Abinee participa de reunião sobre Avaliação de Conformidade da IEC

24/06/2022

A Abinee, como representante do Brasil, participou entre os dias 13 e 14 de junho, de forma virtual, de reunião do Conformity Assessment Board (CAB), responsável por definir a política de avaliação da conformidade (AC) da IEC. O órgão tem o objetivo de promover e manter relações com organizações internacionais sobre questões de AC, criar, modificar e desmantelar os sistemas de AC, monitorar a operação das atividades e examinar a relevância contínua das atividades.

Todos os Sistemas de Avaliação da Conformidade da IEC – IECEE, IECEx, IECQ e IECRE – estão em plena operação, mostrando boa saúde financeira, com planos financeiros realistas para 2023. Seguem abaixo as principais atividades recentes desenvolvidas:


1. IECRE – Sistema IEC de Certificação de Equipamentos para Uso em Aplicações de Energias Renováveis

O IECRE atua em três setores: eólico, solar fotovoltaico e energia marinha, dos quais o setor eólico é o mais maduro.

Os serviços de AC oferecidos em cada um desses setores são determinados pelas necessidades do mercado e variam significativamente de setor para setor. Por exemplo, o setor marítimo emitiu seu primeiro certificado de desempenho de energia em 2021, o setor fotovoltaico emitiu o mesmo número de certificados de antes e o setor eólico aumentou seus certificados de 121 em 2020 para 149 em 2021.


2. IECQ – Sistema IEC de Avaliação de Componentes Eletrônicos

O IECQ fornece serviços globais de qualificação da cadeia de suprimentos para fornecedores eletrotécnicos em vários setores do mercado, incluindo o setor de iluminação LED e o setor de aviônicos (a maioria das aeronaves em uso em todo o mundo hoje são mais seguras devido aos serviços do IECQ). O IECQ registrou uma diminuição na adesão de países de doze para onze desde a saída dos Estados Unidos da América em 2021 e um aumento no número de certificados emitidos de 9.623 no final de 2020 para 10.157 no final de 2021.

O IECQ agora expandiu seus serviços de AC para o setor da indústria nuclear e o primeiro certificado foi emitido este ano.

O IECQ está analisando um novo serviço de AC, “design ambientalmente consciente” baseado na norma IEC 62430 – Envirnmentally conscious design for electrical and electronic products.


3. IECEx – Sistema IEC de Certificação de equipamentos para uso em atmosferas explosivas

O IECEx é o único sistema de AC IEC que fornece um conjunto completo de ofertas de serviços, incluindo certificação de produto Tipo 5 (ISO/IEC 17067), certificação de serviços e certificação de competências de pessoal, além de um esquema de licença de marca de conformidade, todos no setor de ambientes perigosos.

O IECEx atualmente conta com a participação de 36 países membros e registrou um aumento no número de certificados e relatórios emitidos de 108.838 no final de 2020 para 121.837 no final de 2021.

O IECEx está atualmente trabalhando em novos serviços de AC para a economia do hidrogênio, abrangendo as normas desenvolvidas pela ISO no âmbito do grupo Tecnologias de Hidrogênio.


4. IECEE – Sistema IEC de avaliação de conformidade para equipamentos e componentes eletrotécnicos

O IECEE conta atualmente com a participação de cinquenta e quatro países-membros.

O número de certificados emitidos em 2021 foi de 127.264, um crescimento de aproximadamente 2,5% em relação ao ano anterior.

Houve três relatórios de certificados fraudulentos de três Organismos de Certificação da IECEE, cada um dos quais foram tomadas as medidas adequadas.

O CAB e o SMB endossaram formalmente o amplo uso das “Fichas de Decisão” pelos laboratórios de ensaio (IECEE CTL). Em teoria, essas fichas de decisão devem ser capazes de esclarecer quaisquer ambiguidades e outras dificuldades das normas IEC (conduzindo, portanto, a resultados mais consistentes

 

Informações Adicionais

Geraldo Nawa

Analista de Normas Técnicas

11 2175-0042

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090