebrar essa trajetória de sucesso e da Finder Brasil.


Crescer com controle e sempre

Com esse lema, Juarez Guerra trabalhou para que os negócios da Finder no Brasil crescessem sempre de maneira sustentável e consistente, garantindo assim, um crescimento equilibrado e organizado, expandindo o mercado de atuação também para outros países da América do Sul.

Após 10 anos de estabilidade em território brasileiro, foi fundada a Filial Argentina estabelecida na capital Buenos Aires, e em 2017 inaugurado o Centro Logístico de Distribuição estabelecido em Montevidéu e responsável pela distribuição dos produtos Finder para o Peru, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia, Paraguai e Uruguai.


Não há nada que segure a tecnologia

Mais uma frase do fundador da Finder Brasil, Juarez Guerra, que tem feito história, afinal, a tecnologia está presente em todos os lugares influenciando em nosso dia a dia.

Durante sua trajetória, a Finder Brasil estabeleceu uma estreita relação com dezenas de escolas técnicas voltadas ao ensino profissional, levando soluções inovadoras e aportando as mais novas tecnologias em diversas áreas de atuação.

Com o lançamento do sistema Finder YESLY para automação residencial, em meados de 2019, a empresa intensificou ainda mais seus esforços em prol da capacitação técnica, especialmente junto às unidades do SENAI, onde mais de uma centena de conjuntos do sistema já foram distribuídos, alcançando mais de 60 escolas ao redor do Brasil, desde o Acre, passando pelo Ceará, Bahia, São Paulo até chegar no Rio Grande do Sul.

Treinamos mais de 200 docentes os quais levarão aos seus alunos o conhecimento adquirido, fazendo com que se aprenda na prática a instalação deste sistema.


Inovação e tecnologia fazem parte da Finder Brasil

Mais uma frase marcante do fundador da Finder Brasil, Juarez Guerra,”nada segura a tecnologia”, afinal, a tecnologia avança de forma muito veloz e está presente em todos os lugares influenciando em nosso dia a dia.

Durante sua trajetória, a Finder Brasil estabeleceu uma estreita relação com dezenas de escolas técnicas voltadas ao ensino profissional, levando soluções inovadoras e aportando as mais novas tecnologias em diversas áreas de atuação.

Com o lançamento do sistema Finder YESLY para automação residencial, em meados de 2019, a empresa intensificou ainda mais seus esforços em prol da capacitação técnica, especialmente junto às unidades do SENAI, onde mais de uma centena de conjuntos do sistema já foram distribuídos, alcançando mais de 60 escolas ao redor do Brasil, desde o Acre, passando pelo Ceará, Bahia, São Paulo até chegar no Rio Grande do Sul.

Treinamos mais de 200 docentes os quais levarão aos seus alunos o conhecimento adquirido, fazendo com que se aprenda na prática a instalação deste sistema, proporcionando aos futuros profissionais do mercado aprendizado e soluções inovadoras e aos clientes finais, conforto e modernidade.


25 Anos de história marcados pelo lançamento de um produto inovador

Atualmente, a marca Finder conta com 14.500 produtos em seu portfólio, sendo o maior fabricante desse segmento em números de certificações e homologações. Mantendo seu espírito inovador, que sempre marcou a história da empresa, recentemente lançou mais um produto: o OPTA - Relé Lógico Programável da Finder.

Inovador e com diferentes tecnologias em um só produto, o OPTA - Relé Lógico Programável, é o mais recente lançamento da Finder em parceria com Arduino Pro - o qual promete revolucionar o mercado da automação predial com sua facilidade de instalação, programação por diferentes ferramentas e integração IoT (internet das coisas).


O que é o Relé Lógico Programável OPTA da Finder?

O OPTA é o primeiro relé lógico programável do mercado.

Fabricado conjuntamente pela FINDER e ARDUINO, uma empresa também italiana, unimos a excelência da Finder na fabricação de hardwares confiáveis, com a expertise da Arduino em desenvolver soluções de softwares com linguagens simples, avançando a um nível extremamente profissional com a ARDUINO PRO.

Por que escolher OPTA?

1) OPTA é seguro - além de um processador bastante robusto e veloz, é composto por um moderno criptochip, trazendo máxima segurança na criptografia dos dados em todas as aplicações.

2) OPTA é aberto - programável por softwares de licença gratuita, pode ser configurado por: IDE Arduino, LADDER e Diagramas de blocos de funções

3) OPTA é fácil - possibilidade de integração entre diferentes tecnologias, trazendo facilidade para tornar os projetos tecnologicamente mais potentes, robustos e aptos para integração com a nuvem.

Soluções variadas em diferentes versões do OPTA

OPTA - a nova linha de relés lógicos programáveis da Finder - irá elevar os seus projetos de automação industrial e automação predial a outro patamar, o OPTA está disponível em três versões para facilitar seus projetos.

As versões LITE, PLUS e ADVANCED contam num só equipamento com 8 portas de entrada configuráveis uma a uma - entre os formatos digital e analógico, 4 portas de saída a relé de 10A, 1 porta USB-C e 1 porta RJ45 para comunicação em Ethernet ou ModBus TCP/IP.

A versão PLUS recebe adicionalmente uma porta RS-485 para comunicação com rede ModBus-RTU e a ADVANCED, além da porta RS-485, possui módulo interno de integração com redes Wi-fi e BLE (Bluetooth Low Energy).


Inteligência e conveniência em um único produto: descubra as possibilidades do Finder OPTA

Além de um ótimo custo-benefício, o OPTA (Série 8A da Finder) oferece a integração com a plataforma ARDUINO IoT CLOUD (nuvem) que possibilita mais uma inovação para os negócios.

De forma muito simples, é possível criar dashboards customizados e integrados com os diversos serviços web, possibilitando, por exemplo: a verificação de níveis de consumo de energia; níveis de líquido; contagem de horas de máquinas funcionando, tudo isso em tempo real, diretamente dos dashboards criados na plataforma da Arduino na nuvem (Cloud).

O código aberto da ARDUINO PRO permite a programação do produto de maneira on-line, permitindo que o módulo seja programado, sem a necessidade da aquisição de uma licença.

Outro benefício que ajuda na transformação de negócios, é a comunidade de 30 milhões de profissionais adeptos do Arduino, possibilitando solucionar dúvidas e contar com uma rede técnica apropriada para essa nova tecnologia.

Conheça o OPTA e descubra novas possibilidades para projetos de automação predial e industrial.

Sweda

12/04/2023

Sweda comemora 90 anos de história de sucesso e inovação no mercado de automação comercial


Veja mais

A Sweda, líder em Soluções no mercado de automação comercial, completa 90 anos de existência e apresenta crescimento constante e significativo ao longo de sua história. Fundada em 1933, a empresa tem se destacado por sua dedicação à excelência e inovação, oferecendo soluções de alto valor e qualidade aos seus clientes.

De acordo com dados do setor, o segmento de automação comercial tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos, com a expectativa de alcançar em 2023 crescimento de 12% em relação ao faturamento de 2022. Segundo Alexandre, Garcia Sanches, gerente comercial de contas corporativas “A necessidade da transformação digital potencializada com a pandemia foi crucial para o elevado desempenho nesses últimos anos”. A Sweda tem se posicionado como a empresa mais inovadora do setor e com elevada credibilidade, além do completo catálogo de produtos e serviços que atendem às necessidades e melhoram o resultado das empresas de varejo.

A expectativa deste ano para a Sweda é atingir um incremento de 15%, acima da expectativa do mercado, em relação ao ano anterior, tanto em produção quanto em vendas. Para isso, a empresa dobrou seu investimento em pesquisa e desenvolvimento de Soluções e produtos em relação aos últimos dois anos.

Para comemorar seus 90 anos de existência, a Sweda apresenta um ambicioso plano de crescimento para os próximos anos, com o objetivo de ampliar sua presença no mercado e consolidar sua posição como líder no setor. Além disso, a empresa anuncia o lançamento de uma nova Solução, desenvolvido especialmente para celebrar esta data tão importante.

O novo ECD-90 da Sweda é a Solução de Terminal Multimídia mais completa de tudo que há hoje disponível no mercado mundial. Com tecnologia de ponta e design arrojado, o novo produto tem tudo o que é necessário para revolucionar o ponto de venda do varejista.

A Sweda agradece a todos os seus clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores pelo apoio e confiança ao longo desses 90 anos e se compromete a continuar entregando excelência e inovação em tudo o que faz. A empresa acredita que sua história de sucesso é resultado do trabalho conjunto de todos os envolvidos e espera continuar a crescer e a evoluir nos próximos anos.

TRON Controles Elétricos

10/04/2023

Monitron system - solução para monitoramento, proteção e automação de reservatórios


Veja mais

TRON Controles Elétricos

A TRON Controles Elétricos, referência no Brasil há 30 anos no desenvolvimento de tecnologia de ponta na fabricação de linhas completas de Relés para automação e proteção industrial e predial, preocupada com o desperdício de água que ocorre tanto nas residências quanto nas atividades econômicas em geral, desenvolveu um sistema de monitoramento, proteção e automação de reservatório - MONITRON SYSTEM, uma solução com base na IOT (internet das coisas), conjunto formado de hardware e software que utiliza comunicação sem fio através de wi-fi e a tecnologia LoRa, para monitora e controlar sistema de abastecimento de água, fornecendo informações em tempo real para qualquer dispositivo. O equipamento pode ser utilizado em prédios residenciais, comerciais e companhias de saneamento, funcionando da seguinte forma: ao energizar as bombas, elas irão funcionar alternadamente de acordo com o enchimento e esvaziamento do reservatório, aumentando a vida útil desses equipamentos. Caso ocorra uma anomalia na rede elétrica, tais como: falta e inversão de fase, variação de corrente e entrada de ar na bomba, o sistema irá desligar automaticamente, acionando a segunda bomba, evitando o desabastecimento de água e informando a ocorrência via notificação no aplicativo Monitron.


Alertas gerados pelo aplicativo baseados no planejamento e no histórico do funcionamento do Sistema:

Vazamento;

Manutenção preventiva das bombas;

Limpeza das caixas d`água;

Falta de fornecimento d'água pela Concessionária e/ou no poço artesiano;

Falha elétrica na bomba;

Sobrecarga/entrada de ar na bomba;

Nível crítico nos reservatórios;

Nível alto nos reservatórios;

Extravasamento de Água do reservatório.


Vantagens do Sistema:

Visibilidade permanente do nível de águas dos reservatórios na tela do aplicativo;

Eficiência na proteção e automação das bombas, garantindo uma vida útil maior para os equipamentos;

Agilidade na correção das falhas, evitando transtornos e interrupção do abastecimento de água;

Redução de custo com água, energia e manutenção dos equipamentos;

Disponibilidade das informações do sistema em tempo real;

Facilidade de administrar e supervisionar seus sistemas por meio do seu smartphone, computador ou tablet;

Planejamento da limpeza das caixas d`água e das manutenções preventivas das bombas;

Relatório gerencial da operação do sistema, facilitando tomada de decisões.

Outra ferramenta disponível no Sistema Monitron é uma plataforma web chamada Monitron-cloud que permite cadastrar novos sistemas, configurar equipamentos, cadastrar usuários, gerar relatórios de consumo. Com o Monitron-cloud é possível ter acesso a todos os seus sistemas de abastecimento via computador, smartphone, smartTv ou tablet.

Veja os catálogos com informações técnicas de todos os produtos, e conheça toda aplicação de automação inteligente para controlar e proteger um sistema de abastecimento de água de um prédio inteligente com dispositivo IOT, permitindo todo o monitoramento da operação e eventuais falhas através do aplicativo MONITRON.

Catálogo 1

Catálogo 2

Catálogo 3

Assista os vídeos abaixo no canal do Youtube e conheça o funcionamento da solução produzida pela TRON Controles Elétricos para Automação Predial e Sustentabilidade - Monitron System

https://www.youtube.com/watch?v=GjA3i9oF3Ag&t=301s&ab_channel=TronControlesEl%C3%A9tricos%2FALTRONIC

https://www.youtube.com/watch?v=wAws3eRAWBo&ab_channel=TronControlesEl%C3%A9tricos%2FALTRONIC

Siemens

04/04/2023

Metaverso Industrial e o Gêmeo Digital


Veja mais

Em um futuro bastante próximo, será possível dizer que existia um mundo antes da implementação do Gêmeo Digital e do Metaverso Industrial, e um mundo posterior, totalmente imerso em tecnologias disruptivas. O tema está no centro da estratégia de negócios da Siemens, líder em tecnologia com propósito, e permite ganhos como agilidade, validação e segurança na execução de testes, análises preditivas de resultados e receptividade do público, bem como redução do tempo gasto nessas tarefas. Segundo previsões da Gartner, consultoria global especializada em aconselhamento para empresas, até 2026, 30% das organizações do mundo terão produtos e serviços prontos para o Metaverso.

A seguir, algumas perguntas e respostas que auxiliam na compreensão desses temas que permeiam as discussões sobre o futuro da indústria, com reflexo no dia a dia das pessoas.


O que é o Metaverso Industrial? Ele já é uma realidade?

O Metaverso Industrial é um ambiente virtual em 3D que simula o mundo real, acessado por meio de aparelhos de tecnologia acessível, como celulares ou óculos VR (específicos para visualização virtual). Dentro dessa possibilidade de criação infinita em ambiente digital, são os avatares que farão a interação entre usuários e máquinas. A experiência do Metaverso da Siemens baseia-se em sua tecnologia líder de Gêmeo Digital fotorrealista.

Siemens

E o 5G, ele facilita a adoção dessas novas tecnologias?

A simulação digital pode acelerar a implementação das redes de comunicação 5G. “É possível criar uma fábrica ou cidade virtual para verificar os melhores pontos onde instalar a infraestrutura”, explica Rafael Alves, responsável pela área de Digitalização da Siemens. Embora o nome seja Metaverso Industrial, essa tecnologia também é aplicada em outros segmentos. “O 5G tem um potencial enorme de transformar indústrias e infraestruturas críticas para melhorar a vida das pessoas e reconfigurar operações industriais. Uma das principais diferenças entre o 5G e as gerações anteriores de redes celulares está em seu foco na comunicação máquina-máquina e na Internet Industrial das Coisas (IIoT) que, em um cenário de aumento de demanda, torna o 5G peça fundamental desse quebra-cabeça tecnológico, suportando a comunicação com confiabilidade sem precedentes e baixas latências”, diz Pablo Fava, CEO da Siemens Brasil.


O que é Gêmeo Digital e por que esta tecnologia está dominando o ambiente industrial?

O Gêmeo Digital é a tecnologia-chave para os avanços industriais desta década, alinhada com conceitos como digitalização de processos, descarbonização e transição energética. Trata-se de uma aplicação de software que utiliza dados do mundo real para criar uma simulação virtual. Há Gêmeo Digital para documentação, criação e manutenção de planta, treinamento de operadores, criação de produtos e diversas outras aplicações. Rafael Alves, responsável pela área de Digitalização da Siemens, lembra que o Gêmeo Digital permite um ciclo de retroalimentação com o mundo real: os dados de uma planta física retornam ao software para análise e melhorias dos processos e voltam a ser aplicados, assim sucessivamente, num processo de melhoria contínua.


Quais são as aplicações práticas do Gêmeo Digital?

Na criação de um produto com o Gêmeo Digital, a Siemens atua desde o ponto de sua concepção, passando por testes de embalagem, rótulo, resistência ao calor e tudo que envolve este processo, até a situação real. Ao tratá-lo virtualmente, é possível antecipar todas as condições de sua existência, antevendo falhas e deixando-o apto para a finalização.

Em um Gêmeo Digital de uma fábrica ou uma plataforma de petróleo, por exemplo, podemos navegar pelo ambiente virtual analisando, testando e aplicando, de maneira digitalizada, soluções como treinamento de operadores, ergonomia para colaboradores, diminuição de pegada de carbono, redução de custos e dezenas de outros contextos do mundo real.

Siemen

No desenvolvimento das cidades, o Gêmeo Digital promove economia de custos, além de diversos aspectos do planejamento urbano, desde projetos e construções até operações e gestão de distritos inteiros. Esse tipo de aplicação, em escala maior, já é realidade na Siemensstadt Square, em Berlim, onde a tecnologia interconecta edifícios, sistemas de transporte e outras infraestruturas como distribuição de energia.

