Notícias das Associadas

Positivo

19/08/2016
O Básico do Saneamento


Veja mais

A Positivo Informática Tecnologia Educacional começou, em agosto, a trabalhar o projeto colaborativo “O Básico do Saneamento”.

Com o objetivo de estimular educadores e alunos a pesquisarem e relatarem situações relacionadas a este tema que tanto precisa de atenção.

As calçadas e as ruas em volta da escola são os pontos de partida para a construção de conhecimentos e compreensão do desafio ecológico.

Durante três meses, cada turma inscrita pesquisa e relata ao menos uma questão de saneamento básico, ou de ausência dele, em sua cidade e troca ideias com turmas de outras regiões do país.

Sense Eletrônica

16/08/2016
40 anos no mercado de automação industrial


Veja mais

A Sense Eletrônica completa 40 anos de pioneirismo e inovação no mercado de automação industrial. São mais de 10 mil produtos com soluções em sensoriamento e conectividade, atuando nos segmentos de Automação de Processos (PA – Process Automation), Automação de Manufatura (FA – Factory Automation) e serviços de campo (Sense Service).

A unidade de negócios PA contempla automação de válvulas, redes industriais e instrumentos. Os produtos desta linha possuem as mais rigorosas certificações, comprovando a eficácia e precisão em atmosferas explosivas.

Já a linha de produtos FA abrange sensores de proximidade indutivos, capacitivos, fotoelétricos e ultrassônicos, além de acessórios como fontes de alimentação, amplificadores, controladores e distribuidores para sensores. Com desenvolvimento, tecnologia e recursos totalmente nacionais, a Sense é considerada a melhor empresa de sensores do país.

O terceiro segmento, Sense Service, representa um dos nossos maiores diferenciais: a companhia tem uma equipe de engenheiros altamente qualificados para implantação, manutenção e revisão de equipamentos, treinamentos, inspeções e análises.

Todos os produtos da Sense são feitos no Vale da Eletrônica brasileiro, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. Com uma área de 5mil m², a fábrica conta com o que há de mais moderno em maquinário e utiliza diversos processos automáticos em sua linha de produção, o que garante a qualidade.

A Sense possui parcerias com empresas, instituições de ensino, como o Inatel (Instituto de Telecomunicações) e UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) e também programas governamentais de fomento à ciência, como o BNDES.

A empresa tem seu escritório central em São Paulo, filiais em Campinas e Porto Alegre, e conta ainda com representantes em vários lugares do Brasil, prontos a atender os clientes a qualquer momento; além de exportar para diversos países, desde a América Latina a do Norte, Europa e Ásia.

Positivo

08/08/2016
Positivo Informática Tecnologia Educacional apresenta temas e parceiros do projeto Oficinas do Texto 2016


Veja mais

A Positivo Informática Tecnologia Educacional apresenta temas e parceiros do projeto Oficinas do Texto, um dos maiores sucessos do Educacional e um dos exemplos mais bem sucedidos da aplicação da tecnologia na educação, já está no ar e, neste ano, com uma novidade: vídeos convites, gravados pelos autores parceiros do projeto e traduzidos por um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

“Incluir a mensagem em LIBRAS nos vídeos convidando os alunos para participarem da Oficina foi a forma que encontramos de mobilizar também aqueles com deficiência auditiva para esse projeto que é um grande sucesso. Queremos que eles também participem dessa iniciativa e escrevam uma obra em coautoria com personalidades da literatura brasileira”, diz Patrícia Sprada Barbosa, ?Coordenadora Pedagógica do Educacional, conjunto de tecnologias educacionais para a sala de aula desenvolvido pela Positivo Informática Tecnologia Educacional. Patrícia lembra, ainda, que o convite em vídeo e com a intérprete de LIBRAS acaba mostrando também uma outra forma de comunicação e despertando em todos os alunos o interesse e o conhecimento sobre a linguagem de sinais.

A Oficina do Texto existe desde 2000 e, este ano, os parceiros são o cartunista e consagrado autor da literatura infanto juvenil Ziraldo, o escritor Ilan Brenman, que entre outros sucessos escreveu “Até as princesas soltam pum”, e o ilustrador Daniel Cabral.

http://www.educacional.com.br/

WEG

03/08/2016
Primeiro medidor de energia do Brasil certificado pelo Inmetro


Veja mais

A WEG (Bovespa: WEGE3 / OTC: WEGZY) anuncia a certificação, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, do primeiro medidor inteligente de energia do Brasil de acordo com as novas regulações. O modelo SMW100 de medidor eletrônico de múltipla tarifação de medição de energia elétrica foi aprovado pelas portarias n° 586/2012, n° 587/2012 e n° 520/2014.

A linha SMW da WEG é voltada para o faturamento de unidades consumidoras residenciais e comerciais conectadas em baixa tensão. Além de medição bidirecional para geração distribuída, o produto garante mais eficiência, controle e gestão do processo de medição, além de atuar no corte e reconexão integrado, tornando possível o acompanhamento da unidade consumidora local ou remotamente.

Segundo Manfred Peter Johann, diretor da unidade Automação da WEG, a evolução do produto trouxe mais segurança para as concessionárias e garantias para os consumidores. “O SMW100 apresenta mecanismos de segurança da informação em conformidade com as melhores práticas e normas, além de funcionalidades avançadas para o Smart Grid”, explica. O executivo acrescenta ainda que desde 2012, com a resolução normativa 502 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel que regula a tarifa branca, o mercado aguardava a certificação do produto.

A WEG tem uma linha completa de medidores inteligentes. Além do SMW100, outros modelos, na configuração polifásica, também estão em processo de finalização da certificação do Inmetro.

Para saber mais, acesse: http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Controls/Medidores-Inteligentes-de-Energia/Linha-SMW

Schneider Electric

29/07/2016
Eleita uma das empresas mais atrativas do Brasil e do Mundo


Veja mais

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, foi reconhecida como um dos melhores empregadores do país pelo ranking Brazil’s Most Attractive Employers 2016, realizada pela Universum, empresa de consultoria e pesquisa.

O levantamento ouviu as preferências e expectativas de carreira de mais de 70 mil alunos brasileiros das áreas de Negócio, Engenharia, Humanas, Ciências Naturais, TI, Saúde e Direito. A Schneider foi citada como uma das mais atrativas para se trabalhar pelos estudantes de engenharia e tecnologia da informação.

A companhia também figurou no ranking mundial, pelo quinto ano consecutivo, no TOP 50. O relatório global é baseado nas respostas de mais de 260 mil estudantes de negócios e engenharia / TI. As classificações e os dados apresentados foram ponderados com base no tamanho do PIB das 12 maiores economias do mundo: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, EUA, França, Índia, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.

Os rankings da Universum não são apenas retratos dos esforços das companhias para atração e retenção de talentos. Eles também refletem ao longo dos anos as mudanças sobre o que define, para os alunos, um empregador ideal.

Veja mais em: www.schneider-electric.com.br

Honeywell

28/07/2016
Oferta de produtos para automação comercial com financiamento do Bndes


Veja mais

A Honeywell (NYSE:HON) acaba de anunciar o credenciamento de uma linha de produtos para captura de dados que terá a opção de financiamento pelo Cartão BNDES. Voltada para micro, pequenas e médias empresas, essa modalidade de financiamento oferece crédito pré-aprovado de até R$ 1 milhão de reais para a aquisição de produtos credenciados, com pagamento em até 48 prestações fixas e mensais.

Inicialmente serão oferecidos três produtos com o financiamento – que eram importados e passaram a ser fabricados pela empresa no Brasil, em sua unidade de Itajubá, Minas Gerais.

“A produção local e a adequação dos equipamentos à nossa realidade reforçam o comprometimento da Honeywell com o mercado brasileiro, garantindo empregos, preços competitivos e facilitando a oferta de serviços associados aos equipamentos”, destaca Luiz Eng, General Manager da divisão Sensing & Productivity Solutions da Honeywell.

Ao produzir localmente, a Honeywell consegue oferecer facilidades como maior agilidade no suporte ao cliente, sem a necessidade, por exemplo, de envio do equipamento para o exterior, em caso de reparo, além de menor custo nesse processo, com os valores de serviço cotados em moeda local.

Entre os produtos que passam a ser oferecidos com o financiamento do BNDES, estão:

Leitor de código de barras Voyager 1450g Equipamento omnidirecional que permite a leitura de praticamente todos os códigos de barras lineares e grande parte dos códigos 2D, além de trabalhar com cupons, bilhetes móveis e carteiras digitais obtidos a partir das telas de dispositivos móveis.

Leitor RFID IF1 Linha que oferece opções econômicas e flexíveis para aplicações de coleta eletrônica para registro de veículos, ideal para o uso com uma ou duas antenas na automatização de processos.

Tag RFID iB66 – Dispositivo com bateria própria que permite maximizar a operação de reconhecimento de veículos à distância de até 30 metros e com velocidades de até 160 km/h. Oferece identificação anônima e autenticação criptográfica e opera com leitores UHF RFID Gen2/6C.

Veja mais em: www.honeywell.com

Positivo

28/07/2016
Novo smartphone com versões para agradar a todos os perfis de usuários


Veja mais

Antenada com as tendências de comportamento e consumo do mercado brasileiro, a Positivo anuncia sua nova linha de smartphones, batizada de Positivo Twist. A linha é composta por três modelos, cada um com uma característica especial, todos com design ultrafino, moderno e acabamento surpreendente. A grande novidade é que os aparelhos vêm com uma opção de capa colorida extra na caixa, podendo ser dourada, azul ou vermelha.

“O mercado de smartphones é altamente competitivo. Por isso, investimos em três modelos ultrafinos, elegantes e com características diferenciadas para, assim, conseguirmos atender aos mais variados perfis de consumidores. Adicionalmente, nos preocupamos em oferecer preços justos e chegamos a valores que cabem no orçamento dos brasileiros”, declara Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Mobilidade da Positivo.

Os novos celulares Positivo Twist têm flexibilidade para utilizar duas operadoras ao mesmo tempo com Duplo SIM e vêm com tela de 5 polegadas, sistema operacional Android 6.0 – Marshmallow, processador quad-core de 1.3GHz na versão 3G e 1.0GHz na versão 4G, conectividade Wi-Fi e Bluetooth, conector para cartão micro SD externo até 32GB e micro USB (2.0) para dados, cabo USB, fone de ouvido e película protetora.

O primeiro dos modelos, o Positivo Twist M, foi pensado para o usuário que precisa de mais espaço interno para seus arquivos, sejam eles aplicativos, jogos, músicas, fotografias ou vídeos. Possui capacidade de armazenamento interno de 16GB, mais espaço para o usuário aproveitar da melhor maneira possível seu smartphone. Já o Positivo Twist S é ideal para quem é viciado em fazer selfies, pois tem câmera frontal de 8MP, com muitos recursos para melhorar a experiência da fotografia, como o detector de rosto e sorriso com efeito de cores, balanço de branco e HDR (High Dynamic Range), que proporciona mais detalhes na cena, além de sair de fábrica com um bastão para tirar selfies. A câmera principal conta com zoom digital 4x com flash, 8MP e gravação de vídeo. E, para quem busca mais conectividade, o Positivo Twist 4G é a escolha ideal, pois tem como grande diferencial a navegação em alta velocidade por meio da conexão 4G.

O Positivo Twist M e o Positivo Twist S chegam ao varejo a partir deste mês com preço sugerido de R$ 649. O modelo Positivo Twist 4G começa a ser vendido em breve pelo preço sugerido de R$ 699.

Veja mais em: www.positivoinformatica.com.br/imprensa

Itron

26/07/2016
Certificação do INMETRO para supervisão metrológica


Veja mais

A Itron, empresa líder global em tecnologia e serviços dedicada ao uso inteligente de energia, água e gás, recebeu certificação concedida pelo INMETRO para realizar os testes necessários que garantem a qualidade de desempenho de seus próprios produtos, permitindo que eles sejam comercializados.

Agora, os laboratórios de Calibração e Ensaios das linhas de Água e Energia da unidade de Americana, localizada no interior do estado de São Paulo, da empresa estão atrelados à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios competentes para a emissão do selo CRL-0618, atestando os padrões metrológicos necessários.

A certificação é mais um reconhecimento do alto nível de qualidade e responsabilidade nos processos de manufatura da Itron que, agora, otimizará seu time-to-market e disponibilizará mais rapidamente no mercado novos produtos cada vez mais sofisticados para gestão de recursos.

Veja mais em: www.itron.com

OKI Brasil

20/06/2016
Além do Real: ATM reciclador da opera câmbio com dólares, euros e até Bitcoins


Veja mais

Além do Real: ATM reciclador da opera câmbio com dólares, euros e até Bitcoins

A ATM do futuro chegou e vai muito além do convencional, com tecnologias como a reciclagem de dinheiro, biometria integrada, suporte a tecnologias sem fio, mobilidade, função de câmbio – euro e dólar – e expedição de cartões pré-pagos, sem contar a possibilidade de transacionar Bitcoins. Quer mais? Esta ATM traz o cofre bipartido para armazenamento dos cassetes de dinheiro, o que o torna resistente a ataques por explosão. E todo este leque está presente no Adattis Recycler com função câmbio - conceito desenvolvido e fabricado no Brasil e que traz tecnologias avançadas que estão prontas para chegar ao mercado.

“Este modelo incorpora um leque diversificado de funcionalidades, que vão trazer comodidade para correntistas e promover uma melhor prestação de serviços pelos bancos. Além da reciclagem de dinheiro, da função câmbio e emissão de cartões de múltiplas funções, ele permite a ponte entre o real e o virtual, ao fazer câmbio até de moedas digitais – como o Bitcoin – e mostra funcionalidades avançadas de segurança graças à biometria integrada e ao uso de módulos adicionais que estendem a capacidade do equipamento. Com essa oferta, a OKI Brasil mostra que pode produzir equipamentos versáteis, que integram e complementam os diversos canais transacionais dos Bancos, e que se adaptam às suas diferentes estratégias de oferta de produtos e serviços a seus clientes”, afirma o presidente e CEO da OKI Brasil, Wilton Ruas. Segundo o executivo, o equipamento traz o conjunto mais completo de funcionalidades para o CIAB 2016.

A Adattis Recycler realiza as funções de câmbio a partir de seu módulo reciclador, que aceita e dispensa notas em maços e checa se as cédulas são verdadeiras ou falsas. A ATM, que pode lidar com diversos outros tipos de moedas, permite que depósitos sejam creditados em tempo real. Veja abaixo outras funções do equipamento:

- Contactless – a ATM traz embutida a tecnologia sem fio NFC (Near Field Communication), presente em cartões e também em alguns modelos de celulares e que pode receber pagamentos ou fazer a carga em dispositivos sem necessitar de contato físico. Basta aproximar o dispositivo do sensor presente no caixa eletrônico para fazer saques (cargas) ou pagamentos;

- Câmbio – um visitante estrangeiro vem ao nosso país e quer fazer o câmbio de seus dólares ou euros para reais e pode receber os valores em espécie, em cartões pré-pagos com os valores embutidos ou em uma combinação destes dois meios. Os cartões, que podem ser personalizados em uma impressora embutida, são expedidos rapidamente pelo equipamento.

A função câmbio também pode ser feita com a conversão de Bitcoins para reais. No CIAB 2016, a OKI Brasil fará uma demonstração, concebida com o apoio da Microsoft e da corretora digital Foxbit, que integra tecnologias do tipo Blockchain ao mundo real. No exemplo exibido no CIAB, um usuário de Bitcoins pode fazer um saque em reais usando a solução da Foxbit, que fica hospedada no Microsoft Azure, a plataforma de nuvem da Microsoft.

- Biometria – as transações de câmbio feitas na ATM também podem ter sua segurança reforçada pela biometria. No conceito mostrado no evento, o usuário precisa apresentar seu passaporte para o equipamento, que consegue fazer uma leitura digital das informações presentes no documento. Em seguida, a ATM pode autenticar a identidade da pessoa por meio de reconhecimento facial e impressão digital.

- Agilidade – Outro recurso incorporado à Adattis Recycler é um dispositivo que recebe cheques diretamente no equipamento, tornando desnecessário o uso de envelopes para depósitos. Este componente faz a digitalização de sua imagem e valida sua autenticidade, o que pode agilizar os processos de compensação de cheques.

Veja mais em: www.okibrasil.com

KRJ

13/06/2016
Nova tecnologia para conectores no ILUMEXPO/2016


Veja mais

Nova tecnologia para conectores no ILUMEXPO/2016

Focada na missão de buscar e oferecer produtos inovadores para a rede elétrica, a KRJ, tradicional empresa brasileira que atua na área de conectores elétricos, vai participar da 5ª Exposição e Fórum de Gestão de Iluminação Pública - ILUMEXPO/2016, que será realizada entre os dias 13 e 15 de junho de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Em seu estande, a KRJ vai apresentar o novo produto KATIL, conector desenvolvido a partir da necessidade de conectar luminárias utilizadas em iluminação pública à rede de distribuição de energia elétrica, sem ocorrência de danos.

