Futurecom: diretor da Abinee debate aplicações do 5G no Brasil

28/10/2022

O diretor do Setorial Telecomunicações da Abinee, Wilson Cardoso, participou no dia 19 de outubro do Painel da Futurecom sobre o tema: “O jogo vai começar no Brasil inteiro? A Liberação do 3,5GHz e o início do 5G”. Durante o debate, que contou com a presença do Conselheiro da Anatel, Moyses Moreira, do CEO da EAF, Leandro Guerra, e do presidente do Teleco, Eduardo Tude, foi abordada a chega do 5G às capitais do Brasil em 2022 com a frequência de 3,5 GHz e que deverá seguir para as outras cidades do País nos próximos anos.

O 5G é uma jornada que evoluirá nos próximos 10 anos e o uso da característica “Stand-Alone” será intensificada com a adoção do Release 16 do 3GPP. Durante o evento, destacou-se um dos principais recursos da tecnologia 5G, o eMBB, que possibilita mais velocidade aos smartphones acima de 1 Gbps, e as aplicações trazidas pelo URLCC, que possibilita reduzir a latência, fator fundamental para o uso industrial do 5G em aplicações tais como gêmeos digitais, que permitem o acompanhamento em tempo real de processos de industriais, portos e agricultura, entre outros exemplos.

A aplicação do 5G em verticais (B2B) se transforma, atualmente, na maior perspectiva de monetização do 5G para as operadoras de telecomunicações. É fundamental para o processo de digitalização da economia que impactará no aumento de produtividade e representa grande oportunidade aos associados da Abinee, tanto como fornecedores de soluções para o ecossistema como usuários da tecnologia.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090