Em 2022, a Siemens lançou o Building X, solução que combina os mundos real e digital dos edifícios, consolidando dados de várias fontes em um Gêmeo Digital de operações prediais. Os usuários se beneficiam da transparência que o Building X oferece em seus esforços para tornar suas edificações mais sustentáveis, obter melhor desempenho do edifício e otimizar a experiência do usuário -- tudo resultando em melhorias comerciais e de bem-estar.


A plataforma aberta de negócios Siemens Xcelerator fará a convergência entre o Gêmeo Digital e o Metaverso Industrial?

O Metaverso Industrial é a evolução do Gêmeo Digital. O lançamento do Siemens Xcelerator, uma nova plataforma de negócios digital aberta com um portfólio de hardware e software direcionado, é habilitado para a IoT, um poderoso ecossistema de parceiros e um marketplace. “Conectar o mundo real e o digital é a finalidade da Siemens. Diferente de qualquer outro player do mercado, busca-se a plena convergência entre software e hardware. Tornar o hardware inteligente, equipar máquinas com sensores, conectá-las à Internet das Coisas e utilizar a inteligência artificial (AI) são atividades que formam a base para a digitalização industrial", diz Peter Körte, Diretor de Tecnologia e Diretor de Estratégia da Siemens AG.

Full Gauge Controls

21/03/2023

Full Gauge Controls lança plataforma gratuita de treinamentos a distância


Veja mais

A Full Gauge Controls acaba de lançar mais um projeto audacioso: a FG Academy. Trata-se de uma plataforma de treinamentos a distância que disponibiliza cursos gratuitos para profissionais da área de climatização. Além de agregar conhecimento, o programa de capacitação também oferece fóruns para a troca de experiências e certificado gratuito gerado pela equipe de Engenharia de Aplicação da indústria.

O projeto, que foi desenvolvido ao longo dos últimos anos, é mais uma alternativa que a empresa percebeu de se aproximar do seu público. “É uma forma de agregar valor à marca compartilhando o conhecimento da nossa equipe com quem vivencia o dia a dia do mercado”, disse o Diretor da Full Gauge Controls Antonio Gobbi.

Buscando referências nos principais cases do mercado, a Full Gauge Controls notou a importância da disseminação de conteúdos de qualidade de maneira online durante o período mais forte da pandemia de COVID-19. “Neste período a Full Gauge Controls teve seu calendário de treinamentos presenciais pausado e os profissionais nos procuravam em busca de informações. Foi neste momento que demos o start no projeto da FG Academy”, afirma Gobbi.

A plataforma tem inicialmente cinco cursos disponibilizados e o objetivo é lançar outros ainda em 2023. Todos os cursos da FG Academy são gratuitos e, ao final de cada um deles é disponibilizado um certificado de participação. Outra particularidade do projeto são os fóruns, que além de serem um ambiente online para a troca de experiências entre os alunos, também funciona como um canal direto entre os participantes e a equipe de Engenharia de Aplicação da Full Gauge Controls. “É uma excelente oportunidade para os profissionais do mercado de refrigeração e climatização tirarem as suas dúvidas com os nossos profissionais e conhecerem em primeira mão as nossas novidades”, ressalta o Diretor.   Para inscrever-se nos cursos da FG Academy basta acessar o site: https://fullgaugecursos.com.br/. Os cursos e o certificados emitidos são totalmente gratuitos.

   

TS Shara

16/03/2023

TS Shara amplia linha de nobreaks de baixa potência


Veja mais

TS Shara

A TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de energia, lança uma nova potência da linha de nobreaks UPS Mini, agora disponível também em 700VA. Com design compacto e acabamento em plástico ABS, o UPS Mini 700VA foi desenvolvido para uso em aparelhos com potências de até 700VA, como computadores, modems, roteadores, impressoras, entre outros periféricos utilizados no Home e Student Office.

O UPS Mini 700VA é fabricado com tecnologia SMD (Surface Mount Devices), ou seja, permite a diminuição no tamanho dos componentes sem alterar suas funções, o que torna o produto ideal para otimizar espaço em ambientes pequenos. Além disso, o nobreak apresenta seis tomadas de saída protegidas com filtro de linha integrado, forma de onda semi-senoidal e está disponível em dois modelos: monovolt (115V) e bivolt automático (115V/220V).

O dispositivo oferece ainda recursos importantes para proteger eletroeletrônicos, evitando surtos de tensão na rede elétrica, curtos-circuitos na saída, subtensão e sobretensão, aquecimento no equipamento e descarga total e desligamento acidental.  Já sua bateria interna de 5Ah, garante uma autonomia média de 30 minutos, tempo suficiente para que o usuário desligue corretamente seus equipamentos sem correr riscos de deterioração ou até perda de informações.

De acordo com Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, com o lançamento da nova potência da família UPS Mini, a companhia prevê um aumento de 20% nas vendas em 2023 para os segmentos de Home Office e Home Student. “O uso de nobreaks evita inúmeros problemas, como incêndios por sobrecarga da rede elétrica, por exemplo. Queremos conscientizar o usuário sobre a importância de cuidado com a eletricidade e assim fazer com que o nobreak se torne um aliado dos consumidores, especialmente neste momento em que a prática do modelo híbrido de trabalho tem sido aderida por grande parte das empresas”, reforça.

Fabricado nacionalmente, o UPS Mini 700VA já está disponível no mercado e pode ser adquirido por meio de integradores, distribuidoras, grandes redes de varejo e lojas especializadas autorizadas pela TS Shara. Para mais informações, acesse: https://tsshara.com.br/

Positivo Tecnologia

19/01/2023

Positivo Tecnologia tem quase 80 oportunidades de emprego abertas


Veja mais

As vagas são para atuar de forma presencial ou híbrida em diversas áreas e regiões do país. Empresa é destaque no ranking GPTW (Great Place to Work) como uma das melhores para se trabalhar

Positivo Tecnologia

Vagas na Positivo Tecnologia são para atuação presencial e híbrida

A Positivo Tecnologia, uma das principais empresas brasileiras de tecnologia, está com mais de 80 vagas de emprego e estágio abertas em localidades como São Paulo, Uberaba, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Ilhéus, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro. Há também vagas afirmativas para pessoas com algum tipo de deficiência.

As áreas de atividade incluem Produção, Logística, Tecnologia e Desenvolvimento, Marketing, Publicidade e Propaganda, Negócios, Suporte, Recursos Humanos e Administrativo.

Caso o candidato não encontre uma oportunidade compatível no momento, a empresa disponibiliza um cadastro no Banco de Talentos. Nesse espaço também é possível acessar o cadastro de vagas afirmativas para mulheres, pessoas negras, pardas e indígenas, 50 + e pessoas com deficiência.

Em 2023, a Positivo Tecnologia completa 34 anos no mercado e, atualmente, fabrica computadores, celulares, tablets, tecnologias educacionais, dispositivos para casa inteligente, servidores e terminais móveis de pagamento. Com sede em Curitiba, a companhia possui fábricas e escritórios no Paraná, São Paulo, Bahia e Amazonas, além de ter presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan.

A empresa, que tem o propósito de tornar a vida das pessoas melhor e mais inteligente com o uso da tecnologia, possui certificação Great Place to Work (GPTW), sendo reconhecida por ser uma das melhores empresas para se trabalhar a partir de avaliações realizadas por meio dos próprios colaboradores.

Os interessados nas vagas devem se identificar com competências e atributos como adaptabilidade, senso de colaboração, inteligência emocional com foco em empatia, além de protagonismo, liderança e excelência. “Incentivamos o empreendedorismo e o engajamento das pessoas com nossos projetos e propósitos. Temos consciência de que cada integrante é único dentro das nossas equipes e sabemos o quanto eles podem nos diferenciar como companhia. Por essa razão, buscamos profissionais alinhados aos nossos valores e que ao mesmo tempo sejam entusiasmados para somar e crescer junto conosco”, afirma Adner Uema, diretor de Gente & Cultura na Positivo Tecnologia.

O candidato que tiver interesse em se inscrever no processo seletivo deve acessar Link e realizar o cadastro.

Positivo Tecnologia

19/01/2023

Positivo Tecnologia investe no primeiro fundo da América Latina dedicado à aceleração de govtechs


Veja mais

Positivo Tecnologia

A Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia hardware e serviços, é a mais nova cotista do fundo de investimentos GovTech. Trata-se do primeiro fundo na América Latina e um dos pioneiros no mundo a ser totalmente dedicado na atração de govtechs, como são chamadas as startups que utilizam inovação para melhorar serviços e processos em instituições públicas.

Criado em 2021 pela KPTL e a Cedro Capital, duas das principais gestoras de Venture Capital do país, o GovTech atua em dez verticais de serviços governamentais: saúde, educação, segurança, habitação e urbanismo, infraestrutura e mobilidade, saneamento, meio ambiente, defesa civil, cidades inteligentes, legal e regulatório, além de cidadania e gestão pública.

O investimento inicial da Positivo Tecnologia no GovTech é de R$ 7 milhões. Nos próximos três anos, pode alcançar o montante de R$ 40 milhões. Como investidora estratégica, a Positivo Tecnologia também aportará ao fundo o conhecimento de mercado e o apoiará no processo de seleção e aceleração das startups. O investimento faz parte da estratégia de inovação aberta da Companhia, a qual possui um Programa de Corporate Venture Capital que acelera negócios de startups em distintos segmentos econômicos. Soma-se a esse fator, outra característica que exemplifica a diversificação de negócios da Positivo Tecnologia: a atuação no segmento de Instituições Públicas. Por meio do desenvolvimento e fornecimento de tecnologia hardware e serviços, a Companhia tornou-se especialista em licitações e conquistou liderança nesse setor.

Com soluções utilizadas em instituições públicas de mais de 95% dos municípios brasileiros, a Positivo Tecnologia também presta serviços e suporte avançado em instituições municipais, estaduais e federais. Esse amplo leque de atuação da Companhia possibilita conexões diretas com diversas verticais de atuação do Fundo GovTech, com destaque mais imediato para educação, segurança e gestão pública.  “Como investidor estratégico, esperamos ter uma presença bastante ativa durante toda a jornada do Fundo. Começa pelo compartilhamento de oportunidades de investimento, apoio nas provas de conceito, assim como mentoria e aceleração das govtechs investidas. Além dos nossos diferenciais de inovação, consideramos muito benéfica para o Fundo a presença que possuímos em todo o território nacional”, comenta a responsável pelo Programa de Corporate Venture Capital (CVC) da Positivo Tecnologia, Graciete Lima.


O Fundo GovTech

O foco do Fundo GovTech é continuar gerando captação expressiva, a partir dos mecanismos de incentivo da Nova Lei de Informática. Com essa legislação, as empresas do setor podem alocar, cerca de metade dos investimentos obrigatórios de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação), em FIPs (Fundos de Investimento em Participações) de empresas de base tecnológica. Todo o ecossistema de tecnologia do País se beneficia e, assim, aproxima o Brasil das melhores práticas de incentivos à inovação dos países desenvolvidos.

Para Adriano Pitoli, head do GovTech, a chegada da Positivo Tecnologia como investidora estratégica ocorre em momento muito importante para o Fundo. “Vemos com entusiasmo que compartilhamos dos mesmos propósitos e valores. Além do foco total na inovação, a missão do fundo de transformar os serviços públicos com base na tecnologia trará novas contribuições também ao propósito da Positivo que é tornar a vida das pessoas melhor e mais inteligente com o uso da tecnologia”, acredita Pitoli.

NOVUS

21/12/2022

Férias coletivas da NOVUS


Veja mais

A NOVUS entrará em férias coletivas no dia 26 de dezembro de 2022, retornando às atividades no dia 05 de janeiro de 2023. O atendimento comercial nos escritórios de São Paulo e Curitiba retornará em 09 de janeiro de 2023.

Pedidos recebidos até o dia 20 de dezembro serão entregues ainda em 2022, desde que os produtos estejam disponíveis em estoque.

Pedidos realizados após esta data serão avaliados. A data limite para retirada de pedidos na fábrica é 22 de dezembro.


Os lançamentos da marca em 2022

Olhando para o ano de 2022, a NOVUS teve um calendário repleto de lançamentos e eventos. A marca esteve presente em feiras no Brasil, Suíça, Turquia, Alemanha, Estados Unidos e Taiwan.

Dentre os lançamentos de produtos, alguns itens foram atualizados, como o transmissor de pressão NP785 com novas opções de faixas ajustáveis e o DigiRail NXprog, um módulo programável linguagem em C/C++.

Um dos maiores destaques foi o inovador e único no mercado controlador modular N20K48. Além de um dispositivo novo, o produto inaugura um novo conceito a ser aplicado em futuros desenvolvimentos da NOVUS.

Entrando nos lançamentos dedicados, Telik Gardo é o primeiro dispositivo NOVUS especificamente desenvolvido para o segmento de energia. Aplicável no barramento de chaves seccionadoras, o sistema wireless faz monitoramento de temperatura não invasivo e transmite os dados por radiofrequência.

Por fim, o portfolio de CLP's da NOVUS foi ampliado com o lançamento do X4: um CLP com IHM integrada e tela touch colorida de alta resolução. Com custo acessível, é um equipamento incrivelmente flexível que proporciona confiabilidade e durabilidade para as mais diversas aplicações em automação.

Positivo Tecnologia

15/12/2022

Evolução: as grandes tendências tecnológicas para 2023


Veja mais

O ano de 2022 se aproxima do fim. Nestes doze meses, a sociedade viu continuados avanços no campo tecnológico, em diversas áreas simultaneamente, como Internet das Coisas, Computação Quântica, Inteligência Artificial, Automação e Realidade Aumentada.

A constante evolução dessas tecnologias e o desenvolvimento de novas formas para utilização de itens que víamos inicialmente como básicos, nos dão a oportunidade de pensar quais serão as grandes tendências tecnológicas para 2023, um ciclo que promete mudanças não apenas no mundo real, mas também no ambiente virtual.

Um departamento no qual esse salto poderá não ser “perceptível a olho nu” é o das nuvens. É um assunto que já estamos ouvindo falar há muito tempo, mas a computação em nuvem vem se consolidando como alternativa corporativa e de experimentação. E voltando para mais perto de nós.

De acordo com a consultoria McKinsey & Company, desde 2019 as “Nuvens Híbridas” (o uso conjunto de nuvens públicas e privadas) em ambientes corporativos crescem em ritmo acelerado, com um mercado de 300 bilhões em investimentos em serviços de nuvem, com 90% dos usuários em geral e 80% das empresas usando nuvens híbridas, com a expectativa que essa participação cresça ainda mais em 2023.

Com o estabelecimento de regulamentos e leis sobre o uso de dados em mais de 60 países, incluindo o Brasil, além da necessidade cada vez maior da força de computação e volume de dados, a computação em nuvens híbridas se tornou uma alternativa devido a maior segurança e menor latência, com 26% dos servidores privados sendo usados na computação de borda, mais próxima das empresas e usuários finais, ainda de acordo com levantamento da McKinsey.

Além do crescimento das nuvens híbridas, uma novidade aqui são as Multiclouds: o uso de diversas nuvens públicas por meio de diferentes fornecedores sob uma única arquitetura de dados, possibilita assim não apenas o aumento da eficiência, mas também a redução no custo da infraestrutura.

Ao mesmo tempo que a nuvem ganha mais espaço, a Inteligência Artificial se posiciona para estar em todo globo terrestre, cada vez mais, tendo como o carro-chefe dessa expansão as IAs Generativas, atualmente vistas em experimentos artísticos, e cada vez melhores nessa questão. Diga-se de passagem, no âmbito industrial, essa tecnologia, além de ser mais rápida e barata, pode ser usada de múltiplas formas, não se limitando à arte, com integração à navegadores, em apresentações, ambientes virtuais para o metaverso, e também para a produção de conteúdos que não são reais, como pessoas que não existem (um exemplo é o site ThisPersonDoesNotExist), objetos, ambientes e dados que poderão ser considerados “sintéticos” quando produzidos com boas intenções, e “fakes” quando usados para outros fins.