“Desenvolvemos o novo conector KATIL para atender às novas necessidades do mercado brasileiro. Com o advento da iluminação LED e as mudanças de cabos, torna-se inviável a utilização de algumas tecnologias de conexão, tendo em vista que todo o recurso investido em um novo sistema de iluminação de LED não será de total valia se não houver melhora na conexão à rede elétrica. Dessa forma, novas tecnologias de conexão e investimentos na área fazem-se necessários. Foi pensando nisso que desenvolvemos e estamos lançando esse novo produto”, avalia Roberto Karam Júnior, diretor da KRJ.

KATIL

O conector KATIL é indicado para aplicações em redes nuas ou isoladas multiplexadas e pode ser montado em qualquer posição. O produto apresenta ainda uma derivação para iluminação pública, que possibilita a conexão assimétrica entre o cabo principal da rede (16 a 120 mm²) e os cabos da luminária (1,0 a 2,5 mm², classes 1 ou 5 e 6). Seu conceito compreende em ter um borne reaplicável para o cabo de derivação, possível de se ligar e desligar a luminária sem interferência na rede secundária.

Veja mais em: www.krj.com.br

SCHMERSAL

07/06/2016
Curso gratuito sobre Segurança em Máquinas e Equipamentos (NR12) em Contagem (MG) no dia 21 de junho


Veja mais

Com o objetivo de conscientizar empresários e profissionais do segmento industrial, a alemã Schmersal, líder mundial em sistemas de segurança para máquinas e equipamentos, realiza, por meio da Academia tec.nicum, no dia 21 de junho, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, curso gratuito sobre Segurança em Máquinas e Equipamentos (NR12).

O curso, com carga horária de 8 horas, é destinado a engenheiros eletricistas, engenheiros de segurança do trabalho e de manutenção, técnicos de segurança do trabalho, técnicos com formação em eletrotécnica, entre outros profissionais que atuam na área de segurança industrial. Na ocasião, serão apresentadas questões relacionadas à NR12, Norma Regulamentadora que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, com o intuito de garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores.

Mais informações e inscrições sobre estes e outros cursos podem ser obtidas pelo site http://tecnicum.schmersal.com.br/admin/academy_login.php?t=MTIy

SCHNEIDER ELECTRIC

07/06/2016
Lançamento aplicativo mySchneider para dar suporte a clientes


Veja mais

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, está lançando o aplicativo mySchneider. Desenvolvido para todos os públicos da companhia, a plataforma oferece atendimendo em idioma local, além de tutoriais, catálogos e perguntas frequentes que otimizam o suporte ao usuário.

De acordo com pesquisa realizada pela Forbes Insights, a adoção de aplicativos como estratégia de mercado melhora a comunicação e atendimento ao cliente. "A Schneider investe em novas tecnologias, com serviços exclusivos. Nossos aplicativos são criados para dar suporte de forma rápida, segura e eficiente ao consumidor final, empresas e profissionais de todas as nossas áreas de negócio” diz João Soler, Coordenador de Suporte Técnico da Área Customer Care da Schneider Electric.

Com o mySchneider o usuário pode ligar para o atendimento da Schneider, ou fazer contato via chat de texto. É possível enviar dúvidas por meio de formulários, consultar o FAQ e tutoriais, pesquisar e baixar documentos, informações de suporte e certificados, além de encontrar ofertas, soluções e serviços da Schneider. É possível, ainda, criar o cadastro dos produtos adquiridos, facilitando a busca. A plataforma conta ainda com serviços personalizados por segmento e notificação para acompanhamento de pedidos. O aplicativo é gratuito e está disponível no Google Play, na Apple Store e no site http://www.schneider-electric.com.br/pt/work/support/myschneider-app/

TELIT

07/06/2016
Serviço de medição inteligente no Brasil


Veja mais

A Telit, líder global em Internet das Coisas (IoT), anuncia para o mercado o Konect, nova proposta de medição inteligente, com o objetivo de reduzir os gastos com energia, água e gás. A solução foi integrada em menos de duas semanas à Plataforma IoT da Telit.

O Konect foi desenvolvido pela Kron Medidores, responsável pela automação de 90% dos Shoppings Centers e Edifícios Inteligentes (building automation) no Brasil. A solução é composta de hardware e software para gerenciar e monitorar o consumo nos mais diversos segmentos. Com os recursos fornecidos pela Telit, os usuários podem visualizar todas as informações remotamente, com acesso em tempo real.

O objetivo da solução, além reduzir os gastos, é concentrar outras informações como temperatura e nível de umidade do ar no ambiente de trabalho. Organizações poderão ter uma estimativa do que foi consumido antes do final do mês e reduzir custos na conta.

Além disso, o medidor inteligente visa reforçar a conscientização do consumo em diversos segmentos de mercado, podendo ser utilizado para estimular o consumo consciente em indústrias, prédios comerciais, condomínios e shopping centers que tenham o interesse em possuir uma visão holística dos negócios.

"O Konect apresenta uma nova abordagem para o segmento de medidores de energia elétrica, pois é extremamente versátil, integrando outros dispositivos presentes em sistemas de automação e incorporando múltiplas funções. A energia, um dos principais insumos industriais, requer uma gestão eficiente que consiste na obtenção de melhor desempenho na produção e menor gasto, o que torna a organização mais competitiva", avalia Roberto Bedicks, CEO da Kron.

Uma das funcionalidades do dispositivo é o rateio de custo da energia elétrica. Com medição individualizada do consumo, o empresário pode tomar conhecimento das variáveis de um departamento específico em setores de uma fábrica, loja, prédio comercial (rateio por andar), condomínio etc., sendo que funcionários também podem controlar o consumo interno dentro de um PDV.

"A solução traz uma visão organizacional e segmentada, fornecendo uma melhor tomada de decisão, além de evitar os impactos negativos das contas de energia inesperados", acrescenta Bedicks. A empresa busca representatividade em outras regiões para a comercialização do medidor inteligente, apresentando a tecnologia para os seus distribuidores na América Latina em países como Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai, Bolívia, Equador, Paraguai e México.

"Com a plataforma IoT, é possível o acesso das variáveis de consumo como água, energia e gás em qualquer lugar do mundo", afirma o VP da Telit para a América Latina da Telit, Ricardo Buranello.

WEG

03/06/2016
Nota oficial de falecimento


Veja mais

Com profundo pesar informamos o falecimento de Werner Ricardo Voigt, um dos três fundadores da WEG, ocorrido no início da tarde do dia 1º de junho, em Jaraguá do Sul, de causas naturais.

Nascido no dia 8 de setembro de 1930, descendente de imigrantes alemães vindos da região de Düsseldorf, Werner Ricardo Voigt sempre teve a eletricidade como uma paixão contínua na cabeça. Desde menino, Werner sempre soube que fios, dínamos, geradores e bobinas fariam parte de sua vida. Aos seis anos já demonstrava toda a sua inclinação para os assuntos da eletricidade, produzindo maquetes completas de serrarias.

Influenciado por seu avô, Werner se tornou um amante dos livros e da música. Aos 14 anos de idade já tocava clarinete com perfeição. Adolescente, morou em Joinville, onde estudou no SENAI e trabalhou na oficina de Werner Strohmeyer, dono de uma oficina de rebobinamento de motores elétricos.

Aos 18 anos foi convocado para servir ao Exército em Curitiba/PR. Após o serviço militar, conseguiu ser um dos dois soldados selecionados para frequentar a Escola Técnica Federal, onde se especializou em radiotelegrafia e eletrônica.

No retorno a Joinville, trabalhou na concessionária de energia elétrica local, onde permaneceu por dois anos. Aos 23 anos de idade, atuou na oficina de "Kanning & Weber". Em setembro de 1953, contudo, Werner iniciou seu próprio negócio, instalando uma pequena oficina no centro de Jaraguá do Sul.

A oficina evoluiu, sempre prestando serviços gerais, desde equipamentos domésticos, até em residências e fazendas, no interior do município, atendendo praticamente todas as necessidades na área. Montava rádios e radiolas, fabricava e instalava geradores, realizava bobinagens em motores, orientava a instalação de rodas d'água na região.

Em 1961, juntamente com Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, fundou a WEG, que na época produzia apenas motores elétricos.

Werner sempre foi um homem de tecnologia. Grande responsável pelo desenvolvimento tecnológico da WEG, ele também contribuiu com o desenvolvimento da indústria brasileira. Sua visão de longo prazo, aliada à capacidade técnica foram decisivas na implantação de normas técnicas na WEG e no país. Da mesma forma, sua influência foi importante para a empresa adotar o padrão IEC (International Electrotechnical Commission), baseado no sistema métrico decimal.

Werner atuou como Diretor Técnico da WEG até 1980. Depois, durante oito anos foi Diretor Superintendente da WEG Máquinas, unidade que produzia geradores e motores de alta tensão. Fez parte do Conselho de Administração da WEG de 1989 a 2005, bem como da WPA, holding de controle do Grupo WEG.

Até os últimos dias de vida Werner foi um frequentador assíduo das fábricas da WEG. Conviveu com engenheiros recém formados ou já experientes com o mesmo prazer de sempre. Perguntando, olhando, ouvindo, descobrindo e conversando, Werner dividiu toda sua experiência de forma efetiva na produção e na solução de problemas.

OKI BRASIL

02/06/2016
Solução SIAC Restaurante: eficiência operacional e melhor gestão fiscal para o ramo de alimentação


Veja mais

A OKI Brasil, que tem larga experiência em soluções de automação comercial no varejo, entra no segmento de restaurantes e redes de fast-food com uma nova ferramenta focada em trazer ganhos de eficiência aos clientes. Para este novo segmento, a empresa desenvolveu o SIAC Restaurante, ferramenta de software que automatiza todas as etapas do serviço ao cliente - registro do pedido feito pelo atendente, acompanhamento e preparo e montagem dos pratos feitos pelos cozinheiros e pagamento no caixa.

A solução pode ser adotada por restaurantes e lanchonetes, com serviço de comida por quilo ou por produtos vendidos por unidade e contribui para modernizar o atendimento, que incorpora a mobilidade ao substituir comandas em papel ou físicas pelo atendimento digital em tablets ou smartphones nas mãos dos atendentes. Os pedidos podem ser feitos por códigos ou ainda usando imagens de pratos e combos, para maior conveniência no atendimento.

O SIAC Restaurante ainda prevê a possibilidade de integrar ofertas de autosserviço. Estabelecimentos podem oferecer itens em prateleiras e o consumidor pode escolher o que deseja e registrar a venda de produtos como pratos, lanches e bebidas em selfcheckouts Nele, é o próprio cliente que registra o que está comprando, fazendo a leitura de códigos de barras dos produtos adquiridos, pagando com cartões de crédito ou débito ou selecionando os produtos comprados por imagens que são exibidas em uma tela touchscreen do equipamento. Esta modalidade de atendimento pode ser feita de maneira combinada ao ambiente de restaurante ou lanchonete convencional, mas de forma que os gestores dos estabelecimentos tenham uma visão gerencial centralizada do acompanhamento das vendas.

“A solução de frente de loja da OKI Brasil é completa e foi especialmente desenvolvida para o setor de restaurantes e fast food. Com ela, os empresários do ramo podem incorporar modernas tecnologias em seus sistemas, tornando-os mais leves, rápidos e produtivos”, ressalta Flavio Montezuma, diretor da Unidade de Negócios da Automação Comercial da OKI Brasil.

A solução pode trazer vantagens adicionais a estabelecimentos como supermercados, postos de gasolina, lojas de materiais de construção e outras redes de varejo que também tenham algum serviço de lanchonete em suas lojas: se estas usarem a plataforma SIAC, a solução de frente de loja da OKI Brasil, elas poderão administrar as suas vendas de comidas e bebidas também com uma visão única de suas operações, facilitando a gestão e monitoramento dos negócios.

Esta nova versão do SIAC já está disponível para o mercado brasileiro e pronta para atender às obrigações fiscais em todos os estados do Brasil, assim como todas as demais versões do SIAC de outros segmentos. “Isto é muito importante para as grandes redes com atuação nacional e que buscam soluções com esta capacidade: de conciliar as diferenças fiscais em todas as regiões do País”, completa Montezuma.

Até o momento, a solução já está em utilização em lojas da rede varejista Hortifruti, da rede Perim e da rede de comida japonesa Sukiya. Mais informações pelo site

Veja mais em: www.oki.com.br

INTELBRAS

02/06/2016
Campanha de incentivo para premiar revendas e distribuidores em todo o País


Veja mais

A Intelbras, companhia 100% nacional e desenvolvedora de soluções tecnológicas, redes e telecom, acaba de dar início a uma das maiores campanhas de incentivo já realizadas pela empresa. Denominada "Sempre Juntos", a ação premiará distribuidores e revendedores em todas as regiões brasileiras, que serão contemplados com uma viagem exclusiva para Florianópolis, local onde poderão descansar e fazer negócios.

A ação sucede a campanha realizada anteriormente - Juntos nos 40, que teve mais de 14 mil parceiros de vendas cadastrados e mais de 480 vencedores. A iniciativa visa estreitar ainda mais o relacionamento da Intelbras, uma das principais fabricantes de eletrônicos do País, com seus principais distribuidores e revendedores, e a expectativa da empresa é que consiga atingir mais de 20 mil participantes durante este ano.

Os vencedores da nova campanha "Sempre Juntos" serão divididos por regiões, sendo que as revendas e distribuidores deverão concorrer com os participantes de seus respectivos locais. Serão premiados os profissionais que alcançarem o melhor desempenho em quesitos como performance (distribuidores que superarem as metas estipuladas) e acúmulo de I-tickets (compra de produtos a serem revendidos) durante todo o período de vigência da ação, que se estenderá deste mês de maio até 23 dezembro de 2016.

A Intelbras vem dando passos firmes na profissionalização e posicionamento no mercado brasileiro. A companhia, que recentemente estruturou 100% de sua cadeia de distribuidores, e encerrou o ano de 2015 com R$ 1,12 bilhão em faturamento, um aumento de 13% em relação a 2014, já alcança 98% dos municípios com potencial de consumo de eletrônicos em todo o Brasil.

"A nova campanha 'Sempre Juntos' será um marco devido à sua abrangência e chega no mesmo ano em que a companhia está ampliando seu Programa de Canais para Revendas, fato que reforça a característica da empresa de estar cada vez mais próxima de seus parceiros. Além disso, ela vai mostrar todo o potencial da companhia, maior empresa brasileira desenvolvedora de soluções de segurança eletrônica, redes e telecom", comenta Susana Brockveld, diretora de Marketing da Intelbras.

"Temos uma das maiores redes de parceiros do país, que recohecemos, agradecemos e nos orgulhamos pela fidelidade e competência desses profissionais, que têm colaborado com o nosso sucesso ao longo de todos estes anos", completa.

Para mais informações da campanha, acesse:

Veja mais em: http://www.intelbras.com.br/semprejuntos

SEMIKRON

23/05/2016
SEMIKRON NA PCIM EUROPE 2016


Veja mais

Todos os anos a cidade de Nuremberg na Alemanha recebe a PCIM Europe, maior evento mundial dos setores de Eletrônica de Potência, Intelligent Motion, Energias Renováveis e Gestão de Energia. A SEMIKRON, empresa líder mundial na fabricação de semicondutores de potência, esteve mais uma vez presente em 2016 com grande destaque, demonstrando suas mais recentes inovações em módulos de diodos, tiristores e IGBTs, drivers e montagens de potência para conversores aplicáveis aos seguimentos de energias renováveis.

Na edição deste ano, realizada entre os dias 10 e 12 de maio, estiveram presentes 436 expositores e mais de 10.000 visitantes. A conferência técnica que aconteceu paralelamente ao evento reuniu 308 palestrantes e 771 participantes.

A área reservada à SEMIKRON contou com produtos fabricados em suas diversas plantas ao redor do mundo. Dez engenheiros da empresa também proferiram palestras técnicas aos expectadores cobrindo temas como eficiência em módulos de carbeto de silício em altas frequências de chaveamento e a importância da flexibilidade na escolha de fabricantes de chips de IGBT aplicados a módulos de potência.

A SEMIKRON Brasil, representada por seu Diretor Presidente (Sr. Rivaldo Caram) e pelo Gerente de Produtos e Aplicação (Sr. Clóvis Gajo), apresentou seus componentes discretos fabricados no país (diodos e tiristores metálicos, pontes retificadoras mono e trifásicas). A novidade ficou por conta da ponte de diodos aplicável em retificadores para geradores do tipo brushless, projeto concebido e desenvolvido pela equipe brasileira, e que provocou grande interesse do público presente.

