Abinee PR/SC: Oportunidades da Lei de Informática para Negócios em TI

04/11/2022

A Regional da Abinee no Paraná e Santa Cataria realizou no final de outubro, em parceria com o Senai-PR e Senai-SC, o evento “Oportunidades da Lei de Informática para Negócios em TI”, que ocorreu em dois pontos presenciais diferentes (Curitiba/PR e Florianópolis/SC) e com transmissão ao vivo pelo Canal da Indústria na plataforma do Youtube.

Focando nas oportunidades criadas pela Lei de Informática para financiamento de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, o formato do evento possibilitou a transmissão de palestras de especialistas ao vivo e virtual, de forma simultânea aos dois Estados.

A abertura foi feita pelo gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema FIEP, Fabricio Luz Lopes, que conduziu o evento com apoio do gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai-SC, Mauricio Cappra Pauletti. O gerente do Departamento de Tecnologia e Política Industrial da Abinee, Israel Guratti, apresentou a capilaridade de atuação da Abinee na Política de TIC e Inovação.

O público teve a oportunidade de apreciar, em seguida, a apresentação do Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii, Luciano Cunha de Sousa, que apontou os mecanismos disponibilizados para fomento à inovação.

Na sequência, as apresentações seguiram para os polos presenciais. Os espaços utilizados foram, em Curitiba, o moderno Habitat Senai, que está localizado no Campus da Indústria no ambiente  da FIEP, e que contou com as falas de Kleber Canuto (pesquisador em Ciência de Dados do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação PR), abordando sobre Ciência de Dados e IA: Desafios e Oportunidades; Patricia Martins e Liege Juliano (gerente executiva do Habitat Senai e Analista PDI do Habitat Senai-PR, respectivamente), versando sobre a atuação do Habitat Senai e aceleração de Startups a partir da lei de informática. Por fim, também no Paraná, o evento teve as apresentações das Startups GTI e True Work, representadas pelos seus fundadores Maurício Doebeli e Adriano Favaro, em conjunto com a associada da Abinee PR/SC, Furukawa Electric, representada pelo gerente de P&D, Sergio Scarpin, apresentando cases de sucesso no que tange à Lei da Informática.

Seguindo para Florianópolis, no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, o evento contou com as palestras dos pesquisadores no Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados SC. Willian Henrique discorreu sobre Internet das Coisas (IoT) e Produtividade da Indústria, seguida de uma breve fala sobre Edge Computing e Visão Computacional aplicada à Indústria de Eletrônicos, proferida por Diego Felipe.

A composição da audiência contou com a participação de mais de 20 empresas do setor eletroeletrônico inscritas de forma presencial e virtual nos dois Estados, eentre elas Furukawa Electric, Serdia, Intelbras, Isoeletric Brasil, CEBRA, Nilko, Ateei, etc. Acompanhando a transmissão ao vivo pelo canal da Indústria no Youtube, o evento contou com mais de 40 participantes online.

/


Informações Adicionais

Greissy Negrello

Gerente

41 98839-2829

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090