Além dessa geração, os Campos de Radiação Neurais (NeRF) permitirão a criação de imagens em 3D de objetos e locais a partir de imagens reais em 2D, gerando conteúdos diversos para produção de vídeos, games, além de engenharia e design, em geral, de forma mais fácil e rápida. Também serão cruciais no desenvolvimento de “digital twins”, representações virtuais que auxiliam na otimização de processos industriais e corporativos, outra tendência que se fortalecerá em 2023.

Conjuntamente a esses avanços, a Computação de Alta Performance (HPC) ganhará escala, podendo chegar a um mercado de 47 bilhões em 2027, de acordo com a consultoria Markets and Markets Research, crescendo especialmente dentro das empresas no âmbito da ciência de dados, combinando diferentes linguagens de programação, softwares, arquiteturas de processadores e diferentes algoritmos para processar dados em várias frentes, desde o design estrutural de carros, à interação molecular na indústria farmacêutica, e esse espaço será continuamente expandido com a diminuição das estruturas necessárias para desenvolver essa tecnologia, levando para custos mais baixos o investimento total com sua implementação futura.

O metaverso também continuará com investimentos bilionários e constantes, de grandes nomes da indústria. Com a evolução nas capacidades de computação em nuvem andando junto com as melhoras na tecnologia háptica, permitindo assim a movimentação cada vez mais realista no universo virtual.

Com o desenvolvimento de avatares e gráficos ainda melhores, é possível que ambientes no metaverso se tornem mais atrativos para empresas e usuários nos próximos anos, prevendo-se que já em 2026, 25% desses usuários passem pelo menos uma hora diariamente em diferentes ambientes virtuais, de acordo com a consultoria Gartner.

O ano de 2023 será palco das diferentes tecnologias que irão convergir para crescerem juntas, vendo um desenvolvimento contínuo em busca de custo menor e capacidade de processamento maior. Esse ano vindouro será o início do desenvolvimento das tecnologias que estarão em voga no fim da década.

*Roger Finger é Gerente de Inovação Tecnológica da Positivo Tecnologia.

Eunerd

27/10/2022

Eunerd divulga Relatório de Field Services e avalia as tendências da tecnologia aplicada ao varejo


Veja mais

Soprano

A Eunerd, startup que faz parte do Programa de Corporate Venture Capital da Positivo Tecnologia, abriu suas portas para os milhares de técnicos que ficaram sem trabalho durante a pandemia, após um estudo dos especialistas da startup que perceberam uma alta demanda em 2021 e 2022, em decorrência da retomada do mercado em suas atividades normais. Foi essa inteligência de campo que permitiu à startup avaliar e estruturar o Relatório de Field Services, documento que analisa os sinais de demanda, detecta tendências que mostram onde as indústrias estão direcionando suas tecnologias e prevê o que essas tendências significam para o trabalho de TI nos próximos anos.

Segundo o estudo, o ano de 2022 está sendo de crescimento para o setor de serviços. Empresas que trabalham com vários dispositivos contam com o Field Services, ou seja, com a força de trabalho de profissionais de tecnologia em campo, para uma melhor experiência e capacidade de mobilização. Uma oportunidade excelente para atender a demanda volátil em locais cada vez mais dispersos.

Novos dados de pesquisa apontam que o setor de varejo está impulsionando a atual explosão de oportunidades. As vendas no segmento aumentaram em 8,8% e o número de lojas subiu para 2,7% com um aumento de 4,3% nas remodelações no ano de 2022. Na média, os investimentos com TI neste setor aumentaram de 40 a 50% desde 2019.

De acordo com o Relatório de Field Services, realizado pela plataforma Eunerd para mapear o crescimento da demanda entre as categorias de serviços em 2021, observa-se que a solução wireless cresceu 36% e o trabalho com dispositivos conectados cresceu a uma taxa de 31%, ambos no segmento de varejo. O fator principal de impacto desse crescimento foi a tendência de garantir uma continuidade de experiência entre as paredes e os andares das lojas de varejo, conectando a comodidade de acesso por aplicativos ao seu atendimento presencial, melhorando a jornada de compra do cliente.

“O trabalho de infraestrutura tecnológica aumentará nos próximos 12 meses. Como empresas investem mais em conectividade de dispositivos, continuaremos a ver um aumento de serviços de redes para habilitar redes sem fio e conexão de dispositivos, especialmente no varejo”, explica Daniel Tutita, co-fundador e CEO da Eunerd.

O aumento de instalações e atualizações de dispositivos com tecnologia wireless tem colocado pressão sobre a infraestrutura de rede, e esse impacto resultou em um aumento de 42% em instalações de rack e atualizações para todos os equipamentos de rede, em relação ao ano passado. A demanda por trabalho relacionado ao autoatendimento também cresceu 42% em 2021, em comparação com 2020. Este esforço está relacionado a uma dor única de todos os setores da economia: a escassez de mão-de-obra, que torna os dispositivos de autoatendimento um caminho viável em meio à incerteza que os varejistas estão enfrentando para reter e atrair colaboradores.

KRJ

19/10/2022

Empresa do setor elétrico apresenta conector exclusivo em feira internacional


Veja mais

Soprano

Conector KARP é destaque no portfólio de produtos expostos pela KRJ

Entre os dias 9 e 12 de novembro acontecerá a 40ª edição da CONCAPAN (Convenção da América Central e Panamá). Na oportunidade, a KRJ, indústria de conectores elétricos, exibirá sua linha de conectores, além de outros produtos com soluções em inovação que serão expostas no evento.

Entre as tecnologias apresentadas pela KRJ na feira, o  KARP  traz inovações importantes para o setor. Usado por distribuidoras de energia não apenas no Brasil, mas na América Latina e Ásia também, o conector de perfuração para redes protegidas de média tensão elimina a necessidade de remoção e recomposição da cobertura do condutor, reduzindo significativamente o tempo de intervenção e exposição do operacional à rede, permitindo ainda a conexão à distância e em linha viva.

“Atualmente, nossa linha de produtos é composta de terminais e conectores cunha e perfurantes de baixa e média tensão, com suas ferramentas, para a rede aérea de distribuição, sendo que 80% de nossa linha é composta de produtos desenvolvidos internamente na KRJ”, explica Marcelo Mendes, gerente-geral da KRJ.

Muito além dos conectores – que atendem principalmente às concessionárias de energia –, a indústria está sempre inovando com outros produtos complementares e investindo em seu parque industrial. “Inovação está em nosso DNA”, exalta Mendes.

Realizado na Cidade do Panamá, o evento é considerado o mais relevante do setor elétrico para a região, reunindo conhecimentos e experiências de diversas empresas e profissionais do âmbito das telecomunicações, informática e outras especialidades da engenharia elétrica e eletrônica, que apresentam as novidades e tendências para o mercado.

“Nossa participação em um dos principais eventos do setor reforça o compromisso da KRJ na busca de soluções e inovações no mercado para os sistemas de conexões elétricas nas redes de distribuição de energia. Fornecemos e atendemos nossos clientes com soluções e não nos limitamos a somente entregar o produto, conclui Mendes.

Soprano

18/10/2022

Soprano lança nova tomada de embutir!


Veja mais

Soprano

A Soprano lançou o novo conjunto com tomada de embutir, modelo 20A 2P+T, com grau de proteção IP44. É fabricado em termoplástico de engenharia e dispõe de proteção antichama, além de mola em aço inoxidável. O módulo da tomada possui certificação do INMETRO. O modelo também protege contra a entrada de objetos sólidos e contra projeção d'água.

Saiba mais: https://www.soprano.com.br/energia/instalacao/plugues-e-tomadas-industriais-ip44/05168.3040.44_tom-emb-tes-3040-20a-2pt-250vca-ip44

HP

05/10/2022

HP anuncia o lançamento da série de impressoras Smart Tank 700, feitas com mais de 25% de plástico reciclado


Veja mais

HP

A HP Inc. (NYSE: HPQ) anuncia o lançamento da série HP Smart Tank 700 para ajudar famílias e pequenos empresários a manter a produtividade e a criatividade enquanto trabalham e estudam de qualquer lugar. A nova linha proporciona uma ótima experiência de impressão, sem comprometer a velocidade, os custos ou a qualidade de imagem. “Sabemos que 68% das novas compras de impressoras são realizadas para trabalhar e estudar. Famílias e pequenos empresários precisam de aparelhos mais inteligentes, que sejam fáceis de usar, tenham preço acessível, sejam versáteis e se adequem a suas necessidades rotineiras de impressão", afirma Xavier Garcia, gerente geral e chefe global de Sistemas de Hardware de Impressão da HP. "A série Smart Tank 700 proporciona uma experiência de impressão excelente, com recursos inteligentes avançados para ajudar os clientes a se estressarem menos e realizarem mais."

Aproveitando o longo histórico da HP no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis, a série HP Smart Tank 700 é a primeira impressora HP com tanque de tinta feita com mais de 25% de plástico reciclado. Além disso, os reservatórios de tinta compatíveis com a impressora podem ser reciclados no programa HP Planet Partners, apoiando o processo de reciclagem de circuito fechado e redução do volume de plástico virgem utilizado. No Brasil, o programa existe desde 2012 e já recolheu mais de 6.900 toneladas de mercadorias, extraindo matéria prima para a produção de mais de 10 milhões de produtos.

As principais características são:

IMPRESSORA INTELIGENTE:

Fácil gerenciamento de tarefas no painel magic touch, que aparece apenas quando necessário

Wi-Fi® de duas faixas autorregenerativo

Configuração móvel simples

HP Wolf Essential Security

PRODUTIVIDADE INTELIGENTE:

Economia de tempo e papel ao imprimir documentos rotineiros, com impressão frente e verso automática

Impressão de até 50 mil páginas em alta qualidade

Zero preocupação com desempenho, graças à configuração rápida e fácil via HP Smart App

Recursos do HP Smart Advance, como escaneamento avançado, fax móvel e ferramentas de produtividade gratuitas por até um ano

EXPERIÊNCIA SMART TANK:

Visor integrado e luzes do reservatório facilitam checar os níveis de tinta quando eles estão baixos, reduzindo a probabilidade de ficar sem imprimir

Sistema de recarregamento sem respingos

Tinta para imprimir até 12 mil páginas em preto e branco ou 8 mil em cores inclusas

Positivo Tecnologia

14/09/2022

Positivo Tecnologia capacita profissionais para suporte avançado em assistência técnica e aumenta a produtividade da área em 30%


Veja mais

Positivo Tecnologia

A adesão à digitalização e o aparecimento de novas empresas no último ano, impactaram diretamente o setor de tecnologia no que diz respeito à mão-de-obra especializada, abrindo oportunidades de trabalho para os profissionais da área de Tecnologia da Informação. Segundo a pesquisa 'Mapa de Empresas', conduzida pelo Ministério da Economia, só em 2021 surgiram mais de quatro milhões de novas empresas. Com 48,5% delas concentradas na prestação de serviços, o setor de tecnologia também cresceu com esses novos negócios.

Para realizar esse trabalho, a Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia, possui uma estrutura especializada na prestação de serviços para pequenas, médias e grandes empresas, a Positivo Tech Services. A unidade de negócios possui uma rede de assistência técnica mista que envolve os 1.400 profissionais terceirizados e 200 técnicos próprios com a finalidade de prestar assistência técnica a equipamentos tecnológicos de todas as marcas do mercado. Seu maior desafio trabalhando nesse modelo é garantir que o atendimento seja rápido, considere a necessidade específica de cada empresa e tenha o mesmo nível de qualidade para todos os clientes e em qualquer região do Brasil, independentemente da forma de contratação do profissional.

Neste contexto, a Positivo Tecnologia criou a Escola de Capacitação Técnica Positivo, para treinar e capacitar 100% dos profissionais contratados para realizar os atendimentos de assistência técnica. Com a ECTP, a Companhia oferece cursos que vão ajudá-los no aspecto comportamental, na integração do colaborador com os conceitos, cultura da Positivo Tecnologia e propósito da Positivo Tech Services, bem como para entender o que se espera do técnico diante do atendimento dos clientes de sua carteira. Além disso, são ministrados cursos como Administrativos, Logística, Financeiro, Direção Defensiva e outros que agregam valor à carreira do profissional.

“A estratégia de capacitar e aprimorar as habilidades desses profissionais está em linha com a missão que temos de oferecer serviços de qualidade e personalizados aos nossos clientes. Toda essa estruturação mostra que estamos preparados para atender o aumento de demanda por tecnologia, principalmente, nos segmentos corporativo e instituições públicas”, comenta Marcos David, diretor de Operações e Serviços da Positivo Tecnologia.

Essa unidade de serviços é capaz de atender os 4,6 milhões de equipamentos fornecidos pela Positivo Tecnologia e suportados por seus técnicos especializados e certificados. Desde que a Positivo Tecnologia iniciou esse trabalho, foi possível aumentar a produtividade da área em 30%, com reflexos importantes na melhoria do tempo de atendimento, em todas as cidades do País, entre os anos de 2018 e 2022.

O profissional também recebe capacitação especializada e personalizada sobre os dispositivos fabricados pela Companhia, cursos para atendimento da linha de servidores da Positivo Servers & Solutions, que qualifica o profissional para atendimentos em Data Centers e com maior exigência técnica e criticidade em relação a prazos, e ainda, o aprendizado dedicado a cada projeto específico contratado e das multimarcas utilizadas pelos clientes da Positivo Tecnologia. Ou seja, somado à especialização técnica que o profissional tem em sua área, após ser cadastrado na base da Companhia, ele recebe treinamentos iniciais para aprimorar e nivelar o conhecimento, entender as exigências de segurança da informação e dos aspectos da LGPD, e se aperfeiçoar em relação ao dispositivo específico que irá operar.

 

Todos os materiais utilizados nos treinamentos são construídos por especialistas da Companhia, que tem expertise de mais de 30 anos no mercado de tecnologia, e ministrados na modalidade EaD e presencial, realizada na unidade de Alphaville – SP e em Curitiba-PR.

 

Novus

25/08/2022

Resultados da Positivo Tecnologia avançam com diversificação de negócios e alcançam níveis históricos


Veja mais

Já consolidada no portfólio de ofertas da NOVUS, a NCase está agora repaginada para expandir as possibilidades de aplicações atendidas, seja para leitura local ou remota. Além de versátil, o equipamento é calibrado pelo próprio laboratório de metrologia NOVUS, que possui certificado de calibração RBC, acreditado pela CGCRE - NIE-CGCRE-9, em conformidade com a norma ISO/IEC 17025.

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 430, é prevista por lei a obrigatoriedade da qualificação térmica de equipamentos, instalações e transportes, especialmente para medicamentos termolábeis. A NCase atende com segurança e qualidade o conjunto de ações necessárias para atestar e documentar que o ambiente ou um determinado equipamento estão corretamente instalados e com funcionamento satisfatório.

Equipamento ideal para estudo de estabilidade e estudo de uniformidade, a NCase faz mapeamento térmico, identifica desvio de temperatura em câmaras térmicas, e é apta para a qualificação térmica de geladeiras, freezers, fornos, prensas, autoclaves, estufas e transporte.

Capaz de monitorar com altíssima precisão o registro das variáveis de temperatura e pressão, a maleta de qualificação térmica NCase possui até 16 sensores, podendo ser customizada para projetos de maior exigência. Além de faixa de indicação configurável, a maleta de qualificação térmica NCase realiza a compensação automática de junta fria e permite início de registro de forma automática, ao ligar a maleta, ou via software.

Muito prática e durável, sua estrutura externa é resistente e leve, em polipropileno hermeticamente selado com grau de proteção IP65. As pequenas rodas facilitam o transporte e possuem resistência equivalente para um trabalho seguro e preciso.

Positivo Tecnologia

20/08/2022

Resultados da Positivo Tecnologia avançam com diversificação de negócios e alcançam níveis históricos


Veja mais

Positivo Tecnologia

A contínua diversificação de produtos e mercados permitiu à Positivo Tecnologia atingir novos patamares de desempenho financeiro.  No segundo trimestre e no acumulado deste ano, a empresa brasileira de tecnologia gerou mais receita, EBITDA e lucro.