Como acontece anualmente, o evento marca também o lançamento do novo catálogo de produtos do grupo SEMIKRON. A edição 2016/2017 estará em breve disponível em seu formato impresso, mas uma versão eletrônica para download já pode ser acessada através do link https://goo.gl/b6y5b5.

A participação em eventos como a PCIM 2016 possibilita à SEMIKRON a troca de experiências com seus parceiros comerciais, além da discussão sobre futuras oportunidades de negócios e cooperação mútua. Além disso, reforça o compromisso da empresa com a inovação tecnológica e com as principais tendências apresentadas pelo mercado.

Veja mais em: www.semikron.com/

MULTILASER

19/05/2016
Linha de acessórios para smartphones


Veja mais

Os smartphones se tornaram os aparelhos mais queridos entre os consumidores no Brasil. Além de ligações, os aparelhos permitem acessar redes sociais, tirar fotos, escutar músicas, jogar e muito mais. Praticamente, um pequeno computador ao alcance das mãos. Por isso, o que não falta são acessórios para ajudar nas funcionalidades dos mobiles.

Pensando nesse público, a Multilaser, um dos maiores players do segmento de eletrônicos e de suprimentos de informática do Brasil, apresenta ao consumidor a linha Smarto Go, para proporcionar aos usuários mais utilidade aos aparelhos portáteis.

Com um mix de oito itens, a coleção conta com carregadores (portáteis e bivolts), fones de ouvido, cabos flats USB (conexão Apple e Android), suporte veicular (com até 5,5 polegadas) e selfie stick. Perfeitos para quem vai viajar e não quer ficar sem bateria no smartphone, sem ouvir música ou ainda, que precisa de um suporte para checar o caminho no GPS.

Toda a linha foi produzida em cores vibrantes de azul, verde, rosa e laranja. O preço sugerido dos produtos são R$ 34,90 para carregadores, fones de ouvido e cabos flats USB; R$ 27,90 para suporte veicular e R$ 39,90 para selfie stick. Os produtos da linha Smart Go podem ser encontrados em supermercados, padarias, lojas de conveniências, papelarias, lojas de acessórios para celular e farmácias, a partir de R$ 34,90.

Veja mais em: www.multilaser.com.br

CONEX

17/05/2016
Conexled apresenta novidades em Iluminação LED em congresso do Minaspetro


Veja mais

A Conexled, divisão de negócios do Grupo Conex, está participando do Ciclo de Congressos Regionais Minaspetro, expondo uma ampla gama de produtos de sua linha, com destaque para a nova geração de luminárias LED para postos de combustível: os modelos das Linhas Camburi, Paúba, Indaiá e Embaré. De acordo com o diretor de Marketing da Conexled, Filipe Braz, na terceira edição deste ano, realizada no dia 29 de abril, em Uberlândia (MG), o grau de interesse foi bom, pois o evento permitiu destacar a alta qualidade com que os produtos Conexled são fabricados e a importância que cada cliente tem para a empresa.

A terceira edição do Congresso Minaspetro será realizada no dia 20 de Maio, em Juiz de Fora (MG). “Para explorar plenamente o potencial do Minaspetro, nas próximas edições vamos expor a nova geração de luminárias LED para postos de combustíveis e iluminação para as lojas de conveniência e outras áreas dos postos. “Essas luminárias têm alta eficiência luminosa, economizando até 80% de energia do que as demais soluções disponíveis no mercado, tendo, portanto, forte apelo para a sustentabilidade. Além de ter qualidade de luz superior, possuem propriedades antiofuscamento e alta uniformidade na pista ou no plano iluminado. São fabricadas com moderna tecnologia modular, têm cinco anos de garantia e são homologadas pelas principais redes de postos”, explica o diretor de Marketing da Conexled.

Na terceira edição do Ciclo de Congressos Regionais Minaspetro, a Conexled apresentará os seguintes produtos:

Linha Camburi

Entre os produtos a serem apresentados está a luminária CLC P100, da linha Camburi, presente em mais de mil postos pelo país. O novo modelo da linha possui alta eficiência luminosa, com consumo de apenas 85 W de energia e iluminação eficiente para aplicação nos forros de postos de combustível, com a melhor relação custo/benefício para esta aplicação. Pode ser instalada em até cinco metros de altura e entrega ao usuário até 50 mil horas de vida útil, com cinco anos de garantia.

Outra luminária indicada para uso em postos de combustível é a CLC P140, também da linha Camburi. Com design moderno e iluminação eficiente, o modelo pode ser aplicado em forros de postos de combustível de até 7 metros, e também em áreas de lavagem, oficina e troca de óleo. A luminária oferece economia e excelente distribuição de luz, além de evitar o aquecimento do ambiente iluminado.

Linha Paúba

Do modelo tubular da linha Paúba, a Conexled levará dois produtos: as lâmpadas CLN T14 (consumo de 18 W e medidas de 1200 mm x Ø 26mm) e CLN T7 (consumo de 10W e medidas de 603mm x Ø 26mm). A linha ainda disponibiliza a versão de 2,40 m para substituir as lâmpadas fluorescentes ou HO (High Output) e podem ser utilizados em áreas recreativas, hospitais, escolas, supermercados, estacionamentos, indústrias, vitrines e postos de combustível. Possuem baixo consumo de energia elétrica, não emitem calor e têm vida útil de 35 mil horas.

Linha Indaiá

O projetor CLF M90 com dois módulos, da linha Indaiá, também estará exposto no congresso. Com design moderno e alta resistência mecânica, o produto possui peso reduzido e requer fácil instalação. Por conta do seu avançado sistema óptico, o conjunto de LED e lente proporciona alta uniformidade luminosa e excelente distribuição da luz, reduzindo o ofuscamento e aumentando os índices de iluminação. O projetor pode ser aplicado em áreas públicas, industriais e comerciais.

Linha Embaré

A Conexled também irá expor produtos específicos para embutir. Como opção no modelo redondo, a empresa vai levar a luminária CLE 10D, que possui uma moderna tecnologia eletroeletrônica e design minimalista. Este modelo tem a facilidade de já vir com uma fonte individual, sem a necessidade do uso de reatores ou fontes extras, podendo ser instalado nos mesmos recortes dos forros de gesso, onde já havia outras luminárias antigas.

No formato quadrado ultrafino, a Conexled vai apresentar o modelo CLE P120, que é fabricado com alta tecnologia eletroeletrônica e design moderno. A luminária pode ser utilizada em novos projetos ou em retrofits, e possui alta eficiência luminosa antiofuscante. Tanto o formato redondo quanto o quadrado possuem baixo consumo de energia elétrica, não emitem calor e são ideais para iluminar ambientes como salas, escritórios, hospitais, lojas de conveniência e escolas.

LEUCOTRON

12/05/2016
Serviço de protocolo para apoiar usuários de Planos de Saúde


Veja mais

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, criou novas regras com o intuito de melhorar o atendimento prestado pelas operadoras de planos de saúde aos beneficiários nas solicitações de procedimentos e serviços de cobertura assistencial. As medidas, definidas pela Resolução Normativa (RN) nº 395, entrarão em vigor no próximo dia 15 de maio de 2016, e estabelecem prazos para a prestação de informações ao consumidor. Além disso, obrigam as operadoras a disponibilizar canais de contato presencial e telefônico aos cidadãos.

A Leucotron Telecom, atenta às necessidades do mercado de telecom, e sempre se propondo a trazer facilidades e ferramentas que possibilitem uma melhor interação entre as empresas dos mais diversos segmentos e seus clientes, sai mais uma vez à frente. A empresa está disponibilizando um novo recurso para auxiliar no rastreamento das demandas com as operadoras de planos de saúde. Trata-se do “gerador de protocolo ANS”, atrelado à sua já consagrada solução de Call Center:

O Call Center Leucotron, em sua base de dados, gerará e registrará o “protocolo ANS”. Através deste protocolo, será possível encontrar o identificador individual de cada chamada telefônica. Este protocolo é exibido no software de operação do atendente, para que possa ser informado ao cliente. “Para encontrar uma gravação, o usuário, em posse do identificador individual da chamada, poderá realizar uma pesquisa, acessando a gravação e o histórico da chamada”, esclarece Antonio Claudio de Oliveira, Diretor de Negócios da Leucotron Telecom. Segundo o executivo, é uma garantia a mais para o usuário do sistema, que pode facilmente recuperar seus dados.

A expressão Call Center nos remete a pensar numa estrutura complexa. Mas, no caso da Leucotron, as soluções em telefonia para atendimento a clientes oferecem muitas alternativas para empresas de todos os portes, inclusive de pequeno e médio. A Leucotron concebe, produz e comercializa produtos de comunicação, combinando hardware, software e serviços destinados a otimizar e potencializar o resultado de organizações dos mais diversos segmentos, como o de saúde. Vem se especializando no desenvolvimento de soluções e plataformas que contribuem para a qualidade de atendimento de hospitais, clínicas, consultórios, operadoras de saúde, entre outros estabelecimentos, facilitando a interação com clientes e entre os próprios funcionários.

O Call Center Leucotron é um eficiente sistema de gestão de chamadas e de atendimento, que conta com relatórios de desempenho dos atendentes e um sistema inteligente de distribuição e retorno de chamadas. “O objetivo da solução é trabalhar para que nenhum cliente fique sem atendimento na central, além de permitir que o gestor avalie a qualidade do contato de cada atendente”, esclarece Oliveira. A ferramenta permite identificar e agir sobre “gargalos” operacionais, como: tempo médio de atendimento e de espera, ligações em fila, atendentes ativos, percentual de ligações desistentes do dia, etc. “A tecnologia deve estar a serviço do homem. Estamos auxiliando, com o lançamento desse serviço, a dar uma resposta rápida e efetiva ao cliente das operadoras e a fazer valer as regras que passam a vigorar a partir de 15 de maio”, reforça o executivo. “Acreditamos que nosso serviço colabora para a qualificação do contato com os beneficiários, melhorando, de forma geral, os serviços prestados”, completa.

Veja mais em: www.leucotron.com.br

LEXMARK

12/05/2016
Soluções de ECM específicas para o varejo brasileiro


Veja mais

A Lexmark, empresa de tecnologia que cria e oferece softwares, hardwares e serviços empresariais, está oferecendo suas soluções de gerenciamento de conteúdo (ECM – Enterprise Content Managment, na sigla em inglês) para as empresas do setor varejista. As soluções abrangem tópicos como captura, tratamento, armazenamento, busca, impressão, distribuição e compartilhamento seguro de documentos e dados eletrônicos, com o objetivo de contribuir para a maior digitalização e melhoria de processos de gestão de conteúdo e impressão do varejo.

As soluções da Plataforma de ECM da Lexmark, criadas especificamente para o varejo, consistem em um portfólio completo para gestão de conteúdo e impressão, com softwares, hardware e serviços integrados, que contemplam dados estruturados (com formato fixo, pré-definido, provenientes de sistemas tradicionais - como ERP de gestão empresarial e CRM de relacionamento com clientes), com dados não estruturados (imagens, vídeos, áudios, etc.).

“O setor varejista, mais do que qualquer outro, lida hoje com grande volume de dados, que precisam ser geridos diariamente e que são fundamentais para garantir a excelência em processos administrativos, de vendas e de atendimento aos consumidores. É um setor no qual o volume de informações em imagens, vídeos e áudios é muito significativo, tanto para encantar os clientes na hora das vendas, como para garantir a eficiência de gestão e a segurança nos pontos físicos. Por isso, acreditamos que nossa plataforma contribuirá muito para aperfeiçoar os processos”, afirma Carlos Eduardo. Bretos, vice-presidente e gerente geral da Lexmark para a América Latina.

As soluções da plataforma Lexmark para o varejo incluem:

- Software de sinalização para comércio AccesVia – auxilia nas vendas e na redução de custos com ferramentas de merchandising de prateleiras de ponta, através de uma solução de impressão e publishing digital altamente eficiente;

- Serviços de impressão administrada da Lexmark – trazem enfoque integral à gestão de ativos de impressão e da informação, e podem reduzir os custos em 30% ou mais, ao mesmo tempo em que melhoram a execução operacional;

- Manejo de incidentes - assegura que as equipes de proteção de ativos e de prevenção de perdas de comércio tenham a informação necessária para combater o furto de maneira proativa e prevenir acidentes e danos à propriedade;

- Novos colaboradores – torna mais rápidos os processos de RH do comércio e mantém a informação sensível mais segura, com ferramentas que automatizam a distribuição e a coleta de documentos;

- Processamento de faturas - elimina o volume de faturas impressas que viajam através da sua organização para agilizar as aprovações e reduzir o tempo de processamento;

- Administração de documentos de logística - substitui os sistemas de arquivo de papel para proporcionar acesso imediato à informação da cadeia de abastecimento, enquanto melhora o controle e cumprimento de documentos.

Além de hardware e software integrados e serviços, as soluções da Lexmark podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada organização, independente do porte ou do foco de atuação. “A demanda por gestão de conteúdo e impressão do varejo é bastante significativa, em função da necessidade de integração das diferentes áreas e da complexidade de seus diferentes processos. Por esta razão, vemos grande potencial para expandir nossa atuação, sempre garantindo maior assertividade aos processos a total segurança da informação”, reforça Bretos.

Veja mais em: www.lexmark.com

MORPHO

09/05/2016
Solução de reconhecimento facial para Smartphones e Tablets certificada pela FIDO


Veja mais

A Morpho (Safran), líder mundial em soluções de segurança e identidade, anunciou hoje que a sua solução de autenticação biométrica foi certificada pela FIDO* (Fast Identity Online) Alliance. O autenticador de Face da Morpho utiliza reconhecimento facial para smartphones e tablets para substituir métodos tradicionais de verificação de usuário (por exemplo, PIN, senha). A certificação valida a qualidade da implementação dos padrões FIDO pela Morpho e garante interoperabilidade entre produtos e serviços em conformidade com a FIDO. Com esta solução, os prestadores de serviços podem implantar com facilidade a autenticação facial para garantir o acesso aos seus serviços, de todos os clientes, em dispositivos atualmente disponíveis no mercado. Com tecnologias de detecção de movimento de primeira classe, que garante que a face submetida seja capturada de um usuário vivo (e não de uma foto, por exemplo), a solução da Morpho rapidamente oferece autenticação forte e universal que substitui senhas, com autenticação mais fácil de usar, mais segura e privada.

Por meio de um ecossistema em constante expansão, a Morpho continua a trabalhar junto a clientes e parceiros para implementar soluções de autenticação biométrica de forma mais rápida e eficiente, auxiliando na maior aprovação por parte dos consumidores. A Morpho desenvolve soluções altamente seguras e cômodas, alinhadas à missão da FIDO Alliance de revolucionar a natureza da autenticação online. Protegendo usuários contra hackers e roubo de identidade, a tecnologia de segurança biométrica é uma solução que oferece facilidade, na medida em que garante alto nível de segurança.

De acordo com Anne Bouverot, Presidente e CEO da Morpho: “Os tempos em que se dependia exclusivamente de senhas de segurança acabaram. Por meio do reconhecimento facial, um simples selfie permite que os usuários provem e liguem as suas identidades únicas aos seus smartphones e tablets. Na luta contra fraude de identidade em transações móveis, a Morpho está desenvolvendo com a FIDO soluções viáveis que são mais fáceis de usar e proteger os consumidores".

* A FIDO (Fast IDentity Online) Alliance foi criada em julho de 2012, com o intuito de abordar a falta de interoperabilidade entre as tecnologias de autenticação forte e remediar os problemas que usuários enfrentam ao criar e se lembrar de diversos nomes de usuários e senhas. A FIDO Alliance vem mudando a natureza de autenticação com padrões mais simples e mais fortes, que definem um conjunto aberto, escalável e interoperável de mecanismos que reduz a dependência de senhas. A autenticação FIDO é mais forte, privada e fácil de usar ao autenticar serviços online.

Veja mais em: http://www.morpho.com/en/media/20160125_morpho-facial-recognition-solution-smartphones-and-tablets-certified-fido#sthash.cMoofLNd.dpuf

SCHNEIDER ELECTRIC

05/05/2016
Pelco by Schneider Electric lança novos recursos para linha de câmeras IP Sarix™ Professional


Veja mais

Pelco by Schneider Electric, líder no fornecimento de plataformas de vigilância de vídeo e gerenciamento de segurança inteligentes, anunciou atualizações para a sua

linha de câmeras Sarix™ Professional. As novas soluções permitem a captura de imagens de alta qualidade para aumentar a segurança e as estratégias operacionais.

