Lideres da indústria eletroeletrônica gaúcha promovem reunião-almoço

12/07/2022


Depois de dois anos suspensa devido à pandemia de Covid-19, a tradicional reunião-almoço da Abinee voltou a ser realizada em Porto Alegre nesta segunda-feira (11). Dezenas de empresários do setor eletroeletrônico gaúcho, além de convidados especiais, puderam colocar em dia os temas mais relevantes e definir novas diretrizes para aumentar a competitividade das empresas. O encontro foi conduzido pelo diretor regional da Abinee, Régis Haubert e contou com a presença do presidente executivo da entidade, Humberto Barbato.

Barbato compartilhou as principais ações que a Abinee vem realizando, entre elas, o aumento no prazo de recolhimento de tributos federais, os desafios impostos pela falta de semicondutores, a redução de benefícios de IPI, o projeto de lei que obrigava todos os celulares fabricados no Brasil a terem a funcionalidade de rádio FM e o edital do 5G.

“A respeito do edital, trabalhamos muito na sua elaboração e graças ao ótimo diálogo que temos com a Anatel foi possível atender a grande parte das nossas solicitações”, destacou Barbato. “Conseguimos garantir que o compromisso de investimento das operadoras no sistema fosse muito maior para que possam instalar suas redes mais rapidamente”.

No encontro, também foram apresentados os resultados da pesquisa de desempenho setorial da indústria eletroeletrônica gaúcha referente a 2021. Conforme o estudo, o faturamento nominal foi de R$ 11,8 bilhões, o que representa alta de 21,3% em relação a 2020. O número de funcionários aumentou 3%, totalizando 19.173 profissionais, e as exportações alcançaram US$ 193,73 milhões, crescimento de 12,2%

Para este ano, a indústria eletroeletrônica gaúcha espera aumento de 22% no faturamento, sobretudo em razão das áreas de informática, automação industrial e equipamentos.

A reunião-almoço também contou com a participação de Luiz Carlos Busato, ex-prefeito de Canoas, e do deputado estadual Tiago Simon (MDB).


Informações Adicionais

Oscar Rudy Kronmeyer Filho

Gerente

51 3384.0020

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090