A Receita Bruta trimestral alcançou R$ 1,9 bilhão, 104% superior em comparação ao mesmo período de 2021. O montante é equivalente a toda receita obtida pela Companhia nos quatro trimestres de 2019. Outros destaques foram o EBITDA semestral de R$310 MM, o EBITDA LTM de R$ 492 milhões bem como o EBITDA recorrente do trimestre de R$ 185 milhões. Ambos são recordes da Companhia.  Além disso, a Positivo Tecnologia encerrou o segundo trimestre com Lucro Líquido Ajustado de R$ 90 milhões, 76% acima do mesmo período do ano anterior. Ao considerar o primeiro semestre de 2022, a lucratividade é de R$ 119 milhões, 52% a mais do que o período correspondente em 2021.

Contribuíram para o avanço dos resultados financeiros o conjunto de negócios voltado ao segmento chamado Commercial, o qual contempla oferta de produtos e serviços para empresas, assim como para instituições públicas e privadas. Cerca de 60% da receita trimestral da Positivo Tecnologia foi gerada em Commercial.

Dentro desse segmento, os negócios corporativos apresentam forte crescimento e ganham cada vez mais relevância na Receita Bruta. No trimestre, mais de 50% das vendas ocorreram para grandes empresas, o que demonstra aumento de market share por parte da Companhia. A Receita Bruta das vendas corporativas encerrou o trimestre em R$ 568,8 milhões, 200% a mais em relação ao 2T21. Já no semestre, a receita foi de R$ 899,9 milhões, 175% maior que no mesmo período do ano passado.

Serviços, mais especificamente locação de equipamentos de informática e suporte técnico para corporações, contribuíram significativamente para os resultados. Apresentaram receita 126% maior no trimestre enquanto no semestre o aumento foi de 197%. Em Soluções de Pagamento, as quais incluem serviços e vendas de maquininhas para adquirentes e sub-adquirentes, a receita foi de R$ 131 milhões. O desempenho é 259 vezes superior ao 2º trimestre do ano passado. Em Servidores e Storage, o avanço também foi expressivo. Atingiu 616% em comparação com o 2º trimestre de 2021 e 309% em relação ao 1º semestre de 2021.

Os negócios para Instituições Públicas também registraram crescimento.  No trimestre, a Companhia forneceu soluções de hardware e serviços para mais de 290 clientes nas esferas federal, estadual e municipal, para administração direta e indireta, estatais e e autarquias     A oferta de notebooks, desktops, Chromebooks e centrais multimídia para Secretarias Estaduais de Educação ajudaram a avançar os resultados. A unidade encerrou o segundo trimestre com Receita Bruta de R$ 569,9 milhões, a qual é 141% maior que a registrada no 1º trimestre 2021. Já no acumulado de 2022, a receita é R$ 851,9 milhões, 101% a mais que no 1º semestre de 2021.

Em Consumer, unidade para o varejo, houve recuperação de receita com o faturamento crescendo 147% em relação ao primeiro 1º trimestre de 2022. A ampliação do portfólio de smartphones Infinix, aumentou o mercado endereçável de smartphones de R$ 7 bilhões para 55 R$ bilhões. A receita bruta de Consumer foi de R$ 376 milhões no 2º trimestre e R$ 528 milhões no semestre.

O expressivo desempenho dos negócios da Positivo Tecnologia possibilitou ainda a revisão da expectativa de faturamento anual. A Companhia aumentou a perspectiva de receita bruta para todo 2022. A projeção informada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é de receita bruta anual entre R$ 5,5 bilhões e 6,5 bilhões. São R$ 500 milhões acima do que foi anteriormente reportado.  Em 2021, a receita bruta foi de R$ 4 bilhões. “Os excelentes e contínuos resultados indicam que nossa estratégia de diversificação é acertada. Estamos crescendo de maneira consistente a seis trimestres consecutivos. Seguimos confiantes na nossa estratégia de crescimento para realizarmos em 2022 o melhor ano da história da Companhia”, afirma Hélio Bruck Rotenberg.

Positivo Tecnologia

20/08/2022

Positivo Tecnologia inaugura unidade em Alphaville para reforçar prestação de serviços a empresas


Veja mais

Positivo Tecnologia

A Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia, iniciou as atividades em um novo centro de serviços em Alphaville, bairro da cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo.  O espaço, antes localizado no bairro da Saúde da capital paulista, foi redirecionado para Alphaville. A ampliação passou de 450m² para 2.000m². As atuais instalações têm como foco o suporte logístico e pós-venda da empresa, por meio da recém-criada Positivo Tech Services, modalidade que reforça também a estratégia de diversificação de negócios da Positivo Tecnologia ao oferecer serviços para empresas A nova estrutura elevou a capacidade de assistência técnica da Companhia para empresas em computadores de diversas marcas presentes no mercado brasileiro. O número de reparos passou de 25.000 por mês para mais de 60.000, o equivalente a mais de 4.000 equipamentos por dia.

“Nossa nova estrutura simboliza o quanto a Positivo Tecnologia está em um novo momento de transformação e crescimento, assim como preparada para os desafios de atender às demandas e necessidades dos nossos clientes, principalmente aqueles do segmento corporativo e instituições públicas”, diz Marcos David, diretor de Operações e Serviços da Positivo Tecnologia. A nova unidade é estratégica para o negócio da Positivo Tech Services. Abre oportunidade para o crescimento e suporte aos projetos de pós-venda, o que aumenta a capacidade de atendimento, agilidade na distribuição de peças para fora do estado de São Paulo, assim como redução de custos operacionais e maior sinergia entre as áreas de negócios.

As atuais instalações apoiarão também outro negócio da Positivo Tecnologia: o de soluções pagamento (maquininhas). É  um ambiente 100% adequado para atendimento das especificidades de infraestrutura que um dispositivo seguro e criptografado necessita. Além disso, disponibilizará também o Centro de Experiência do Cliente, espaço dedicado para criação conjunta de soluções com empresas e profissionais parceiros para o teste de produtos e desenvolvimento de software. Desenvolvedores podem utilizar o espaço e todo o suporte dedicado para colocarem suas aplicações próprias em soluções de pagamento fornecidos pela Positivo Tecnologia.

Adicionalmente ao crescimento na capacidade de produção, instalações em Alphaville aumentou também o número de funcionários dedicados aos serviços prestados pela Positivo Tecnologia. Com os postos presenciais de técnicos em eletrônicos, analistas de serviço e profissionais de logística, o quadro de colaboradores nessa unidade cresceu 30%.  “A nova unidade nos traz maior proximidade com consumidores e parceiros comerciais, além de agilidade ao facilitar o processo logístico. É uma expansão estratégia que nos possibilita atender cada vez melhor às necessidades dos clientes”, afirma Rodrigo Guercio, vice-presidente de Negócios Corporativos da Positivo Tecnologia.


Positivo Tech Services - serviço de suporte avançado a computadores de todas as marca presentes no mercado brasileiro

A Positivo Tecnologia anunciou em março de 2021 a criação da Positivo Tech Services, conjunto de soluções que tem como foco prestar suporte avançado a organizações públicas e privadas de todo o Brasil, com assistência técnica a computadores, notebooks e tablets de qualquer marca. Trata-se de um serviço inédito no País, prestado por uma fabricante 100% brasileira.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de hardware, a Positivo Tecnologia enxergou essa oportunidade ao notar que empresas de diversos setores e portes necessitam de suporte técnico para garantir que suas operações funcionem da melhor forma possível, de forma eficiente e com bom custo-benefício. Segundo a International Data Corporation (IDC), essa demanda corresponde a um mercado de 4 bilhões por ano no Brasil, que agora poderá contar com o apoio da Positivo Tech Services nos mais de 5.500 munícipios, uma vez que o trabalho é realizado tanto de forma presencial quanto remota. Entre os serviços disponíveis, estão suporte remoto 24 horas e sete dias por semana, Service Desk e treinamentos práticos; serviços com gerente de contas designado; cobertura presencial onde for preciso, na empresa ou a sua casa; software de diagnóstico e gestão do parque; remoção de vírus/Malware e otimização de PC; manutenção com cobertura de dano acidental (quedas, derramamentos de líquidos e sobrecargas elétricas); manutenção corretiva e preventiva com SLAs Flexíveis ; instalação com geração de imagens básicas e personalizadas; rollout com ou sem migração de dados; logística reversa com certificação ISO 14001; backup e transferência de arquivos; configuração, alteração de sistema operacional; outsourcing de TI e gestão de ativos. Para saber mais informações sobre os serviços que terão operações apoiadas nas novas instalações da Positivo Tecnologia em Alphaville, clique aqui..

Positivo Tecnologia

20/08/2022

Positivo Tecnologia realiza doação de computadores ao Instituto Ponte


Veja mais

Positivo Tecnologia

A Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia, doou 20 computadores para o Instituto Ponte, organização educacional sem fins lucrativos que beneficia jovens de 34 municípios no Espírito Santo e em Minas Gerais. Os estudantes que terão oportunidade de utilizar os dispositivos são participantes do Programa Ponte para o Futuro. A iniciativa tem o objetivo de promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional por meio do incentivo à capacitação educacional e profissional.

Os equipamentos doados pela Positivo Tecnologia serão destinados aos novos alunos do Instituto que residem fora da Grande Vitória, em municípios do interior do Espírito Santo e de outros estados. Serão usados principalmente durante aulas e atividades remotas da instituição e em escolas parceiras tanto do ensino básico quanto de idiomas como o inglês. “Nossos estudantes terão acesso mais facilitado à tecnologia e, conectados, poderão aprimorar ainda mais o processo de aprendizado”, diz Bartira Almeida, co-fundadora e presidente do Instituto Ponte.

O Instituto Ponte é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público fundada em setembro de 2014, em Vitória. Tem o objetivo de  gerar ascensão social por meio da educação de qualidade para jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, 196 alunos são beneficiados pelo Instituto Ponte. São oferecidas bolsas de estudo em escolas particulares de excelência, apoio pedagógico para melhoria do aprendizado, além de projeto de orientação profissional e mentoria. Para saber mais sobre o trabalho social realizado, acesse www.institutoponte.org.br

Positivo Tecnologia

08/08/2022

Com apoio da Positivo Tecnologia, a Facti lança projeto de capacitação profissional para a área de tecnologia


Veja mais

Positivo Tecnologia

Com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios da companhia dedicada à educação, a Facti lançou o Projeto “Letramento Digital”, que tem como propósito realizar a capacitação profissional e o desenvolvimento de competências para aplicação de Soluções em Qualificação Digital e Especialização Digital, nos temas mais demandados pelo mercado atual e de tendências para o futuro. Com foco na experiência do aluno, a iniciativa promoverá inicialmente a capacitação de 120 pessoas em hard skills e soft skills, para que se tornem aptas a encarar os desafios que a Indústria 4.0 demanda. Esta etapa está programada para ocorrer a partir do início de setembro deste ano.

O projeto tem como objetivo construir alicerces para a atuação de estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Médio, Técnico e Superior, Professores e Profissionais, no município de Londrina-PR, permitindo que trilhem um caminho para o futuro tecnológico, indo ao encontro das expectativas da “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2016-2022”. Com a formação, essas pessoas se tornarão agentes multiplicadores do conhecimento e, para consolidar o seu aprendizado e disseminar os conhecimentos obtidos, atuarão, juntamente com a equipe da Facti, na capacitação de até 2000 estudantes do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) das Escolas Municipais da cidade de Londrina-PR, que terão a oportunidade de se desenvolverem através de uma metodologia inspiradora e tecnológica, que ajudará a continuarem seguindo pelas carreiras de TIC no futuro. A capacitação para esta segunda etapa está prevista para ocorrer a partir de outubro de 2022. A realização do projeto será fundamentada em soluções educacionais nacionais: o Sistema QualiFacti e o Inventura.

O Sistema QualiFacti é composto por uma metodologia de mapeamento de necessidades de capacitação que fundamenta a elaboração de todos os materiais pedagógicos que serão desenvolvidos especialmente para o Projeto Letramento Digital - tudo amparado por uma plataforma computacional de ensino e gestão. Com isto, os alunos, professores e profissionais capacitados serão preparados em competências técnicas e comportamentais que refletem as demandas da Indústria 4.0, aprendendo disciplinas como Pensamento Computacional, Algoritmos e Estruturas de Dados, Robótica e Prototipagem, Resolução de Problemas e Noções de Projeto.

O Inventura é uma solução nacional completa de Educação 4.0, voltada para o aprendizado de programação, composto por livros com 24 atividades cada, kit Hardware com BBC micro:bit, uma pequena placa programável. A solução permitirá que alunos da rede municipal de ensino de Londrina possam desenvolver habilidades como criatividade, inovação, pensamento crítico e analítico, além de comunicação e empreendedorismo dentro da cultura maker.

Trata-se de um projeto piloto que pretende promover o desenvolvimento de um conteúdo inédito para atender à demanda e vocação tecnológica da região, por meio da capacitação profissional e do desenvolvimento de competências para o uso apropriado das tecnologias da Indústria 4.0 e a aplicação de metodologias que possibilitem a disseminação do conhecimento. Para além disto, é esperada a composição de arranjos institucionais entre instituições públicas e privadas, favorecendo a disseminação do conhecimento e do próprio modelo de capacitação.

“Este é um grande projeto realizado com esforços múltiplos tanto do Congresso Nacional, MCTI e Ministério da Educação, além da Facti. Ao apoiarmos o Letramento Digital, temos a oportunidade de disseminar conhecimento sobre novas tecnologias em escolas públicas, a partir de nossas inovadoras soluções educacionais. Estamos otimistas de que esse projeto-piloto será bem-sucedido e avançará para fazer diferença no ensino em outras cidades brasileiras”, explica José Goutier Rodrigues, diretor de Relações Governamentais, Pesquisa e Desenvolvimento da Positivo Tecnologia.

O projeto será executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, uma área da Companhia com negócios dedicados à educação. A realização do projeto se dará no âmbito do Programa MCTI Futuro e com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela Softex. O Letramento Digital permitirá o desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades variadas relacionadas às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), o que será feito na forma de Cursos Livres de Aplicação Técnica e Profissionalizante (CLATP).

“Esta ação é muito significativa para nós, pois simboliza o compromisso da Facti com a sociedade, atuando como entidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que preza, na sua missão pela entrega de Tecnologia com Credibilidade. Portanto, capacitar alunos, professores e profissionais para que extraiam o melhor resultado possível das ferramentas que serão utilizadas e dos conhecimentos que serão ministrados é contribuir para ajudá-los a trilhar um futuro na rota da Indústria 4.0”, afirma José Augusto de Lima Prestes, Gerente de Governança e Compliance da Facti e Coordenador-Geral do Projeto Letramento Digital.

Positivo Tecnologia

05/08/2022

Positivo Tecnologia apresenta Positivo Labs em Manaus


Veja mais

A Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia, apresenta o Positivo Labs, hub de inovação criado para fomentar startups que queiram alavancar cadeias produtivas na Amazônia Ocidental.

O objetivo do Positivo Labs é estimular o desenvolvimento econômico e social da comunidade local por meio do apoio às startups. “Como hub de inovação, o Positivo Labs é um facilitador. Apoiamos empresas emergentes que queiram se instalar no Polo Industrial de Manaus e que tenham intenção de desenvolver negócios relacionados às atividades econômicas da região”, afirma Graciete Lima, responsável pelo programa de fomento à startups da Positivo Tecnologia

O Positivo Labs é uma iniciativa que compõe o Programa de Corporate Venture Capital da Positivo Tecnologia. Por meio de Fundo de Investimento de Participação (FIP), a companhia aporta recursos em startups, além de oferecer apoio estratégico. “Nós fazemos mais que do investir em empresas emergentes. Nós também prestamos suporte com consultoria. Por meio da experiência profissional e conhecimento de mercado de nossos executivos, participamos do desenvolvimento estratégico, dos processos e dia a dia das operações”, explica Graciete.

A Positivo Tecnologia fomenta startups que atuam em diversos segmentos econômicos como o de análises clínicas, agricultura, pecuária, mobilidade elétrica e TI. Para serem atendidas pelo Positivo Labs, as empresas devem ter sinergia e vocação para desenvolver negócios na Amazônia. Outro aspecto de atuação do Positivo Labs está no desenvolvimento de software e aplicações para uso da Positivo Tecnologia. Por meio de metodologias ágeis de gestão e equipes exclusivas, o hub de inovação foca em iniciativas que agregam valor aos próprios clientes com soluções complementares aos produtos da companhia.

Positivo Tecnologia

Sede do Positivo Labs, hub de inovação para fomento de startups da Positivo Tecnologia, em Manaus.

