Eficiência Energética: Abinee participa de Workshop sobre Motor Premium

24/06/2016

Com o objetivo de difundir a utilização dos motores elétricos da linha premium, a Eletrobrás, em parceria com a Abinee e a International Cooper Association Brazil (ICA/Procobre), promoveu um workshop na Fiesp na quarta-feira (22), para debater os ganhos decorrentes da aplicação desses equipamentos para o aumento da competitividade na atividade industrial.

O diretor da área de Equipamentos Industriais da Abinee, Antonio Cesar da Silva, apresentou a visão da entidade sobre o tema, destacando que os motores elétricos de maior eficiência hoje no País são os premium, que oferecem melhor custo-benefício para os usuários. "O ganho de competitividade está na energia economizada, pois o custo de aquisição é no máximo 5% do dispêndio global envolvendo o consumo de energia elétrica ao longo da vida útil".

Ele apresentou o estudo do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) sobre motores usados e recondicionados, encomendado pelo GT Eficiência Energética de Motores Elétricos Trifásicos da Abinee, no qual foi identificado que a cada vez que um motor elétrico é rebobinado perdem-se, em média, 8 pontos percentuais em sua eficiência. "Fica evidente, nestes casos, que a troca por um motor mais eficiente é vantajosa economicamente".

Este mesmo estudo mostrou que a venda de motores usados e recondicionados de forma inadequada é responsável por uma perda de energia de, no mínimo, 7,1 milhões de MWh, o equivalente ao que a usina nuclear de Angra 2 ou a usina hidroelétrica de Porto Primavera produz por ano.

Clique aqui para ver a apresentação do diretor da Abinee, Antonio Cesar da Silva.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090