Abinee TEC discute rumos da logística reversa no Brasil

14/10/2022

Os avanços nas legislações brasileiras e mundiais sobre a logística reversa de produtos pós-consumo foi o tema do Abinee TEC Webinar, realizado na última sexta-feira (14), em que é comemorado o Dia Internacional do Lixo Eletrônico. Atualmente, segundo o The Global E-waste Monitor 2020, já são mais de 78 países que se voltam para empresas fabricantes, importadoras e distribuidoras de eletroeletrônicos e pilhas para garantir que a população consiga fazer o descarte ambientalmente correto. No Brasil, esse movimento é puxado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010) e pelo Acordo Setorial para a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e seus Acessórios (2019).

Com a participação de representantes da Abinee, do Ministério do Meio Ambiente, Green Eletron, ICLEI América do Sul e ACV Brasil, o evento trouxe os principais desafios e conquistas da logística reversa no Brasil e para uma economia de baixo carbono.

“Já estamos no caminho para tornar a logística reversa acessível para todos. No último ano, a Green Eletron deu a destinação correta para mais de 878 toneladas de lixo eletrônico que foram descartados em coletores ou em ações e campanhas de conscientização apoiadas pela nossa instituição”, destacou o presidente da Abinee e da Green Eletron, Humberto Barbato, na abertura do evento.

André França, secretário de qualidade ambiental do Ministério do Meio Ambiente, também fez uma participação parabenizando a iniciativa do evento e reforçando a importância de discussões como essas para o futuro sustentável.

Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron abriu as apresentações e apresentou um panorama da logística reversa nas últimas três décadas, falou sobre a evolução da gestora e dos desafios para os próximos anos. "Com o trabalho da Abinee, Green Eletron e suas associadas, foi possível reciclar mais de 4 mil toneladas de eletroeletrônicos e pilhas", comentou Brescansin. “Hoje já atendemos mais de 25 milhões de brasileiros e somos a única gestora no país que gerencia o sistema para dois tipos de produtos”, complementou.

O evento seguiu com uma apresentação sobre emissões de CO2 e a economia de baixo carbono para a indústria com Rodrigo Corradi, secretário executivo adjunto da ICLEI América do Sul, e Tiago Barreto Rocha, sócio consultor da empresa ACV Brasil, que falou sobre a importância de uma Avaliação de Ciclo de Vida para a logística reversa.

Clique aqui para ver as apresentações e assista ao vídeo do evento.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090