NOVUS

27/06/2022

NOVUS é empresa âncora em programa de inovação aberta


Veja mais

Participação em programas com startups visa fomentar a inovação na região

Na próxima quinta-feira, 23, Marcos Dillenburg, CEO da NOVUS, participa da primeira transmissão ao vivo no Instagram sobre o programa BRDE Labs. O programa é uma iniciativa que reúne grandes empresas do Rio Grande do Sul, de diferentes segmentos, para trazer inovação, tecnologia e desenvolvimento em conjunto das startups participantes.

Siga a NOVUS no Instagram para acompanhar o evento ao vivo.

A NOVUS é uma empresa âncora do BRDE Labs, participando com a proposição de desafios para as startups inscritas. Como incentivo para a aceleração das empresas inscritas, o BRDE oferece às participantes investimento financeiro conforme as propostas de conceito, ou soluções, apresentadas. As empresas âncora, por sua vez, avaliam a aplicabilidade das propostas como soluções e podem fechar parcerias para implementação dentro de suas operações.

A NOVUS tem, na sua missão, ser uma empresa inovadora e isso inclui a participação em programas como o BRDE Labs e outras iniciativas de inovação aberta.

Positivo Tecnologia

13/06/2022

Tecnologia ajuda a promover melhorias do ensino e do aprendizado de alunos de escolas públicas no Brasil, defende especialista em educação


Veja mais

Positivo Tecnologia

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) estima que os municípios brasileiros deixaram de aplicar R$ 8 bilhões em educação em 2020 e 2021 por conta da pandemia e, até o final de 2023, esse valor deverá ser destinado para investimentos na área. A estimativa é de que 800 municípios ficaram abaixo do limite mínimo constitucional que obriga o investimento de 25% das receitas em educação por ano. Entretanto, o território brasileiro enfrenta grandes desafios no que diz respeito à educação e que podem ser solucionados com o direcionamento correto desses investimentos. Um dos grandes desafios das instituições públicas é entender como investir em estratégias educacionais de maneira relevante para a aprendizagem e a gestão pedagógica. Além de atender ao novo contexto de cultura digital, a tecnologia educacional contribui com diversos outros fatores essenciais para essa construção, como inclusão, equidade, autonomia, interação, entre outros.

A Positivo Tecnologia, uma das principais empresas brasileiras de tecnologia, tem a expertise necessária para atender à demanda dos municípios e é grande aliada para ajudar na melhoria do ensino e do aprendizado. Com 33 anos de mercado e atendendo a área de Instituições Públicas desde 2016, está presente em 95% dos municípios brasileiros com suas soluções tecnológicas. Já são mais de 40 mil escolas, em 14 países, que usam tecnologias educacionais desenvolvidas, fabricadas e comercializadas pela companhia. A maioria das cidades já atendidas têm à disposição nas escolas públicas computadores (notebooks e desktops) e tablets, no segmento de tecnologia hardware e, em tecnologias educacionais, utilizam a plataforma adaptativa chamada Aprimora; as Mesas Educacionais; o Inventura, Programa de Educação 4.0; e o Haas4Edu.

“É preciso ter consciência dos avanços da tecnologia e da sua importância na educação para promover uma verdadeira transformação na aprendizagem dos estudantes brasileiros”, comenta Regina Silva, Diretora Pedagógica da Educacional, área de negócios da Positivo Tecnologia voltada para a educação.

O MEC aponta que, para promover a cultura digital entre os estudantes, é preciso criar uma infraestrutura forte, com recursos educacionais digitais, conectividade e formação docente. As quatro dimensões se complementam para que o uso de tecnologia tenha efeito positivo na educação. E, para um projeto didático-pedagógico ser considerado robusto, deve-se considerar a conexão entre hardware, software e a formação de profissionais, sempre tendo em vista a qualidade da aprendizagem. Complementando esse pensamento, o relatório 'A Transformação Digital da Educação', elaborado pela Broadband Commission da ONU, mostra que computadores conectados à internet são recursos pedagógicos essenciais para ampliar as oportunidades educacionais de crianças e jovens.

“A tecnologia é a grande aliada da aprendizagem, com ela os alunos têm acesso a um ensino mais flexível, dinâmico e de qualidade. A tecnologia educacional, sem dúvida, garante a equidade e os direitos de aprendizagem de todos”, completa a diretora pedagógica da Educacional.

Case: Inovação no ensino de Português e Matemática em cidades do Nordeste por meio de software educacional

Um exemplo de como soluções inovadoras da Positivo Tecnologia e da área dedicada a negócios para educação, Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, podem ajudar a ultrapassar os desafios de ensino e aprendizado de municípios brasileiros está relacionado ao Aprimora. Trata-se de um software de ensino adaptativo a distância que ensina Português e Matemática de acordo com a evolução do aprendizado do aluno. O Aprimora pode ser utilizado em lugares com baixa ou nula conectividade à internet. Pode ainda transferir dados para computação em nuvem, a partir de instalação de um servidor local. Recentemente, o Aprimora foi selecionado para participar do Programa ImpulsiONar.  O projeto tem o objetivo de promover a educação e a equidade na aprendizagem entre estudantes de instituições públicas. A participação do Aprimora nesse programa que conecta redes de educação, organizações de apoio e edtechs se dá após a Positivo Tecnologia, por meio da Educacional, vencer edital nas cidades de Igarassu, no Grande de Recife, e Cabrobó, no sertão de Pernambuco. O Aprimora vai atender às necessidades das escolas públicas contempladas no Programa ImpulsiONar, e consequentemente, apoiaram os desafios das secretarias de educação para avançar o ensino de Língua Portuguesa e Matemática nesses municípios.

A situação da educação no Brasil no pós-pandemia

O relatório de PISA, divulgado em 2018, mostra que o Brasil está em penúltimo lugar entre os 77 países participantes do programa em relação à quantidade de computadores disponibilizados nas escolas. Apenas 2% dos estudantes alcançaram os níveis mais altos de proficiência e dois terços dos alunos de 15 anos sabem menos que o básico em Matemática. Os dados do Brasil apresentam estagnação nos últimos 10 anos. Ainda mais preocupante, a pandemia aumentou a taxa de evasão na faixa de 5 a 9 anos, sendo 128% mais alta no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período em 2019, segundo a FGV. O índice de alfabetização também piorou na pandemia, como mostra um levantamento feito pelo Todos pela Educação, divulgado em fevereiro de 2022, onde o número de crianças entre 6 e 7 anos que não sabiam ler ou escrever saltou de 25,1% em 2019 para 40,8% em 2021.

Antes da pandemia, apenas 1 em cada 5 escolas das redes pública e privada investia em tecnologia para ensino, o que tornou mais difícil a adaptação às aulas remotas, acarretando deficiências de interpretação de textos e raciocínio lógico que dificultam a aquisição de habilidades para explorar as oportunidades do ambiente digital. Hoje, mais de 8 milhões de estudantes ou 21% dos alunos matriculados nas redes municipais e estaduais de educação básica estão em escolas sem acesso à banda larga, o que dificulta muito para que estratégias de desenvolvimento e transformação sejam aplicadas no País.

“Mais do que nunca temos a necessidade de repensar os processos e a experiência de alunos, familiares e professores criando a oportunidade de imersão na tecnologia digital. Só assim nossos estudantes terão uma chance de desenvolvimento e recomposição das aprendizagens perdidas durante a pandemia”, finaliza Regina.

Positivo Tecnologia

13/06/2022

Presidente da Positivo Tecnologia representa o Brasil em iniciativa global sobre empreendedorismo


Veja mais

Positivo Tecnologia

O presidente da Positivo Tecnologia, Hélio Bruck Rotenberg, representou o Brasil no “EY Empreendedor do Ano Global” (EY World Entrepreneur Of The Year). Promovida pela empresa de consultoria e auditoria EY, trata-se de uma iniciativa que visa identificar, estimular e reconhecer líderes empresariais que transformam mercados e geram impactos positivos na sociedade.  A edição deste ano foi realizada entre 07 e 09 de junho na cidade de Monte Carlo, no Principado de Mônaco. Reuniu, além do presidente da Positivo Tecnologia, executivos de mais de 40 países que venceram as edições nacionais do “Empreendedor do Ano”.

Hélio Bruck Rotenberg participou da etapa global por ter vencido a versão brasileira do programa em nosso país, em fevereiro, foi nomeado “Empreendedor do Ano 2022” pela EY Brasil. Uma comissão julgadora formada por outros executivos de empresas locais e multinacionais reconheceu a trajetória profissional e a experiência de comandar uma empresa de tecnologia hardware que contribuiu para informatizar a classe média no nosso país.  Durante o “Empreendedor do Ano Global”, histórias e projetos dos vencedores de edições nacionais foram apresentados de forma a destacar a relevância, inovação e desafios superados, além da capacidade de inspirar novos empreendimentos.

Além de presidir a Positivo Tecnologia, Hélio é um dos fundadores da Companhia. Aos 27 anos, ainda diretor de curso de Informática, ele teve a ideia de desenvolver computadores para escolas. Foi quando, em sociedade com representantes do Grupo Positivo, deu origem ao mais audacioso projeto de empreendedorismo: a Positivo Tecnologia. Surgida em 1989 com capacidade para produzir 50 equipamentos por mês, a empresa obteve liderança do mercado de PC com valores até R$ 2.500,00.  Desde então, já foram produzidos mais de 40 milhões de dispositivos nas fábricas de Curitiba (PR), Ilhéus (BA) e Manaus (AM). Além do Brasil, a Companhia possui também presença também em países como Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. Atualmente, atua nos mercados de consumidor final, corporativo, educacional e instituições públicas. Possui um portfólio diversificado, com base numa estratégia implementada por Hélio Bruck Rotenberg, a partir de 2017. As soluções compreendem computadores, celulares, tablets, dispositivos para ambientes inteligentes, servidores, terminais móveis de pagamento, tecnologias educacionais, além de serviços de locação de equipamentos de informática e assistência técnica. No último ano, a Positivo Tecnologia registrou desempenho financeiro recorde, reflexo do avanço dos negócios principais e aceleração das novas vertentes, chamadas Avenidas de Crescimento.

Além dos negócios, Hélio estimula também a responsabilidade social ao gerar valores para além da Companhia, impulsionando também o dia a dia de milhares de pessoas.  Durante os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19, por exemplo, a Positivo Tecnologia entregou cilindros de oxigênio a hospitais, doou computadores a instituições filantrópicas e ao Movimento Unidos pela Vacina, assim como apoio à fabricação de ventiladores pulmonares.

"Participar dessa iniciativa da EY é uma satisfação enorme. Primeiramente por ter a oportunidade de representar a força, eficiência e criatividade do empreendedorismo brasileiro diante de outras lideranças que também fazem a diferença em seus países. É também uma chance de gerar inspiração ao mostrar como fazemos na Positivo Tecnologia para tornar a vida das pessoas melhor e mais inteligente por meio de nossas soluções”, afirma Hélio Bruck Rotenberg.

Após avaliação da trajetória e dos projetos de 41 lideranças de todo o mundo, uma comissão julgadora independente indicou Gaston Taratuta, CEO da holding argentina de publicidade digital Aleph, como “EY Empreendedor do Ano Global.” Para conhecer seu perfil e ações, assim como aquelas implementadas pelos empreendedores vencedores de cada país. clique aqui.

Positivo Tecnologia

26/05/2022

Positivo Tecnologia tem 100 oportunidades de emprego abertas


Veja mais

Positivo Tecnologia

A Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia, está com 100 vagas de emprego temporárias e efetivas, em localidades como São Paulo, Barueri, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Ilhéus. Há, também, opções para atuação remota, o que aumenta as chances para pessoas que vivem outras cidades ou regiões. São oportunidades abertas para diversas áreas da empresa como Produção, Logística, Tecnologia e Desenvolvimento, Marketing, Novos Negócios, Recursos Humanos e Administrativo. O candidato que tiver interesse em conhecer e em se inscrever na vaga que tenha maior compatibilidade deve acessar https://positivotecnologia.gupy.io.

A Positivo Tecnologia completa 33 anos no mercado, neste maio. A companhia fabrica computadores, celulares, tablets, tecnologias educacionais, dispositivos para casa inteligente, servidores e terminais móveis de pagamento. Tem sede em Curitiba, fábricas e escritórios no Paraná, São Paulo, Bahia e Amazonas, além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. A empresa, que tem o propósito de tornar a vida das pessoas melhor e mais inteligente com o uso da tecnologia, possui certificação Great Place to Work (GPTW), reconhecimento por ser uma das melhores empresas para se trabalhar, a partir de avaliações realizadas por meio dos próprios colaboradores.

Os interessados nas vagas devem se identificar com competências e atributos como adaptabilidade, senso de colaboração, inteligência emocional com foco em empatia, além de protagonismo, liderança e excelência. “Pessoas são o nosso maior valor. Incentivamos o empreendedorismo e engajamento das pessoas com nossos projetos e propósitos. Temos consciência de que cada integrante é único dentro das nossas equipes e o quanto eles podem nos diferenciar como companhia. Por essa razão, buscamos profissionais alinhados aos nossos valores e que ao mesmo tempo sejam entusiasmados para somar e crescer junto conosco,” afirma Adner Uema, diretor de Gente & Gestão na Positivo Tecnologia

Exatron

26/05/2022

Exatron é eleita entre as 50 empresas mais inovadoras da região Sul do Brasil


Veja mais

A fabricante brasileira de produtos eletroeletrônicos Exatron, que atua há 37 anos no mercado, foi reconhecida como uma das 50 empresas mais inovadoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná segundo a 18ª edição do ranking Campeãs da Inovação promovido pelo Grupo Amanhã.

A pesquisa adota o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). Os dados são coletados por meio de questionários preenchidos on-line pelas empresas participantes e posteriormente avaliados por um grupo de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação.

Segundo o diretor de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Exatron, Jorge Demoliner, o reconhecimento representa o retorno dos esforços em investimentos em inovação e destaca empresas que mais investem no futuro. “Sem inovação, atualmente, não há sustentabilidade no negócio. E para a empresa ter inovação implementada, ela deve ter um ambiente acolhedor, boas ideias e interação entre áreas e gestores”, observa.

A Exatron investe cerca de 4% do seu faturamento em pesquisa, desenvolvimento e inovação, seja no lançamento de novos produtos, seja no aprimoramento de processos produtivos.

NOVUS

18/05/2022

Fabricante de eletrônicos, NOVUS completa 40 anos com lançamento de produto inovador


Veja mais

Idealizada nos corredores do departamento de Física da UFRGS, a fabricante de dispositivos eletrônicos NOVUS nasceu em 1982 como E.C.I. (Equipamentos Científicos e Industriais) e seus primeiros produtos foram desenvolvidos nas horas vagas dos fundadores, Miguel Fachin e Sérgio Zimmerman. A empresa, que celebrou 40 anos em 13 de maio, teve desde sua fundação um compromisso com desenvolvimento de tecnologias e atualmente exporta produtos para mais de 60 países. Para valorizar ainda mais esta história, em fevereiro deste ano a NOVUS foi finalista do Prêmio Nacional de Inovação.

Muito similar às big techs como Google, Microsoft e Apple, a organização teve como primeira sede uma garagem no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O espaço reduzido não permitia que os três primeiros empreendedores, os fundadores e Aderbal Lima, que viria a se tornar sócio logo em seguida, trabalhassem simultaneamente no local.

No primeiro ano de atuação, através de um anúncio nos classificados, a empresa conseguiu seu primeiro cliente, fiel até hoje. Fabricante de fornos, a Irmãos Sanchis foi a primeira empresa a vender um equipamento com um controlador de temperatura NOVUS. Na época, ainda com a marca E.C.I. Poucos meses depois, Lima abriu caminho para o primeiro cliente a comprar grandes volumes, a Springer-Carrier, hoje Midea.

Lima, que hoje faz parte do conselho administrativo junto com Fachin, liderou a mudança do nome de E.C.I para NOVUS. Além de deixar a sigla de lado, os planos de expansão global exigiam uma marca com nome fácil de pronunciar em diferentes idiomas. Hoje a empresa atende o mercado internacional com suas unidades no exterior e centenas de distribuidores.

