Dia da indústria: Abinee defende volta do protagonismo

25/05/2016

O dia da indústria, comemorado nesta quarta-feira (25), é um convite para a reflexão sobre o papel deste setor no desenvolvimento do País. Nos últimos dez anos, a participação da indústria de transformação no PIB caiu pela metade, passando de 18% para 9%. Nesse período, o que se viu foi a degradação de importantes cadeias produtivas.

Esse movimento coincide com a grave crise econômica que o Brasil enfrenta. A saída para este momento adverso depende da recuperação da competitividade do setor industrial.

A indústria que queremos é aquela que produz com a máxima eficiência, que esteja inserida nas cadeias globais e atue no limiar da fronteira tecnológica, em total sintonia com as inovações. Buscamos a Indústria 4.0, com manufatura inteligente e integração de tecnologias físicas e digitais em todas as etapas do processo produtivo. Neste sentido, o Brasil precisa olhar para si e encontrar sua vocação, tendo como base os inúmeros recursos disponíveis.

É necessário valorizar a competência do industrial brasileiro que, mesmo atuando em um ambiente inóspito nos últimos anos, não esmoreceu. Assim, esperamos que, a partir de agora, inicie-se uma nova fase, na qual a indústria possa voltar a exercer todo o seu potencial e a capacidade de ser protagonista do desenvolvimento.

Presidente da Abinee, Humberto Barbato

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090