Finep Day apresenta linhas de financiamento e subvenção para projetos de PD&I

30/09/2022

No dia 28 de setembro, a Abinee realizou, de forma presencial, o encontro "Finep Day - Oportunidades para empresas inovadoras", com o objetivo de apresentar as linhas de financiamento da agência de fomento para investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de produtos, com condições mais atrativas e taxas reduzidas.

Na abertura do evento, o diretor executivo da Abinee, Anderson Jorge Filho, salientou a importância das linhas de financiamento da Finep para projetos de PD&I no setor eletroeletrônico e a constante parceria da Associação com a agencia de fomento como forma de divulgar as oportunidades oferecidas. Essa interlocução também foi destacada pelo analista da Finep, André Calazans. 'Precisamos estar perto do setor produtivo”, afirmou. A gerente regional Sudeste da agência, Andréa Leal, afirmou que as linhas atendem todos os portes de empresas e etapas de projetos. “Como trabalhamos com inovação, precisamos ser parceiros das empresas no risco tecnológico”.

Para demonstrar o impacto das linhas de financiamento na indústria, as empresas associadas da Abinee, Exatron e Tecumseh, apresentaram seus casos de uso.

O CEO da Exatron, Regis Haulbert, comentou “o importante papel da Finep para o desenvolvimento de todo o ciclo de processos e produtos inovadores”. Contando com esse apoio, a empresa sediada no Rio grande do Sul está entre as 50 mais inovadoras do estado. Ele ressaltou ainda que a agência contribui para a consolidação de todo o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O diretor de relações institucionais da Tecumseh, Homero  Busnello, apresentou casos concretos de aplicação de recursos fruto dos financiamentos da Finep. Ele salientou a adaptabilidade e flexibilidade dos produtos oferecidos pela agência, contemplando aplicações que vão desde investimento em Capex e despesas que aliviam o fluxo de caixa das empresas até o compartilhamento de riscos em diversas etapas de projetos inovadores.

Durante o evento, os representantes da Finep Andréa Leal, Marcos Polli e André Calazans apresentaram temas como o Inovacred e Crédito Direto, Linha Finep Startup, Programa de Apoio à Comercialização de Propriedade Intelectual e Inovações Radicais no Setor Elétrico. A representante da Desenvolve SP, Luísa Sato, por sua vez, fez uma apresentação sobre submissão de propostas, voltada para pequenas e médias empresas.

Logo após as apresentações, especialistas da Finep realizaram atendimentos individuais para que as empresas possam esclarecer suas dúvidas e assim escolher as melhores alternativas na obtenção de novos recursos.

A Abinee dispõe de um posto de informações sobre as linhas de financiamento de diversas agências de fomento, com orientações para as empresas associadas.  Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail cristina@abinee.org.br

Acesse às apresentações feitas pela Finep

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090