IPD Eletron debate Sistema de Gestão da Produção

14/11/2013

O IPD Eletron realizou na quarta-feira (13), o primeiro Innovation Day, que contou com a participação do especialista em sistemas de informação para a manufatura, Augusto Vilarinho, da empresa portuguesa Critical Manufacturing.

Na abertura, o vice-presidente da Abinee, Hugo Valério, destacou a importância do IPD Eletron realizar eventos como o Innovation Day, que trazem informações de grande valia para a atividade das empresas.

Vilarinho apresentou a tecnologia conhecida como MES - Manufacturing Execution System -, seus principais conceitos, aplicação e vantagens. O MES é um sistema de informação dinâmico que impulsiona a execução eficaz das operações de manufatura e tem o objetivo de melhorar a produtividade das empresas, gerenciando, monitorando e otimizando o processo de produção. O sistema mantém o controle de todas as informações em tempo real, coletando dados de equipamentos, monitores de máquinas e operadores. Embora os sistemas de execução da manufatura sejam ainda usados para operar como autônomos, eles estão sendo cada vez mais integrados ao SIG ou ERP.

“O MES reporta os eventos da fábrica assim que eles ocorrem, é um sistema inteligente para reagir e providenciar informação crítica. Além disso, possui funcionalidade corporativa, pois conversa com outros sistemas”, disse Augusto Vilarinho.

Os três benefícios chaves e inovadores do MES são: Melhoria de Produtividade (melhor utilização de recursos e tempos de ciclo mais curtos); Melhoria de Qualidade (melhor controle de processo, rápida análise de dados e menos erros); e Compatibilidade (certificações e cumprimento de questões ambientais).

Segundo Vilarinho, o MES pode ser aplicado em diferentes tipos de segmentos como nos processos discretos, por exemplo, na produção de componentes, peças e eletrônicos; nos processos contínuos, como na produção de substância química, petroquímica e energia e em processos de produção em lotes como alimentos, tintas e fertilizantes.

Em relação aos custos, o MES possui tendência de custo menor em comparação aos sistemas já existentes como o ERPs. Porém, segundo Vilarinho, os valores de implantação serão fixados conforme cada caso. “Não podemos falar exatamente em um valor, pois dependerá do que cada empresa precisa”, destacou.


Informações Adicionais

Wesley Giachini

Analista Técnico

11 2175-0043

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090