Estratégia da Indústria para uma Economia de Baixo Carbono

25/08/2022

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Departamento de Sustentabilidade (DRSA) da Abinee participou do evento Estratégia da Indústria para uma Economia de Baixo Carbono, que teve como objetivo promover o diálogo no setor empresarial com especialistas nacionais e internacionais. O tema economia de baixo carbono é de grande impacto e interesse das associadas. O evento foi organizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com a correalização do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com o patrocínio de diversas empresas do setor industrial e apoio de instituições.

Entre os destaques do evento estão:

O painel sobre as expectativas do setor privado para a COP-27 contou com insights dos principais temas que serão tratados na conferência a ser realizada na cidade Sharm El-Sheikh no Egito, nos dias 6 a 18 de novembro. O painel foi apresentado por Cássia Carvalho, diretora executiva da U.S. Chamber of Commerce; Claudio Terrés, presidente do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Unión Industrial Argentina; e Tamer Mansour, secretário-geral e CEO da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

A palestra magna sobre Transição Energética Global, ministrada por Joerg Husar, assessor sênior para o Diálogo Global sobre Energia da Agência Internacional de Energia (AIE), ofereceu um panorama sobre a evolução dos investimentos em fontes renováveis e os caminhos necessários para que os países atinjam suas metas de redução de emissões.

O painel sobre o significado da transição energética para o Brasil, apresentado por Gil Maranhão, diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie Brasil; Thiago Barral, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); e Luiz Barroso, presidente da PSR Energy Consulting and Analytics, contou com discussões sobre os conceitos de transformação e transição energética.

A sessão especial para a apresentação do programa Aliança II foi conduzida pelo gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo. O programa é uma iniciativa conjunta da Eletrobras, CNI e Abrace, que promete ajudar as empresas a reduzir o custo com energia elétrica. A iniciativa é voltada para aumentar os ganhos de eficiência energética nos processos de produção industrial. Os interessados devem participar de uma chamada pública que analisará as demandas.

O painel sobre Mercado de Carbono abordou as etapas pendentes para que o Brasil tenha um mercado de carbono regulado. A sessão foi ministrada por Polona Gregorin, vice-chefe da Unidade de Coordenação de Políticas ETS e Mercados Internacionais de Carbono na Direção-Geral de Ação Climática da Comissão Europeia; David Colín, diretor de Operações da Bolsa Mexicana de Valores; e Juliana Falcão, gerente de Clima e Energia da Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.

O painel “Clima: perspectivas, cenário e a NDC brasileira”, apresentado por William Wills, sócio-diretor da EOS Consultoria; Paulo Artaxo, membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); e Mercedes Bustamante, membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), ofereceu perspectivas sobre os impactos e medidas de adaptação do Brasil frente aos efeitos das mudanças climáticas e as barreiras que o País precisa enfrentar para atingir as metas da NDC.

O painel sobre novas tecnologias, abordando o Hidrogênio tratou dos avanços do sistema de produção de hidrogênio verde no Brasil. A sessão foi ministrado por Rodrigo Pastl, head do Fraunhofer Liaison Office Brazil; Ansgar Pinkowski, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha; Duna Uribe, diretora executiva comercial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém; e Markus Francke, chefe do programa ProQR da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Para mais informações, clique aqui. Para assistir o evento online, clique aqui.


Informações Adicionais

Marcela Francisco

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0059

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090