Depois de quatro endereços na capital gaúcha, em 2018 a NOVUS mudou-se para o Parque Canoas de Inovação, na região metropolitana de Porto Alegre. O prédio próprio teve seus espaços projetados para atender as demandas específicas de cada área da empresa. A produção, inclusive, foi ampliada mais uma vez em 2021 e, como resultado, a NOVUS teve sua capacidade produtiva triplicada.

Força exportadora e inovação

Com operações próprias na Argentina, nos Estados Unidos e na Itália e uma rede de distribuição que leva seus produtos para mais de 60 países, atualmente a NOVUS exporta 50% de sua produção. Entre os principais mercados destacam-se os Estados Unidos, Argentina, França, Reino Unido, Índia e Austrália.

O empenho no desenvolvimento de tecnologias próprias e a boa percepção da marca frente aos demais atuantes no mercado de dispositivos eletrônicos são pontos fortes, tanto no cenário nacional quanto no exterior. Desde a fundação, a inovação impulsiona os negócios da organização.

Tecnologia é outro importante componente dentre os pilares de atuação da empresa. Tecnologias emergentes de conectividade, Internet das Coisas, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial pautam a estratégia de desenvolvimento de produtos e busca por parcerias e investimentos em inovação.

Em 2019, após um ano de implementação da planta fabril no novo endereço e de uso, no mesmo período, de um inédito dispositivo na própria produção, a fabricante de eletrônicos conseguiu ampliar em 10% seu OEE.  Overall Equipment Efficiency (Eficácia Geral de Equipamentos) é um forte indicador de qualidade, produtividade e eficiência nos processos industriais.

Simultaneamente, o mesmo dispositivo desenvolvido e produzido pela empresa, é responsável por garantir a eficiência do processo tanto da NOVUS quanto em centenas de outras plantas de manufatura de seus clientes em 15 países.

O desafio de desenvolver e lançar um conceito inédito no mercado

A celebração de quatro décadas de desenvolvimentos voltados para a tecnologia em automação também culminou com o lançamento de um dos projetos mais ousados e inovadores da NOVUS: o controlador modular N20K48. Com micromódulos intercambiáveis, o dispositivo atende milhares de aplicações e é apenas o primeiro de uma nova linha de equipamentos eletrônicos customizáveis. Além de ser o primeiro controlador modular no cenário global, o dispositivo também é o único com conexão Bluetooth nativa e a patenteada tecnologia de reconhecimento rápido dos módulos, batizada como ClickNGo.

Inovação que ganhou a atenção no mercado de eletrônicos, o controlador modular é um projeto que exigiu quase três anos de desenvolvimento pelos times de engenharia da NOVUS. Assim como a base, cada módulo contém microprocessadores em um invólucro mecanicamente seguro, robusto e confiável para suportar até os ambientes industriais mais agressivos.

Para Marcos Dillenburg, CEO da NOVUS, o produto é o começo de uma estratégia de modularidade para os produtos da empresa. “Vislumbramos muito módulos, que vão permitir infinitas combinações. Uma empresa tradicional, com 40 anos, não está lançando apenas uma inovação, mas um novo conceito de produtos.”

Inovação Aberta

Em 2020, a NOVUS colocou em prática seus planos de inovação aberta, tendo participado ativamente de redes de inovação com startups e realizado um hackaton para implementação de soluções inovadoras em seu processo industrial. No mesmo ano, investiu na startup Vanellus Rad, que desenvolve uma solução inovadora, utilizando conceitos de IoT para o monitoramento dos níveis de exposição de profissionais da saúde à radiação.

Em 2021 a NOVUS investiu na startup Hedro, que desenvolve sensores IoT para monitoramento de condições operacionais de máquinas, como vibração, velocidade, aceleração, inclinação e temperatura, em total alinhamento com os conceitos da Indústria 4.0.

Links úteis:

Site da NOVUS: www.novus.com.br

N20K48, o primeiro controlador modular do mundo: https://bit.ly/3M5KLRo

OEE: ampliação da eficiência na indústria: https://bit.ly/3M7wJ2m

Positivo Tecnologia

16/05/2022

Positivo Tecnologia diversifica receitas e registra 48% de crescimento em Receita Bruta no primeiro trimestre


Veja mais

Positivo Tecnologia

A Positivo Tecnologia diversifica receitas e expande o EBITDA, assim como retorno de capital investido (ROIC) no primeiro trimestre de 2022. A Receita Bruta alcançou R$ 1,2 bilhão no trimestre, 48% superior em comparação ao mesmo período de 2021. Outro destaque foi o EBITDA LTM, de R$ 409 milhões, recorde histórico para a Companhia. Já o EBTIDA recorrente chegou a R$ 126 milhões no 1º trimestre de 2022, avanço de 150% em relação ao 1º trimestre do ano de 2021.  A Companhia encerrou o primeiro trimestre do ano com Lucro Líquido Ajustado de R$ 28,4 milhões, 6,9% superior ao mesmo período do ano anterior.

A diversificação das receitas, assim como o portfólio, é o vetor de crescimento da Positivo Tecnologia. Ampliação significativa da oferta de soluções reafirma o equilíbrio da rentabilidade no trimestre. O forte desempenho é resultado do avanço das novas vertentes de negócios e da ampliação de receitas nas Unidades Negócios Corporativos e Instituições Públicas.

“A estratégia de diversificação da Positivo Tecnologia demonstra ser cada vez mais acertada e o reflexo desse direcionamento está nos sólidos resultados entregues a cada trimestre”, afirma o presidente da Positivo Tecnologia, Hélio Bruck Rotenberg. Apesar de Consumo – Varejo ter apresentado menor volume de vendas no período, a Companhia apresentou resultados crescentes por meio dos diferentes segmentos de atuação, os quais se complementam e se compensam, com destaque para os ganhos de margem nas Unidades de Negócios Corporativos e Instituições Públicas.

O crescimento sucessivo dos indicadores da Positivo Tecnologia é resultado do ótimo desempenho operacional que Companhia tem apresentado nos últimos períodos, devido à sustentação por meio de um modelo de negócio eficiente e com produtos e serviços de qualidade. “Continuamos acelerando o processo de transformação por meio de novas iniciativas e investimentos nas Avenidas de Crescimento”, comenta Rotenberg.

Sendo assim, a Positivo Tecnologia segue reafirmando a estimativa prévia de crescimento da Receita Bruta para o ano de 2022, que deverá se situar entre R$ 5 bilhões e R$ 6 bilhões, com grande destaque para o desempenho das frentes Corporativo e Instituições Públicas, por meio do fornecimento de máquinas de pagamento (POS) para nos adquirentes e sub adquirentes, crescimento da demanda por HaaS e serviços como assistência técnica de informática a empresas, além do forte pipeline em licitações públicas.


Resultados e iniciativas das Unidades de Negócios da Positivo Tecnologia

Além do aumento de demanda por tecnologia hardware e serviços, em todos os setores de atuação da empresa, a maior representatividade de suas 'Avenidas de Crescimento' permitiu alcançar R$ 1,2 bilhão de Receita Bruta, crescimento de 48% em relação ao mesmo período de 2021. Todo esse resultado é impulsionado pelo crescimento constante em serviços para o setor Corporativo, com destaque para o lançamento de suporte avançado a computadores de todas as marcas por meio da Positivo Tech Services.

Em Instituições Públicas, o 1T22 apresentou resultado exponencial, crescendo 278% em Receita Bruta comparado com o mesmo trimestre do ano anterior, como já previsto anteriormente e muito impulsionado pela busca das Instituições de Governo em todo o País pela atualização dos seus parques tecnológicos, com destaque para a educação, que está com uma disponibilidade de recursos para investimentos bastante vultuosa e que deverão ser investidos até 2023.

“Seguimos confiantes com o ano de 2022 e com os próximos anos, e esse otimismo se deve, principalmente, pela expansão de receita no segmento Corporativo, combinado à forte movimentação da área de Instituições Públicas e ao sucesso dos setores onde atuamos, além do avanço e da mudança no hábito das pessoas e empresas em relação ao uso da tecnologia”, finaliza Hélio.

Positivo Tecnologia

27/04/2022

Quatro dicas para otimizar o orçamento do setor de TI da sua empresa


Veja mais

Positivo Tecnologia

Há algum tempo, o setor de Tecnologia da Informação deixou de ser um luxo para as empresas e passou a ser uma área extremamente necessária para as tomadas de decisões acertadas e que contribui com as estratégias do negócio. Mas, para que esse departamento funcione corretamente, é necessário investir em recursos e elaborar orçamentos para otimização dos custos.

Para manter a empresa competitiva no mercado, a área de TI depende de uma boa infraestrutura e de tecnologia eficiente. Os computadores, smartphones e tablets deverão ter boa capacidade de memória e terão que atender às necessidades da companhia. Gerenciar esses gastos e investimentos do setor de TI é de extrema importância para inovar e evoluir o negócio com um bom parque tecnológico e otimizar recursos.

Há dois anos o cenário mundial ficou desafiador e passou uma grande transformação digital. Com isso, as atividades econômicas influenciaram positivamente no crescimento do setor de TI, pois a necessidade de incorporação de soluções tecnológicas e adaptação de estratégias atingiu fortemente as empresas e, as demandas relacionadas à área de TI que ainda não haviam sido colocadas em prática, tiveram de ser implantadas como medida de urgência.

Para garantir o sucesso desses empreendimentos, fazer a revisão do orçamento de TI é de extrema importância para que os gestores consigam visualizar como estão as finanças que envolvem a área. Ao fazer esse procedimento, também será possível pontuar quais são os gastos necessários e os custos que podem ser cortados, além de deixar mais fácil a aprovação de novos projetos pela alta gestão das companhias. É importante, também, envolver pessoas de outros departamentos para realizar as demandas de cada setor e avaliar o que deve ser considerado no centro de custo. Todos os gestores podem opinar sobre as estratégias traçadas e as aplicações de TI que serão necessárias em suas rotinas, não deixando de fora aspectos importantes para manter o crescimento do empreendimento.

E, para colocar a otimização do orçamento de TI em prática, quatro passos são essenciais:

1. Levantamento de dados: É preciso fazer um levantamento detalhado de todas as necessidades do departamento de TI como: principais dificuldades, ferramentas necessárias, equipamentos que são pouco usados, estimativa de crescimento da empresa e mudanças na tecnologia. Ter em mãos uma lista com tudo que o setor precisa evita gastos desnecessários. Além disso, é importante estar atento às novas legislações como a LGPD, que afetam diretamente essa área com mudanças tecnológicas e operacionais.

2. Planejamento de gastos: Esse passo possibilita que a empresa seja capaz de programar os investimentos, garantir eficiência no uso de recursos e avaliar possíveis riscos. Isso exige conhecimento profundo de todos os gastos setoriais e empresariais voltados à área de TI como: gastos com consultoria, com suporte de hardware e software, com rede de dados e pagamentos de terceiros. Esses custos podem variar bastante, pois os valores dependem do ramo em que a empresa atua e de sua dinâmica interna. Mesmo assim, é possível categorizá-lo de acordo com a função de cada gasto.

3. Controle e avaliação do desempenho: Esse ponto é essencial. É importante para o bom andamento dos negócios verificar se o cronograma e todas as ações estão sendo realizadas conforme foi planejado, uma vez que pode haver mudança nas orientações caso as atitudes não estiverem sendo tomadas. Pode ser que haja a necessidade de novas aquisições de computadores, tablets, smartphones e outras ferramentas. Se isso for preciso, a compra deve ser feita o quanto antes para não atrasar a entrega dos produtos ou serviços ofertados pela empresa. Por isso, o controle rigoroso do setor de TI dever ser seguido sempre.

4. Elaboração de checklist completa: Essa dica é primordial para conseguir a otimização do setor de TI. Portanto, siga a lista de itens que foi previamente estabelecida para se certificar da realização de todas as etapas ou fases e se foram cumpridas de acordo com o que havia sido programado.

É possível otimizar e fazer com que o impacto do orçamento de TI em sua empresa seja mais efetivo. Existem também empresas que oferecem essas soluções e possibilitam até mesmo locação de equipamentos, gerenciando externamente os processos do setor de TI de outras companhias. É o chamado outsourcing e que contribui muito nesse sentido, pois terceirizar a função de TI para um fornecedor externo evita gastos na hora de gerenciar toda a infraestrutura da área.

*Julio Guapo, é Diretor de Tecnologia da Informação da Positivo Tecnologia.

NOVUS

27/04/2022

NOVUS lança controlador modular com tecnologia patenteada


Veja mais

NOVUS

O mesmo dispositivo pode atender uma infinidade de aplicações e é adaptável

Em desenvolvimento há quase uma década, a fabricante de dispositivos eletrônicos NOVUS acaba de lançar seu produto mais inovador. N20K48 é um controlador de processos modular e o primeiro da família de dispositivos adaptáveis e customizáveis em desenvolvimento. O lançamento é composto por um compacto 'controlador base' junto com uma crescente família de micromódulos facilmente acopláveis, que permite atender uma ampla gama de requisitos em aplicações na indústria.

Com as opções de módulos de expansão, o N20K48 permite escalabilidade de I/O, funcionalidades e recursos de conectividade. A família de controladores modulares permitirá criar inúmeras combinações agregando ao modelo básico o acessório necessário para uma nova aplicação ou função desejada.

Com design é elegante e minimalista e um display de LCD amplo para fácil visualização dos dados, o dispositivo traz modernidade para os ambientes industriais. A capacidade modular ainda permite a padronização de dispositivos em diferentes pontos da operação e o gabinete compacto torna o N20K48 apropriado para a instalação mesmo em espaços restritos.

Benefícios na prática

Sua capacidade de adaptação a inúmeras necessidades na indústria permite que o mesmo modelo de controlador seja aplicado em diferentes pontos do processo. Ao padronizar os controladores em operações complexas obtém-se o benefício da configuração padronizada, uma facilidade que economiza tempo e recursos. O N20K48 é configurável por um software para computadores ou aplicativo para smartphones, conectando-os via USB ou Bluetooth. Essa facilidade permite:

Acesso rápido e fácil às configurações, sem necessidade de conhecimentos técnicos específicos.

Dispensar a abertura de painéis na sala de instrumentação ou no chão de fábrica.

Fácil acompanhamento em campo e permite, inclusive, a configuração em lote.

Além disso, a interface do QuickTune Mobile é intuitiva e fácil de usar, otimizando a gestão dos dados e o uso dos controladores mesmo por operadores sem experiência.

Escalabilidade de recursos

O N20K48 se prova uma solução incomparável em termos de controle de estoque e gestão da oferta de produtos. A mesma base pode ser aplicada em múltiplas necessidades de mercado, alterando apenas os módulos e conectores. Um único modelo de controlador beneficia gerenciamento de recursos, evitando um amplo catálogo de modelos específicos para cada possível aplicação.

Este é, também, o primeiro produto da NOVUS a passar por uma rigorosa e reestruturada rodada de testes com usuários em seus locais de aplicação em diferentes países, uma estratégia agora está implementada para os desenvolvimentos futuros. Dentre os feedbacks recebidos, destacam-se a substituição dos módulos de forma simples, a facilidade de navegação, a agilidade em que os módulos são reconhecidos automaticamente e a possibilidade de visualizar a MV ao mesmo tempo que o setpoint e PV.

Positivo Tecnologia

06/04/2022

O impacto do 5G no mercado de smartphones no Brasil e no mundo


Veja mais

*Por Norberto Maraschin Filho

Com a expectativa para a chegada da tecnologia 5G no Brasil, empresas fabricantes de smartphones e focadas em telefonia móvel já iniciaram a movimentação para se adaptar e incluir em seus negócios essa novidade que é bastante promissora. E com razão, uma vez que a promessa é revolucionar o setor em diversas áreas e níveis, principalmente pensando no consumidor final.

Segundo o relatório Ericsson Mobility Report, as novas tecnologias de redes móveis vêm conquistando espaço em diversos países e devem se tornar populares até o final de 2027. Nos últimos dez anos, entre 2011 e 2021, houve um aumento de cerca de 300% no tráfego de dados móveis e, com base no estudo, pode-se esperar um avanço de 22% nesse segmento que alcançará 7,7 bilhões de dispositivos, sendo 86% smartphones.

