Abinee perde seu ex-presidente Nelson Peixoto Freire

27/11/2017

O ex-presidente da Abinee e do Sinaees-SP, Nelson Peixoto Freire, faleceu no dia 25 de novembro, aos 89 anos.

Freire esteve à frente das entidades de 1992 a 1998. Em sua gestão, atuou com o objetivo de contribuir para a atividade das empresas do setor eletroeletrônico diante do novo cenário de abertura de mercado, no qual a importância dos sistemas de qualidade e certificação tornava-se premente para a atividade das empresas. À época, a Abinee fundou a UICEE - União Certificadora da Indústria Eletroeletrônica -, uma referência nacional criada para medir a performance dos produtos e serviços produzidos pela indústria local. Teve papel importante na regulamentação da Lei de Informática.

Diante da necessidade de se adaptar à nova realidade de competição globalizada, a Abinee levantou bandeiras como a definição de uma política industrial que fomentasse a produção local; o estímulo ao desenvolvimento tecnológico; e a privatização dos setores estatizados da economia, de modo a retomar os investimentos em infraestrutura. Freire também representou a Abinee no debate da Lei Geral das Telecomunicações. Lutou para que a indústria instalada no País pudesse contribuir para o deslanche das telecomunicações que processou a partir de então.

Durante sua gestão, em 1997, a Abinee publicou o documento A indústria elétrica e eletrônica no século XXI, elaborado a partir de ampla pesquisa de campo com associados e empresários de outros segmentos, e complementada por workshops em diversas capitais. O trabalho, apresentado no Fórum Abinee Tec 1997, trazia a visão do setor eletroeletrônico sobre o que o Brasil deveria fazer para se inserir entre as nações desenvolvidas e com domínio tecnológico.

Como empresário, contribuiu fortemente para o desenvolvimento da indústria de automação e instrumentação, bem como para a construção da história de mais de 80 anos da empresa ECIL, localizada em Piedade, no interior de São Paulo.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090