Alainee discute o setor eletroeletrônico latino-americano durante a FIEE

26/07/2019

Representantes da Associação Latino-Americana da Indústria Elétrica e Eletrônica (Alainee) reuniram-se ontem (25), durante o Abinee TEC 2019 e a FIEE Smart Future, para discutir temas de interesse do setor comuns aos mercados da região.

Foram debatidos assuntos como a proposta brasileira de reforma da Tarifa Externa Comum, de redução para Bens de Capital (BK) e Bens de Informática e Telecomunicações BIT) e a proposta brasileira de adequação da Nomenclatura para os mesmos bens (BK e BITs). Conduzida pelo presidente executivo da Abinee e também da Alainee, e pelo diretor secretário da Alainee, Mario Roberto Branco, a reunião tratou ainda da possibilidade de engajamento dos quatro países-membros do Mercosul num movimento para aprofundamento dos acordos bilaterais com o México.

No encontro foi reafirmada a posição da Abinee sobre a negociação de um Acordo de Alcance Parcial entre o Mercosul e a Coreia do Sul (versus a posição adotada pelos negociadores oficiais do Mercosul de negociar um acordo de livre comércio de nova geração), e finalmente, foram comentados os resultados conhecidos do Capítulo de Acesso a Mercados e Requisitos de Origem do Acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Participaram da reunião: Aparecida Cardoso (Eletros); Alejandro Iglesias e Alicia Español, da AAIEE, Argentina;  Eduardo Lapiduz (Afarte, Argentina); Rafael Nava (Caname, México) e Naomi Benedini,  Osvaldo Targon  e Miguel Balter, da Cadieel, Argentina.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090