No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Buscapé e Grupo Mosaico destacou que a procura por celulares 5G aumentou 477% em 2021, após os leilões dessa tecnologia e o crescimento de dispositivos compatíveis com essa conexão garantiu ao consumidor uma queda significativa nos preços de venda. As principais marcas trabalharão com a tecnologia 5G no País, mas ainda não esperam uma demanda muito alta do consumidor, pois a rede não está disponível, e pode demorar para se tornar estável.

O mundo da tecnologia é um mercado de escala. Hoje, dois dos maiores segmentos desse setor são o de smartphones, com 1,5 bilhões de aparelhos em funcionamento, e o de computadores, com 300 milhões de dispositivos conectados. Não existe nenhum outro tão grande dentro deste ecossistema.

O 5G já se espalhou pelo mundo e é um importante avanço tecnológico, muito superior ao 4G em uma série de características, mas a rede no Brasil ainda não está pronta e pode demorar até ser finalizada. Segundo o mesmo relatório, acredita-se que até 2027 o 5G deve representar por volta de 50% das assinaturas de planos de internet móvel no mundo, abrangendo cerca de 75% da população do planeta.

Mais rápida, estável e capaz de conectar múltiplos dispositivos, a conexão 5G traz com ela uma série de oportunidades do ponto de vista de inovação, especialmente quando falamos de smartphones e produtos conectados por meio da Internet das Coisas (IoT). Com essas proposições, seguramente novas empresas também devem surgir, além de grandes companhias que já estão se preparando para essa mudança de chave, e a primeira ação é trazer dispositivos com essa conectividade.

Há três anos já se falava que a digitalização estava avançando e achava-se que o mundo ia mudar. A conexão 5G se propõe a trazer diversos benefícios aos consumidores, mudanças na forma em que a sociedade se organiza e será a próxima onda tecnológica, mas terá esse tempo de maturação para que cada uma das propostas de valor aconteça. As ondas milimétricas que atingem uma maior velocidade de transmissão precisam de uma cobertura de rede maior e mais densa do que temos em outras tecnologias wireless e isso também traz um desafio adicional de cobertura para as empresas de Telecom, que ganharam os leilões dessa tecnologia e que exige grandes investimentos.

Positivo Tecnologia

*Norberto Maraschin Filho é vice-presidente de Negócios de Consumo e Mobilidade na Positivo Tecnologia.

Finder

05/04/2022

Finder e senai oferecem curso sobre automação residencial


Veja mais

Finder

Se você ainda pensa que automação residencial é um assunto complicado de ser estudado; que exige o dispêndio de muitas horas para obter todo o conhecimento técnico necessário; ou que este é um nicho de mercado que ainda levará algum tempo para se solidificar, acredite: a automação residencial é um dos mercados mais promissores da atualidade!

Para entender um pouco mais sobre a dimensão deste mercado, preste atenção nesses números:

Mercados tradicionais, como da construção civil, automobilístico, dentre outros, têm crescido de acordo com o PIB brasileiro, ou seja, em torno de 4% a 5% por ano.

Por outro lado, o mercado de casas inteligentes com automação residencial tem uma projeção de crescimento de 178%, considerando 2021 como ano-base, segundo pesquisa realizada pela AURESIDE (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial).

Esses dados reafirmam o que comentamos inicialmente: o mercado de automação residencial é realmente uma excelente oportunidade para alavancar novos negócios e a carreira profissional.

Dividida em 6 áreas, a automação residencial contempla:

Sistemas de segurança, gerenciamento de energia, entretenimento, eletrodomésticos inteligentes, controle e conectividade, conforto e iluminação.

Justamente para atender a demanda de um dos sistemas tecnológicos mais solicitados pelo mercado – conforto e iluminação – é que Finder e Senai se uniram para oferecer aos profissionais, que atuam com instalações elétricas residenciais e comerciais, um novo curso sobre automação residencial simples e descomplicada.

Conheça todas as tendências do mercado de automação residencial

Descubra como inovar nos negócios e na carreira profissional, com o Curso da Finder sobre o sistema YESLY, disponibilizado na Plataforma MUNDO SENAI.

O curso é composto de 8 módulos + 1 módulo bônus totalizando 20 horas. 100% da carga horária do curso é ofertada na modalidade a Distância – EaD (online), ou seja, sem aula presencial, por meio da Plataforma MUNDO SENAI.

Oportunidade de novos negócios com o curso de automação residencial

Aprenda como é possível estudar e se aprofundar na instalação, configuração e integração de controles e dispositivos para iluminação, persianas elétricas e criação de cenários incríveis, tudo isso comandado por voz, aplicativo, pulsadores ou interruptores, de forma simples e inovadora.

Acesse aqui e matricule-se agora mesmo!

A parceria da Finder com o Senai já dura muitos anos, e avança mais a cada dia. A realização deste curso é mais uma prova desta duradoura união em prol da melhoria do ensino profissionalizante brasileiro.

Elgin

04/04/2022

Interruptores e plugues inteligentes ajudam na automação de residências


Veja mais

Novidades da Elgin trazem economia de energia e comodidade para casas e apartamentos.

Elgin

Atualmente, aparelhos aparentemente simples, podem tornar a casa cada vez mais inteligente e gerar economia de energia. A Elgin acaba de lançar dois modelos de interruptores Smart, com 1 ou 2 botões touch. Com eles, é possível substituir os interruptores tradicionais para controlar lâmpadas ou luminárias através do celular, via app Elgin Smart ou de comando de voz (utilizando Google Assistente ou Alexa).

Outra novidade da empresa são os plugues de tomada Smart, de 10 e 16 amperes. Conectado à tomada de qualquer aparelho, possibilita controlar o horário de ligar e desligar e também medir o consumo dos equipamentos. O plug também pode ser controlado por celular (usando o APP Elgin Smart) ou através de comando de voz (google assistente ou Alexa).

Elgin

Positivo Tecnologia

10/03/2022

Com foco nos segmentos corporativo e instituições públicas Positivo Tecnologia lança serviço de suporte avançado a computadores de todas as marcas


Veja mais

A Positivo Tecnologia acaba de anunciar a chegada de Positivo Tech Services, uma nova avenida de crescimento da empresa que tem como foco prestar suporte avançado a organizações públicas e privadas de todo o Brasil, com assistência técnica a computadores, notebooks e tablets de todas as marcas do mercado. A Companhia é a única empresa 100% brasileira a ofertar esse serviço para além de suas próprias marcas, algo inédito no País.

Positivo Tecnologia

Mercado de suporte técnico no Brasil tem potencial de alcançar R$ 4 bilhões por ano, segundo a IDC

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de hardware, a Positivo Tecnologia enxergou essa oportunidade quando empresas de diversos setores e portes passaram a necessitar cada vez mais da expertise de uma companhia com grande conhecimento de mercado, para fornecer suporte técnico para garantir que suas operações funcionem da melhor forma possível, de forma eficiente e com bom custo-benefício. Segundo a International Data Corporation (IDC), essa demanda corresponde a um mercado de R$ 4 bilhões por ano no Brasil, que agora poderá contar com o apoio da Positivo Tech Services nos mais de 5.500 munícipios, cobrindo todo o território brasileiro, uma vez que o trabalho é realizado tanto de forma presencial quanto remota.

Para concretizar esse plano, a Positivo Tecnologia alocou mais de 500 funcionários diretos, além do apoio de profissionais terceirizados e especialistas contratados para garantir a qualidade do serviço prestado. A Positivo Tech Services possui laboratórios técnicos especializados em diversas capitais e, com isso, consegue atender seus clientes com prazos de entrega flexíveis em qualquer lugar do Brasil. “Cada vez mais, entendemos que temos expertise para ir além do hardware, e a Positivo Tech Services é grande prova disso. Sem dúvida, é uma nova frente que agregará ainda mais valor aos clientes, à própria companhia e ao mercado em geral”, explica Marcos David Santos, Diretor de Operações e Serviços da Positivo Tecnologia.

Positivo Tecnologia

A Positivo Tech Services tem como foco prestar suporte a organizações públicas e privadas de todo o País

Entre os clientes já atendidos pela Positivo Tecnologia, estão grandes instituições públicas e empresas de segmentos distintos com parque tecnológico composto por milhares de equipamentos como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios, Petrobras, IBGE, Prodesp, Cielo e Usiminas. Recebem serviços de instalação, manutenção, logística reversa, descarte sustentável e suporte a hardware como notebook, desktops, periféricos, celulares e estações de apoio.

Todos estes serviços são realizados presencialmente por profissionais técnicos especializados, por meio de uma estrutura de laboratórios e centros de reparo localizados nas 27 unidades da Federação. A central de atendimento fica disponível 24 horas e 7 dias por semana, o que auxilia no prazo de entrega personalizado e flexível com gerenciamento de demandas seguindo as melhores práticas e processos do mercado. “Com os grandes projetos já elaborados pela Positivo, visamos atender ao maior número de empresas possível, como as grandes organizações privadas, os órgãos públicos e, inclusive, as PMEs”, conclui o executivo.

Entre os serviços disponíveis, estão suporte remoto 24 horas e sete dias por semana, Service Desk e treinamentos práticos; serviços com gerente de contas designado; cobertura presencial onde for preciso, na empresa ou em casa; software de diagnóstico e gestão do parque; remoção de vírus/Malware e otimização de PC; manutenção com cobertura de dano acidental (quedas, derramamentos de líquidos e sobrecargas elétricas); manutenção corretiva e preventiva com prazos flexíveis; instalação com geração de imagens básicas e personalizadas; rollout com ou sem migração de dados; logística reversa com certificação ISO 14001; backup e transferência de arquivos; configuração, alteração de sistema operacional; outsourcing de TI e gestão de ativos. Para informações adicionais sobre a Positivo Tech Services, acesse aqui.

 

Hercules Motores Elétricos

25/02/2022

Hercules Motores Elétricos desenvolve Sistema de Proteção de Partida para motores monofásicos


Veja mais

Hercules Motores Elétricos

Reduzir os custos com operação e aumentar a vida útil   dos equipamentos são dois fatores importantes para a economia da indústria, construção civil, saúde, do agronegócio e outros segmentos que geralmente usam máquinas e equipamentos com motores elétricos em suas atividades, como betoneiras, bombas, compressores, trituradores, ventiladores, moinhos, ordenhadeiras, entre outros.

Com alta robustez, o motor IP 55, por exemplo, que serve para essas aplicações, foi desenvolvido com carcaça de alumínio, o que torna o equipamento leve e de fácil manuseio. Mas, além desses aspectos, o motor monofásico possui um diferencial que garante proteção aos seus componentes: o Sistema Hercules de Proteção de Partida (SHP), patente do fabricante, desenvolvida especificamente para prolongar a vida útil do equipamento.

“O SHP protege o motor contra danos como a queima do capacitor e dos enrolamentos e, caso haja falhas na operação, com esse sistema é possível garantir uma manutenção mais econômica”, explica o diretor da Hercules Motores, Drauzio Menezes, ressaltando que esses motores monofásicos possuem dois capacitores, sendo um de partida e um permanente.

No caso de ambientes com resíduos sólidos ou poeira, o motor IP 44, por exemplo, que também conta com platinado de contato duplo e possui baixa vibração, é outra opção que conta com a vantagem do SHP que possibilita mais partidas consecutivas e até 90% de economia nas manutenções, pois, no caso de falhas graves, o Sistema evita a queima do capacitor ou dos enrolamentos, ação que torna a manutenção mais econômica.

Além dos custos reduzidos com manutenção, os motores monofásicos, dependendo do modelo atendem à tensão entre 110 e 127 V; de 220 até 254 V e de 440 até 508 V, têm alta eficiência, o que representa significativa redução do consumo de energia elétrica e consequentemente contribui para a preservação dos recursos naturais, como a água, uma vez que as usinas hidrelétricas produzem a principal fonte de energia elétrica do país.

Positivo

21/02/2022

O papel da tecnologia diante das oportunidades e benefícios do trabalho híbrido


Veja mais

Hélio Bruck Rotenberg (*)

O conceito de local de trabalho mudou consideravelmente desde o início de 2020. Desassociou-se da presencialidade e integrou de vez a atuação profissional para o modelo a distância. Tal redefinição foi ancorada principalmente pela tecnologia, a qual possibilitou a continuidade e transformação de negócios, mesmo diante da necessidade de afastamento social em prol da saúde individual e coletiva.

À medida que os escritórios reabrem, estima-se que mais da metade de todos os funcionários em todo o mundo trabalharão em formato híbrido. Definitivamente, a covid-19 gerou um efeito transformador em como e onde trabalhamos. Quando tivermos o controle da propagação do novo coronavírus, o escritório vai se tornar mais uma opção de espaço de atuação, assim como nossas casas ou qualquer outro local com estruturas física e tecnológica adequadas. Essa flexibilidade, que já foi considerada o futuro do trabalho, deve realmente permanecer como realidade de mercado.

Mesclar o trabalho no escritório ao remoto traz benefícios substanciais às pessoas e aos negócios. Melhora o bem-estar dos funcionários, possibilita convivência profissional sem privação familiar, assim como otimiza tempo e recursos com a diminuição de deslocamentos. Também eleva o nível de concentração diante da possibilidade de escolher o espaço mais conveniente para o desempenho de determinadas atividades. Permite usufruir a infraestrutura completa do escritório, ampliar o networking e participar de rituais corporativos que estimulam a criatividade.

A prática híbrida traz ganhos evidentes e significativos, mas também desafios gigantescos. Primeiramente, é importante ter consciência de que a regulamentação do modelo ainda está em avaliação no Legislativo brasileiro. A adoção pelas empresas deve ser cautelosa e devidamente acordada com as associações sindicais. Além disso, a pluralidade de espaços de trabalho aumenta os riscos da segurança cibernética e da exposição de informações confidenciais. O acesso equânime às tecnologias de software e hardware deve ser facilitado pelas organizações tanto na própria sede quanto no ambiente remoto. Nesse formato, a gestão de pessoas demanda ainda mais habilidades para estabelecer relações de confiança, assim como para incentivar a empatia, colaboração, comprometimento e alinhamento ao propósito da empresa. Gestores precisam ainda se atentar ao viés da proximidade física, condição míope e talvez inconsciente em que funcionários com maior presencialidade no escritório tenham melhores oportunidades de progressão na carreira.

Outros fatores que desafiam o trabalho híbrido são o ingresso de novos funcionários, a estrutura deficiente nos ambientes remotos como mobiliário sem ergonomia adequada, sinal de internet instável ou com baixa velocidade, cortes no fornecimento de energia elétrica e a tênue linha entre as rotinas pessoal e profissional. Na Positivo Tecnologia, adotamos o modelo híbrido ou totalmente remoto para 100% das equipes administrativas. O número de dias no escritório, quando definitivamente pudermos retornar com total segurança, varia entre um e quatro dias por semana. Os times nas fábricas, dada a natureza das funções, trabalham presencialmente e seguem rigorosamente as recomendações sanitárias dos órgãos oficiais. Pesquisas internas indicam que 88% dos nossos funcionários se adaptaram bem aos modelos adotados.

O trabalho híbrido, mesmo com determinados reveses, é interessante e oportuno por conciliar as melhores características da atuação presencial e remota. A aplicabilidade do formato só é possível graças à tecnologia, por justamente empoderar empresas e instituições com ferramentas e serviços que propiciam a praticamente mandatória transformação digital. Conforme o redesenho na forma de trabalhar se solidifica, fica cada vez mais evidente a imprescindibilidade da tecnologia e a utilidade do computador para possibilitar o modelo híbrido.

O trabalho remoto, assim como as aulas on-line, acelerou a adoção de tecnologias e aumentou a procura por um dispositivo que se tornou ainda mais pessoal: o computador. Em 2020 e 2021, cerca de 650 milhões de PC (personal computers) foram comercializados globalmente, o que fez atingir o pico desse mercado. Só não foi maior pela escassez de circuitos integrados. Outra tecnologia primordial é a computação em nuvem. Permite ambientes propícios de trabalho dentro e fora do escritório, sem a necessidade de transportar dispositivos, por integrar os espaços virtualmente.

O benefício da prática híbrida ultrapassa a produtividade. Faz também com que funcionários se sintam mais valorizados e motivados. Ao mesmo tempo, identificamos no mercado a necessidade crescente de serviços como locação de equipamentos e suporte técnico. As empresas optam pelos benefícios de contratos temporários de hardware e também necessitam de assistência em dispositivos utilizados por uma força de trabalho cada vez mais descentralizada.

