Redes Privativas: Associadas da Abinee são destaques em prêmio da Anatel e ABDI

05/09/2023

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) premiaram, nesta sexta-feira (1º), em cerimônia na sede da Agência em Brasília, com o Troféu de Conectividade em Redes Privativas, os 14 projetos mais bem avaliados no uso dessa tecnologia no País. O Prêmio ABDI Anatel, que está na sua primeira edição, recebeu as candidaturas de 28 projetos utilizando, principalmente, as tecnologias 4G e 5G, de empresas de diversos setores, entre prestadoras de telecomunicações e institutos de pesquisa. A iniciativa permitiu identificar exemplos de uso do espectro para diferentes aplicações, como uso nos setores de agro, industrial, utilities, mineração, energia, saúde, segurança, smart city, educação, pesquisa e, também, para o setor de entretenimento.

A premiação teve como destaque as empresas associadas da Abinee: Ericsson, Huawei, NEC, Nokia, Siemens, Qualcomm e Weg. Veja a seguir os premiados:


1. Rede Privativa – Agro

Projeto – IoT Campo Conectado (PUC-Rio): Rede Privativa instalada em Paranatinga/MT, para sistema de Agro 4.0, na faixa de 700 MHz com tecnologia 4G. Parceria entre a PUC-Rio, Nokia e Datora Telecom e a Arqia (Unidade de Tecnologia Móvel do Grupo Datora).

Projeto – SemeAR-0 (CPQD): Rede Privativa instalada em São Miguel Arcanjo/SP, para sistema de Agro 4.0, na faixa de 250 MHz com tecnologia 4G, além de Wi-Fi e LoraWAN. Parceria entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Tropico – Sistemas e Telecomunicações, a Cambium Networks Brasil e a empresa Khomp.

Projeto – Campo Conectado (Sol Internet of People): Rede Privativa instalada em Mato Grosso, para sistema de Agro 4.0, na faixa de 700 MHz com tecnologia 4G. Parceria entre a Startup Sol: Internet of People, a Huawei e a Claro S.A.

 

2. Rede Privativa – Indústria

Projeto – Centro Logístico Inteligente (Huawei): Rede Privativa instalada em Sorocaba/SP, para sistema de Indústria 4.0, na faixa de 3,5 GHz, com tecnologia 5G. Parceria entre a Huawei e a Telefônica Brasil.

Projeto – Siderurgia do Futuro (Gerdau): Rede Privativa instalada em Ouro Branco/MG, para sistema de Indústria 4.0, nas faixas de 1.800 MHz e 3,5 GHz, com tecnologias CAT-M, 4G, 5G. Parceria entre a Gerdau S.A., Embratel, Huawei e a Claro S.A.

Projeto – OpenLab WEG-V2COM (WEG S.A.): Rede Privativa instalada em Jaraguá do Sul/SC, para sistema de Indústria 4.0, na faixa de 3,5 GHz, com tecnologia 5G. Parceria entre a empresa WEG, Embratel, Ericsson e Claro S.A.

 

3. Rede Privativa – Utilities / Mineração / Óleo e Gás

Projeto – Conectividade Industrial (Petrobras): Rede Privativa instalada em diferentes localidades do Brasil, para ambientes onshore e offshore, nas faixas de 700 MHz e 1.800 MHz, com tecnologia 4G e previsão para evolução para 5G. Parceria entre a Petrobras, Huawei, Nokia e Telefônica Brasil.

Projeto – Programa de Conectividade (VALE): Rede Privativa instalada em municípios do Pará e de Minas Gerais, para ambiente de mineração, nas faixas de 700 MHz, 2.1GHz, 2.3GHz, com tecnologias CAT-M e 4G, que levou também conectividade à comunidade local. Parceria entre a Vale S.A., Nokia e Telefônica Brasil.

Projeto – Energia do Futuro (NeoEnergia Elektro): Rede Privativa instalada em diferentes municípios de São Paulo, para implementação de sistemas de medição inteligente, automação e suporte à operação para distribuição de energia elétrica, na faixa de 700 MHz e testes em 400 MHz, com tecnologia 4G. Parceria entre a Neoenergia, Nokia, General Electric e Telefônica.

 

4. Rede Privativa – Smart City / Educação / Saúde / Transporte

Projeto – OpenCare 5G (Hospital das Clínicas da USP/SP): Rede Privativa do Hospital das Clínicas /SP, para sistema de telemedicina para atendimento de população desassistida, especialmente, comunidades indígenas. Sistema OpenRAN na faixa de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre o Hospital das Clínicas, a Deloitte Brasil, a Siemens, a NEC e AirSpan.

Projeto – Vídeo Polícia Expansão (SSP-BA): Rede Privativa instalada em Salvador e Região Metropolitana / BA, para sistema de auxílio às forças de segurança pública, na faixa de 700 MHz, com tecnologia 4G. Parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, a Huawei e a Oi Soluções.

Projeto – Solução Inovadora (Prefeitura de Pato Branco/PR): Rede Privativa instalada em Pato Branco/PR, para sistema de Smart City, provendo câmeras de reconhecimento facial para segurança pública e Wi-Fi público, nas faixas de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre a Prefeitura de Pato Branco, Juganu e Claro S.A.

 

Projetos – Destaque de Inovação no uso da Tecnologia 5G

Projeto – 5G Race 360 (Stock Car): Rede Privativa instalada em autódromos, para implantação de experiência imersiva que proporciona uma visão de 360° de dentro do carro para os espectadores, na faixa de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre a Stock Car, a Qualcomm, Baicells e Audacetech.

Projetos – Destaque de Pesquisa e Desenvolvimento em 5G

Projeto - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com Tecnologia 5G: Rede Privativa no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR, para oferecerem infraestrutura de telecomunicações para um laboratório de desenvolvimento de aplicações, produtos e devices em geral para soluções de alto impacto na indústria 4.0, nas faixas de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a Nokia.


Informações Adicionais

Kelly Caporalli

Assessora de Coordenação

11 2175-0013

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090