Futurecom: uso de dados para a transformação digital

28/10/2022

O gerente do Departamento de Tecnologia da Abinee, Israel Guratti, mediou o painel de debates na Futurecom sobre o uso de dados para a transformação digital da indústria. As apresentações dos representantes da Siemens, Livius Aguiar, e da Scania, Alex Barucco, trataram da importância de coletar dados, transformar em informação e em seguida em ação, buscando maior eficiência, qualidade, flexibilidade, sustentabilidade, entre muitas outras demandas da indústria e do setor de logística.

As perguntas e debates com a audiência focaram em como os recursos de conectividade se mostram fundamentais na obtenção e processamento dos dados gerados pelos dispositivos, principalmente as características de alcance e latência possibilitadas pelo 5G, além da preparação de módulos e dispositivos para o futuro “refarming” de frequências 2G e 3G.

As políticas públicas de cobertura de redes em rodovias e a aprovação de uso de redes privadas também foram exploradas pelo mediador. Concluiu-se que a indústria está alinhada e pronta a atender as demandas que envolvam conectividade e aplicações.

O painel se encerrou com as mensagens das empresas sobre a importância da inovação em sistemas de obtenção de dados e processamento, utilizando inteligência artificial e realidade aumentada como ferramentas para a previsão de eventos e redução das emissões de carbono, em linha com as iniciativas ESG das empresas.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090