O formato híbrido estabeleceu-se de vez amparado no papel da tecnologia em viabilizar a atuação profissional, onde quer que se esteja. O modelo é também uma excelente maneira de aumentar a competitividade dos negócios, manter engajamento e satisfação dos funcionários, além de gerar cada vez mais valor para os clientes. Ainda veremos uma série de inovações tecnológicas que vão potencializar os benefícios e contornar os desafios da atuação híbrida. Seguramente, teremos avanços que tornarão ainda mais agradável e eficiente essa nossa nobre responsabilidade que denominamos trabalho.

(*) Hélio Bruck Rotenberg é presidente da Positivo Tecnologia.

Positivo

21/02/2022

Presidente da Positivo Tecnologia recebe homenagem de "Empreendedor do Ano 2022”


Veja mais

Positivo

Nesta terça-feira (16), a Ernst & Young, líder mundial em serviços de auditoria e consultoria, realizou a 24ª edição do Programa Empreendedor do Ano Brasil, iniciativa global de incentivo ao empreendedorismo. Na cerimônia, Hélio Bruck Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia, foi escolhido como “Empreendedor do Ano 2022 no Brasil”, na categoria Master. Além disso, o executivo foi indicado pela comissão julgadora para representar o País na edição global do evento. Essa etapa acontecerá em Mônaco, na Europa, ocasião em que definirá o “Empreendedor do Ano 2022 no Mundo” entre lideranças empresariais de diversos países.

Hélio Bruck Rotenberg é um dos fundadores e CEO da Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia hardware e serviços. Com referências de negócios na família desde os primeiros anos de vida e experiências profissionais que refletem habilidades de liderança, gestão e visão de futuro, o executivo deu origem ao seu mais audacioso projeto. Aos 27 anos, criou em sociedade com representantes do Grupo Positivo, uma empresa para fabricar computadores para escolas.

De uma pequena fábrica com capacidade para produzir 50 equipamentos por mês, a Positivo Tecnologia se tornou a grande empresa de tecnologia hardware do Brasil, com presença também em países como Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. Desde a fundação, em 1989, a Companhia fabricou na gestão de Rotenberg, mais de 40 milhões de dispositivos.  É líder absoluta na categoria de notebooks com valores até R$ 2.500,00. Atualmente, a Companhia atua nos mercados consumer, corporativo, educacional e instituições públicas. Possui um portfólio diversificado, com base numa estratégia implementada por Hélio, a partir de 2017. As soluções compreendem computadores, celulares, tablets, dispositivos para ambientes inteligentes, servidores, terminais móveis de pagamento, urnas eletrônicas, tecnologias educacionais, além de serviços de locação de equipamentos de informática e assistência técnica.

Como presidente da Positivo Tecnologia, é reconhecido por atitudes e visão empreendedoras, que possibilitam o desenvolvimento de uma empresa sólida, arrojada e progressista. No último ano, a Companhia registrou desempenho financeiro recorde, numa nova fase de transformação estratégica. Nos nove primeiros meses de 2021, obteve faturamento superior ao obtido em todo 2020. Além dos negócios, estimula também a responsabilidade social ao gerar valores para além da Companhia, impulsionando também o dia a dia de milhares de pessoas e negócios.  Durante os momentos mais críticos da pandemia de covid-19, por exemplo, a Positivo Tecnologia entregou cilindros de oxigênio a hospitais, doou computadores a instituições filantrópicas e ao Movimento Unidos pela Vacina, além de aumentar a fabricação de ventiladores pulmonares.

“É uma honra receber esse reconhecimento e também uma satisfação imensa contribuir com o avanço de uma empresa, que ajuda na informatização da classe média brasileira e em questões críticas da nossa sociedade. Compartilho a homenagem com minha família e todo o time Positivo Tecnologia. São essas pessoas que, lado a lado, alicerçam o propósito da nossa Companhia de tornar a vida das pessoas melhor e mais inteligente com o uso da tecnologia”, comenta Hélio Bruck Rotenberg.

Para conhecer mais sobre a trajetória do empreendedor e de suas iniciativas na Positivo Tecnologia, assista ao vídeo de apresentação elaborado especialmente para o "Programa Empreendedor do Ano 2022 no Brasil".

   

Yaskawa

14/02/2022

Inversor L1000E da Yaskawa gera comprovada economia para a CMA Elevadores


Veja mais

Yaskawa

O produto incorpora inovações tecnológicas e usa componentes projetados para durar mais de 70 mil horas de operação, sem manutenção

Com uma forte atuação no ramo de elevadores, ao longo de 30 anos, a CMA Elevadores construiu uma marca referência no mercado. E, há quase 10 anos, tornou-se parceira da Yaskawa Elétrico do Brasil, multinacional japonesa líder na fabricação de inversores de frequência e servo acionamentos.

Segundo o engenheiro eletrônico da CMA Elevadores, Johnatha Nadur, a empresa utiliza, predominantemente, os inversores da série L1000E, dedicado a elevação de carga, elevadores de passageiros e de carga e também escadas rolantes. “Com o L1000E, temos toda a gama de motores do mercado, abrangida por um único inversor, sendo necessário apenas alterar alguns parâmetros para ir de um motor de indução convencional em malha aberta, para um motor de imã permanente em malha fechada, com todas as possíveis placas de encoder disponíveis. O monitor da tela inicial permite a visualização de três parâmetros simultâneos, facilitando a operação e regulagens”, explica.

Ainda de acordo com Nadur, o painel regenerativo, por exemplo, disponibiliza o histórico de energia regenerada para a rede em KWh e também monetiza conforme o valor da energia programado no parâmetro segundo a tarifa local, deixando evidente ao usuário a comprovada economia gerada pelo investimento.

“O produto Yaskawa possui em seu software a aplicação dedicada ao nosso setor, através de uma gama de recursos de ajustes disponíveis, garantindo melhor performance, qualidade de funcionamento e confiança aos nossos clientes e técnicos que utilizam e operam o equipamento diariamente”, evidencia Nadur.

O engenheiro eletrônico da CMA Elevadores ressalta que inversor L1000E oferece benefícios reais e significativos em elevadores. “O produto incorpora inovações tecnológicas e usa componentes projetados para durar mais de 70 mil horas de operação, sem manutenção”.

Além do inversor, a CMA Elevadores utiliza da Yaskawa os painéis regenerativos montados com o R1000 pela própria Yaskawa. Assim sendo, oferece ao mercado, a solução completa com os acessórios, filtros e interfaces de conexão com o painel.

“O maior benefício em trabalhar com um produto confiável é a tranquilidade de saber que fizemos o melhor para o nosso cliente e que dispomos de assistência técnica especializada, para nos atender em quaisquer situações. A Yaskawa sempre nos atendeu de prontidão para desenvolver novas soluções, conforme a demanda”, conclui Nadur.

 

Siemens

14/02/2022

Siemens lança cartilha com dicas de cuidados cibernéticos para crianças


Veja mais

Em uma sociedade cada vez mais conectada, os golpes aplicados no mundo digital têm se diversificado e se tornado mais frequentes. E um público mais vulnerável às armadilhas virtuais são as crianças, que desde os primeiros anos já interagem com as plataformas digitais. Foi pensando nesses riscos junto aos mais jovens que a Siemens acaba de lançar no país a cartilha “Cuidados Cibernéticos - O Livro de Atividade de Segurança” que conta com dicas para deixar a garotada mais consciente em relação aos perigos da internet.

Com um total de 21 páginas, o material aborda a segurança cibernética de maneira lúdica trazendo para as crianças diversas atividades como desenhos para colorir, passatempos, historinhas animadas e uma receita deliciosa. O conteúdo destaca ainda as ações de phishing, que são os golpes mais comuns realizados na internet e que visam obter senhas e informações pessoais dos usuários da internet.

“Hoje, as crianças estão interagindo com as plataformas digitais cada vez mais cedo, sendo um público muito vulnerável aos riscos cibernéticos. Essa cartilha foi um jeito que a Siemens encontrou de abordar o tema de maneira leve e divertida para aumentar a conscientização da garotada em relação às ameaças do mundo digital”, afirma Caio Colman, Head de Segurança da Siemens.

Além das atividades para entreter as crianças, a cartilha informa sobre os dados mais comuns que são pretendidos pelos golpistas, quais as características de um email phishing e como é realizada essa ação para obter informações pessoais, e o que os fraudadores costumam fazer com os dados obtidos dos usuários.

A cartilha “Cuidados Cibernéticos - o Livro de Atividade de Segurança” foi lançada, primeiramente, na Alemanha em uma parceria envolvendo as empresas Siemens AG e Deutsche Telekom. No Brasil, está hospedada no site da Siemens neste link.

   

Exatron

01/02/2022

Exatron lança quatro produtos para o mercado elétrico brasileiro


Veja mais

A Exatron, indústria líder no mercado de sensores de presença e relés fotoelétricos no Brasil, acaba de lançar novos produtos em seu portfólio para 2022: tomada USB com suporte, relé compacto, dispositivo de proteção contra surtos classe II e LED's noturnos.

Exatron

A tomada USB com suporte é uma maneira prática e segura para carregar dispositivos, além de servir de base para a IHM (interface homem-máquina) da automação residencial. É compatível com dispositivos com a função Smart Charger permitindo cargas mais rápidas sem afetar a vida útil da bateria do dispositivo USB. O produto conta ainda com proteção contra surto (3 kV) e proteção contra sobretensão, sobrecorrente e sobre temperatura.

Outro lançamento é o relé compacto Smart X-Control, um relé fotoeletrônico capaz de controlar uma lâmpada automaticamente, ligando-a ao anoitecer e desligando-a ao amanhecer.

Exatron

Um dos modelos, o LERL4001, conta com a tecnologia Smart X-Control, que possibilita ao usuário configurá-lo através de um smartphone com o aplicativo Smart X-Control, disponível para iOS e Android.

O relé compacto pode ser utilizado em lâmpadas led, incandescentes, fluorescentes, mistas, eletrônicas e similares e é recomendado para casas de campo, residências, letreiros luminosos, estacionamentos, jardins, vitrines, postes, entre outros. O produto leva o selo amigo da lâmpada ao contar com um sistema de acionamento da carga com baixa tensão elétrica que aumenta a vida útil do conjunto (carga e relé).

Exatron

A empresa está lançando ainda o dispositivo de proteção contra surtos classe II. Trata-se de um equipamento com tecnologia combinada de Varistor de Óxido Metálico (MOV) e Centelhador a Gás (GDT), que oferece maior vida útil às luminárias.

É projetado para suportar surtos elétricos, provocados por descargas atmosféricas e manobras no sistema elétrico, conforme a IEC 61643-11. Possui ainda suporte de fixação removível e sinalização do estado de operação ativo através de LED.

Exatron

Outra novidade são os LED's noturnos. Eles possuem uma luz suave de baixo consumo, proporcionando mais segurança e tranquilidade ao circular pela residência à noite. Os LED's funcionam com fotocélula (ligação automática ao escurecer e desligamento na presença de luz ambiente) e estão disponíveis nos modelos gatinho, balizador, coala, coelhinha e vaquinha.

Os produtos podem ser adquiridos por meio de representantes em todos os estados do Brasil ou em centenas de lojas especializadas. Todos os contatos estão disponíveis no site www.exatron.com.br.

TS Shara

13/01/2022

TS Shara lança linha de nobreaks para proteção de aplicações críticas de Telecom


Veja mais

UPS Rack Universal oferece recursos necessários para manter o funcionamento contínuo de equipamentos durante situações de alto risco e falhas elétricas

TS Shara

A TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de tensão, anuncia o lançamento da linha de nobreak UPS Rack Universal 19”. Com novo design em gabinete metálico, o produto foi desenvolvido com os recursos mais avançados de engenharia para atender aplicações críticas de Telecom.

Os nobreaks da nova linha estão disponíveis em quatro modelos, sendo dois de 1.200VA e dois de 1.500VA, que apresentam onda semi-senoidal e senoidal pura, respectivamente. Os equipamentos contam com duas baterias internas de 7Ah, o que reflete diretamente em sua autonomia, que pode variar entre 1h e 1h30min. Ainda é possível incluir baterias externas em todos os modelos, por meio da montagem do rack, que ocupa apenas 2U de altura.

Outro destaque dos equipamentos é a tecnologia Line Interactive, que é responsável por acionar a bateria interna após detectar um problema na rede elétrica. Uma vez detectado, o nobreak atua alternando do modo “Rede de Operação” para o modo “Bateria”, que permanece ativo enquanto a rede elétrica estiver fora dos parâmetros adequados de energia.

UPS Rack ainda apresenta a tecnologia Universal, que possibilita que o usuário escolha a voltagem que o equipamento terá nas tomadas de saída (115 ou 220V), desde que seja selecionada esta tensão em sua chave seletora manual. Com essa linha, microcomputadores, equipamentos eletrônicos, sistemas de CFTV e de telecomunicações podem ser protegidos com total segurança.

Com 19 polegadas, o novo UPS Rack permite também instalação em duas posições: rack ou acoplado à parede, por meio de suas hastes laterais. O produto já está disponível e pode ser adquirido em centros de revendas e distribuidoras autorizados pela TS Shara. Saiba mais em: www.tsshara.com.br

Positivo Tecnologia

10/01/2022

Positivo Tecnologia ingressa no Índice Ibovespa


Veja mais

A B3 anunciou que a partir do dia 03 de janeiro de 2022 a Positivo Tecnologia passa a fazer parte do Índice Ibovespa (IBOV), que representa as ações mais negociadas da bolsa de valores brasileira (B3). Um dos principais motivos para que a Companhia conquistasse essa marca foi o aumento do volume de negociações de suas ações (POSI3), reflexo da expansão e a diversificação dos seus negócios através das chamadas Avenidas de Crescimento, culminando nos fortes resultados entregues nos últimos períodos que, consequentemente, aumentaram o interesse por parte dos investidores pelas ações de emissão da empresa (POSI3).

Para que a Companhia possa ter suas ações negociadas no Índice, critérios estabelecidos pela B3 devem ser considerados, como: manutenção do seu índice de negociabilidade em patamares elevados, estar entre os ativos negociados com regularidade na B3, ter um volume financeiro relevante e não ser considerada como penny stocks, ou seja, ações negociadas a valores menores do que R$ 1.

Cabe também destacar que a área de Relações com Investidores da Positivo foi recentemente reformulada com o objetivo de ampliar a comunicação junto ao mercado, levando transparência nas informações prestadas e em linha com as melhores práticas de Governança Corporativa, favorecendo desta forma uma maior interação dos analistas e investidores.

"O IBOV é o índice mais importante da B3, onde estão as maiores empresas brasileiras e as mais negociadas pelos investidores e, por esse motivo, é importantíssimo para a Positivo Tecnologia fazer parte desse seleto grupo", comenta Caio de Moraes, Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Positivo Tecnologia.

A entrada no Índice coloca a Companhia no radar de investidores que buscam por ações de empresas sólidas e com alto nível de negociabilidade. Além disso, os fundos passivos e ETFs, aqueles que buscam replicar o retorno do índice, passam a comprar os ativos adicionados ao Ibovespa. Com essa maior demanda, o preço das ações tende a subir com o tempo.

Para permanecer no índice, que é renovado a cada quatro meses (janeiro, maio e setembro), as ações da Positivo Tecnologia (POSI3) deve permanecer com níveis de liquidez e negociabilidade elevados. Para isso, a Companhia segue com a estratégia de diversificação de produtos e serviços de qualidade, mantendo a sua trajetória de crescimento sustentável, buscando gerar, assim, cada vez mais valor para seus acionistas, investidores e demais stakeholders.

A B3 também anunciou que a Positivo Tecnologia passa a fazer parte do IGPTW B3, novo indicador que complementa a família de índices com foco em ESG. De acordo com a B3, o índice tem como objetivo ser o indicador de desempenho médio das cotações das empresas certificadas pela Great Place to Work (GPTW) listadas na Bolsa e irá incorporar as companhias comprometidas com um processo constante de transformação cultural e melhoria do ambiente de trabalho, no qual as relações entre pessoas e o desenvolvimento de funcionários estão no centro dos debates, gerando impacto positivo para os negócios.

 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090