Sondagem Abinee: melhora confiança das empresas na economia

21/06/2016

Sondagem da Abinee indicou que 66% das empresas consultadas estão confiantes na melhora do desempenho da economia em função da mudança no Executivo. A consulta, feita no início de junho, é a primeira realizada durante o governo de Michel Temer.

Segundo o levantamento, a expectativa favorável, entretanto, ainda não se converteu em alteração na decisão de investimentos. Entre as empresas consultadas, apenas 3% afirmaram que pretendem investir este ano impulsionadas pela troca no Executivo.

“Considerando o nível de falta de confiança a que se chegou, é natural que a retomada dos investimentos ocorra de forma gradual”, afirma o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato.

Vendas e encomendas

As vendas e encomendas mantiveram a tendência de queda para 57% das empresas no mês de maio em relação a igual mês de 2015 (mesmo percentual apontado na pesquisa anterior). Porém, aumentou de 23% para 27% o percentual de associadas que verificou crescimento nas vendas e encomendas em maio na comparação com mês do ano passado.

As exportações continuaram sendo apontadas como uma alternativa para compensar parte da queda do mercado interno, uma vez que a atual taxa de câmbio favorece as vendas externas. Na sondagem, 37% das entrevistadas relataram crescimento nas exportações em relação a maio do ano passado.

Quanto aos estoques, não foram observadas alterações significativas tanto no caso de componentes e matérias-primas, como de produtos acabados.

Veja a Sondagem completa

 

Informações Adicionais

Luiz Cezar Elias Rochel

Gerente de Economia

11 2175-0030

Informações Imprensa

Jean Carlo Martins

Assessor de Comunicação

11 2175-0099

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090