Avanço nas leis municipais de antenas é essencial para 5G

27/06/2023

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, participou na terça-feira (27) de evento realizado pelo Movimento Antene-se sobre o tema “A importância da atualização das leis municipais de antenas”.  Em sua participação, ele destacou que o avanço nas regulamentações municipais para infraestrutura de telecomunicações deve estar na ordem do dia da indústria e dos gestores públicos e é essencial para a efetiva expansão da tecnologia 5G no País e para promover a conectividade de toda a população. “O ponto é que precisaremos de legislação adequada e de investimento para a construção de novas torres para que a cobertura do 5G seja igual a do 4G hoje no Brasil”.

O presidente da Abinee ressaltou que estudos e análises sugerem que a implementação do 5G pode ter um impacto positivo no crescimento econômico. Levantamento da consultoria IHS estima que a tecnologia 5G poderia gerar um impacto positivo na economia global de 13,2 trilhões de dólares e criar 22 milhões de empregos até 2035. Outros estudos destacam que o 5G tem o potencial de impulsionar a produtividade em vários setores, promover a inovação e estimular o desenvolvimento de novos serviços e aplicações. Tais avanços podem gerar efeitos positivos na atividade econômica, no comércio, no emprego e no bem-estar geral. “Temos um cenário de oportunidades para acelerar o crescimento do País com o uso intensivo das novas tecnologias”.

Para isso, Barbato destacou que é preciso vencer desafios pela frente como a necessidade de mais torres para o 5G e o incentivo da utilização da quinta geração pela indústria por seu impacto positivo em termos de produtividade e desenvolvimento econômico e social. “5G na indústria é investimento!”, ressaltou.

O Movimento Antene-se foi criado em 2021 por entidades de diversos setores para incentivar e auxiliar os gestores públicos na atualização das leis de antenas das grandes cidades brasileiras, auxiliando os gestores públicos. A Abinee, representando as indústrias de infraestrutura de telecomunicações e de dispositivos móveis de comunicação, integra a iniciativa e também tem atuado junto à Anatel e ao governo nos últimos anos na discussão sobre a necessidade de regulamentação da lei das antenas.

Também participaram do evento o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; a gerente de Promoção para Exportação e Competitividade da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), Elisabete Donato; o vereador em Goiânia (GO), Lucas Kitão; e o porta-voz do Movimento ANTENE-SE e presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), Luciano Stutz.

Assista ao vídeo do evento e a participação do presidente da Abinee

 
 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090