Abinee TEC 2019: Green Eletron realiza palestra sobre logística reversa

30/07/2019

No último dia da FIEE Smart Future, a Green Eletron, gestora para logística reversa de eletroeletrônicos, sem fins lucrativos, fundada pela Abinee, deu uma aula de economia circular e logística reversa de eletroeletrônicos na Ilha de Tecnologia e Sustentabilidade do Abinee TEC 2019.

Com lotação total e pessoas assistindo em pé, do lado de fora do espaço reservado para o painel, a palestra “A logística reversa de eletroeletrônicos na prática: resultados e desafios rumo ao Acordo Setorial” foi conduzida pelo Henrique Mendes, gerente de Sustentabilidade da Abinee, e por Ademir Brescansin, gerente Executivo da Green Eletron. Na ocasião, foram abordados o papel da Green Eletron no processo e questões de responsabilidade empresarial.

“O Acordo Setorial é um grande passo que vamos dar no caminho de uma solução para o desperdício de materiais. Com o acordo, fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes terão que trabalhar em conjunto para implementar a logística reversa de eletroeletrônicos em todo o País”, disse Mendes. Segundo ele, como meta, as empresas terão que coletar e destinar corretamente 17% do lixo eletrônico colocado no mercado de varejo e a criar 5 mil pontos de coleta em 400 municípios.

Outro tema debatido foi a simplificação fiscal da logística reversa para a redução do custo das operações e, consequentemente, um menor impacto no custo do produto para o consumidor.

Brescansin comemorou o fato de o acordo setorial nacional estar em vias de ser assinado, conforme reiterou o Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, em seu discurso na solenidade de abertura da Abinee TEC, no último dia 23. Na ocasião, França indicou que o texto deve entrar em consulta pública já no começo desta semana.

O gerente da Green Eletron também destacou a proatividade da gestora, que, mesmo antes do acordo nacional já havia se adiantado com a assinatura do Termo de Compromisso com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a CETESB, em parceria com a Fecomércio SP. Atualmente, a Green Eletron conta com 65 pontos de coleta instalados na cidade de São Paulo e interior, tendo coletado 185 toneladas de eletroeletrônicos desde o início da operação em 2017.

O painel seguiu com a palestra “Rastreabilidade na logística reversa: decisão de diretoria CETESB no 76/2018 e riscos de não controlar toda a cadeia”, com a participação da engenheira de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos da Cetesb, Raissa Pereira, e do analista de Sustentabilidade da Green Eletron, Gustavo Acra, com a mediação de Brescansin. Raissa explicou os instrumentos e termos da implementação da logística reversa no Estado de São Paulo e Acra destacou a importância de se rastrear os equipamentos em todos os estágios do processo de reciclagem, dando segurança para as empresas. Ele também tratou dos diferenciais de controle do software que a Green Eletron utiliza em seu processo.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090