Com resoluções de 1,2 MP a 5MP, as câmeras de vigilância Sarix Professional fornecem imagens em alta resolução, proporcionando cobertura de vídeo de grandes áreas com uma única câmera. Com zoom avançado, a Sarix permite que os operadores vejam imagens detalhadas.

Os novos recursos da próxima geração de câmeras Sarix Professional incluem:

Novos formatos: As novas câmeras Vandal Wedge Dome e Micro Dome da Sarix Professional são indicadas para espaços fechados. Os modelos podem ser usados em elevadores, por exigirem câmeras pequenas e discretas, com lente fixa e visualização close-up.

Recursos de pouca luz aprimorados: A linha de câmeras oferece imagens mais nítidas em condições de pouca ou nenhuma luz. O novo recurso Adaptive IR, regula automaticamente a intensidade da iluminação da imagem e permite a captura de mais detalhes. Quando os indivíduos se aproximam da câmera, a luz é compensada para evitar uma imagem distorcida, resultando em mais alta qualidade de vídeo em áreas de iluminação reduzida.

Mais design modular: O design modular otimizado dá mais diversidade ao portfólio para revendedores e integradores, permitindo customizar componentes para uma extensa gama de aplicações. As cúpulas já vêm de fábrica com a superfície anti-vandalismo IK10.

Recursos personalizados: As opções do Sarix Professional foram ampliadas e todas as câmeras ao ar livre resistem a pó e são protegidas contra fortes jatos de água e chuvas, garantindo a operação continuada em condições extremas, inclusive para aplicações de alta temperatura.

"As atualizações que fizemos na nossa linha de câmeras Sarix Professional entregam aos usuários uma maior funcionalidade de captura de vídeo e clareza de imagem", disse Wesley Moraes, Regional Sales Manager, da Pelco by Schneider Electric. "Benefícios extensivos da Sarix Professional, combinadas com qualidade de vídeo a um preço competitivo, tornam a câmera a melhor opção para uma ampla variedade de ambientes de segurança."

www.pelco.com

ERICSSON

05/05/2016
Brasileiros usam mais mensagens instantâneas do que média global


Veja mais

O compartilhamento de informações é frequentemente debatido à medida que as redes sociais se tornam cada vez mais populares. Um estudo conduzido em 23 países pelo ConsumerLab, área da Ericsson (NASDAQ: ERIC) que há 20 anos analisa o comportamento dos usuários, indica que os brasileiros são mais conectados que a média dos usuários globais – em especial, no uso de plataformas de mensagens instantâneas e redes sociais. O material também traça tendências para a comunicação dos usuários brasileiros, que cada vez mais agem do como jornalistas cidadãos.

Enquanto a média global dos internautas que usam mensagens instantâneas no celular pelo uma vez por semana é de 59%, a porcentagem brasileira atingiu 83% em 2015. A tendência é que essa forma de interação cresça ainda mais, já que, em 2014, a parcela foi de 72%. Quando o assunto são as redes sociais, o consumo semanal do brasileiro também se distancia da média global: enquanto o Brasil atinge 83%, a média fica em 65%.

No relatório “Compartilhamento de Informações”, produzido pela Ericsson, 51% dos entrevistados brasileiros consideram que expor nas redes sociais organizações com comportamentos inadequados tem um impacto maior do que ir à polícia e as autoridades responsáveis.

A confiança em conteúdos postados online é questionada nesse novo comportamento do usuário. Verificar o que há de verdadeiro ou falso em uma postagem na internet é uma necessidade entre os usuários, seja para checar o status de um amigo como até uma notícia ou um conteúdo institucional. Embora os internautas pensem que a internet tenha dado mais voz ao consumidor, 61% dos paulistanos entrevistados para este estudo gostariam de ter acesso a uma ferramenta que checasse a autenticidade de uma reportagem ou de uma postagem.

André Gualda, especialista do ConsumerLab da Ericsson, diz: "Mais da metade dos proprietários de smartphones entrevistados acreditam que a internet aumentou as denúncias, que expõem o comportamento inadequado de empresas e organizações. Isso é entendido como positivo. Essa é uma tendência dos usuários, que cada vez mais agem como “jornalistas cidadãos”, acreditando que o compartilhamento de informações e de opiniões online aumentam a sua influência sobre as organizações.”

A pesquisa também aponta que, como o compartilhamento de informações e influência dos consumidores crescem à medida que mais pessoas ganham acesso à Internet, está se tornando cada vez mais importante criar uma cultura de compartilhamento sustentável de informações, onde todos podem se beneficiar e, ao mesmo tempo, proteger a privacidade do indivíduo.

Esse comportamento também justifica a popularidade dos aplicativos de redes sociais e de comunicação. A primeira edição do Relatório de Mobilidade da Ericsson de 2015 revelou que mais da metade do tráfego de dados de aplicativos em redes móveis estão concentrados em cinco plataformas. O Facebook encabeça a lista e é responsável por 28% do tráfego móvel no Brasil. Em sequência, estão a versão móvel do navegador Chrome, com 16%, e o aplicativo do Youtube, que concentra 15%. O WhatsApp e o Instagram vêm logo atrás com 13% e 6%, respectivamente.

www.ericsson.com/br

STECK

14/04/2016
Caixa Pratika Box


Veja mais

Com o objetivo de proporcionar a proteção individualizada de aparelhos elétricos, a Steck apresenta ao mercado a caixa Pratika Box®, com tomada 10A e 20A, disponível no padrão NBR 14136, e minidisjuntores nas correntes de 6A a 20A curva C, conforme ABNT NBR NM 60898.

Indicada para utilização em aparelhos elétricos como ar condicionado, microondas, lava louças, copiadoras, secadoras, máquinas de lavar, entre outros, a caixa Pratika Box® foi desenvolvida em termoplástico autoextinguível na cor branca e na versão sobrepor. Além disso, já vem com entradas pré-marcadas para canaletas Conduteck® e eletrodutos, adaptando-se tanto às instalações residenciais, quanto aos sistemas elétricos industriais.

www.steck.com.br

CM Comandos

14/04/2016
Vendas de nobreaks corporativos crescem com tempestades da estação de chuvas 2015/16


Veja mais

O aumento no número de tempestades no verão de 2015-2016, provocado pelo terceiro El Niño mais forte das últimas décadas, elevou também as vendas de nobreaks e estabilizadores corporativos no país. No caso da CM Comandos, uma das maiores fabricantes de soluções de energia da América Latina, as instabilidades climáticas elevaram significativamente a quantidade de equipamentos vendidos.

“O modelo energético brasileiro privilegia as linhas de transmissão por via área. Assim, quando as tempestades derrubam árvores e rompem fiações dos postes, o fornecimento de energia é interrompido e pode durar várias horas, até que a concessionária reestabeleça a energia elétrica”, explica Edward Seiki, diretor comercial da CM Comandos. Segundo ele, essa situação, que já exige mais atenção das empresas para a qualidade de seus sistemas de energia, tem demandado um cuidado ainda maior por conta dos equipamentos eletrônicos, cada vez em maior quantidade, com recursos mais sofisticados e também mais sensíveis a problemas de energia. “Tudo isso faz com que as companhias invistam na segurança de sua infraestrutura e procurem evitar os prejuízos que podem vir a ter em casos de suas máquinas falharem ou pararem durante picos ou quedas de energia” diz Seiki.

Além de o Brasil ser o país com a maior incidência de raios em todo o mundo, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), dados da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT) mostram um aumento no número de descargas elétricas registradas no penúltimo trimestre de 2015, já sob o efeito do El Niño. Ainda segundo o Instituto, os meses de agosto, setembro e outubro de 2015 registraram 480 mil descargas elétricas que atingiram o solo, um aumento de 54% em relação a 2014, quando houve a incidência de 310 mil descargas elétricas.

Atenta ao aumento da instabilidade climática, para atender a demanda e continuar crescendo em 2016, a CM Comandos adotou recentemente uma estratégia inédita e, desde fevereiro, é a única empresa do setor, em nível mundial, a oferecer um período de garantia com cinco anos para a linha Conception Multi Ativo Trifásico. “Com esse prazo de garantia, a relação custo X benefício dessa linha é extremamente atraente e chega a representar 15% de economia a partir do segundo ano de uso”, estima Seiki.

www.cmcomandos.com.br

ERICSSON

11/04/2016
120 anos de inovação na América Latina


Veja mais

A Ericsson (NASDAQ: ERIC), líder mundial em tecnologia e serviços de comunicações, celebra 140 anos da sua fundação e também seu aniversário de 120 anos de presença na América Latina - quando, em 1896, escolheu a Colômbia como o primeiro país para iniciar sua presença na região.

Desde a sua criação, o compromisso da Ericsson com o desenvolvimento das telecomunicações e das TICs na América Latina melhorou a qualidade de vida das pessoas e transformou a maneira como o mundo trabalha e se conecta. Graças ao grande uso de celulares, e mais tarde, da banda larga móvel, a empresa se tornou um impulsionador do desenvolvimento socioeconômico na região.

A Ericsson, que emprega atualmente cerca de 10 mil pessoas na América Latina, possui centros de inovação, uma fábrica de equipamentos com mais de 60 anos, centros de competências e um Centro Global de Serviços que atendem toda a região e outras partes do mundo.

O fundador da empresa, Lars Magnus Ericsson, acreditava que a comunicação é uma necessidade humana básica e que as possibilidades de comunicação devem estar disponíveis para todos. Esse pensamento levou a empresa a ser parte responsável pelos mais de 7 bilhões de assinaturas móveis que existem no mundo atualmente, e a tornar possível o que a Ericsson chama de Sociedade Conectada – o que, sem dúvidas, transformou e continuará transformando a maneira como interagimos, inovamos e fazemos negócio.

“Com esse aniversário, estamos aproveitando a oportunidade para relembrar nossos funcionários, clientes e parceiros da nossa função como motor inovador das TICs, com foco não somente nas importantes inovações que desenvolvemos durante esses anos, mas também nas futuras inovações da Ericsson”, afirma Márcia Goraieb, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Ericsson na América Latina.

”O Relatório de Mobilidade da Ericsson mostra que o tráfego de dados mensal por smartphone crescerá de 1,2 GB em 2015 para 6 GB em 2021 na América Latina. Além disso, a previsão é que as assinaturas móveis passem de 710 milhões para 846 milhões na região. Até 2020, 86% da população latino-americana usará smartphones. Isso mostra que a inovação das TICs é necessária para fornecer os serviços que as pessoas usam agora e demandarão no futuro”, explica.

A Ericsson está celebrando seu 120º aniversário em toda a América Latina com várias iniciativas dirigidas aos clientes e parceiros, todas elas reforçando o compromisso de continuar trabalhando para desenvolver as grandes mudanças que ainda estão por vir. A empresa seguirá inovando para criar futuros pontos de inflexão, assim como foram os marcos emblemáticos como a telefonia móvel, o Bluetooth, a internet móvel (3G e 4G), a Internet das Coisas, o transporte inteligente e a disruptiva conexão 5G.

Todos os dias, os latino-americanos, assim como os bilhões de consumidores em todo o mundo, se beneficiam dos US$ 5 bilhões que a Ericsson investe a cada ano em pesquisa e desenvolvimento com a finalidade de tornar possíveis progressos como esses.

Desde que Lars Magnus Ericsson iniciou uma aventura em sua modesta oficina de engenharia mecânica de 13 m², criando uma empresa que se tornaria uma multinacional com mais de 115 mil funcionários, operando em 180 países e com mais de 39 mil patentes, a Ericsson tem sido reconhecida pela capacidade de inovação e de transformação para seguir líder no mercado.

www.ericsson.com/br

MORPHO

05/04/2016
A Samsung SDS integrará a tecnologia de reconhecimento facial para autenticação on-line


Veja mais

A Morpho (Safran), líder mundial em Soluções biométricas, anunciou que a Samsung SDS irá implementar sua solução de autenticação on-line com tecnologia de reconhecimento facial.

A Morpho desenvolveu um inovador kit de desenvolvimento de software (SDK) de reconhecimento facial para smartphones, que a Samsung SDS, uma prestadora líder global de serviços ICT, integrou como elemento determinante de uma nova solução multimodal e de autenticação on-line. Esta solução interoperável, que será totalmente integrada aos dispositivos da Samsung e podendo alcançar todos os dispositivos Android e iOS existentes, permitirá usuários protegerem com segurança suas identidades digitais.

A tecnologia de reconhecimento facial de alto desempenho é utilizada em todo o mundo em uma ampla gama de aplicações - por exemplo, usando a câmera de um smartphone, tablet ou computador pessoal para substituir senhas de dispositivos e acesso às contas de usuários. A tecnologia de reconhecimento facial fornecida pela Morpho a Samsung SDS, oferece todos os benefícios da tecnologia biométrica de ponta implementada em dispositivos de consumo, incluindo a incorporação de detecção de vida, que garante que o rosto apresentado é realmente de uma pessoa e não, por exemplo, de uma foto armazenada ou impressa. Os usuários podem se beneficiar de uma experiência extremamente segura sem senhas numéricas para entrar em aplicativos, aprovar transações, acessar sites e diversas outras aplicações práticas.

Yves Portalier, Vice-Presidente e Gerente Geral da Unidade de Negócios da Telecom na Morpho, está convencido do enorme potencial desta solução baseada no FIDO*: "O crescimento dos negócios em serviços móveis está claramente tornando a vida mais fácil para as pessoas, mas só podem ser devidamente empregados, se garantirem métodos de autenticação on-line confiáveis e sólidos para evitar a fraude. A tecnologia de reconhecimento facial da Morpho, está liderando uma nova geração de métodos de autenticação confiáveis para dispositivos móveis e facilmente substitui as técnicas tradicionais, como senhas - com base em uma simples "selfie".

James Choi, vice-presidente de negócios de pagamento móvel da Samsung SDS anunciou:

"Como resultado da integração da tecnologia da Morpho, a solução FIDO da Samsung SDS, anteriormente disponível com suporte a impressões digitais, é agora aprimorada com autenticação facial. Ao adicionar a tecnologia de reconhecimento facial em nossa solução FIDO, seremos capazes de oferecer mais valor para os nossos clientes empresariais para acelerar a penetração no mercado. A tecnologia da Morpho habilita qualquer smartphone no mercado com reconhecimento facial de ponta e com detecção de vida, que é a chave para fornecer um método de autenticação seguro e fácil a todos os usuários finais, e pode funcionar também como um segundo fator de autenticação nos smartphones equipados com sensores de impressões digitais."

www.morpho.com

CONEX

04/04/2016
Conexled traz soluções em iluminação LED de alta performance para a Infraportos


Veja mais

A Conexled, uma das principais e pioneiras fabricantes de Iluminaçnao LED e divisão de negócios do Grupo Conex, terá um estande na terceira edição da INFRAPORTOS – Feira Internacional sobre Tecnologia e Equipamentos para Armazéns, Terminais e Portos que acontece entre os dias 5 e 7 de Abril, no Transamérica Expo Center Norte, em São Paulo.

De acordo com Filipe Braz, diretor de marketing da empresa, o estande, com 30 metros quadrados, mostrará ao público alguns dos produtos da Conex que podem ser utilizados em portos, armazéns, pátios, indústrias, comércio ou vias públicas. “Nosso objetivo é mostrar um dos mais modernos sistemas de iluminação em LED do mercado, queremos atrair a atenção dos visitantes por meio dos diferenciais de nossas peças, que oferecem economia de energia e sofisticação”, afirma Braz.

Um dos produtos apresentados será o projetor em LED da linha Indaiá Conexled. “Desenhado com a mais alta tecnologia em design e fácil instalação, - explica Braz – o projetor é apropriado para iluminação profissional em aplicações públicas, industriais e comerciais, e possui durabilidade de até vinte anos, permitindo alta uniformidade luminosa e reduzindo o ofuscamento e aumentando os índices de iluminação, além de estar de acordo com diretrizes da norma IES LM-80.

Outro equipamento que promete chamar atenção dos freqüentadores da feira, de acordo com Braz, será a luminária pública LED modular, CLU, da linha Una. “Com sistema modular, que facilita a manutenção, é adequada para aplicações em patios, estaleiros, armazéns, vias e áreas portuárias com design moderno e o mesmo avançado sistema óptico do projetor. A luminária tem cinco anos de garantia, simplicidade na instalação, com regulagem de ângulo permitindo instalação direta no topo do poste ou em braços, proteção elétrica e eletrônica e alto fator de potência”.

