Abinee participa de iniciativa para descarbonização

29/07/2022

O Departamento de Sustentabilidade da Abinee participou do evento “Caminhos para a Descarbonização no Brasil: resultados do projeto ACT-DDP”, promovido pela Disclosure Insight Action – CDP, no qual a iniciativa Assessing Low Carbon Transition (ACT) foi apresentada e é de interesse do setor de geração e consumo de energia.

O Assessing Low Carbon Transition é uma ação internacional que produz planos e estratégias para companhias que possuem metas para uma política de baixo carbono ou até mesmo de descarbonização. O objetivo é apresentar o caminho necessário para que seus propósitos sejam atingidos, visando a contribuir para o objetivo universal de manter a temperatura mundial bem abaixo de 2ºC.

O projeto da ACT envolve uma Metodologia, um Pacote de Ferramentas e um Processo de 5 fases. O primeiro passo é identificar a situação atual da sua companhia em termos de estratégias de descarbonização e ações climáticas, em seguida, estabelecem-se quais são os seus problemas e desafios no contexto da transição para uma economia de baixo carbono. Após essas etapas, projeta-se uma visão do futuro da companhia em um mundo de baixo carbono, e qual o caminho deve ser seguido para que essa transição ocorra. Cria-se então uma nova estratégia descarbonizadora, seguida de um action plan.

Foi publicado juntamente a iniciativa Deep Decarbonization Pathways (DDP) o informativo “Deep Decarbonization in Brazil”, um estudo que simula dois cenários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no país até o ano de 2050, alinhados com o objetivo geral do Acordo de Paris (zerar as emissões de GEE até 2050).

O nomeado Current Policies Scenario (CPS) segue a linha das atuais medidas de mitigação, as quais refletem em emissões de 1.66 Gigatoneladas de CO2eq em 2030 e de 1.89 Gigatoneladas de CO2eq em 2050. O Deep Decarbonization Scenario (DDS) incorpora ações e políticas mais ambiciosas, permitindo com que as emissões cheguem em 2030 a 1.0 Gigatoneladas de CO2eq e que sejam zeradas no ano de 2050. Essa redução ocorreria principalmente por meio de um comando eficiente e controle da política de desmatamento, além de políticas de precificação do Carbono de 2021.

Foi também publicado o informativo “Deep Decarbonization of Power Generation in Brazil”, a qual realiza a mesma simulação do primeiro estudo, porém, com o enfoque para o setor de geração e consumo de energia. Tanto no Current Policies Scenario (CPS), quanto no Deep Decarbonization Scenario (DDS) há a redução de emissões do setor, indo de 36 kg CO2eq/KWh para 14 kg CO2eq/KWh no CPS e 2 kg CO2eq/KWh no DDS.


Informações Adicionais

Marcela Francisco

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0059

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090