Semicondutores estão no centro do crescimento da economia digital

08/07/2022

No dia 7 de julho, o Abinee TEC Webinars reuniu representantes do governo e especialistas para um debate sobre o tema: "Inserção do Brasil no cenário global de semicondutores". O evento, realizado em parceria com a KPMG, apresentou as perspectivas do setor global de semicondutores para 2022 e iniciativas do Brasil para melhoria do ambiente de negócios e atração de investimentos no setor.

A coordenadora-geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia, Margarete Gandini, apresentou as diretrizes do Plano Brasil de Semicondutores, que está sendo elaborado pelo governo. Resultado de ampla discussão com o setor produtivo, o trabalho apresenta os elementos-chaves para a decisão de investimentos. Segundo ela, o Plano deve contar com seis eixos: desoneração da cadeia produtiva; apoio à PD&I; capital humano; apoio ao investimento privado; ambiente de negócio e simplificação em operações e alavancagem para exportações.

O diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Henrique Miguel, elencou as ações de Fomento à Inovação em Semicondutores tendo como base os parâmetros de iniciativas adotadas por países desenvolvidos. Ele também salientou que o segmento é uma das prioridades da Estratégia Digital brasileira.

A importância da adoção de medidas nesse sentido foi destacada pelo presidente da Abinee, Humberto Barbato. Apresentando as ações da Associação em relação à aprovação do Padis bem como para a sua regulamentação, ele ressaltou também que o Brasil deve seguir o exemplo de países como EUA e outros da União Europeia que estão desenvolvendo políticas para estimular o setor. “As nações líderes em tecnologia e inovação investem, além de recursos financeiros, inteligência administrativa em marcos legais eficientes para mitigar vulnerabilidades da alta dependência de fornecimento externo de componentes eletrônicos”, disse.

Durante o webinar, os representantes da KPMG Marcio Kanamaru, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações, e Felipe Catharino, sócio-líder do Segmento de Tecnologia, apresentaram o estudo da consultoria sobre o mercado global de semicondutores, que estão no centro do crescimento da economia digital.

Clique aqui para ver o estudo da KPMG

Assista ao vídeo do evento

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090