Segurança cibernética em destaque nos fóruns normativos

22/11/2022

As novas tecnologias, com ciclos cada vez mais curtos de atualização, exigem agilidade da indústria no fornecimento de produtos e soluções em resposta às necessidades do mercado. E as demandas de segurança cibernética requerem velocidade ainda maior, uma vez que as atualizações para manter níveis altos de segurança dos sistemas nos quais os produtos do setor operam têm de ser geradas de forma quase imediata.

Nesse sentido, durante a reunião geral da IEC – International Electrotechnical Commission, realizada de 31 outubro a 4 novembro em San Francisco, EUA, foi destacada que a primeira norma regional adotada como base para avaliação da conformidade em segurança cibernética para dispositivos de Internet das Coisas destinados ao consumidor, nos esquemas globais da IEC, será baseada em documento da ETSI, da Comunidade Europeia.

Essa norma regional também foi destacada no Fórum de Certificação Anatel, realizado em 17 de novembro em Campinas, como uma das bases para avaliação da conformidade em Segurança Cibernética para dispositivos de Internet das Coisas destinados ao consumidor, ao lado de normas IEC, ISO e práticas UL.

Tal cenário reforça a necessidade de ativa participação dos representantes brasileiros da indústria, organismos de avaliação da conformidade e academia nos fóruns técnicos internacionais, como IEC, ITU e ISO, bem como acompanhar discussões dos mercados mais desenvolvidos, como NIST, ETSI, GSMA, IEEE, dentre outros, visando estabelecimento de boas práticas, interoperáveis, alinhadas com as discussões internacionais lideradas pela indústria.

 

Informações Adicionais

Israel Guratti

Gerente de Tecnologia

11 2175-0045

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090