O terceiro produto é um projetor LED Blindado – Linha Guaecá Conexled. Projetado para utilização em áreas expostas ao tempo; gases,vapores e poeiras, ou locais fechados. O projetor oferece resistência e desempenho para aplicações industriais, galpões, áreas marítimas e áreas agressivas. Possui o mesmo período de garantia, economia de energia de até 75% e alta uniformidade luminosa. Está entre os mais eficientes do mercado e possui alta resistência mecânica e à corrosão.

http://www.conexled.com.br/

OKI DATA

28/03/2016
Novos equipamentos para impressão de etiquetas e envelopes na ExpoPrint Digital 2016


Veja mais

Reconhecida como uma das principais marcas de soluções de impressão do mundo, a OKI Data marca presença na 16ª edição da ExpoPrint Digital – maior feira do mercado gráfico latino-americano. Durante o evento, a fabricante irá expor dois lançamentos: a C941DP, para o mercado de envelopes, e a C711DW, voltada à produção de rótulos e etiquetas. Além disso, apresentará a C941, que permite a impressão de mídias em quatro cores, além do toner branco ou clear, um dos grandes diferenciais da OKI.

“Nosso mercado está cada vez mais dinâmico e, por isso, se reinventar é essencial para trazer soluções adequadas às necessidades dos clientes. Por meio de novas tecnologias, a OKI se propõe a contribuir com importantes soluções para a área gráfica, garantindo rapidez, cores precisas e versatilidade às impressões do dia-a-dia”, destaca Marcelo Cerri, Gerente de Marketing da OKI.

Confira abaixo os modelos que estarão presentes no estande da OKI Data:

C941DP – Versatilidade e agilidade para impressão de envelopes com dados variáveis

A C941DP une três principais benefícios na hora da impressão: agilidade, alta definição de cores e a possibilidade de imprimir centenas de envelopes sem a necessidade de intervenção do usuário, em formatos variados – desde cartões de 6,4 cm x 9,0 cm até envelopes com 33 cm de largura. O equipamento digital de cinco cores também realiza trabalhos com toner branco ou transparente e tem resolução de 1200 x 1200 dpi. O modelo é fornecido com o Fiery® C9 Server, que garante o controle preciso das cores, a inclusão de dados variáveis e a completa gestão dos documentos.

C711DW – Solução completa para impressão de rótulos e etiquetas

O equipamento é uma solução versátil para impressão de etiquetas e rótulos coloridos. Com tecnologia HD Color, a C711DW apresenta calibração automática de cores e correção de tonalidades, permitindo a impressão rolo a rolo de etiquetas adesivas para baixas tiragens“A C711DW é a proposta da OKI para impressão de rótulos e etiquetas personalizadas. Trata-se de um dos mercados que mais cresceu no Brasil nos últimos anos e que, sem dúvidas, continuará em franca expansão. Com esse e outros equipamentos, queremos oferecer soluções que permitam aos nossos clientes ampliarem seu portfólio de serviços, agregando valor ao produto acabado” complementa Cerri.

C941 – Único equipamento 5 cores com tecnologia de impressão LED

A premiada C941 é referência para a área gráfica, com sua flexibilidade de mídias e facilidade de uso. Trazendo o inovador conceito de 5 cores, o usuário pode imprimir com toner Branco ou Clear, além do tradicional CMYK

Compatível com o Fiery® XF 5, poderoso software de gerenciamento de cores e controle de fluxo de trabalhos gráficos, o modelo possibilita a impressão no formato A3+ de provas de cor e de conceito, criação de mock-ups em mídias escuras de até 360 g/m² e personalização de rótulos e embalagens em vinil adesivo.

ExpoPrint Digital 2016
Data:
06 a 09 de abril
Horário: De quarta à sexta, das 13h às 20h, e sábado, das 10h às 17h
Local: ExpoCenter Norte/São Paulo – Pavilhão Branco
Estande OKI: 128 – Rua 1

www.oki.com.br

ERICSSON

22/03/2016
Oficina de audiovisual com smartphones


Veja mais

A Ericsson (NASDAQ: ERIC) e a Rede Cultural Beija-Flor (RCBF), organização social sem fins lucrativos localizada em Diadema, cidade da grande São Paulo, se uniram para promover a formação de jovens da comunidade local em curso gratuito de produção audiovisual. Os alunos estão aprendendo todas as disciplinas essenciais para a realização de curtas, documentários e webséries utilizando uma ferramenta já conhecida de uma sociedade conectada: um smartphone. Ao todo, 30 alunos com idades entre 14 e 18 anos participam das aulas no Núcleo de Comunicação Olhar Social da ONG.

A oficina, dividida em duas turmas, com aulas de manhã e à tarde, terá oito meses de duração. A ideia é reunir todos os vídeos produzidos pelos alunos – cada um vai produzir um curta com duração de até um minuto e também um documentário por turma sobre a relação da comunidade com a tecnologia. Ao final do curso, todo o conteúdo produzido será exibido para a comunidade. A parceria prevê aulas de produção, roteiro, captação de áudio, fotografia e direção.

Gregory John Smith, fundador e presidente da ONG Rede Cultural Beija-Flor, diz: "Há mais de 20 anos atuamos com o propósito de dar novas oportunidades para estes jovens e promover a capacitação deles seja por meio da educação, da cultura ou até mesmo do lazer. Nosso principal objetivo é proporcionar a eles uma chance de seguirem um caminho correto e próspero. Para isso, as parcerias que temos são fundamentais. Sem elas não teríamos como seguir adiante e nosso Núcleo de Comunicação Olhar Social tem as ferramentas necessárias para atuarmos em parceria com a Ericsson.”

Carla Belitardo, vice-presidente de Estratégia e Sustentabilidade da Ericsson, comenta: "Temos um papel transformador na Sociedade Conectada e além disso podemos usar a tecnologia para cumprirmos as 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável definidas por eles. As TICs, em particular a tecnologia móvel, podem ajudar a acelerar o alcance dessas Metas e essa iniciativa junto à ONG Rede Cultural Beija-Flor atende não só a questão do desenvolvimento da educação de qualidade – meta 4 – como também vai de encontro às parcerias para o futuro – meta 17.”

As metas requerem avanços até 2030, incluindo também o fim da pobreza e da fome, a melhora do acesso aos cuidados com saúde e proteção ao meio ambiente e a construção de sociedades pacificas e inclusivas. "Acreditamos que as novas globais metas devam aproveitar tecnologias existentes e amplamente distribuídas, mas também que os futuros desenvolvimentos em TIC – incluindo banda larga móvel de próxima geração, a Internet das Coisas, inteligência artificial, impressão 3D e outras – vão fornecer as ferramentas para avanços sem precedentes nas áreas de saúde, educação, serviços de energia, agricultura e proteção e monitoramento ambiental”, completa Belitardo.

Érica Faustino, aluna de 16 anos da oficina e uma das mais descontraídas da turma, relata: "O cinema é fascinante. Principalmente quando se começa a descobrir o que há por trás das câmeras, ainda que a câmera seja um simples aparelho de celular”. Já para Alyce Rodrigues, de 15 anos, a oficina não é só uma oportunidade de aprender algo novo que vá lhe abrir portas no mercado de trabalho, mas algo que irá levá-la além: "Para mim, a possibilidade de transmitir aos outros o que eu vejo por meio do meu olhar faz com que eu me sinta também vista e percebida”.

Consumir conteúdo produzido por outras pessoas, de forma independente, é uma tendência. De acordo com a edição passada do estudo TV & Media do ConsumerLab, área da Ericsson que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, 40% dos usuários brasileiros entrevistados assistem diariamente, em seus smartphones, vídeos produzidos por outras usuários – dado que marca a tendência da busca do usuário por criar o próprio conteúdo.

E mercado de trabalho para esses jovens também existe. Os brasileiros são ávidos consumidores de vídeos curtos pelo celular: 52% deles assistem a vídeos curtos pelo aparelho, semanalmente. Para se ter uma ideia da capacidade de consumo de material audiovisual, 33% dos usuários brasileiros de smartphone assistem a filmes completos pelo aparelho toda semana. Os dados fazem parte do Relatório de Mobilidade da Ericsson, produzido em 2015, que também ressalta que hoje, o volume de dados representa 45% do tráfego móvel, sendo que até 2020, o consumo de vídeo terá crescido 13 vezes comparado com o volume de dados atual: crescimento de 55% ao ano até 2020.

www.ericsson.com/br

POSITIVO

22/03/2016
Novo smartphone com tela com tecnologia HD 2,5D


Veja mais

A Positivo inicia nesta semana as vendas no varejo do smartphone Positivo Next para atender à demanda de consumidores que não abrem mão de qualidade e preço justo. A principal novidade é a tela de 5 polegadas com tecnologia HD 2,5D, recurso disponível em produtos top de linha. A novidade aprimora a ergonomia do smartphone ao permitir que o produto tenha curvatura nas bordas e sensação de toque suave. Outros diferenciais do Next são as câmeras frontal e traseira de 5MP com zoom digital de 4X, gravação de vídeo, detectores de rosto e sorriso, efeito de cores, balanço de branco e HDR.

Disponível com acabamento em preto, o Positivo Next é dual-chip, ou seja, permite utilizar duas operadoras simultaneamente. O novo smartphone vem ainda com processador quad-core de 1.3GHz, sistema operacional Android 5.1 – Lollipop, 1GB de memória RAM, memória interna de 8GB e conectividade 3G, Wi-Fi com roteador e Bluetooth 4.0. Assim como os demais smartphones da marca, o Next conta com a chancela e os serviços do Google, incluindo cerca de um milhão de aplicativos disponíveis para download na Google Play, além de outros apps mais procurados, como YouTube, Gmail, Google Maps, Hangout, Voice Search, entre outros. O preço sugerido de venda no varejo é de R$ 699.

Especificações Técnicas:

• Processador: Quad-core de 1.3GHz

• Sistema operacional: Android 5.1 (Lollipop)

• Memória RAM: 1GB

• Armazenamento: 8GB

• Tela: 5 polegadas HD com resolução de 1280 x 720 pixels

• Porta de conexão: Micro USB

• Conectividade: 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.0

• Câmeras: Frontal 5MP com zoom digital 4X e flash e traseira de 5MP

• Acabamento: Preto

http://www.positivoinformatica.com.br/

MORPHO

22/03/2016
Parceria com a Visa vai aprimorar as soluções de autenticação biométrica nos pagamentos


Veja mais

A Morpho (Safran), uma líder global em soluções de identificação e segurança, anunciou que irá trabalhar com a Visa para desenvolver novos meios de pagamento, utilizando tecnologias tais como o reconhecimento biométrico. Estas tecnologias serão aplicadas aos meios de pagamento existentes, tais como cartões de crédito ou de débito, celulares, caixas eletrônicos e terminais de pontos de venda (POS), com a finalidade de aumentar a segurança das transações para instituições financeiras e conveniência do cliente.

Com a expansão do mercado de meios de pagamento e serviços bancários digitais, a necessidade de soluções altamente seguras como a biometria, utilização de tokens, assinatura digital e outras soluções para proteger os consumidores contra o roubo de identidade e fraude também cresce. A colaboração da Morpho com a Visa pretende explorar soluções inovadoras de segurança em resposta ao forte crescimento neste mercado.

A Morpho e a Visa estão trabalhando juntas para explorar vários novos conceitos de pagamento que foram demonstrados em conjunto pelas duas empresas no Mobile World Congress, de 22 a 25 fevereiro em Barcelona, Espanha (Cabine da Visa 6D40, pavilhão 6), bem como no centro de inovação da Visa em sua sede em São Francisco. Algumas das demonstrações incluem a biometria para pagamentos por proximidade, incluindo o uso da tecnologia MorphoWave™, a primeira solução biométrica do mundo que captura quatro impressões digitais com um único movimento da mão em menos de um segundo.

A Visa está sempre explorando novas tecnologias que melhoram a segurança e a conveniência dos pagamentos para as instituições financeiras e seus clientes. Estamos entusiasmados para demonstrar e explorar o poder destas novas capacidades de autenticação com a Morpho.

Bill Gajda, vice-presidente sênior de parcerias estratégicas e de inovação da Visa

Anne Bouverot, CEO na Morpho, comentou: "Estamos ansiosos para trabalhar com a Visa como uma parceira de tecnologia, como parte de um acordo para trazer inovação ao mercado crescente de meios de pagamentos e serviços bancários digitais. Com base em uma série de comprovações de conceito bem sucedidas, vimos o entusiasmo compartilhado pelos clientes com relação às novas soluções que combinam segurança e conveniência. Estamos convencidos do potencial da biometria como uma tecnologia fundamental para o futuro dos pagamentos seguros. Além do reconhecimento de impressões digitais sem toque para pagamentos por proximidade, estamos incorporando a capacidade de reconhecimento facial para smartphones e tablets, permitindo que os usuários validem os pagamentos através de uma simples ’selfie’”.

http://www.morpho.com/

SEMIKRON

15/03/2016
53 anos no Brasil com muitos motivos para comemorar


Veja mais

Fundada em 22 de março de 1963 na cidade do Rio de Janeiro, o braço brasileiro do grupo SEMIKRON iniciou suas operações no país importando diodos da Alemanha. Desde então, a empresa cresceu para se tornar uma das subsidiárias mais importantes da organização, produzindo localmente desde chips de diodos e tiristores até soluções completas em eletrônica de potência. Desde 1980, sua planta de produção encontra-se na cidade de Carapicuíba, na grande São Paulo, onde trabalham cerca de 250 funcionários em um espaço de aproximadamente 36.000 m².

Durante a sua trajetória, a SEMIKRON colaborou com o desenvolvimento de diversos projetos que possibilitaram a evolução da eletrônica de potência no Brasil e no mundo. Destacam-se as aplicações em energias renováveis (eólica e solar), veículos elétricos e híbridos (carros, ônibus, trens e outros meios de transporte), inversores de frequência, equipamentos de solda, elevadores e fontes de alimentação ininterrupta (UPS).

Para o ano de seu 53º aniversário, a SEMIKRON planeja novos investimentos e melhorias em diversas áreas de sua fábrica, incluindo a recém-anunciada linha de montagem de módulos IGBT tipo SKiiP 3 no Brasil [inserir link].

A preocupação contínua com nossa força de trabalho e o compromisso com nossos clientes e colaboradores são os alicerces que nos fazem acreditar que o futuro será tão próspero quanto nossos 53 anos de história.

www.semikron.com

FULL GAUGE CONTROLS

14/03/2016
Novos instrumentos chegam ao mercado


Veja mais

Empresa lança novidades para o segmento de aquecimento e refrigeração

A Full Gauge Controls inicia 2016 trazendo novidades da linha Evolution para o setor de climatização, aquecimento e refrigeração. Os lançamentos da empresa, que tem como uma das suas principais características o investimento constante em pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções, já estão disponíveis no mercado. Entre os novos produtos estão o MT-512E Log, usado para refrigeração ou aquecimento, o TC-900E Log, para congelados, o temporizador TempusE, e ainda os controladores de temperatura MT-516E e MT-514E.

O MT-512E Log permite que se realizem degelos periódicos por parada do compressor ou manualmente. Possui indicação de porta aberta e memória interna para armazenamento dos dados. Seu potente relé de 16A aciona cargas de até 2HP, com a possibilidade de conectar a um temporizador cíclico para a programação do tempo de refrigeração e degelo. Outro recurso disponível é o desligamento das funções de controle, fazendo com que o MT-512E Log opere somente como indicador de temperatura. O bloqueio de funções evita a alteração dos parâmetros por pessoas não autorizadas.

Voltado para o uso em congelados, o TC-900E Log automatiza os processos de degelo de acordo com a necessidade da instalação. O controlador conta com um setpoint normal e um econômico, além da funcionalidade de congelamento rápido e alarme indicando se a porta estiver aberta. Conta com sensor de luminosidade para acionamento do modo econômico, relógio interno em tempo real para a criação de uma agenda de degelos para cada dia da semana e memória interna para armazenamento dos dados. Tanto o MT-512E Log quanto o TC-900E Log podem ser conectados ao Sitrad, o software para gerenciamento remoto da Full Gauge Controls.

Com base de tempo configurável, o Tempus E opera tanto em processos cíclicos como aqueles em que o início é disparado por uma tecla. Possui alarme sonoro interno (buzzer), uma saída para acionamento do alarme de final de processo e totalizador de eventos, entre outras funções. O produto pode ser aplicado em fornos, máquinas de injeção e controle de degelo.

A Full Gauge Controls lança ainda mais dois novos controladores de temperatura: o MT-516E e o MT-514E. Ambos são aplicáveis em refrigeração ou aquecimento. O MT-516E possui uma saída para timer e o MT-514E conta com alarme sonoro e uma entrada digital configurável para detectar porta aberta e/ou alarme externo/falta de energia. Ambos podem ter suas funções desligadas, operando como indicadores de temperatura e também contam com bloqueio de funções. Além disso, todos instrumentos da linha Evolution possuem frontal hermética com IP65, tecla de acesso facilitado e acessórios exclusivos.

