Vitor Lippi ressalta importância dos investimentos em ciência e tecnologia

12/08/2022

“Apoiar a ciência, tecnologia e inovação no País é condição essencial para o desenvolvimento do Brasil”. A afirmação é do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que participou da segunda edição da série de webinars “Abinee e as Eleições 2022”, com o objetivo de dar conhecimento aos associados sobre os programas de trabalho dos candidatos ao Congresso Nacional.

Em sua participação, Lippi destacou os principais temas tratados em sua atual legislatura, como a reformulação da Política de TICs, a renovação do Padis e a Política de IoT. Em todos esses assuntos, o parlamentar manteve contínua interlocução com a Abinee. “O setor eletroeletrônico é importantíssimo para o desenvolvimento tecnológico do País”, disse.

O deputado também defendeu a necessidade de ações que promovam a reindustrialização do País, como medidas de redução do Custo Brasil e políticas de apoio à indústria. “Temos que ter o apoio do governo, como todos os países desenvolvidos. Não estamos falando de privilégios, mas de isonomia”, afirmou.

Para justificar a urgência dessas medidas, Lippi lembrou que, em 2013, a produção industrial era 18% superior à atual. “Há nove anos, tínhamos a nona maior indústria do mundo. Hoje, estamos em 14º lugar”, complementou. “Não podemos depender de commodities, do agro, da exportação de minério”.

Segundo ele, a perda de participação da indústria da economia não é fruto de ineficiência, mas sim de um ambiente de negócios pouco competitivo. “Temos de lidar com insegurança jurídica,  encargos sociais, infraestrutura precária, alta carga tributária, juros mais altos do mundo”. Lippi também se posicionou de forma contrária às reduções de imposto de importação de produtos finais. “Temos que resolver as questões que afetam a nossa competitividade para gerar empregos aqui, não lá fora”. Nesse sentido, ele criticou ainda a ausência de um Ministério da Indústria. “Não me conformo. Somente países irrelevantes economicamente não possuem um Ministério que defenda o setor industrial”.

Durante o evento, o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, classificou a atuação de Lippi como incansável e “pé-quente”, em função do encaminhamento positivo das matérias de sua autoria ou relatoria que envolvem o setor eletroeletrônico. “Sempre identificamos no deputado uma dedicação muito grande com os anseios e reinvindicações da nossa indústria”. O presidente do Conselho da Abinee, Irineu Govêa, afirmou que a entidade é testemunha do trabalho do parlamentar e de seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090