CNI apresenta documento Desafios para indústria 4.0 no Brasil

08/09/2016

A incorporação das novas tecnologias em uma estratégia para o desenvolvimento da indústria brasileira será essencial para a competitividade do País e para melhorar a sua participação nas cadeias globais de valor. Para isso se tornar realidade, é preciso superar uma série de obstáculos. Estes aspectos estão no documento Desafios para indústria 4.0 no Brasil, elaborado pela CNI, que foi apresentado pelo Especialista em Política e Indústria da entidade, Vinícius Cardoso Fornari, em reunião da Comissão de IoT da Abinee na terça-feira (6).

Segundo ele, o avanço da digitalização tem o potencial de revolucionar o cotidiano, oferecendo soluções para importantes desafios nacionais entre eles o aumento da competitividade industrial, com o desenvolvimento da Indústria 4.0, ou Manufatura Avançada. "Nos últimos anos a produtividade industrial este abaixo da média dos países concorrentes. Sem a adoção dessas novas tecnologias esta diferença tende a aumentar, criando barreiras ainda maiores para a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor", disse Fornari.

O representante da CNI afirmou que os impactos irão muito além de ganhos de produtividade no chão de fábrica e irão alcançar todos os segmentos industriais, não só aqueles voltados à tecnologia.

A agenda realizada no âmbito do Conselho Temático Permanente de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (COPIN) da CNI aborda sete dimensões prioritárias para o desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil.

São eles:

- aplicações nas cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores;
- mecanismos para induzir a adoção das novas tecnologias;
- desenvolvimento tecnológico;
- ampliação e melhoria da infraestrutura de banda larga
- aspectos regulatórios;
- formação de recursos humanos
- articulação institucional.

Clique aqui para conhecer o documento na íntegra.


Informações Adicionais

Kelly Caporalli

Assessora de Coordenação

11 2175-0013

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090