DIGICON

14/03/2016
Tecnologia pioneira no mundo para controle de acesso


Veja mais

Especialista em tecnologias para controle de acesso, a Digicon lança um conceito pioneiro no mundo, o dFlow. São bloqueios para controle de acesso de pedestres que permanecem sempre abertos no conceito de passagem livre, também chamado de freeflow. O equipamento será lançado no Brasil no mês de março e no exterior em abril.

Com desenvolvimento de dois anos e investimento de R$ 2 milhões, a solução é inovadora, pois alia sensores de profundidade 3D e alta velocidade de processamento para bloquear a passagem somente de pessoas não autorizadas. O equipamento tem possibilidade de rastrear mais de um usuário por vez de forma simultânea, praticamente eliminando fraudes e garantindo alta confiabilidade no acesso. Também aceita a integração com as principais tecnologias de identificação tradicionais, incluindo código de barras, RFID, MIFARE e biometrias como, por exemplo, as de reconhecimento facial.

A novidade pode ser implantada em locais de grande fluxo de pessoas como aeroportos, estações de transporte público, estádios, hospitais, escolas, prédios comerciais e sítios industriais. Testes preliminares mostram que o dFlow, com uso de identificação sem contato, pode comportar um fluxo acima de 50 usuários por minuto em relação a 20 usuários por minutos nos dispositivos tradicionais. "Trata-se do lançamento de um novo conceito em bloqueios, superior ao qual convivemos até hoje, não somente no Brasil, mas no mundo. O dFlow é o primeiro no mercado que atende a este novo conceito. É um produto premium, com um bom custo-benefício para diversos segmentos", destaca o diretor-presidente da Digicon, Peter Elbling.

Ainda, segundo Elbling, a ideia do dFlow partiu de questionamentos da equipe de engenharia de que todos os bloqueios estavam sempre fechados. "Isso não fazia muito sentido, afinal a maioria de usuários tem credenciais válidas de entrada e não deveriam ser bloqueados. É somente uma minoria, e eu diria muito pequena, que não tem direito de acesso", diz.

Diferenciais garantem alta segurança

A Digicon se propôs a quebrar paradigmas para criar um produto no qual sua condição normal é sem impedimento de entrada. O primeiro desafio foi o de chegar a uma tecnologia para fechar as portas de forma mais rápida e somente para o usuário não autorizado. A inovação foi substituir a quantidade limitada de feixes infravermelhos utilizadas nos bloqueios tradicionais para um sensor com um número quase infinito de feixes virtuais abrangendo toda a região de passagem. Isso faz com que o dFlow siga o usuário de forma contínua ao invés de ponto a ponto e mostra, por meio de cores, a categoria a qual cada usuário pertence. A tecnologia permite inclusive que pessoas passando lado a lado sejam identificadas como autorizadas ou não.

As pessoas podem ser identificadas por cores. Em um prédio comercial, por exemplo, o verde pode indicar as credenciais de funcionários; o azul, de visitantes; o amarelo, de profissionais terceirizados, e o vermelho, de pessoas não autorizadas. As configurações são customizadas para cada aplicação (mais de 16 milhões de cores) e permitem o controle e gestão de relatórios de forma precisa e com diversas possibilidades de filtros e combinações.

O segundo desafio do dFlow era de como controlar o fechamento das portas no caso de não autorizado. Com a tecnologia de seguir o usuário, o sistema gera informações de posição e tempo e, assim, é possível movimentar as portas de forma proporcional à posição, velocidade e aceleração do usuário não autorizado. Se o usuário não autorizado se desloca lentamente, as portas do dFlow fecham devagar. Porém, se o usuário não autorizado se desloca rapidamente, as portas também fecham de forma ágil. A mesma lógica ocorre para abertura, no caso do afastamento do usuário não autorizado da área controlada. "O hardware de controle é muito rápido e os algoritmos muito precisos", explica. Essa tecnologia se mostrou eficaz para barrar os usuários caronas, inibindo as fraudes.

Usando o conceito de swing doors, a largura das laterais dos bloqueios é a mesma para qualquer passagem entre 500 e 900 milímetros. O modelo de 900 milímetros permite um deslocamento com conforto de mais de uma pessoa. Mesmo assim, o sistema de controle identifica um ou mais usuários caronas fechando as portas para evitar a sua entrada na área controlada. Usuários carona são identificados mesmo estando lado a lado de um usuário comum.

SCHNEIDER ELECTRIC

10/03/2016
Parceria com a Light amplia a qualidade de distribuição de energia no RJ


Veja mais

A Schneider Electric, especialista em gestão de energia e automação, formou uma parceria com a Light, distribuidora de energia do Rio de Janeiro, colocando em operação dois projetos pilotos de sistemas self-healing dentro da área de concessão da empresa. Os projetos contemplam tecnologias semi-centralizadas e descentralizadas para esse tipo de solução, e englobam todo o sistema de comunicação com rádio em TCP/IP com tecnologia spread spectrum, lógicas de self-healing em concentrador de dados e nos religadores, estudos de enlace, instalação e comissionamento.

"A implantação desses projetos visa melhorar a qualidade de prestação de serviço público de distribuição de energia da cidade do Rio de Janeiro, com sistemas inteligentes que isola falhas na rede de distribuição com agilidade e eficiência” diz Marcel Araujo, gerente de serviços EAC da Schneider Electric. As soluções estão alinhadas com o nível de qualidade que a Light impõe para o seu sistema de distribuição, buscando melhoria dos indicadores coletivos de continuidade da distribuidora de energia: DEC - Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora - e FEC - Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora.

O sistema semi-centralizado foi implantado em três linhas da rede de distribuição de diferentes subestações. Nas linhas estão instalados dez equipamentos, sendo oito religadores U27 e duas chaves RL27 todos de fabricação Schneider Electric. A Light realizou todos os estudos necessários de forma a definir a melhor localização dos equipamentos, levando em consideração a capacidade de transferências de cargas entre os alimentadores, deixando o sistema preparado para que, em um momento de falta de energia, transfira as cargas isolando o trecho defeituoso e minimizando os impactos negativos na qualidade de fornecimento. "Em constante expansão e com requisitos de operação mais rigorosos, o sistema elétrico requer soluções que aumente sua confiabilidade. O uso de novas tecnologias para identificação e isolamento de trechos com falhas, visa garantir uma distribuição de energia mais confiável e disponível, reduzindo inclusive as compensações financeiras pagas por violações de indicadores”, comenta Sandro Lanes, engenheiro coordenador da implantação dos projetos.

O sistema descentralizado foi implantado em duas linhas da rede de distribuição, envolvendo três religadores e tecnologia spread spectrum. Neste sistema a decisão de transferência das cargas está embarcada nos equipamentos através das lógicas de proteção, não sendo necessárias implementações adicionais, é preciso apenas estabelecer a comunicação entre os mesmos. Por ser um sistema mais simples, possui limitações quanto às quantidades de alimentadores que podem ser contemplados em um mesmo sistema. "A grande vantagem desse sistema é que mesmo com a perda de comunicação com o centro de operação, os equipamentos terão a capacidade de realizar as manobras necessárias”, completa Araujo.

"A implementação destas duas soluções permitirá que a Light obtenha subsídios mais concretos, baseados nos resultados obtidos, de forma a nortear as decisões futuras e possibilitar uma tomada de decisão mais assertiva. De modo geral, as decisões deverão levar em consideração as características particulares das redes de cada distribuidora, optando por uma ou ambas soluções em sua área de concessão", afirma Luiz Carlos Direito, gerente de tecnologia, medição e automação da Light.

LEUCOTRON

02/03/2016
Empresas de tecnologia vislumbram oportunidades de negócios com as Olimpíadas


Veja mais

A Leucotron Telecom, empresa brasileira que desenvolve soluções integradas de telecomunicações para corporações, médias e pequenas empresas, tem no segmento turístico um importante público-alvo. Já opera com sucesso desenvolvendo soluções e plataformas que contribuem para a qualidade de atendimento a hóspedes, desde o momento da reserva até o check out, além de facilitar a interação entre funcionários. Agora, atenta ao movimento do mercado de telecomunicações com a chegada de cerca de 350 mil turistas estrangeiros e brasileiros à cidade do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, a companhia está incrementando as funcionalidades da solução.

Indiscutivelmente, os Jogos Olímpicos, que terão início em 5 de agosto, serão um grande momento para o Rio de Janeiro e para as empresas brasileiras prestadoras de serviço. "Assim como já fizemos na Copa de 2014, queremos auxiliar nossos clientes a apoiar os visitantes que vem ao Brasil para ver os jogos, especialmente os turistas que não falam nosso idioma. Eles precisam de apoio para se localizar, para saber o que visitar, onde pegar um táxi, qual o melhor restaurante a visitar, além de ter acesso a serviços estruturais e do hotel onde escolheram se instalar”, explica Antonio Cláudio Oliveira, diretor de Negócios da Leucotron.

Por isso a empresa está incrementando um de seus produtos de linha: o Concierge Eletrônico Leucotron, que tem por objetivo facilitar a permanência do turista no hotel. Trata-se de um serviço customizado, integrado ao equipamento telefônico, que dá informações sobre pontos turísticos, operações de câmbio, pontos de táxis, bares e restaurantes, pontos de atendimento médico, museus, praias, etc, nos mais diversos idiomas (alemão, inglês, francês, espanhol, italiano, etc).

A unidade hoteleira que contrata o serviço envia as informações que deseja inserir no sistema. Mas, se engana quem pensa que o turista brasileiro não será atendido pelo sistema. "Há funcionalidades para o turista local também”, esclarece Oliveira. Como o executivo esclarece é uma solução sob medida, que visa reduzir riscos no atendimento e simplificar processos com o aumento da taxa de ocupação dos estabelecimentos.

Oliveira salienta, por fim, que a tradução para os diversos idiomas pode ser contratada diretamente da Leucotron. Se o cliente preferir, o conteúdo a ser programado pode ser traduzido pelo próprio hotel. "A ideia é que o turista estrangeiro tenha acesso a informações diversas, nos mais distintos idiomas, e que esse processo seja realizado de forma ágil e objetiva, desonerando, por exemplo, o município da contratação de um grande contingente de recursos humanos especializados em língua estrangeira”, completa. Ganha, segundo o representante da companhia, o visitante, o País, o município e o setor de serviços, pois temos escassez de mão de obra especializada em línguas específicas como o mandarim, o alemão e outras.

www.leucotron.com.br/

TELIT

01/03/2016
Conferência online sobre Internet das Coisas


Veja mais

A Telit, líder global em Internet das Coisas, promove no dia 03 de março, às 14h, conferência online e gratuita com foco na construção e integração de projetos IoT na nuvem. O objetivo é mostrar o funcionamento de uma aplicação IoT Cloud do começo ao fim e saber organizar todos os dados em painéis customizados.

Na ocasião, a empresa deve evidenciar a sua plataforma em nuvem deviceWISE, onde o participante consegue monitorar diversos dispositivos remotamente, com baixo ou nenhum custo. "Como criar soluções inovadoras e economicamente viáveis em um cenário recessivo como o que vivemos hoje? Neste sentido, a Telit possui uma solução de desenvolvimento cloud sem nenhum custo. Com o deviceWise é possível em semanas criar aplicações complexas, conectando diferentes tipos de dispositivos e criando uma incrível interface homem-máquina", destaca Ricardo Buranello, VP da Telit para a América Latina.

Com o modelo inovador de negócios chamado de "pay-as-you-grow", qualquer empresa pode empreender pagando de acordo com o crescimento da sua ideia no mercado, dando a chance de conectar qualquer dispositivo às necessidades do usuário, sejam frigoríferos, carros, dispositivos médicos, entre outros milhões de equipamentos, que hoje podem ser conectados diariamente por meio da Internet das Coisas. A conferência online é aberta para todos os públicos interessados em inovar.

Para participar, acesse o link: http://migre.me/t53kE

FINDER

01/03/2016
Curso Online - Soluções Simples para Instalações Elétricas


Veja mais

Superar as expectativas dos clientes é o desejo de muitos profissionais. A Finder anuncia seu novo curso online "Soluções Simples para Instalações Elétricas” destinado a eletricistas, engenheiros, projetistas, instaladores e integradores de sistemas. O primeiro módulo chamado "Entenda sobre pré-automação”, é gratuito e já está disponível em todos os canais e redes sociais da empresa.

Youtube: https://www.youtube.com/user/finderbrasil

Facebook: https://www.facebook.com/finderbrasil/

Após assistir ao primeiro vídeo, caso o participante se interesse, poderá assistir a sequência (são outros quatro módulos online e ainda a possibilidade de fazer o curso presencial prático na sede da Finder em São Caetano do Sul - SP e tornar-se Integrador).

Todo o curso foi desenvolvido em parceria com a Aureside. E as inscrições são diretamente através do site do Projeto Conectar http://www.lojadaautomacao.com.br/finder-certificacao-basica

O curso aborda conceitos em automação e pré-automação, funcionalidades e aplicações em soluções simples para instalações elétricas e controle inteligente da iluminação com foco em eficiência energética. Um caminho rápido e simples para o profissional conquistar novos negócios, melhorar o portfólio de soluções e entregar aos seus clientes instalações diferenciadas, inteligentes e econômicas.

Mais informações: http://www.findernet.com/pt-BR/pages/solucoes-simples-para-instalacoes-eletricas

EXATRON

25/02/2016
Empresa confirma mudança para Parque Canoas de Inovação


Veja mais

A Exatron, líder no país na produção de sensores de presença, relés de iluminação e automação residencial, com sede em Porto Alegre, é uma das empresas que já confirmou sua mudança para o Parque Canoas de Inovação (PCI), e já deve começar suas obras no segundo semestre deste ano. Das 21 empresas que manifestaram interesse na chamada pública realizada em 2015, cinco atenderam aos requisitos do cluster de automação e controle e darão início à primeira fase do PCI.

Segundo o diretor-superintendente da Exatron, Régis Haubert, a localização e o potencial de crescimento foram os fatores que influenciaram na decisão da mudança. "O Parque potencializa um ecossistema favorável na geração de bens e serviços intensivos em conhecimento, integrando empresas, institutos e academia. Estamos otimistas”, explica o gestor. A empresa está investindo R$ 15 milhões na construção.

A previsão é de que as obras sejam concluídas no final de 2017. Atualmente, a Exatron ocupa uma área de 3,8 mil metros quadrados no bairro Anchieta, em Porto Alegre. Com a nova sede, a área passará para cerca de 10,8 mil metros, onde a empresa planeja agregar três novas linhas de produção: elétrica, automação residencial e de chuveiros. A Plexar Design Urbano é a responsável pelas obras, em conjunto com a DGTZ ,na concepção de todo empreendimento, que na fase inicial contará com as primeiras cinco empresas que se instalarão no PCI.

www.exatron.com.br/

ERlCSSON

18/02/2016
Ericsson e Telefónica em parceria pelo 5G


Veja mais

A Ericsson (NASDAQ: ERIC) e operadora Telefónica acabam de assinar um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços para a rede 5G. Em conjunto, as duas empresas apoiarão as iniciativas já existentes e os novos projetos que irão impulsionar o desenvolvimento de tecnologias 5G e do ambiente empresarial em que elas podem evoluir, com foco nos programas 5G PPP e ETP Networld 2020, promovido pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizon 2020.

Uma das ações dessa parceria já iniciada é a recente criação do primeiro laboratório de excelência de 5G da unidade de inovação da Telefónica, a Telefónica I+D, e do Instituto de redes IMDEA, na Espanha. Esse novo laboratório, o 5TONIC, busca criar um ecossistema aberto para inovação e pesquisa. A Ericsson é a primeira fabricante a aderir à iniciativa como parte de seu programa 5G para a Europa.

Ulf Ewaldsson, diretor chefe de Tecnologia da Ericsson, diz: "O 5G é uma jornada evolutiva e sua transição será gradual, com implantação de sistemas completos, onde iniciativas comerciais não estão previstas até 2020. Para atingirmos as capacidades esperadas do 5G, os investimentos e testes da nova tecnologia devem continuar, o que nos deixa orgulhosos pela parceria com a Telefónica".

Enrique Blanco, CTO do Grupo Telefónica, diz: "A Telefónica continua avançando em seu papel de liderança no desenvolvimento de tecnologias 5G, onde temos contribuído ativamente para projetos internacionais relevantes, associações industriais e organismos de normalização. Vemos o lançamento do 5G não como uma data no futuro, mas como um ecossistema de desenvolvimento que precisa começar agora. Através deste acordo e de outras iniciativas, seremos capazes de priorizar as funções e serviços de rede que se tornarão parte das redes 5G em um futuro próximo".

