Workshop discute possível espaço de dados brasileiro

15/08/23

A partir de uma iniciativa conjunta entre Abinee, Abimaq, ABDI, Secretariado do Diálogo Digital Brasil-Alemanha e Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da UFRGS, foi realizado o workshop “Espaço de Dados no Brasil” na quarta-feira (9) no Tecnopuc. Trata-se de uma iniciativa nacional para discutir o tema e buscar formas para implementar nacionalmente essa solução.

Os data spaces, ou espaços de dados, são uma infraestrutura aberta e descentralizada para a troca soberana de dados, cujos participantes conhecem, controlam e consomem os dados que produzem e os serviços envolvidos. Na Europa, a iniciativa Gaia-X estabelece um ecossistema de computação em nuvem que promove autonomia e controle dos dados pelos países europeus.

Segundo Néstor Ayala, que apresentou o workshop, as oportunidades para o Brasil incluem os setores agrícola, automotivo, de transformação industrial, a cadeia de suprimentos eletrônicos, transporte e mobilidade.

“De fato, existe um potencial muito grande de mineração de dados e, se colocados de forma acessível, podem trazer diferentes oportunidades para as empresas brasileiras”, disse.

No final do workshop, os participantes realizaram uma dinâmica para identificar os desafios para a implementação de data spaces no Brasil, as políticas públicas que poderiam atuar nesse contexto, os atores necessários e seu papel.


Informações Adicionais

Oscar Rudy Kronmeyer Filho

Gerente

51 3384.0020

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090