Prática recomendada da ABNT orienta empresas na integração do ESG

16/12/2022

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT lançou na quarta-feira, dia 14, a “PR 2030 – Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações”.

A Prática Recomendada foi elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Environmental, Social and Governance (ESG) (ABNT/CEE-256), que contou com a participação de profissionais da Abinee e de mais 130 entidades de todo o País.

O texto está alinhado com as normas de sistemas de gestão e de análise de risco da ISO e ações da IEC para atendimento aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – da ONU, que a Abinee também apoia.

A adoção de práticas sociais, ambientais e de governança entrou para a agenda corporativa. O guia contribuirá para estabelecer parâmetros para a adoção e avaliação desses critérios em todo o mundo, inclusive para a alocação de investimentos.

A PR inclui modelos de gestão, com exemplos de boas práticas a serem adotas em cada um dos 40 critérios propostos, sendo 14 no tema ambiental, 15 no social e 11 no de governança. O guia estabelece ainda modelo de avaliação e direcionamento, composto por escala de cinco níveis evolutivos, que permite à organização identificar seu estágio de maturidade em relação a um determinado critério ambiental, social ou de governança e estabelecer metas de evolução.

O documento ABNT PR 2030 está disponível no ABNT Catalógo

A gravação do evento com apresentação da ABNT está disponível em:   https://www.youtube.com/watch?v=wzTu_sMzboc

 

Informações Adicionais

Geraldo Nawa

Analista de Normas Técnicas

11 2175-0042

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090