Entre as iniciativas conjuntas das empresas estão a investigação, debate, testes de campo e demonstrações de tecnologia e equipamento para apoiar eventuais arquiteturas de rede 5G, comunicações, serviços e aplicações. Através deste trabalho, a Ericsson e a Telefónica irão desenvolver um trabalho conjunto de estudos de caso, requisitos e cenários de implantação de 5G tanto por meio de sistemas sem fio quanto core baseado em uma arquitetura de rede virtualizada.

A Ericsson está liderando e conduzindo os padrões de trabalho do 5G a partir da investigação exploratória atual através de pré-padronização das atividades de normalização e em conjunto com os organismos de normalização globais e grupos industriais. Através de avanços tecnológicos fundamentais como os de Protótipos de Rádio 5G da Ericsson, que incluem design da antena, MIMO e beamforming avançados, a Ericsson e seus clientes serão os principais players na definição da próxima geração de tecnologia de rede móvel durante todo o percurso até a comercialização.

www.ericsson.com/br/

Emicol

17/02/2016
Empresa enfrenta a crise desenvolvendo novos produtos e novos mercados


Veja mais

Apesar da crise econômica e da retração do mercado de produtos eletrodomésticos em 15%, a Emicol Eletro Eletrônica, sediada em Itu (SP) conseguiu fechar o ano de 2015 com faturamento próximo ao de 2014.

Para alcançar esse resultado, a Emicol conseguiu novos contratos de fornecimento com alguns clientes importantes, que passaram a adquirir uma proporção maior de componentes internamente no Brasil, reduzindo o conteúdo importado de seus produtos.

Também desenvolveu novos produtos e soluções para clientes, tanto da Indústria de eletrodomésticos, setor muito importante para as atividades da empresa, quanto para os mercados automotivo e de reposição (aftermarket).

A empresa também aumentou a produtividade, evitando assim a contratação de funcionários adicionais. Com o mesmo número de colaboradores, cerca de um mil, foram produzidas 55 milhões de unidades de componentes eletroeletrônicos para a linha branca e o segmento automotivo.

Segundo o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Feres Macul Neto, muitos investimentos foram realizados para modernizar os processos produtivos internos, favorecendo ganhos de qualidade e produtividade.

"2015 foi sem dúvida um período de grandes desafios em que os 1.100 colaboradores da empresa sediada contribuíram fortemente para que fosse possível manter o ritmo de investimento e desenvolvimento de novos produtos e soluções para os clientes, tanto da Indústria de eletrodomésticos, setor muito importante para as atividades da empresa, quanto também para os mercados automotivo e aftermarket, áreas que têm crescido muito na Emicol nos últimos anos”, disse Feres.

De acordo com estatísticas da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a venda de eletrodomésticos no Brasil teve um recuo de 15% aproximadamente. Se for considerado somente a Linha Branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar e secar roupas etc), a redução foi ainda maior.

Já para a Emicol, a redução foi bem menor, de acordo com seu diretor de Desenvolvimento de Negócios:

"Além dos novos contratos de fornecimento com alguns clientes importantes, que reduziram o conteúdo importado de seus produtos, contribuiu também a flexibilidade e rapidez com que a Emicol desenvolveu e lançou novos produtos, tendo a seu favor o fato de poder contar, além de uma experiente e inovadora Engenharia de Desenvolvimento de Novos Produtos, com uma moderna área de projeto e fabricação de ferramentais, não dependendo de serviços externos”, explica Feres Macul Neto.

Segundo ele, muitos investimentos foram realizados para modernizar os processos produtivos internos, favorecendo ganhos de qualidade e produtividade. Como exemplo Feres cita a nova e moderna linha de montagem de eletroválvulas que entrou em operação em junho passado.

"Um novo foco na exportação também foi colocado, procurando-se melhor entender e desenvolver produtos específicos para este mercado. A nova situação cambial favoreceu a competitividade da Emicol perante a seus concorrentes, a maioria estabelecidos na Asia”, comenta o diretor de Desenvolvimento de Novos Produtos.

Além da América do Sul, com ênfase aos mercados da Argentina e Colômbia, Feres conta que novas oportunidades foram exploradas na América do Norte, onde recentemente a empresa investiu na formação de uma equipe altamente capacitada, apta a prospectar negócios tanto para a unidade que a Emicol possui em Monterrey, México, quanto para os produtos fabricados na matriz em Itu (SP).

"Em resumo, explica o diretor da empresa, o volume de vendas de 2015 pode ter sido muito semelhante ao de 2014, porém, o lançamento de produtos com maior tecnologia e valor agregado, inclusive para o mercado de aftermarket, como também um aumento das vendas ao exterior, além de investimentos da ordem de 4,5 % das vendas em novos produtos e processos, possibilitaram à Emicol melhorar significativamente seu resultado operacional, fortalecendo ainda mais a estrutura financeira historicamente muito sólida e garantindo um futuro promissor para seus colaboradores e parceiros de negócios” disse Feres Macul Neto.

www.emicol.com.br/

WEG

16/02/2016
Solução de eficiência em injetoras reduz 27% o consumo de energia na Colormaq


Veja mais

A indústria de transformação plástica engloba a fabricação de produtos e artefatos plásticos que empregam como matéria-prima resinas petroquímicas. Sendo, hoje, um dos maiores segmentos consumidores de energia elétrica no Brasil.

Um equipamento amplamente utilizado pelo setor é a máquina injetora, cujo processo se dá através da injeção de polímeros plásticos a altas temperaturas, em moldes pré-fabricados, para a produção de peças plásticas. Este processo, por utilizar uma parcela significativa de energia elétrica, pode gerar um custo muito alto para a empresa.

Com o intuito de melhorar o desempenho energético, a Colormaq, fabricante de eletrodomésticos e já cliente WEG das linhas de motores monofásicos, aplicou a solução de eficiência energética WEG em 32 injetoras e obteve uma economia mensal de 195 MWh.

"Estamos satisfeitos com esse projeto, pois tivemos ganhos na eficiência energética de nossa empresa, sendo esse um diferencial no mundo competitivo que vivemos, além do aumento da confiabilidade de nossas máquinas" relata Dorival Júnior, da área elétrica da Colormaq.

A solução WEG possui um exclusivo software, desenvolvido internamente para ciclos de injeção, com foco na qualidade do produto final. "A implantação é simples e facilitada, pois não há necessidade de modificações mecânicas e a operação do equipamento se torna muito mais suave e mantém a mesma produção”, explica Leandro Avila, Chefe do (CNEE) Centro de Negócios de Eficiência Energética WEG. Desta forma, a solução consiste basicamente na troca do motor da injetora pelo modelo de alta eficiência da linha W22 IR3 Premium aliado ao inversor de frequência CFW11. O novo método utiliza as informações fornecidas pelo sistema hidráulico da máquina e faz com que o motor e a bomba operem de acordo com a necessidade do processo. Para a Colormaq, o resultado gerou uma redução de energia de 27% no setor de injetoras, o que representa, no consumo geral da empresa, uma economia de 13,5% na conta de energia.

Além da economia de energia houve uma otimização do rendimento do equipamento, pois o processo tornou-se mais inteligente uma vez que passou a consumir energia de acordo com a real necessidade. Outros benefícios incluem a redução de custos com manutenção devido ao o aumento da vida útil do óleo, redução de ruídos, vibrações e da temperatura do fluido hidráulico além do menor desgaste dos componentes.

Colormaq

Com sede em Araçatuba/SP, a Colormaq foi fundada em 1976 e comercializa hoje, para todo o Brasil, lavadoras semiautomáticas e automáticas, tanquinhos, cozinhas, depuradores, gabinetes, bebedouros, purificadores, dentre outras linhas de produtos.

www.weg.net/br/

TECSYS

16/02/2016
Tecnologia que monitora rede elétrica inicia comercialização nacional


Veja mais

Cem unidades ao mês do sensor inteligente. Essa é a produção mínima que a fabricante de produtos eletrônicos Tecsys do Brasil Industrial, sediada em São José dos Campos (SP), fará, em 2016, para atendimento das concessionárias de energia preocupadas em monitorar com maior eficiência as suas redes de distribuição. O equipamento é um desenvolvimento dos pesquisadores paranaenses dos Institutos Lactec, em parceria com as empresas Sygma Tecnologia e a divisão Smart Power da Tecsys, e a concessionária de energia da Bahia, a Coelba, pertencente ao Grupo Neoenergia.

Industrializado pela Tecsys Smart Power, a entrada do produto no mercado se dá após a conclusão do projeto de pesquisa e da validação da solução em campo, no estado da Bahia, entre os anos de 2011 e 2014. A partir de 2015, os equipamentos começaram pouco a pouco a ser integrados à rede de distribuição baiana. A prova de fogo foi no ano passado, durante o Carnaval de Salvador, em que conjuntos de equipamentos fizeram o monitoramento da qualidade e continuidade do fornecimento de energia e ajudaram na correção de problemas de forma rápida e eficiente, garantindo o sucesso do evento. Hoje já são cerca de 400 sistemas instalados no Grupo Neoenergia. Com a abertura ao mercado nacional, 40 unidades estão prontas para entrega à concessionária Elektro e outras seguem para homologação de outras empresas nas regiões Sul e Sudeste.

"Nos dois últimos anos, pudemos promover melhorias no produto, chegando a reduzir em duas horas, em alguns casos, o tempo de DEC [duração da interrupção por unidade consumidora], que é um dos indicadores de padrões de qualidade de energia que devem ser apresentados pelas concessionárias à Aneel”, comenta o diretor comercial da Tecsys Smart Power, Hugo Moura. Segundo Moura, essa redução do tempo de atendimento compreende desde o acionamento das equipes até a conclusão do atendimento, que passou de horas para minutos. Isso se deve à agilidade com que a central é avisada de uma falha – sem que o consumidor precise entrar em contato com a concessionária – e a precisão de localização para o rápido atendimento das equipes. Sem a instalação desse sistema, é necessário vistoriar a rede ponto por ponto até que o problema seja localizado, seja ele a queima de transformadores, aberturas de fusíveis, problemas em chaves seccionadoras, queda de postes e até mesmo o rompimento de cabos.

Além da função de monitoramento on-line com até 18 parâmetros, esta solução possui ainda outras funcionalidades que auxiliam a concessionária na tomada de decisão.

O sensor inteligente possui uma plataforma amigável e é ideal para instalação em redes de média tensão de 13,8 até 34,5 kV sendo composto por: sensores, que são instalados nas três fases da rede; e uma central remota, que recebe as informações em tempo real e envia para a central de controle da concessionária. A instalação dos equipamentos pode ser feita com equipes leves, com o uso de escadas ou varas de manobra, e não demanda interrupção no fornecimento de energia.

Para o gerente comercial dos Institutos Lactec, Carlos Eduardo Ribas, a tecnologia é mais uma conquista perante o mercado, uma vez que a pesquisa não se restringiu ao laboratório. "É mais um produto dos Institutos Lactec que chega ao mercado com participação de uma indústria e uma concessionária de energia”, comenta Ribas. "Essa é uma mudança de comportamento positiva que temos observado nos últimos anos, pois o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) deixou de ser visto apenas como compulsório, passando a cobrar maiores resultados práticos”, conclui.

"É importante considerar que o sensor está sendo usado não apenas para o fim para o qual foi criado, mas tem se desdobrado para atender outras necessidades”, comenta o diretor técnico da Tecsys Smart Power, Jose Carlos Argolo. "O sensor inteligente já ajudou na investigação de uma falha que estava ocorrendo em instalações comerciais e não na rede elétrica e auxiliou no monitoramento de redes após um grande vendaval que desativou uma subestação de energia temporariamente”, conclui Argolo.

Para as concessionárias que desejem adquirir o produto, os contatos são do Eng. Jose Carlos Argolo argolo@tecsysbrasil.com.br ou Hugo Moura mourah@tecsysbrasil.com.br Telefone: (12) 3797-8800.

www.tecsysbrasil.com.br/

BUILDING

01/02/2016
Novidade: Plafons B-LUX


Veja mais

A fim de atender uma fatia de mercado relevante, a B-LUX desenvolveu mais uma linha de produtos que é necessária em todas as obras e com a qualidade que todos já conhecem.

Os plafons B-LUX são produzidos em ABS, oferecendo segurança, pois seus soquetes são desenvolvidos em policarbonato, matéria-prima técnica que suporta até 300°C de temperatura.

Os plafons B-LUX suportam lâmpadas com potência até 100W, em 110V ou 220V.

Possuem tampas de acabamento para que os parafusos de fixação do suporte no teto não fiquem aparentes, sendo necessária apenas uma chave de fenda ou objeto pontiagudo para retirá-las durante a instalação.

Os plafons possuem acabamento em alto brilho e estão disponíveis nas cores branca e preta.

www.blux.ind.br

Siemens

29/01/2016
Empresa compra fornecedor de software de simulação CD-adapco


Veja mais

A Siemens e a CD-adapco assinaram um acordo para a compra de ações com vista à aquisição da CD-adapco pela Siemens. O valor da aquisição é de $970 milhões. A CD-adapco é uma empresa global de engenharia de simulação com soluções de software que cobrem uma vasta gama de disciplinas de engenharia incluindo dinâmica de fluidos (CFD), mecânica de sólidos (CSM) transferência de calor, dinâmica da partícula, fluxo de reagente, eletroquímica, acústica e reologia. No último ano fiscal, a CD-adapco tinha mais de 900 pessoas em sua equipe e receitas de cerca de 200 milhões de dólares com margens de dois dígitos típicos da indústria de software. Em média, a CD-adapco aumentou as suas receitas, em moeda constante, em mais de 12% ao ano nos últimos três anos fiscais. A Siemens espera que este negócio continue a registrar um forte crescimento no futuro.

"Como parte de sua Visão 2020, a Siemens adquire a CD-adapco, direcionando o seu foco no crescimento de negócios digitais, expandindo seu portfólio na área de software industrial. O software de simulação é chave para permitir que os clientes possam trazer produtos melhores para o mercado, de forma mais rápida e com custos menores. Com a CD-adapco, estamos adquirindo um líder estabelecido de tecnologia que nos permitirá complementar nosso portfólio de software industrial de classe mundial e implementar a nossa estratégia de expandir nosso portfólio na área de negócios digitais”, declara Klaus Helmrich, membro do Conselho de Administração da Siemens.

A CD-adapco é uma empresa global de engenharia de simulação com uma visão única de Multidisciplinary Design eXploration (MDX). A simulação de engenharia fornece o fluxo de informação mais confiável possível para o processo de design, o que promove a inovação e reduz os custos de desenvolvimento dos produtos. As ferramentas de simulação CD-adapco, lideradas pelo principal produto STAR-CCM+, permite que engenheiros descubram melhores designs de forma mais rápida. A CD-adapco tem hoje mais de 3.200 clientes no mundo todo. Os seus softwares são atualmente utilizados por 14 dos 15 maiores fabricantes de automóveis, por todos os 10 principais fornecedores da indústria aeroespacial e por nove dos dez maiores fabricantes dos setores de energia e marítima.

O CEO e Presidente da CD-adapco Sharron MacDonald disse, "Estou feliz tanto pelos funcionários quanto pelos clientes da CD-adapco. As oportunidades que resultam da aquisição pela Siemens são infindáveis. A visão de nossos fundadores será concretizada com a integração destas tecnologias de engenharia e de fabricação de classe mundial e uma estratégia de negócios que permitirá que a simulação de engenharia impacte mais produtos e empresas do que nunca."

A CD-adapco tem sede em Melville, New York, EUA, e possui 40 escritórios pelo mundo. A Siemens espera que as sinergias tenham um impacto no EBIT na faixa media de dois dígitos de milhões dentro de cinco anos do fechamento do negócio, principalmente a partir de receitas. A conclusão do negócio está sujeita às aprovações habituais e é esperada para o segundo semestre do ano fiscal de 2016.

A CD-adapco será integrada ao negócio de software PLM da Divisão Digital Factory (DF) da Siemens. DF é o líder da indústria em tecnologia de automação e um dos principais fornecedores de software de Product Lifecycle Management – PLM (Gestão de Ciclo de Vida de Produto). "Ao acrescentarmos ferramentas avançadas de simulação de engenharia tal como CFD ao nosso portfólio e peritos experientes no campo à nossa organização, estamos incrementando em muito as nossas competências básicas no campo da simulação baseada em modelo que cria uma cópia digital muito precisa do produto,” disse Anton Huber, CEO da Divisão Digital Factory.

A Divisão Digital Factory reúne todos os negócios da Siemens que atendem aos setores de fabricação discreta - por exemplo, construção de automóveis e aeronaves, construção de máquinas e eletrônicos. Seu portfólio inclui tecnologias de software e hardware totalmente integradas e de alto desempenho para a implementação de links de dados técnicos 'sem costura' entre desenvolvimento, produção e fornecedores. A Siemens é atualmente a única empresa a oferecer tecnologias que, de forma compreensiva, fundem o mundo virtual do desenvolvimento de produto com o mundo real da fabricação. Novos produtos podem ser projetados, testados e otimizados no computador, enquanto os processos correspondentes de produção já estão sendo planejados e implementados. Como resultado, os clientes se beneficiam de maior eficiência, maior flexibilidade e menor tempo até a comercialização.

www.siemens.com/entry/br/pt/

Samsung

29/01/2016
Novo Galaxy A no Brasil


Veja mais

A Samsung Electronics, líder global em tecnologia, apresenta no Brasil os novos Galaxy A7 e A5 . Com a junção perfeita entre metal e vidro, as linhas sofisticadas e o design fino(7,25mm) trazem na essência a última tendência de sofisticação e design, ressaltando a leveza nos traços e o aumento da usabilidade, presente nas telas de 5.5” (A7) e 5.2” (A5).

Desenvolvidos para oferecer aos consumidores a melhor experiência em smartphones, os novos Galaxy A aliam performance a um estilo moderno. Os aparelhos estão ainda mais exclusivos, pela primeira vez a Samsung apresenta versões na cor rosê, além das já consagradas cores dourada e preta, chegando ao mercado como sinônimo de elegância.

"Nosso objetivo com o lançamento do Novo Galaxy A é oferecer sempre as melhores opções para os consumidores e proporcionar uma convergência perfeita de estilo e desempenho para o dia a dia. A Samsung está comprometida com a inovação contínua, inspirada pelo feedback e necessidades dos consumidores”, afirma Roberto Soboll, Diretor Sênior de produtos da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

Além da inspiração fashionista, os exemplares do Novo Galaxy A trazem performance tecnológica de ponta, com processadores com oito núcleos que garantem rápido desempenho. O conforto proporcionado pelas amplas telas vem aliado à segurança, presente no leitor de impressão digital. Destaque para o Gerenciamento Inteligente, que permite controlar de forma rápida o nível da bateria, a capacidade de armazenamento, o uso da memória RAM e a segurança do smartphone, dando mais autonomia e conveniência ao usuário.

As câmeras frontal de 5MP e traseira de 13MP garantem imagens ainda mais claras e brilhantes, até mesmo em ambientes com pouca luz, graças a maior abertura das lentes, perfeito para eternizar momentos inesquecíveis. Com os novos Galaxy A7 e A5 é possível inovar nas selfies, registrando imagens panorâmicas, para enquadrar todos os amigos com facilidade, ou ainda ativar o recurso para retirar imperfeições do rosto das pessoas (Embelezar o Rosto), de forma automática.

O sistema de Estabilização Óptica de Imagem (OIS) evita que as fotos saiam tremidas e o Quick Launch - clique duplo no botão home – abre a câmera em menos de um segundo, para que o consumidor registre todos os momentos importantes. Além disso, são compatíveis com o smartwatch da Samsung, Gear S2.

Os novos A7 e A5 também são compatíveis com o Samsung Pay, o sistema de pagamento simples e seguro que permite aos usuários realizar transações com cartão de crédito e débito por meio do smartphone.

O Novo Galaxy A já está disponível para venda em todo o Brasil com preço sugerido de R$2.499,00 para o A7 e R$ 2.199,00 para o A5.

www.samsung.com.br

Full Gauge Controls

22/01/2016
Única brasileira do segmento de controladores a expor com stand próprio na AHR EXPO, nos EUA


Veja mais

A Full Gauge Controls, do Rio Grande do Sul, é a única empresa brasileira do segmento de controladores a expor com stand próprio na AHR Expo, em Orlando, nos Estados Unidos, de 25 a 27 de janeiro. A fabricante de soluções em automação para o segmento de refrigeração, aquecimento e climatização participa pela 15ª vez como expositora do evento, considerado o maior do setor no mundo.

Dentre as novidades que a empresa mostrará está a VX-950 plus, a Válvula de Expansão Eletrônica que leva o nome da marca. A tecnologia usada neste produto gera uma economia imediata de aproximadamente 20% na aquisição de equipamentos para o sistema de frio de supermercados. E a médio prazo, percebe-se economia também em eficiência energética do sistema, somado a outras vantagens como durabilidade e redução da manutenção dos compressores.

O mercado externo, no qual a Full Gauge Controls cresceu 14 % em 2015, absorve hoje cerca de metade da produção da empresa, a qual exporta para países como: Estados Unidos, Canadá, Colômbia, África do Sul, México, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, além de todo Oriente Médio.

Schmersal

21/01/2016
Nova linha de sensores fotoelétricos IFO M18 fabricados no Brasil


Veja mais

Para atender a demanda de automação do setor industrial, a alemã Schmersal, líder em módulos e sistemas de segurança, traz ao mercado linha de sensores fotoelétricos totalmente reestruturada e fabricada no Brasil.

A linha IFO M18 é uma linha de sensores fotoelétricos de corpo cilíndrico (M18). Esses são dispositivos de detecção que trabalham com a emissão e recepção de luz infravermelha, podendo assim detectar o alvo. Na indústria, alguns dos setores que mais utilizam estes tipos de sensores são: têxtil, metalurgia, produção de móveis, embalagens, robótica, automotiva, máquinas e aparelhos eletrônicos, máquinas e equipamentos, entre outros.

Os sensores fotoelétricos IFO M18 possuem: versões em corpo plástico ABS e INOX o que permite a instalação em ambientes agressivos, ambas com saída a cabo ou conector M12, grau de proteção IP67 e modelos PNP ou NPN. As distâncias de acionamento são altas, principalmente nos modelos reflexivos, chegando até 4 metros de detecção. O modelo reflexivo de precisão é capaz de detectar objetos bem pequenos, como por exemplo, um fio de cobre, além de objetos translúcidos como plástico filme.

Toda a linha possui uma saída normalmente fechada (NF) e outra normalmente aberta (NA) e está de acordo com a norma IEC/EN 60947-5-2.

OKI Data

20/01/2016
19 anos no mercado brasileiro


Veja mais

A OKI Data, uma das principais marcas de soluções de impressão do mundo, completa, neste mês, 19 anos de atuação no mercado nacional. Pioneira no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, a empresa celebra mais um ano com importantes lançamentos e conquistas.

"Em 2015, mesmo com os desafios impostos pelas dificuldades econômicas, a OKI fortaleceu sua marca com a participação em diversos e importantes eventos nacionais. Além disso, a empresa investiu em treinamento, qualificação e certificação por meio da Universidade OKI e ampliou a linha de produtos e soluções, com o objetivo de atender cada vez mais às crescentes exigências do mercado”, destaca Luiz Carli, Diretor Geral da OKI Data.

Para oferecer maior mobilidade ao cliente, por exemplo, a companhia lançou a Multifuncional A3 Color ES8473, a mais compacta em sua categoria, com apenas 70 cm de altura e 56 cm de largura na configuração mesa. Ainda nesse segmento, destaque para a ES4172LP, com velocidade mono de até 45 páginas por minuto. Além disso, a multifuncional em rede suporta impressão em nuvem/mobile com o Google Cloud Print™, Air Print™ para Apple e IOS e o aplicativo OKI Mobile Print para Android ®. Já no mercado de impressoras monocromáticas, a OKI Data anunciou a ES5112. A novidade possui uma velocidade de impressão maior do que outros modelos similares no mercado e um toner inicial com capacidade de 10.500 páginas.

O segmento de Soluções – outro pilar da atuação da OKI no Brasil – também foi aprimorado no ano passado. No atual portfólio, um dos destaques é o Cartazeamento Digital, que permite padronizar e imprimir cartazes de alta qualidade para diversos setores varejistas que precisam de agilidade e eficiência na comunicação com seu consumidor. Vale mencionar, ainda, a OKI Smart ECM, solução de gestão de documentos para as etapas de captura descentralizada, armazenamento em nuvem e busca de conteúdos. Completa, a ferramenta auxilia e amplia a eficiência dos processos e a segurança da informação.

"Trabalhamos com o objetivo de continuar a crescer de forma sustentável, com soluções inovadoras e tecnologia de ponta. Em 2016, iremos seguir nessa diretriz, ampliando nossa presença de mercado e oferecendo um serviço de excelência a nossos clientes”, finaliza Carli.

www.oki.com.br

ERICSSON

20/01/2016
Liderança Feminina Na América Latina


Veja mais

A Ericsson (NASDAQ: ERIC) acaba de anunciar Márcia Goraieb como vice-presidente de Marketing e Comunicação, e Carla Belitardo como vice-presidente de Estratégia. Na América Latina, as mulheres são, atualmente, 22% dos colaboradores da empresa e o objetivo é ampliar essa fatia para um terço do quadro de funcionários até 2020. A região é uma das mais atuantes da Ericsson na busca por diversidade.

Márcia Goraieb, que já era responsável pela estratégia de comunicação, passa a responder também pela área de marketing da empresa. No cargo, a executiva terá como objetivo manter o suporte ao crescimento do negócio, construir uma marca mais atrativa e conduzir o processo de transformação da empresa – antes hardware, agora software e serviços -, que acontece progressivamente nos últimos anos. Na Ericsson há 19 anos, ela tem especialização em Marketing pela Kellogg School of Management, é pós-graduada em Administração e Marketing pela PUCCAMP (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), formada em Letras com Licenciatura Plena da Língua Inglesa.

Carla Belitardo atuará no planejamento estratégico da empresa na região, além de responder também pelas áreas de Sustentabilidade, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Relações Governamentais. Graduada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com um MBA pelo INSEAD, na França e em Cingapura. A executiva está na Ericsson há oito anos, tendo trabalhado nas áreas de estratégia, marketing, comunicação, operações e finanças, na matriz e filiais, fazendo parte do programa Global de desenvolvimento executivo da Ericsson.

www.ericsson.com/br

STECK

20/01/2016
Dicas de como proteger os aparelhos elétricos e eletrônicos em épocas de chuva


Veja mais

Dos 3,15 bilhões de raios que golpeiam a Terra durante um ano, 100 milhões deles desabam no Brasil. Com uma intensidade média de 40.000 Ampéres, isto é, cerca de 10.000 vezes maior que a intensidade da corrente que circula nos aparelhos elétricos em nossas residências, essas descargas geralmente causam grandes danos e podem até causar mortes.

Reflexos não fatais, mas não menos importantes da queda de raios na fiação elétrica residencial, são as queimas de aparelhos eletrônicos, como computadores e até mesmo eletrodomésticos como as máquinas de lavar roupas ou mesmo a interrupção de energia elétrica. Embora seja difícil determinar o total dos prejuízos causados pelos raios à sociedade, acredita-se que, só no estado de São Paulo, eles sejam da ordem de centenas de milhões de reais a cada ano. Quando fatais, só no Brasil, cerca de 200 cidadãos morrem, todos os anos, atingidas por esses raios ou descargas elétricas.

É possível proteger sua residência e aparelhos eletrodomésticos das descargas elétricas. Para as novas construções, o processo é simples e requer apenas a instalação de DPS (Dispositivo Protetor de Surtos) da Steck, para as caixas de energia das residências.

Como instalar o DPS - Desenvolvidos para proteger eletrodomésticos contra surtos provocados por descargas atmosféricas, o DPS da Steck pega a tensão e desvia para a terra, impedindo que ela caia na rede elétrica e evitando que os equipamentos queimem. Mas, atenção, para ter esse DPS é necessário um sistema de aterramento. O ideal é que isso seja projetado junto com a construção da casa. Quando não for possível, modificações na rede da casa deverão ser feitas.

E mesmo assim não se trata de um problema que exija muito quebra-quebra. A peça, que é hoje indicada por técnicos e eletricistas como a maneira mais simples e correta de instalar o fio terra em uma residência, pode utilizar um único fio, por eletroduto, interligando vários aparelhos e tomadas.

www.steck.com.br

KRJ

18/01/2016
Conector elétrico da obtém patente junto ao INPI


Veja mais

A KRJ, tradicional empresa brasileira que atua na área de conectores elétricos, obteve junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a Carta Patente n° PI 0404464-9, referente à invenção do conector elétrico perfurante com saídas para consumidores em baixa tensão, denominado KATRO.

De acordo com Roberto Karam, diretor comercial da KRJ, os conectores modelo KATRO foram desenvolvidos com o objetivo de permitirem a ligação de consumidores residenciais ou comerciais, em sistemas elétricos de distribuição de energia em baixa tensão, onde são utilizados cabos multiplexados isolados. Segundo Karam, o conjunto estrutural do conector permite excelente dissipação térmica em regime crítico de carga, associada a uma estável conexão elétrica ao longo da vida do conector.

Entre os avanços técnicos do novo conector criado pela KRJ, o texto da carta patente do INPI ressalta "a modificação importante no conceito tradicional, aumentando em muito a confiabilidade da conexão, ao introduzir caminhos alternativos para a passagem da corrente elétrica entre o condutor elétrico tronco e o condutor elétrico de derivação, reduzindo os riscos de aquecimento indevido da conexão por falta de massa elétrica ou alta resistência elétrica no ponto conectado”.

Em seguida, a carta patente destaca que, utilizando também o conceito de perfuração do isolante, a invenção exime o usuário de gastar tempo na retirada da cobertura isolante do condutor elétrico tronco. Além disso, o conceito definido pela invenção, para os condutores de derivação, permite grande benefício ao usuário em termos de tempo e facilidade de conexão, pois são, no caso de conectar com mais de uma saída, introduzidos facilmente pela parte frontal do conector, em plano perpendicular ao plano frontal do mesmo.

O conector KATRO é constituído por dois corpos poliméricos, denominados base e tampa, um barramento em liga de cobre estanhado, com dentes perfurantes, um conjunto de quatro êmbolos formados por hastes e molas helicoidais retificadas de compressão, um prensa-cabo, um conjunto de fixação, composto de parafuso, cabeça fusível de torque controlado e arruela, borracha de vedação da perfuração do cabo e contatos elétricos, anel de vedação da base da tampa, e tampão do furo com rosca para estribo de aterramento como item opcional.

Aplicados sobre o condutor principal da rede através de uma chave de catraca e soquete comerciais, ou através do soquete do ALIKATRO, os conectores KATRO garantem a efetividade da conexão pela quebra de uma cabeça-fusível com torque definido, que fica fixada ao parafuso de conexão.

O diretor comercial da KRJ destaca que os conectores apresentam vantagens ergonômicas e técnicas para o usuário, possuindo quatro saídas por fase para derivações de ramais de ligação (à consumidores residenciais , comerciais ou I.P.) com tração mecânica mínima..” Com derivações trabalhando com conceito mola nas conexões individuais, os conectores KATRO são extremamente confiáveis em termos de estabilidade da temperatura e resistência elétrica ao longo do tempo em que se encontrem ligados a Rede Elétrica”, afirma Karam.

Opcionalmente, os conectores KATRO poderão trazer uma quinta saída para ligação de estribo, com a finalidade de realização de aterramento de proteção em trabalhos de manutenção da rede. Este estribo é rosqueado na base do conector, e é facilmente retirado após a conclusão dos trabalhos de manutenção.

www.krj.com.br/br/

Schneider Electric

13/01/2016
CEEE-D adquire 200 religadores garantindo conectividade no estado do Rio Grande do Sul


Veja mais

Equipamentos são da série U27 da Schneider que promovem eficiência, confiabilidade, segurança e sustentabilidade

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, venceu o processo licitatório da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) e fornecerá 200 religadores da série U27 para a empresa, no valor de R$ 8,84 milhões.

A CEEE-D faz parte do Grupo CEEE, concessionária dos serviços de distribuição de energia elétrica na região sul-sudeste do Estado do Rio Grande do Sul. Com a compra, a CEEE-D vai fechar 2016 com 950 equipamentos em operação. Essa aquisição faz parte do plano de recuperação de indicadores técnicos da companhia.

As funções dos religadores da série U27 incluem proteção, monitoramento, medição, controle, comunicações e análise de harmônicas. As entregas estão previstas para abril e maio, em dois lotes de 100 unidades. A solução adquirida promove eficiência, confiabilidade, segurança e sustentabilidade, garantindo os pilares Life is On, posicionamento da Schneider.

Essa não é a primeira vez que a CEEE-D adquire produtos da Schneider. Já foram obtidos relés de proteção, rádios, chaves seccionalizadoras, cubículos de média tensão.

O Diretor de Distribuição da CEEE-D, Julio Hofer, informa que, de acordo com o site da ANEEL (www.aneel.gov.br), a CEEE-D foi a empresa com mais de 500 mil clientes que mais reduziu seu indicador de desempenho global de continuidade (DGC) em 2015. Várias iniciativas de gestão e melhorias foram implementadas, entre elas a aquisição de religadores.

http://www.schneider-electric.com.br/pt/

 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090